Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Tecnologias inovadoras de ponta

tecnologias de ponta

Tecnologias Modernas

Automóveis voadores, discos rígidos de DNA, turismo espacial, missões tripuladas a Marte, teletransportes e robôs com inteligência artificial, são algumas das inovações tecnológicas que poderão ser realidade no futuro.

1 – DNA, o melhor disco rígido

No início deste ano, um grupo de pesquisadores do instituto Europeu de Bioinformática em Hinxton, Reino Unido, conseguiu armazenar pela primeira vez, informação digital em uma molécula sintética de DNA. Alguns especialistas estimam que esta tecnologia poderia permitir que toda informação do mundo, atualmente armazenada em discos rígidos, caibam na palma de sua mão.

Comentário: A nanotecnologia é assim mesmo, espetacularmente polêmica. Se a tecnologia atômica já assusta, pelo seu potencial destrutivo e pela falta de conhecimento do ser humano sobre ela, a biotecnologia se aproveita do sistema elitizado para chegar ao mercado, nem sempre de maneira legal. Os países subdesenvolvidos como o Brasil, que desconhecem a justiça, é o ambiente ideal para o seu desenvolvimento.

2 – óculos de realidade aumentada

Espera-se que o famoso Google glass chegue ao mercado mundial ainda no final deste ano. Mas o protótipo, que foi posto a venda só para alguns desenvolvedores, comprovou que viola a privacidade e a segurança dos indivíduos. Especialistas dizem que a decisão da Google de vender os primeiros protótipos dos óculos a hackers, foi intencional, já que deste modo eles se encarregariam de encontrar as vulnerabilidades do dispositivo, antes deles chegarem ao mercado popular.

Paralelamente, outros gigantes da tecnologia desenvolveram seus dispositivos para competir com o Google Glass. Contudo, estima-se que ainda precise de vários anos para obter um produto de melhor qualidade.

Comentário: Apesar da invasão de privacidade ser muito comum entre as mídias de massa no Brasil, principalmente pelas redes de TVs, e mais especificamente pela Rede Globo, que sabe que a justiça brasileira não funciona e se aproveita disso, nos países desenvolvidos esse comportamento tem revoltado as pessoas que, inteligentemente, conseguem organizar boicotes capazes de levar uma multinacional a falência,

A polêmica não impede que alguns nerds utilizem tal tecnologia, correndo o risco de expor a vida das pessoas de maneira criminosa. É claro que a Google está com um pé atrás, afinal, essa tecnologia prova estar a frente de seu tempo.

3 – Teletransporte

Um grupo de cientistas da Universidade de Cambridge, Reino Unido, disse que no início deste ano conseguiram novos avanços teóricos que poderiam abrir as portas para o teletransporte. Para isto será necessário desenvolver antes a computação quântica, uma vez que desta maneira se poderá enviar informação em velocidades hoje impossíveis. Atualmente, trabalham neste campo e acreditam que num futuro próximo conseguirão avanços nesta área.

Comentário: Na ficção científica, como em jornada nas estrelas, as naves aumentam a velocidade até desapareceram literalmente. Então, o primeiro passo é atingir tal velocidade, o que já é possível no campo da informática. Entretanto, além do mundo informático, será necessário desenvolver mecanismos de aceleração e desaceleração.

Eu ainda acho que as estradas eletromagnéticas (órbitas) sejam o melhor caminho, entretanto, é preciso muito cuidado com isso. A forma natural seria aproveitar os asteróides e meteoros para viagens a longa distância.

4 – Automóveis voadores

Nos últimos anos, várias empresas já iniciaram o desenvolvimento de carros voadores, os primeiros protótipos que tinham características não muito parecidas aos de um carro. No entanto, em maio deste ano, uma empresa informou que seu projeto de fabricar um verdadeiro carro voador híbrido (recarregável) está em sua fase final. O primeiro protótipo estará pronto em 2015.

Comentário: Essa é uma ideia interessante, e nem precisava ser um carro voador, bastava apenas uma estrada aérea, entretanto, com uma tecnologia tão avançada é possível sonhar alto, com trens suspensos, carros suspensos, etc.

5 – Cérebro artificial que funciona como um real

Alguns pesquisadores acreditam que, porque o cérebro humano é composto de bilhões de neurônios, é pouco provável que se consiga criar um cérebro artificial tão complexo antes de 2020. No entanto, não descartam que o teremos em um futuro distante. No momento, interfaces cérebro-computador (BCI) continuam a progredir significativamente.

Comentário: O cérebro artificial não é prioridade agora, até porque a manutenção é mais importante. Eu me preocuparia mais em criar um corpo biônico, mecânico.

6 – Nave espacial tripulada para Marte

Após o sucesso da aterrissagem do robô Curiosity em Marte no ano passado, os cientistas começaram a trabalhar no projeto de uma nave para garantir a segurança dos astronautas em uma viagem para o planeta vermelho. Embora inicialmente pensava-se que a viagem poderia ser só de ida, agora os cientistas estão mais otimistas e acreditam que é possível uma expedição de ida e volta. A pergunta que fica no ar é saber quando a nave estará pronta.

