Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Gripe influenza A começa a assustar o Brasil.

Nova epidemia no Brasil

Nova epidemia no Brasil

No Universo da microbiologia está sendo travada uma batalha invisível e interminável.

Sempre se questionou como o ser humano se desenvolveu tão rápido na Terra.

O ser humano possui, em seu organismo, anticorpos que são constantemente desenvolvidos para a proteção de nossa saúde.

A gripe, além de ser a doença mais comum, é a a doença que mais desafios apresenta ao ser humano, aos nossos anticorpos, ao nosso sistema imununológico.

O vírus da gripe é o que poderíamos chamar de vírus mutante, ou x-vírus, já que não sabemos nada sobre ele, a partir do momento em que ele sofre uma mutação, deixando a medicina  de volta na estaca zero.

As epidemias e pandemias, são constante,  e tem aumentado devido ao desmatamento, fazendo com que os vírus que são naturais de um certo hospedeiro, de um certo habitat, passe a procurar um novo hospedeiro.

O processo é tão naturalmente perfeito que a mais nova epidemia de gripe mundial, influenza A, geneticamente alterada, confundida erroneamente com H1N1, que é totalmente humano, surpreende pelo seu processo de evolução.

Tudo começa quando um animal da raça suina é infectado, por exemplo um porco, o porco que já possui a gripe suina, foi infectado simultaneamente pelo vírus das gripes humanas, H1N1, e pelo vírus da gripe aviária.

O vírus da gripe influênza de várias espécies infectando o mesmo animal, simultâneamente, reorganiza-se geneticamente, criando um novo tipo de vírus, desenvolvido no suino, seu hospedeiro.

Este virus mutante, resultado da mistura do H1N1 humano, gripe aviária e gripe suina, deixou o mundo em alerta. No começo chegou-se a acreditar em uma periculosidade maior do que ela realmente apresenta, tamanha velocidade de contágio.

Não é a primeira vez que a gripe nos presenteia com um vírus tão poderoso assim, nem será a última, a única certeza é que a história sempre se repete.

Apesar das aparências, o contágio de suino para o ser humano não é muito comum, foram registrados apenas 50 casos desde meados do século XX.

A contaminação entre os seres humanos é rápida, a OMS, hoje, dia 17 de Julho de 2009, reconheceu, não há mais como se controlar a doença. a doença se espalhou por todas as regiões do mundo.

O Brasil, aparentemente fora do mapa da doença, sentiu na pele a força da epidemia e já conta, só no Rio Grande so Sul, com cerca de mil infectados, o estado também apresenta o maior número de mortes, pelo influenza,no país.

Países com uma baixa qualidade na infra-estrutura, como o Brasil, onde a vigilânia sanitária praticamente não funciona, quando deveria, são um grande foco de transmissão de doenças contagiosas.

Os sintomas são típicos da gripe comum, onde o perigo maior é para quem tem uma imunidade menor, histórico de doenças pulmonares, por exemplo.

A principal diferença para a gripe normal, é a velocidade com que a doença se desenvolve, seu desenvolvimento é abrupto, cerca de vinte e quatro a quarenta e oito horas do contágio.

Nas regiões mais afetadas, como foi o caso do México, recomenda-se evitar sair de casa, aperto de mãos e beijos, lavar bem as mãos e em casos extremos, uso de máscaras.

A principio, a doença deve ser tratada como uma doença comum, casos em que a evolução seja muito abrupto, ultrapassando os 39 graus de febre, deve-se procurar imediatamente o médico.

Lavar bem as mãos, evitar locais públicos em regiões mais afetadas, viajar para esses lugares é a melhor prevenção.

Como uma gripe comum, deve-se evitar se aproximar de pessoas com tosses e espirros constantes, sendo que o vírus só viaja cerca de um metro de distância.

Além de espirros e tosses, o influenza A apresenta, entre seus sintomas, todos os sintomas típicos de uma gripe comum, com exceção da evolução rápida de seu quadro clínico, chegando a apresentar acima de 39 graus de febre, em curto espaço de tempo.

Deve-se evitar viajar para regiões afetadas, ou pelo menos adiar estas viagens. A Argentina é o país onde tem vindo os principais casos, devido a proximidade, o epicentro da pandemia é o México.

Atualização em 23 de agosto de 2009.

São Paulo com 179 óbitos Paraná 142, Rio Grande do Sul 93, Rio 47, Santa Catarina 11, Minas 8, Paraíba 2, Bahia 1, Pará 1, Rondônia 1, Mato Grosso do Sul 1 e Amazonas 1, além do Distrito Federal 1.

Principal fonte; Wikipedia

ATUALIZAÇÃo – 29 de Agosto de 2009

http://icommercepage.wordpress.com/2009/08/29/brasil-e-o-pais-com-o-maior-caso-de-mortes-pela-gripe-influenza-a-h1n1

By Jânio.

julho 18, 2009 - Posted by | Saúde | , , , ,

6 Comentários »

  1. Muito bem colocado esse assunto, acho que o governo deveria ser mais atuante e verdadeiro em suas informações para a população.
    A paz

    Curtir

    Comentário por Pr Carlos Garcia | julho 18, 2009 | Responder

    • Concordo Pastor, na hora de fazer política, a gente até entende que se fale lorotas, mas na hora da informação o mais certo seria apresentar informações verdadeiras.

      Alás, onde é que foi parar o porta voz que ninguém mais vê?

      Curtir

      Comentário por icommercepage | julho 18, 2009 | Responder

  2. Jânio, os principais sintomas da Influenza A são febre repentina maior de 38º, dificuldade respiratória, dor de cabeça, dores musculares, nas articulações e tosse.

    Curtir

    Comentário por Ministério da Saúde | julho 22, 2009 | Responder

    • Obrigado pelo comentário e pelas informações, elas serão muito úteis no combade da doença.

      ABÇs

      Curtir

      Comentário por icommercepage | julho 23, 2009 | Responder

  3. Carlos e Jânio, o Ministério da Saúde está constantemente estudando ações que atinjam a população de forma efetiva. Passamos todas as informações com transparência, pois compreendemos a importância de uma população bem informada para termos resultado positivo contra o vírus Influenza A (H1N1). Além de campanhas, possuimos medicamento adequado, laboratórios trabalhando no sequenciamento genético do vírus e na busca pela vacina; ou seja, dispomos da estrutura para lidar com o problema. No entanto, por se tratar de um vírus, é imprescindivel a conscientização da população, seja seguindo as orientações de higiene, a fim de evitar o contágio, ou procurando auxílio médico, logo surja suspeita de contaminação pelo vírus, para ser realizado diagnóstico e ministrado tratamento de acordo com o quadro.

    Curtir

    Comentário por Ministério da Saúde | julho 22, 2009 | Responder

    • Obrigado pela sua presença aqui. Apesar de não concordar com tudo o que diz, defenderei, sempre, o direito de dizê-las.

      Eu sempre defendi o Governo Federal de levar toda a culpa, em casos de problemas na saúde, todos nós sabemos que as pessoas não são tratadas de forma humana.

      A Administração Pública sempre pecou, mas no seu conjunto. Note que no Rio de Janeiro os problemas chegam a ser alarmantes, apesar de haver culpa de Governo Municipal, Estadual, da Segurança e da própria população, no caso da Dengue, por exemplo.

      A minha cidade não é grande, por isso, em minha mente, ela funciona quase como uma incubadora de idéias.

      De uma Administração para outra, notei uma mudança muito grande, o novo prefeito, apedido da população, focou muito mais a área de saúde. O antigo prefeito, responsável pela Administração, abandonou o hospital de uma certa forma, que pessoas que nem dependiam da saúde pública, foram vítimas, já que este era o único hospital da região.

      A vigilância sanitária é um caos, desde o Governo de Fernando Henrique até o atual, todos concordam quanto a isto, no problema com o gado brasileiro, recentemente.

      Particularmente, eu até acho que as organizações não governamentais deveriam participar de casos como este, da pecuária.

      Já cheguei a ficar quase um ano com uma pneumonia, por mal atendimento público, e a funcionária não era tão ruim assim, o fato de ela atender mal era pura falta administração, mas em caso de doenças contagiosas, ficam correndo atrás, o Governo deveria ter uma fiscalização de seus funcionários, que com estabilidade, acham que podem tratar as pessoas como se fossem cachorros.

      Posso citar um recente concurso público da saúde em Curitiba, onde eu precisei alertar a fiscalização do concurso, sobre os mal tratos. Eu avisei que a partir do momento em que os candidatos sentirem que não podem passar, vocês podem ter surpresas desagradávei, por isso é melhor tratá-los melhor.

      Enquanto o Governo não tiver uma fiscalização completa sobre seus funcionários, por mais distantes que estejam, não acredito que haja uma socução. Dizer que a saúde no Brasil é eficiente seria contrariar toda a minha natureza e a minha conciência.

      De qualquer modo, obrigado pela visita, estou torcendo para que um dia a saúde funcione como funciona a Polícia Federal. Quando critico a Polícia, certamente não estou falando da Federal, espero que a saúde se torne assim também.

      Um grande abraço a todos.

      Curtir

      Comentário por icommercepage | julho 23, 2009 | Responder


Deixe um comentário

Coletivo BIL

Coletivo de Mulheres Bissexuais e Lésbicas Transexuais e Cisgêneras

Karmas e DNA.

Direitos autorais: Fernanda vaz.

Academia New Star Fitness

A fine WordPress.com site

Gramofone Lunar

Músicas, Versos e Outras Histórias

baconostropicos

Documentário "Baco nos Trópicos"

relutante

leve contraste do sentimentalismo honorário

entregue a solidão

é oque me resta falar e oque me sobra sentir

RB Solutions

Soluções em informática, comunicação e tecnologia

Bora' para Ireland

Smile! You’re at the best WordPress.com site ever

sarahrosalie

A topnotch WordPress.com site

Suburban Wars

"Let's go for a drive, and see the town tonight"

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Marca Livro

A arte de criar histórias em prosa ou verso

Literatura Presente

Leitura e Entretenimento

bastet - protetora dos gatos

todos os animais merecem o céu e os gatos principalmente

Blog CIN 5018

Informatização de Unidades de Informação

The Promise Carrier

Ebrael's official website in English.

detudosobretudoblog

Este site vai aborda todos os temas voltado para as mulheres