Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Maldita Burocracia

perigo burocratico

Crimes Burocráticos

Vivemos na era das ditaduras, se cai um sistema de “governo ditatorial”, um novo governo nada faz para mudar o que está errado, pior, o povo, já cansado de tantas lutas, acredita que realmente mudou.

O resultado dessa crença inabalável de que tudo agora vá dar certo, somado à publicidade, interesse de religiões baseadas em princípios fundamentalistas, achando que realmente não é preciso ter sentimento para dar significado às palavras, levam-nos a retroceder no tempo.

Cansados de tantas batalhas e lutas do dia-a-dia, os trabalhadores abrem a guarda para mais uma ditadura, a ditadura da burocracia.

Para quem não está atento, burocracia é a melhor maneira de roubar uma pessoa.

Algumas pessoas acreditam que o que foi assinado deverá ser cumprido, não importando se foram roubadas, mas é para isso que servem os advogados.

Se você tiver um bom advogado – o melhor advogado é o advogado que se pode confiar – você terá uma grande possibilidade de não ser roubado, caso contrário, estará nas mãos dos burocratas.

Não é tão fácil evitar a burocracia, ela está por toda parte, mas isso não evita a ação dos malandros.

Com tanta burocracia, surge até a fobia, pessoas que não suportam ver papéis à sua frente. Pessoas com fobia de burocracia enchem caixas de papéis e faturas durante até um ou dois anos, para depois tentar arrumar.

Durante alguns momentos a pessoa tem a brilhante ideia de queimar tudo, logo o pavor toma conta dela: E se algum papel importante for queimada? – pensa.

A burocracia é, em alguns casos, totalmente inútil. Pense bem, segundo os especialistas em burocracias – acredite, já temos isso – contas como água, luz e telefone, devem ser guardadas durante dois anos.

O motivo, segundo esses “consultores”, é que, em caso de alguma falha no sistema, você terá como comprovar o pagamento, evitando dor de cabeça.

Tente imaginar uma família humilde que gaste mensalmente cinquenta reais de luz – acredite, temos pessoas humildes assim também – essa pessoa guarda os extratos de suas poucas contas durante dois anos, para evitar essa tal dor de cabeça. Se essa mesma pessoa deixar de pagar sua conta um único mês, receberá o aviso “carinhoso”: “Caro cliente, sua conta desse mês não foi paga. Caso essa conta não seja paga dentro de trinta dias, seu abastecimento será suspenso.”

Vocês entenderam, não é mesmo? – Se faltarem dois pagamentos, o abastecimento será suspenso, mas a “bendita” fatura deve ser guardada por dois anos, para que fique devidamente comprovado o seu pagamento.

Eu me lembro quando eu fui ao Ministério do Trabalho para fazer o meu primeiro registro, até então eu trabalhara sem registro – e ai de quem denunciasse para o Ministério do Trabalho.

A atendente me perguntou – Onde está a sua carteira de identidade, para que eu possa fazer o seu registro.

Não tenho carteira de identidade – respondi.

Mas que tipo de homem é você que não tem nem uma carteira de identidade – perguntou-me ela.

Com quinze anos, eu senti todo o peso da burocracia em minhas costas. Pensei em explicar a mulher que eu só tinha quinze anos, mas senti em seu olhar que a sua intenção não era exatamente discutir o sistema – perdi uma grande oportunidade de emprego.

Depois de juntar trinta reais, fui até o Banco da cidade. A bancária me disse gentilmente – O mínimo, para abrir uma conta, é cinquenta cruzeiros, meu filho.

Concluí que a procura pela primeira conta em Banco deveria ser grande, e que eu precisaria juntar mais vinte cruzeiros, caso eu quisesse realizar o meu “grande” sonho capitalista.

Depois de conseguir os cinquenta cruzeiros, voltei ao Banco – Você poderia me apresentar o seu CPF, por favor? – pediu-me educadamente a bancária.

Sem o CPF não daria para abrir a conta, mais uma vez o meu sonho seria adiado.

CPF – Cadastro de pessoas físicas. Poderíamos chamar também de controle de pessoas físicas, mas eles são covardes demais para assumir.

Um amigo meu resumiu tudo assim: Precisamos de identidade para tirar qualquer tipo de documento; precisamos do registro de nascimento para tirar a identidade; precisamos da certidão de casamento dos pais para tirar a identidade, etc.

Se a identidade é necessária para tirar qualquer tipo de documento, então porque ela não pode ser utilizada para realizar essas funções, onde se utiliza outros documentos? – A resposta é controle.

É através de seu CPF que o Governo controla todo dinheiro que você movimenta, exceto o dinheiro que realmente deveria ser controlado, o dinheiro da PPP.

Não importa se você só tem quinze anos, se quiser entrar no sistema, terá que seguir as normas, além de ficar preso a elas, naturalmente.

By Jânio

maio 27, 2011 - Posted by | Reflexões | , , , , ,

6 Comentários »

  1. […] Publicado no MadeInBlog […]

    Pingback por Ver! | Blog | Maldita Burocracia | maio 27, 2011 | Responder

  2. […] Maldita burocracia […]

    Pingback por Sistemas corrompem « Made in Blog | janeiro 5, 2013 | Responder

  3. […] Maldita burocracia […]

    Pingback por Renan Calheiros – A desgraça brasileira « Made in Blog | fevereiro 5, 2013 | Responder

  4. […] Maldita burocracia […]

    Pingback por Maluf é condenado a devolver dinheiro « Made in Blog | abril 12, 2013 | Responder

  5. […] Maldita burocracia […]

    Pingback por A corrupção tem problemas no coração « Made in Blog | novembro 23, 2013 | Responder


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: