Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Dez grandes mistérios da natureza solucionados

Parece que o ser humano nunca poderá resolver todos os mistérios da natureza que sempre nos surpreende. Apesar disso, os cientistas nunca ficam de braços cruzados.

Apresentamos-lhes uma lista elaborada pelo “The Huffington Post”, os dez fenômenos da natureza que deixaram de ser um mistério graças a uma explicação científica.

01 – O mais recente mistério da natureza é sem dúvida os três buracos descobertos na Sibéria no mês passado e que imediatamente gerou muitas especulações, incluindo exploração de petróleo, impacto de meteoritos e, é claro, presença alienígena. Os cientistas descobriram que as crateras são o resultado do aquecimento global, que derreteu a camada de gelo, permafrost, em determinados pontos da península de Yamal.

Buraco Gigante

Buraco Gigante

02 – O eclipse do Sol sempre foi um fenômeno rodeado de mistério desde a antiguidade. Assim, os Mayas utilizavam para controlar a sociedade. Hoje este evento já tem explicação científica bem precisa. De acordo com os astrônomos o efeito ótico se deve ao fato de, em uma fase específica, a Lua ocultar o Sol, da perspectiva da Terra, naturalmente. Apesar disso, algumas pessoas ainda acreditam que este dia está carregado de uma energia especial que ajuda em vários aspectos da vida como, por exemplo, a saúde ou o sucesso de uma dieta.

Eclipse

Eclipse

03 – Outro fenômeno que durante muito tempo deixou as pessoas inquietas, principalmente os amantes dos OVNIS, são os gigantescos buracos azuis. Os geólogos descobriram que são covas submarinas quase circulares que se formaram durante as eras glaciais, quando o nível do mar estava de 100 a 150 metros mais baixo, e agora tem este contraste de cores da água devido a diferença da profundidade. Mesmo com a explicação científica, as especulações sobre a origem destes círculos marinhos continuam na rede.

Círculos Azuis

Círculos Azuis

04 – Cada ano milhões mariposas percorrem mais de 3.000
quilômetros, entre o leste dos Estados Unidos e o México, para fugir do Frio. Os cientistas continuam investigando seu complexo sistema de navegação, que pode competir com o sistema das aves. O que já se sabe é que estes incríveis insetos utilizam suas antenas como fotosensores para guiar-se pelo caminho.

Mariposas Viajantes

Mariposas Viajantes

05 – Outros objetos misteriosos e também de forma perfeitamente circular são os círculos de vegetação submarina no oceano encontrados graças ao Google Maps, em maio deste ano, perto da ilha croata de Dugi Otok. Apesar da explicação exata do fenômeno ainda não ter sido encontrada, os cientistas já afirmam que são resultados de atividade humana.

Circulos submarinos

Circulos submarinos

06 – O fenômeno dos pilares de luz sempre foi associado a algo divino. Entretanto, este efeito ótico, que pode ser contemplado durante os dias mais frios do ano nas regiões onde a temperatura baixa é comum, deve-se ao reflexo da luz pelos cristais de gelo ao amanhecer e ao entardecer.

Reflexo do Gelo

Reflexo do Gelo

07 – As pedras do vale da morte, Califórnia, Estados Unidos, que se movem sozinhas durante um século, foi um quebra-cabeça para os cientistas e curiosos – Seria o vento, magnetismo, alienígenas? – No ano passado o pesquisador da NASA, Ralph Lorenz, descobriu que as rochas se movem devido a pequenos pedaços de gelo formadas debaixo delas pela água do rocío, possibilitando o seu movimento pelo vento.

Vale da Morte

Vale da Morte

08 – Mais círculos misteriosos que tiram o sono dos aficcionados pelos enigmas da natureza. Desta vez vem da Grã-Bretanha, onde são gerados vários sinais misteriosos nos campos de cultivo de toda a Inglaterra. O mistério dos círculos britânicos já deu muito o que falar na mídia do país até a última década do século passado, quando algumas pessoas foram descobertas e confessaram que era brincadeira.

Brincadeira Perigosa

Brincadeira Perigosa

09 – A origem dos goeglifos do deserto de Nazca, Perú, visto do ar era algo totalmente incompreensivel. Os arqueólogos do século passado afirmaram que se trata de um conjunto ritual da cultura antiga do Nazca, criado para atrair a chuva, necessária para essa região pouco fértil. Apesar do fenômeno já não ser uma novidade hoje em dia, o deserto não deixa de nos prover de signos enigmáticos de civilizações antigas. Em agosto deste ano, por exemplo, ventanias e tormentas de areia revelaram novas figuras, entre elas, uma serpente de 60 metros.

Mistério Antigo

Mistério Antigo

10 – Os relâmpagos, tão comuns, são considerados um fenômeno simples da natureza, além disso, os cientistas há séculos descobriram que se trata de uma descarga elétrica causada pelas difenças de polaridade nas nuvens. Apesar disso, os pesquisadores do século XXI descobriram que estes raios elétricos estão vinculados com os ventos solares que carregam partículas elétricas.

Relampagos

Relampagos

Fonte: RT-TV

Mistérios científicos sem solução

Mistérios do Universo

O obscuro universo do átomo

Ciência cega

Cientista querem provar o multiverso

Ciência social insensível

Anúncios

agosto 17, 2014 - Posted by | Ciências | , , , , , , ,

2 Comentários »

  1. […] * Publicado no MadeInBlog […]

    Curtir

    Pingback por Ver! | Blog | Dez grandes mistérios da natureza solucionados | agosto 18, 2014 | Responder

  2. […] Dez mistérios da ciência solucionados […]

    Curtir

    Pingback por Como funcionam as marés « Made in Blog | fevereiro 22, 2015 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Marca Livro

A arte de criar histórias em prosa ou verso

bastet - protetora dos gatos

todos os animais merecem o céu e os gatos principalmente

Blog CIN 5018

Informatização de Unidades de Informação

The Promise Carrier

Ebrael's official website in English.

detudosobretudoblog

Este site vai aborda todos os temas voltado para as mulheres

Letícia Giacometti Ribeiro

O diário de uma estudante de Jornalismo

Caminho Alternativo

Geopolítica, atualidades e opinião

Escrita em Foto

Colunas, textos, fotografias; a vida de alguém que busca mais do que apenas viver.

%d blogueiros gostam disto: