O massacre do sítio Caldeirão
Sabe esses comentários que ultrapassam o nível de discussão, passando a fazer parte de um tema específico, muito mais próximo de nossa realidade? – Então, esse é o caso do comentário do Doutor Otoniel.
No post do genocídio da Tasmânia, Otoniel nos traz a tona velhos problemas brasileiros, daqueles que estamos familiarizados, massacres do tempo da ditadura, mas nunca conhecemos tudo o que de fato ocorreu.
Eu faço questão de lembrar sempre que Governo militar nunca deve ser confundido com ditadura. A ditadura ocorre quando há excessos, restrição à liberdade, restrição ao direito de imprensa, etc.
É preciso que se respeite os direitos de liberdade, sem os quais não somos cidadãos de pleno direito.
A minha pergunta é: Porquê depois de tantos anos, alguns erros do regime ditatorial ainda são ocultados da população brasileira? – Qual é o real motivo para a ocultação desses crimes tenebrosos que chocam a sociedade?
Será que, ainda nos dias de hoje, há poderes ocultos que imperam em nossa democracia, sem que tomemos conhecimento?
A denúncia feita pelo Doutor Otoniel presidente da SOS – Direitos Humanos, sobre o massacre no sítio Caldeirão, no estado do Ceará, me deixa a impressão que há sim poderes ocultos que debocham de nossa frágil democracia.
A lei está sob o poder político, logo, ninguém ficará preso desde que tenha acesso a deputados, senadores ou até vereadores.
Uma parte de nossa história está enterrada no Ceará, a forma truculenta como esses poderes ocultos, presentes ainda hoje em nossa política, ditaram as regras como a sociedade deveria ser dominada pelo poder ditatorial.
Veja a denúncia completa:
DENÚNCIA: SÍTIO CALDEIRÃO, O ARAGUAIA DO CEARÁ – UMA HISTÓRIA QUE NINGUÉM CONHECE PORQUE JAMAIS FOI CONTADA…
“As Vítimas do Massacre do Sítio Caldeirão
têm direito inalienável à Verdade, Memória,
História e Justiça!” Otoniel Ajala Dourado
O MASSACRE APAGADO DOS LIVROS DE HISTÓRIA
No município de CRATO, interior do CEARÁ, BRASIL, houve um crime idêntico ao do “Araguaia”, foi o MASSACRE praticado pelo Exército e Polícia Militar do Ceará em 10.05.1937, contra a comunidade de camponeses católicos do SÍTIO DA SANTA CRUZ DO DESERTO ou SÍTIO CALDEIRÃO, cujo líder religioso era o beato “JOSÉ LOURENÇO GOMES DA SILVA”, paraibano de Pilões de Dentro, seguidor do padre CÍCERO ROMÃO BATISTA, encarados como “socialistas periculosos”.
O CRIME DE LESA HUMANIDADE
O crime iniciou-se com um bombardeio aéreo, e depois, no solo, os militares usando armas diversas, como metralhadoras, fuzis, revólveres, pistolas, facas e facões, assassinaram na “MATA CAVALOS”, SERRA DO CRUZEIRO, mulheres, crianças, adolescentes, idosos, doentes e todo o ser vivo que estivesse ao alcance de suas armas, agindo como juízes e algozes. Meses após, JOSÉ GERALDO DA CRUZ, ex-prefeito de Juazeiro do Norte/CE, encontrou num local da Chapada do Araripe, 16 crânios de crianças.
A AÇÃO CIVIL PÚBLICA AJUIZADA PELA SOS DIREITOS HUMANOS
Como o crime praticado pelo Exército e pela Polícia Militar do Ceará é de LESA HUMANIDADE / GENOCÍDIO é considerado IMPRESCRITÍVEL pela legislação brasileira e Acordos e Convenções internacionais, por isto a SOS DIREITOS HUMANOS, ONG com sede em Fortaleza – CE, ajuizou em 2008 uma Ação Civil Pública na Justiça Federal contra a União Federal e o Estado do Ceará, requerendo: a) que seja informada a localização da COVA COLETIVA, b) a exumação dos restos mortais, sua identificação através de DNA e enterro digno para as vítimas, c) liberação dos documentos sobre a chacina e sua inclusão na história oficial brasileira, d) indenização aos descendentes das vítimas e sobreviventes no valor de R$500 mil reais, e) outros pedidos
A EXTINÇÃO SEM JULGAMENTO DE MÉRITO DA AÇÃO
A Ação Civil Pública foi distribuída para o Juiz substituto da 1ª Vara Federal em Fortaleza/CE e depois, para a 16ª Vara Federal em Juazeiro do Norte/CE, e lá em 16.09.2009, extinta sem julgamento do mérito, a pedido do MPF.
AS RAZÕES DO RECURSO DA SOS DIREITOS HUMANOS PERANTE O TRF5
A SOS DIREITOS HUMANOS apelou para o Tribunal Regional da 5ª Região em Recife/PE, argumentando que: a) não há prescrição porque o massacre do SÍTIO CALDEIRÃO é um crime de LESA HUMANIDADE, b) os restos mortais das vítimas do SÍTIO CALDEIRÃO não desapareceram da Chapada do Araripe a exemplo da família do CZAR ROMANOV, que foi morta no ano de 1918 e a ossada encontrada nos anos de 1991 e 2007;
A SOS DIREITOS HUMANOS DENUNCIA O BRASIL PERANTE A OEA
A SOS DIREITOS HUMANOS, igualmente aos familiares das vítimas da GUERRILHA DO ARAGUAIA, denunciou no ano de 2009, o governo brasileiro na Organização dos Estados Americanos – OEA, pelo DESAPARECIMENTO FORÇADO de 1000 pessoas do SÍTIO CALDEIRÃO.
QUEM PODE ENCONTRAR A COVA COLETIVA
A “URCA” e a “UFC” com seu RADAR DE PENETRAÇÃO NO SOLO (GPR) podem localizar a cova coletiva, e por que não a procuram? Serão os fósseis de peixes do “GEOPARK ARARIPE” mais importantes que os restos mortais das vítimas do SÍTIO CALDEIRÃO?
A COMISSÃO DA VERDADE
A SOS DIREITOS HUMANOS busca apoio técnico para encontrar a COVA COLETIVA, e que o internauta divulgue a notícia em seu blog/site, bem como a envie para seus representantes no Legislativo, solicitando um pronunciamento exigindo do Governo Federal a localização da COVA COLETIVA das vítimas do SÍTIO CALDEIRÃO.
Paz e Solidariedade,
Dr. Otoniel Ajala Dourado
OAB/CE 9288 – 55 85 8613.1197
Presidente da SOS – DIREITOS HUMANOS
Membro da CDAA da OAB/CE
http://www.sosdireitoshumanos.org.br
sosdireitoshumanos@ig.com.br
by Jânio
Textos Relacionados:
Eu não acredito em teoria da conspiração
Mortes misteriosas de celebridades
36 Comentários »
Deixe um comentário
-
Arquivos
- outubro 2021 (2)
- fevereiro 2021 (1)
- agosto 2020 (1)
- julho 2020 (1)
- maio 2020 (3)
- abril 2020 (5)
- março 2020 (3)
- novembro 2019 (1)
- setembro 2019 (1)
- novembro 2018 (1)
- setembro 2018 (1)
- junho 2018 (3)
-
Categorias
- Animação
- Arabic
- Arquivo X
- blogosfera
- Ciências
- Cinema
- Concursos.
- curiosidades
- divulgação gratis
- downloads
- english
- Espanhol
- esportes
- Google +
- Grandes Amigos
- Inglês
- Internacional
- internet
- Judiciário
- Música.
- Mensagens
- Migração
- oportunidades
- Otimização_
- Piadas
- Política
- Policia
- Redes Sociais
- Reflexões
- Resumos Semanais.
- Saúde
- segurança
- televisão
- Uncategorized
- Utilidade Pública
- Videos
- youtube
-
RSS
Entries RSS
Comments RSS
Que lamentável tudo isso. Desconhecia o fato. Vou divulgar também. Grata por compartilhar conosco.
Abs.
CurtirCurtir
Olá Edilza.
Obrigado por repassar a notícia, quanto mais blogs publicarem a história do massacre, maior será a pressão junto as autoridades para que tomem algum tipo de providência.
ABS
CurtirCurtir
Saudações!
Que Post Fantástico!
Amigo JÂNIO, li com muita tristeza tudo isso. É lamentável e nos corta o coração. Favoritei o seu Post, pois, vou repassar para os leitores da comunidade do meu Blog.
Obrigado por compartilhar tão importante notícia!
Parabéns pelo excelente Post!
Contagiou.Mexeu.Valeu.
Abraços,
LISON.
CurtirCurtir
Olá Lisonn.
É sempre bom contar com brasileiros como você em prol de causas nobres como essa. Tendo a SOS – Direitos Humanos como coordenadora de toda a divulgação, tenho certeza que as providências cabíveis serão tomadas.
Um grande abraço.
CurtirCurtir
Muito interessante…e chocante!!
E ainda perguntam pq a população, instintivamente, tem repulsa pelo Exárcito e as Policias…os “milicos”. E ainda chamam os generais desse Exército de defensores da Pátria…São defensores apenas do “gado” deles, do qual dispõem da vida como querem!!
Jânio, parabéns pela inciativa de divulgar essa ONG!! Vou pensar em uma forma de ajudar!!
Abçs!!
CurtirCurtir
E pensar que ainda existem pessoas que sentem saudades da ditadura
Lamentável que nossas autoridades não apuram essas barbaridades.
Excelente Post
CurtirCurtir
Olá amigo.
Obrigado pela participação e por ter compartilhado sua opinião conosco. Eu tenho certeza que, assim como você, muitas outras pessoas estão indignadas com tamanha falta de consideração com a justiça e história desse país.
Abraço forte.
CurtirCurtir
Olá Ebrael.
Eu sempre tive uma teoria muito particular sobre guerras.
Quando um Capitão da PM me disse que eu tinha o perfil ideal, na época do alistamento, eu fiz questão de fazer uma diferenciação entre o exécito e a guerra. O exército deveria impor a disciplina, enquanto na guerra o que se impõe é a anarquia, o único objetivo é matar.
As forças armadas não tem essa diferenciação, portanto não devem resolver problemas civis, muito menos administrar um pais, sob pena de cometer atrocidades, como o que aconteceu no sítio caldeirão.
ABS
CurtirCurtir
Fiquei impressionada e ao mesmo tempo perplexa com tamanha crueldade, é necessário que se faça justiça.sou professora numa creche em minha cidade e quando li o achado de 16 crãnios infantis, sinceramente emudeci.bom trabalho!
CurtirCurtir
Olá Carolla:
No Brasil, temos um lado obscuro difícil de ser divulgado, até porque seria difícil explicar para nossas crianças.
É bom que se reforce a observação de que o regime militar foi um movimento burguês, idealizado por formadores de opinião que convenceram a população de que os comunistas iriam fazer a reforma agrária e tomar suas terras. A partir daí, podemos ter uma idéia de como funciona o sistema político brasileiro, pela primeira vez sendo governado pela esquerda legítima, apesar de todos os novos políticos terem formação socialista no Brasil.
ABS
CurtirCurtir
Olá
Veja matéria sobre o evento, no último dia 19/09/2010, que objetivou e objetiva o resgate da memória de Caldeirão, comunidade alternativa bombardeada e aniquilada pela aeronáutica brasileira. A exemplo de Canudos. Veja ainda o making off da captação das imagens para documentário que em breve estarei lançando. Acessar em:
http://valdecyalves.blogspot.com/2010/09/caldeirao-de-santa-cruz-do-deserto.html
CurtirCurtir
Olá Valdecy:
Nós nos sentimos honrados por ter compartilhado conosco essa notícia, vamos acompanhar sim, por que não?
ABS
CurtirCurtir
[…] https://icommercepage.wordpress.com/2010/02/23/o-massacre-do-sitio-caldeirao/ […]
CurtirCurtir
[…] O massacre do sítio caldeirão […]
CurtirCurtir
[…] O massacre do sítio caldeirão […]
CurtirCurtir
[…] O massacre do sítio caldeirão […]
CurtirCurtir
[…] O massacre do sítio caldeirão […]
CurtirCurtir
[…] O massacre do sítio caldeirão […]
CurtirCurtir
[…] O massacre do sítio caldeirão […]
CurtirCurtir
[…] O massacre do sítio caldeirão […]
CurtirCurtir
[…] O massacre do sítio caldeirão […]
CurtirCurtir
[…] O massacre do sítio caldeirão […]
CurtirCurtir
[…] O massacre do sítio caldeirão […]
CurtirCurtir
[…] O massacre do sítio caldeirão […]
CurtirCurtir
[…] O massacre do sítio caldeirão […]
CurtirCurtir
Olá garoto, estou estudando um pouco sobre a história do sitio caldeirão e irei retratar mais ou menos a respeito, numa tela que estou pintando a qual fará parte da minha próxima exposição de arte, aqui em juazeiro do norte. Tenho que retratar essas coisas, que fazem arte das muitas infelizes histórias da nossa história, que o homem sempre tem feito permanecer no currículo da desumana humanidade. Se quiser ver alguns trabalhos meus é só: http://www.andradejuacorearte.blogspot.com lá você irá encontrar um pouco do que tenho feito de arte.
um abraço e parabéns pela idéia.
Andrade Juá 88 9694 3069
CurtirCurtir
Olá Andrade:
Vai ser muito bom conhecer e apreciar os seus trabalhos, nesse final de semana.
É bom saber que nossa história estará sendo perpetuada através de sua obra. Nossa história merece.
Muito sucesso.
ABS
CurtirCurtir
[…] O massacre do sítio caldeirão […]
CurtirCurtir
[…] O massacre do sítio caldeirão […]
CurtirCurtir
Alguns esclarecimentos devem ser feitos no caso do massacre do Caldeirão:
Não se deve comparar o que houve no caso do Crato com o que houve na chamada guerrilha do Araguaia. Enquanto o caso do Crato assemelha-se sim ao de Antonio Conselheiro, pois trata-se de um movimento messiânico, a guerrilha do Araguaia foi muito diferente.
No Araguaia de forma resumida, houve uma movimentação de tropas do exército, com apoio da Aeronáutica e Marinha, para reprimir um movimento guerrilheiro que se dizia muito maior do que realmente foi encontrado. Ativistas comunistas de tendência maoísta (Mao Tsé-Tung líder revolucionário comunista chinês) lá estavam tentando consolidar o controle da região (perigosamente próxima a foz do rio amazonas) para estabelecer uma região autônoma suscetível de apoio de tropas estrangeiras para ajudar no esforço da revolução esquerdista no país, como por exemplo Cuba estava fazendo em Angola e Moçambique (40.000 soldados cubanos lutaram na África!). O Governo militar brasileiro recebeu esta informação provavelmente do CIA , que colaborava abertamente com a repressão militar no Brasil, e interviu na região.
Esta história do Araguaia é muito mal contada também, poucos sabem a verdade, alguns como eu que lá serviram sabem da verdade. O saldo final foi trágico para a militância de esquerda, cerca de 60 jovens militantes foram mortos e estão desaparecidos segundo informações dos próprios ativistas entre os poucos que sobreviveram e evidentemente os outros que lá não estiveram mas sabiam que alguma coisa acontecia por lá.
Nos do exército somos descritos como personagens cruéis como as volantes que perseguiam cangaceiros no nordeste brasileiro, mutiladores de cadáveres e decapitadores de pobres e inocentes militantes que movidos pelo ideal só queriam praticar o bem, e nós só queríamos extravasar a pura maldade.
Eu só sei que durante quase 60 dias por lá, combatemos diariamente o inimigo, que nos atacava de modo profissional e de modo muito eficiente como um exército regular, inclusive com fogo de morteiros. Da minha companhia perdemos 3 amigos(amigos de infância pois nos alistamos juntos para o serviço obrigatório) e do meu batalhão um total de 12 jovens recrutas (nenhum com mais de 18 anos). Agradeço a Deus por ter colocado na liderança da minha Cia. um Sargento experiente que já tinha servido em São Domingos pelas tropas da ONU, senão também poderia estar morto também.
Voltando ao caldeirão, não houve bombardeio aéreo! O Exército tinha um biplano que servia sómente para observações não estava equipado para realizar bombardeio aéreo. Era 1937 a FAB ainda não existia como força militar…
E também há dúvidas se o exército realmente participou desta operação…Pois o comando era do governo estadual quando deveria ser ao contrário…
CurtirCurtir
Olá Gawain:
Obrigado pela participação, é sempre bom ouvir os dois lados. Aos poucos essa tragédia passará a figurar na falsa história do Brasil, que sempre foi uma farsa.
ABS
CurtirCurtir
[…] O massacre do sítio caldeirão […]
CurtirCurtir
[…] O massacre do sítio caldeirão […]
CurtirCurtir
[…] O massacre do sítio caldeirão […]
CurtirCurtir
[…] O massacre do sítio caldeirão […]
CurtirCurtir
Pingback por A Política e o Poder – Política, Brasília, Brasil, Polêmica,Notícias, Denûncias e muito mais - - Lula para governador de São Paulo | setembro 1, 2014 |
[…] por O massacre do sítio Caldeirão « Made in Blog | junho 26, 2011 | […]
CurtirCurtir