Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Os sentimentos dos ricos e dos pobres

Rico sentimento de pobre

Cego Sábio

Há cerca de dez anos atrás, durante uma entrevista, um jornalista se surpreendeu com a resposta de um empresário, quando perguntou: “Quem foi que disse isso?”

O empresário irritado respondeu – Eu estou dizendo! – para a surpresa do jornalista.

Não satisfeito  com a resposta, o jornalista insistiu – Como você pode garantir que está certo?

Eu sou empresário a vinte e cinco anos, meu amigo, para abrir a boca eu preciso ter certeza – Respondeu.

Conclusão: Normalmente, a sociedade precisa de fontes seguras, referências confiáveis. Quando isso não acontece, ficam surpresos, podendo até se irritar.

Acontece que o ser humano não é tão criativo assim, nem tem predisposição para pensar, por isso fica surpreso quando alguém antecipa uma informação.

Vivemos numa sociedade onde somos programados para agir e pensar dentro de um certo padrão, é por isso que a polícia tem a ajuda de um psicólogo para descobrir determinados crimes. De certa forma, cada categoria de criminoso tem um padrão de conduta e pensamento.

No caso dos mentirosos, por exemplo, eu costumo dizer que há três categorias:

01 – Aquele que não sabe mentir, inventa mentiras e cai em contradição. Esse tipo de mentiroso não tem um padrão, mente por falta de caráter, além de ser um tremendo hipócrita.

O péssimo mentiroso não vê seus próprios erros,  apenas os erros dos outros. Quando uma pessoa erra, e assume, não é uma pessoa mentirosa por natureza.

Há também mentirinhas leves, como um perfil de internet, onde a pessoa usa um nome fictício ou nickname (apelido) – Note que esse tipo de comportamento é considerado normal, faz parte da linguagem virtual.

Apesar da polícia, relacionada a crimes virtuais, terem quebrado a cabeça para separar os criminosos das vitimas, e de internautas comuns, chegou-se a um consenso – Bem mais fácil do que prender um político corrupto, um empresário criminoso ou um estelionatário.

02 – Um bom mentiroso é um pouco mais sofisticado, nesse caso também há os inocentes e os culpados. No caso dos inocentes, um bom exemplo seria um famoso cineasta que declarou, certa vez, que trabalhando de office boy,  usou uma sala que não estava sendo utilizada, para se aproximar de produtores e mostrar seu trabalho – Na realidade, ele arrumou o emprego só para se aproximar dos produtores.

Também há os culpados, aqueles que mentem de cara dura, para dar o golpe em mulheres carentes, ou vice-versa, no caso das “vagabundas”. Uma mulher que engravida para arrumar marido, ou infernizar, a vida de um homem, ou o homem que elabora uma conquista, prometendo mil coisas, só para passar uma noite com a vítima.

Um bom mentiroso é aquele que mente o valor do salário, depois tem de se matar de trabalhar, para manter seu status de “grã-fino”.

Uma outra história interessante, é a de um cego que ficava no centro de São Paulo, numa praça muito movimentada. Todos passavam por ele, raramente o viam. Um homem aproximou-se dele e disse – Olá amigo! Gostaria muito de dar-lhe uma gorjeta, mas estou com vergonha, só tenho algumas moedas de um real, certamente você recebe gorjetas acima de cinquenta.

O mendigo cego, espantado com as palavras daquele homem tão simpático, respondeu: O Senhor está enganado, eu raramente recebo alguma gorjeta. A maioria das pessoas nem me vêem, apesar de eu ser o cego; a maioria, quando me olha, acha que eu estou fingindo que sou cego, imaginam que eu ganho milhões, assim ninguém me dá nada.

 – Convido-o para ficar algum tempo aqui, já que eu irei lanchar daqui a pouco.

Assim, o homem permaneceu com aquele cego, durante duas horas, sem ver ninguém dando sequer uma moeda de um real, nem para aliviar a própria consciência. O homem cego então levantou-se, e disse – Agradeço a sua companhia amigo, não se preocupe, normalmente é pior. Hoje, pelo menos, não precisarei pedir o lanche “fiado”, já que o atendente da lanchonete me faz o lanche a preço de custo – disse o cego – Agradeço a Deus por tê-lo encontrado hoje – completou.

 – Quando encontrar outro mendigo, lembre-se: Não queira saber o que os outros estão fazendo, faça a sua parte, nem me ofereça um livro, mas eu agradeceria se lesse esse livro para mim, e, se possível, explicasse suas palavras. Sua companhia vale mais do que a sua gorjeta. Agora, por favor, ajude-me a chegar até a lanchonete, em frente, quero apresentar-lhe ao atendente meu amigo, dizer-lhe que estou feliz por ter encontrado um bom homem.  

Esse texto é dedicado á Homero, um homem que muita gente duvida ter existido, cujo vida virou lenda. Um cego que enxergava muito mais que a sociedade inteira a seu redor, vagando pelo mundo, com um menino e sua velha bengala.

Homero ousou desafiar os deuses e os heróis gregos, mostrando suas fraquezas, eternizando suas eventuais falhas. Para Homero, não havia ninguém acima de ninguém, alguém que não precisasse pensar e sentir, antes de agir – … e é preciso agir.

By Jânio

fevereiro 3, 2011 - Posted by | Reflexões | , , , , , , , ,

8 Comentários »

  1. […] * Publicado no MadeInBlog […]

    Curtir

    Pingback por Ver! | Blog | Os sentimentos dos ricos e dos pobres | fevereiro 3, 2011 | Responder

  2. Que Post Fantástico!
    Amigo Jânio:
    O seu artigo, que é um verdadeiro tesouro, já está aqui favoritado. Vou repassar aos meus amigos.
    Valeu a pena conferir!
    Parabéns por mais um excelente Post!
    Abraços fraternos,
    LISON COSTA.

    Curtir

    Comentário por LISON COSTA | fevereiro 4, 2011 | Responder

    • Olá Lison:

      Sua participação é sempre importante, sua aprovação ao conteúdo do texto é melhor ainda, apesar de em nosso ambiente, haver a possibilidade da discordância, em caso de temas polêmicos.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | fevereiro 4, 2011 | Responder

  3. Eu fiquei pensando numa coisa, até em novelas e filmes já vimos isso: quando crianças, queremos nos expressar, muitos pais mandam a gente se calar, não opinar. Isso é pessimo! O meu pai incentivava que eu pensasse e falasse o que estava sentindo. Ele tambem me ouvia.
    As pessoas que tem mais liberdade de expressão e para saciarem suas curiosidades, elas tem mais capacidade de poder produzir, o que for.
    Espanta para alguns quando a “fonte” é a propria pessoa que está falando, visto que muitos não foram educados para pensarem e se manifestarem.

    bjs

    Curtir

    Comentário por Sissym | fevereiro 4, 2011 | Responder

    • Olá Sissym:

      Que bom que seu pai te deixou pensar, isso mostra porque você é tão aberta a tantos assuntos e tão comunicativa.

      Antigamente, a quantidade de filhos fazia com que os filhos mais velhos educassem os filhos mais novos, as escolas públicas, com cerca de quarenta alunos por sala, só pioravam a situação.

      Hoje, temos um novo problema, a terceirização da educação dos filhos, enquanto a lei reza que todo filho deve ter direito a um pai e uma mãe. Casamento do terceiro sexo então, ninguém entende.

      Bjs

      Curtir

      Comentário por icommercepage | fevereiro 4, 2011 | Responder

  4. Amigo, acredito que mentir é uma maneira de se querer cegar o interlocutor. É o que os políticos fazem tão bem nos dias atuais: mentem para cegar as pessoas.
    O belo texto que você nos presenteia, nos mostra que os tempos são outros, mas enxergar continua sendo uma dificuldade para muitos.
    Abraços!

    Curtir

    Comentário por Raimundo | fevereiro 4, 2011 | Responder

    • Olá Raimundo:

      È isso mesmo, a mentira política, ou relacionada a ela, criminosa, essa é uma mentira abominável.

      Algumas mentiras são quase infantis, como dizer: “Eu te amo e morreria por você.”

      Para começar isso não é amor, é paixão, mas morrer por outra pessoa é uma decisão rara.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | fevereiro 4, 2011 | Responder

  5. […] Sentimento de pobre e de rico […]

    Curtir

    Pingback por Causa da pobreza « Made in Blog | setembro 7, 2015 | Responder


Deixe um comentário

Coletivo BIL

Coletivo de Mulheres Bissexuais e Lésbicas Transexuais e Cisgêneras

Karmas e DNA.

Direitos autorais: Fernanda vaz.

Academia New Star Fitness

A fine WordPress.com site

Gramofone Lunar

Músicas, Versos e Outras Histórias

baconostropicos

Documentário "Baco nos Trópicos"

relutante

leve contraste do sentimentalismo honorário

entregue a solidão

é oque me resta falar e oque me sobra sentir

RB Solutions

Soluções em informática, comunicação e tecnologia

Bora' para Ireland

Smile! You’re at the best WordPress.com site ever

sarahrosalie

A topnotch WordPress.com site

Suburban Wars

"Let's go for a drive, and see the town tonight"

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Marca Livro

A arte de criar histórias em prosa ou verso

Literatura Presente

Leitura e Entretenimento

bastet - protetora dos gatos

todos os animais merecem o céu e os gatos principalmente

Blog CIN 5018

Informatização de Unidades de Informação

The Promise Carrier

Ebrael's official website in English.

detudosobretudoblog

Este site vai aborda todos os temas voltado para as mulheres