A NASA vai usar os campos de gravidade do lado escuro da lua, para implantar uma base tripulada lá, para servir de escala nas futuras odisseias marcianas. O projeto pode estar pronto até 2017.

Comentário: Eu não sei porque a pressa em um viagem tripulada, quando fica claro que uma operação com nave não tripulada é muito mais viável, principalmente porque o desenvolvimento nessa área está revolucionando a tecnologia.

7 – Férias em um hotel espacial

O turismo espacial não é algo tão distante quanto parece. A empresa Space Adventures afirma que em dez anos haverá o primeiro hotel em órbita, graças ao avanço da tecnologia. Space Mining, exploração espacial, também se encaixa nos planos para futuro.

Comentário: Turismo espacial eu acho muito precipitado, entretanto, para exploração o projeto poderá ser bem mais viável, principalmente se o voo for sem tribulação.

8 – Internet quântica

Pesquisadores do laboratório de Los Alamos, EUA, confirmaram recentemente que eles têm um protótipo de uma rede quântica, uma das grandes esperanças dos especialistas em segurança e criptografia. No entanto, a utilização de novos sistemas de criptografia são ainda limitadas pela tecnologia actual.

Comentário: Essa é sem dúvida uma de nossas grandes expectativas, esperamos que não haja uma conspiração por parte das grandes corporações, para impedir que essa tecnologia se desenvolva.

No Brasil nem é preciso conspiração, prova disso é o caos na telefonia.

10 – Os avanços na clonagem

Ver um mamute vivo é uma realidade cada vez mais próxima, segundo Ian Wilmut, o cientista da Universidade de Edimburgo, cuja equipe foi responsável pela clonagem da ovelha Dolly, a primeira realizada com um animal. De acordo Wilmut, se novas técnicas que permitam aos cientistas transformar células de tecidos em células tronco, as possibilidades de clonagem aumentará consideravelmente.

Enquanto isso, os pesquisadores como iranianos desenvolveram uma nova técnica que acelera protocolos de clonagem.

Comentário: Essa é uma área polêmica. Eu não vou nem comentar, prefiro indicar os melhores filmes de clonagem que tratam do assunto.

10 – Reator nuclear em casa

Os cientistas da NASA afirmaram no final de fevereiro que, no futuro, será possível a instalação de um reator nuclear em casa, em vez de o aquecedor de água, já que será pequeno o suficiente e seguro.

Comentário: Menos para o Irã, não é mesmo? Porque, aí, haverá boicote. rsrs

Continuando: Este tipo de reator não utiliza processo de fissão, em que um núcleo pesado se divide em dois ou mais núcleos menores, liberando uma enorme quantidade de energia, como em usinas nucleares existentes. Tão pouco se baseiam na fusão, processo da união de vários núcleos atômicos de carga semelhante que formam um núcleo mais pesado. Trata-se de reatores com reações nucleares de baixa energia, também conhecidos como reatores de fusão a frio.

Comentário: Foi bem isso que o Irã falou, antes do boicote. rsrsrsr

11 – Biocomputadores DNA

Um grupo de cientistas dos Estados Unidos confirmou no final de março que está desenvolvendo um computador biológico que combina tecnologia e genética. A primeira parte da pesquisa já terminou. Trata-se um transistor biológico que, dizem, funciona muito melhor que os eletrônicos, ou seja, aqueles que são encontrados em praticamente todos os computadores, televisores, rádios ou telefones.

12 – Vacinas pelo correio

Geneticista renomado, Craig Venter, trabalha para converter a informação biológica em digital, para que possa ser enviado por email, para que uma bioimpressora 3D reconstrua a sequência de nucleotídeos de acordo com os dados recebidos. A invenção poderia desenvolver drogas em muito menos tempo, ajudando a salvar muitas vidas.

Comentários: Quem poderia imaginar uma utilidade como essa para as bioimpressoras, não é mesmo?

13 – Inteligência artificial

Muitos especialistas acreditam que a ideia de máquinas super inteligentes não é infundada, e inclusive pensam que a inteligência artificial poderá igualar ou até mesmo ultrapassar a humana, algo que poderia ocorrer antes do final deste século.

Enquanto isso, os pesquisadores como iranianos desenvolveram uma nova técnica que acelera protocolos de clonagem.

Comentário: Inteligência artificial é uma realidade, combina todas as tecnologias modernas, aprimorando-as, otimizando a sua aplicabilidade. Quando usada para a guerra, não é muito bonito, não.

Fonte: RT-TV

Computador biológico

Física quântica vai revolucionar a internet

Menor filme nanotecnológico

Computador com cérebro

Filmes de clonagem

Taxi voador

Google glass mostra prisão ao vivo

Top 20 tecnologias

fevereiro 3, 2014 - Posted by | curiosidades | , , ,

2 Comentários »

  1. […] Tecnologias inovadoras de ponta […]

    Pingback por Engenharia reversa « Made in Blog | março 27, 2014 | Responder

  2. […] Tecnologias de ponta […]

    Pingback por Stratobus – O híbrido de drone e satélite « Made in Blog | março 2, 2016 | Responder


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: