Made in Blog

Divulgação, internet, downloads, blogs, web2.0

Polícia controla favelas mais violentas do Rio

salve-se quem puder

Paz no Rio

Polícia ocupa favelas mais perigosas do Rio.

Cerca de 1.500 soldados que participaram da operação, permanecem controlando uma área que concentrava grande parte da venda de crack.

Quatro das favelas mais perigosas do rio foram ocupadas: Manguinhos, Mandela, Varginha e Jarazinho, que eram controladas pelos traficantes.

Entre os 1.500 homens que participaram da operação, estão soldados da polícia e da infantaria naval, que tiveram apoio de helicópteros e blindados da Marinha. Eles também usaram escavadeiras para remover as barreiras que os traficantes de drogas construíram nas entradas das favelas.

O Batalhão de Operações Especiais da Polícia (Bope), realizou operações anteriores as incursões para evitar a fuga de criminosos. Numa das favelas houve um choque que matou cinco supostos traficantes que fugiam de Manguinhos.

No Jacarezinho funcionou o maior “crackódromo” da cidade, como são conhecidos os lugares onde o crack, derivado da cocaína, é vendido e consumido. Cerca de cem drogados foram transferidos para centros especializados.

As favelas do Jacarezinho e do Manguinhos, onde cerca de 75 mil pessoas vivem, são consideradas as mais perigosas do Rio de Janeiro, onde o tráfico de drogas ocorre em plena luz do dia. Numa região de comércio varejista, era comum pessoas armadas nas ruas. Essas pessoas permaneciam lá pela venda do Crack, droga que é consumida por pelo menos meio milhão de brasileiros.

O governo do Rio de Janeiro pretende instalar nas favelas recuperadas, as chamadas Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), como são conhecidos esses postos permanentes da polícia. Eles estão localizados em áreas onde a polícia já recuperou áreas dominadas por quadrilhas de traficantes.

A instalação das UPP é parte de uma política de segurança iniciada pelo governo do Rio de Janeiro em 2.008, para expulsar os traficantes das favelas da cidade, antes da cidade sediar os Jogos Olímpicos de 2.016.

Esta política de redução de crimes está sendo estudada por países da região.

A polícia do Rio de Janeiro é considerada a mais corrupta da América do Sul. Nos últimos ano, pelo menos 2.000 pessoas foram demitidas por ligações com redes de corrupção e crime organizado.

Comentário: Eu vou começar pelo final do texto: A corrupção da polícia do Rio de Janeiro não impede que esta seja a polícia mais bem preparada do mundo, para operações especiais, conflitos ou guerras urbanas. A corrupção também passa longe dessas tropas de elite.

Eu não posso dizer qual é o salário pago pelo governo, o que poderia ser a causa dessa corrupção, mas posso dizer que os bombeiros ganham muito mal, o que já dá uma idéia. Entretanto, o descaso de décadas conta.

Se a quantidade de marginais e políticos corruptos sempre foi maior que a quantidade de pessoas que os combatiam, parece natural que muitas pessoas tenham se transferido para o lado que paga mais. Prova disso é que as pessoas que são expulsas não intimidam outras que seguem pelo mesmo caminho.

Além disso, esse é um problema que está sendo tratado de maneira elitizada desde o início dessas operações, sem verificar as causas ou combatê-las.

A política sempre será a origem da corrupção no alto escalão do sistema, o que se está combatendo são apenas trombadinhas que tem suporte maior, inclusive entre os políticos.

Eu sinceramente espero que a polícia tenha estrutura para se manter nesses locais e torço para que o crime não se transfira para a cidade.

Parece muito bonito ver a polícia executando essas operações em regiões específicas, mas fica claro que não dá para fazer isso em toda a cidade, em todo os estado, em todo o país.

Talvez seja por isso que temos tantas igrejas e sejamos tão religiosos.

Deus nos ajude!

Comentário: By Jânio

Fonte RT-TV

Violência do Rio

Falta de respeito no morro

About these ads

outubro 15, 2012 - Posted by | Policia | , , , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 218 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: