Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Copa 2.014 – Alemanha classificada Final

Brasil perde sua majestade

família Real

A Seleção brasileira é eliminada da copa no maior vexame da história do futebol brasileiro e, finalmente, o país vai esquecer do dia em que a equipe amarelou diante da França, em 1.998, levando uma goleada de 3 a 0. Levar uma goleada naquela época era novidade, principalmente tendo Ronaldo, um dos maiores jogadores da história, em seu melhor momento.

Ninguém esperava que a Alemanha fosse tão ofensiva, principalmente a seleção brasileira, acostumada a jogar com dois volantes. O problema é que o ex-maior técnico do mundo resolveu entrar em campo com quatro atacantes, esquecendo do meio de campo, e o mundo inteiro sabe que o Brasil não tem tradição de bons zagueiros. A Zaga do Brasil pode ser muito boa para fazer gols, mas para marcar atacantes é péssima.

O maior problema era o meio de campo pois sem a marcação no meio de campo, os atacantes chegavam muito rápido a grande área brasileira, deixando os zagueiros com medo de cometer penalti. Os gols saíram facilmente, diante de três ou quatro jogadores, sem que ninguém fizesse nada para impedir.

É uma pena que a Alemanha, um time sem partidas memoráveis nessa copa, tenha feito tantos gols justamente contra o Brasil. De um modo geral, o Brasil acabou se tornando o pior time desta Copa, depois dessa goleada histórica, uma das maiores de todos os tempos.

Eu diria que houve um conjunto de fatores que levaram a essa goleada. Eu vinha alertando para vários defeitos da seleção que levavam a equipe a ser irregular. Além de ser uma equipe fraca, a seleção brasileira não tinha nenhuma habilidade considerada básica para ganhar a copa: O Brasil não conseguia marcar na defesa; errava muitos passes, recebendo a bola sem se mexer, permitindo que os adversários roubassem a bola; o time não conseguia inverter jogadas da esquerda para a direita; não conseguia jogar pelo meio; não conseguia fazer jogadas aéreas, em escanteios e toques de cabeça; não tinha um grande cobrador de faltas; não tinha um grande goleador além de Neymar.

Como alguém poderia imaginar que um dia o Brasil jogaria sem um grande atacante artilheiro, como Robinho ou Neymar?

Neymar não foi brilhante nessa copa justamente por causa da marcação forte, a mesma que o tirou fora do torneio. E o Brasil não conseguia fazer essa marcação forte. Mesmo com um esquema suicida, com quatro atacantes, os jogadores experientes teriam observado as falhas defensivas, um atacante experiente sabe a hora de voltar.

Entretanto, a própria Alemanha reconheceu que o Brasil deixou espaços que eles precisavam para jogar. A Alemanha que fez uma das melhores partidas de sua história, hoje, não teve liberdade para fazer isso com nenhum time antes, nem mesmo contra a costa Rica, a melhor defesa da Copa, levando a disputa para os penaltis.

Como o Brasil chegou as semi-finais, entre as quatro melhores equipes do mundo, com tantos defeitos técnicos?

O principal motivo da seleção ter chegado até aqui, com certeza foi Neymar. Neymar foi responsável pelo respeito que as seleções tinham pelo time do Brasil e a saída dele fez com que perdessem esse respeito.

Notem que o esquema suicida teve um momento crítico, justamente quando o Brasil levou gols, saiu para fazer e levou contra-ataques mortais que praticamente liquidaram a partida. Os próprios jogadores sabiam que seria difícil fazer um ou dois gols contra a Alemanha. Quando a Alemanha chegou aos três, o time já dava a partida por perdida e, pior, continuava a repetir os erros. Talvez a reconhecida falta de capacidade de fazer gols tenha influenciado ainda mais no descontrole dos jogadores.

Na parte final do primeiro tempo, já perdendo por cinco gols a zero, o time perdeu o ímpeto de fazer gols e se organizou melhor na defesa, mesmo dentro de um esquema suicida. No segundo tempo, o placar foi de dois a um e, mesmo estando nitidamente inferior a Alemanha, o Brasil estava melhor organizado defensivamente.

A saída de Neymar deixou a Seleção com dois atacantes fracos: Fred simplesmente não apareceu nos jogos e Hulk, como eu disse, parece mais um volante jogando como atacante. Não havia opções no banco de reservas.

Sobre a goleada:

01) Nos primeiros minutos tudo parecia em ordem, a seleção conseguia até atacar, mas o espaço deixado no meio de campo possibilitou a Alemanha abrir o placar logo aos dez minutos de jogo. Depois de uma cobrança de escanteio, Müller pegou a sobra e marcou o primeiro gol da Alemanha.

02) A seleção até tentou reagir depois do primeiro gol mas, ao contrário do Brasil, a Alemanha não dava espaço, foi assim que Klose teve a chance de chutar duas vezes contra o goleiro Júlio Cesar. Chutou forte na primeira e, no rebote, conseguiu fazer o segundo gol da Alemanha.

03) Foi depois do segundo gol da Alemanha que a seleção perdeu o controle. Dois minutos depois do segundo gol da Alemanha, Kroos acertou o canto direito e fez o terceiro da Alemanha.

04) Um minuto depois, o mesmo Kroos marcou o quarto gol alemão. A seleção brasileira não conseguia acordar do pesadelo.

05) Aos vinte e oito minutos, a Alemanha fez o quinto gol da Alemanha com o jogador Khedira. O pesadelo brasileiro que começou aos 22 minutos, finalmente acabou aos 28 minutos do primeiro tempo, seis minutos que entram para a história das Copas e que deverão ser estudados pelos próximos cem anos.

06) Depois do intervalo, a seleção brasileira voltou com Ramires e Paulinho no lugar de Hulk e Fernandinho. O Brasil finalmente começou a atacar, mas o goleiro estava muito bem no jogo.

Schuerrle fez o sexto gol da Alemanha aos 23 minutos do segundo tempo, para a alegria da torcida Alemã que sabia que o jogo estava liquidado.

07) O jogador reserva alemão Schuerrle voltou a marcar aos 33 minutos.

08) Depois de sete gols da Alemanha, finalmente o Brasil marcou o gol de honra com Oscar. Placar final 7 a 1 para a Alemanha.

Toda a cartilha da filosofia básica do futebol passou pela cabeça do torcedor, desde “quem não faz, toma” até “a melhor defesa é o ataque”, mas faltou o meio de campo, faltou Neymar e outros tantos centroavantes que ficaram esquecidos pela mídia, enquanto os famosos desconhecidos brasileiros desceram a ladeira com bola e tudo.

A música “o campeão voltou” não voltou, mas o refrão ufanista “eu sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor” me fez lembrar da prisão do filho do Rei Pelé. Não foi a primeira vez que o ex-goleiro do santos foi preso por associação ao tráfico de drogas, a diferença é que desta vez ele já não é réu primário.

Definitivamente o futebol brasileiro não atravessa um bom momento. Mas não se preocupe, toda seleção brasileira é escolhida de acordo com os interesses da CBF, então, não fomos totalmente derrotados, há muito jogador ardendo na terra brasilis.

By Jânio

COPA DO MUNDO 2.014

Seleções nas semifinais

Brasil está classificado para as semifinais

Seleções classificadas para as quartas

Ranking da FIFA

Brasil está classificado para as quartas de final

Confronto das oitavas

Brasil está classificado para as oitavas da Copa

Resultados da primeira rodada da Copa

Brasil empata com o México

Placar dos primeiros jogos da Copa

Cientistas pesquisam a derrota da Espanha para Holanda

Brasil vence Croácia por 3 a 1

Anúncios

julho 9, 2014 - Posted by | esportes | , , , ,

2 Comentários »

  1. […] Alemanha classificada para a Final […]

    Pingback por Copa 2.014 – Alemanha enfrentará Argentina « Made in Blog | julho 10, 2014 | Resposta

  2. […] Alemanha classificada para a Final […]

    Pingback por Copa 2.014 – Alemanha é campeã do mundo « Made in Blog | julho 14, 2014 | Resposta


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: