Revoluções tecnológicas na medicina
Nos últimos anos a medicina apresentou grandes avanços. O que era impensável há dez ou vinte anos atrás, agora está se tornando realidade.
O site russo slon.ru publicou uma lista com os últimos 10 avanços mais importantes da medicina, que contribuíram para combater enfermidades e a melhorar a nossa qualidade de vida.
01 – Primeira vacina contra Parkinson
Até 2.012, pensava-se que a doença de Parkinson não tinha tratamento. No entanto, no ano passado, a empresa austríaca Affiris AG testou a vacina PD01A, não para aliviar os sintomas como antes mas, sim, para curar a enfermidade. A droga obriga o organismo a destruir a proteína tóxica alfa-sinucleína que se acumula no cérebro, causando a morte do sistema nervoso.
02 – Vacina contra a gripe
Biólogos do Instituto de Pesquisa Scripps, Califórnia, testaram uma vacina eficaz contra todos os tipos de gripe. O super-anticorpo CR9114 pode lutar contra os vírus do tipo A e B e é uma vacina universal contra a gripe. A descoberta vai ajudar a combater eficazmente o vírus e pode prevenir epidemias de gripe suína, como a de 2.009, que deixou 17.000 mortos.
03 – A obtenção de células-tronco
Em 2.007, os geneticistas japoneses, liderados pelo professor Shinya Yamanaka, da Universidade de Kioto, conseguiram células-tronco a partir de células da pele humana. Com a ajuda de um vírus, os pesquisadores injetaram no DNA da pele as proteínas que regulam a atividade dos genes e determinam a mudança do tipo de célula. Como resultado da modificação genética, obtiveram células-tronco.
04 – Super-lente
Uma equipe de cientistas americanos da Universidade de Washington desenvolveram em parceria com colegas da Universidade Aalto da Finlândia, uma lente de contato capaz de projetar a imagem diretamente nos olhos. A tecnologia foi testada com sucesso e seu uso não causa efeitos secundários, embora as lentes tenham de ser melhoradas.
05 – Transplante completo da face
Em 2.010, cirurgiões do Hospital Vall d’Hebron de Barcelona, dirigidos por Juan Barret, realizaram pela primeira vez um transplante completo de face. A operação durou um dia e teve a participação de mais de 30 médicos. O paciente recebeu de um doador, músculos faciais, ossos da mandíbula, pele, nariz, lábios, mandíbula, dentes e garganta, realizando-se o transplante completo de face.
06 – Olhos eletrônicos
Em 2.009, cientistas do instituto de Tecnologia de Massachusets iludiram pessoas cegas graças a um implante com microchip, que se une ao globo ocular humano, o que permite ao paciente ver, ainda que parcialmente. A microcâmera colocada sobre o implante é capaz de transmitir imagens na forma de impulsos às terminações nervosas. O implante gerará eletricidade a partir do calor humano, e sua duração é de 10 anos.
07 – Exoesqueleto eLegs
Em 2.012, a empresa da Califórnia, Berkeley Bionics, apresentou o seu primeiro exoesqueleto eLegs, desenvolvido para ajudar as pessoas com paralisia nas pernas que, graças a este implante, não só poderão ficar em pé, mas também recuperar sua capacidade motora.
08 – Genes da longevidade
Uma equipe de cientistas liderados pelo Kings College de Londres, descobriram oito combinações genéticas responsáveis pela produção dos hormônios que determinam o processo de envelhecimento. O hormônio sulfato de dehidroepiandrosterona é produzido nas glândulas supra-renais. O nível máximo no corpo humano é alcançado entre os 20 e os 30 anos e depois dos 30, diminui. Ao aprender a elevar o seu nível, a humanidade poderá ampliar consideravelmente a vida da pessoa.
09 – Capacete Antidepressivo
Cientistas da Universidade de Medicina da Carolina do Sul realizaram um estudo em agosto de 2.012, com o propósito de demonstrar que com a ajuda de um campo magnético se pode aliviar a condição dos pacientes com depressão. O estudo envolveu 190 pacientes que padeciam desta enfermidade e que utilizaram este capacete especial eletromagnético durante 37 minutos. O efeito terapêutico foi foi observado em 14% pacientes.
10 – Cura para o alcoolismo
O selincro é uma cura para o alcoolismo, inventada por farmaceuticos da empresa dinamarquesa Lundbec e aprovado pela Agência Europeia de Medicamentos que foi colocado a venda em 2.013, nas farmácias europeias. O princípio de ação da droga é simples: alguns comprimidos que reduzem a sensação de euforia depois da bebida pelo paciente, diminuindo o seu desejo de beber.
Fonte: RT
Exoesqueleto – Super-herói real
8 Comentários »
Deixe um comentário
-
Arquivos
- outubro 2021 (2)
- fevereiro 2021 (1)
- agosto 2020 (1)
- julho 2020 (1)
- maio 2020 (3)
- abril 2020 (5)
- março 2020 (3)
- novembro 2019 (1)
- setembro 2019 (1)
- novembro 2018 (1)
- setembro 2018 (1)
- junho 2018 (3)
-
Categorias
- Animação
- Arabic
- Arquivo X
- blogosfera
- Ciências
- Cinema
- Concursos.
- curiosidades
- divulgação gratis
- downloads
- english
- Espanhol
- esportes
- Google +
- Grandes Amigos
- Inglês
- Internacional
- internet
- Judiciário
- Música.
- Mensagens
- Migração
- oportunidades
- Otimização_
- Piadas
- Política
- Policia
- Redes Sociais
- Reflexões
- Resumos Semanais.
- Saúde
- segurança
- televisão
- Uncategorized
- Utilidade Pública
- Videos
- youtube
-
RSS
Entries RSS
Comments RSS
Muito bom obter informações sobre tantas pesquisas de valor inestimável para a humanidade. É animador!
CurtirCurtir
Olá Rosania:
Melhor que isso, só se os pobres pudessem também utilizar, não é mesmo?
Infelizmente moramos no Brasil e não na Dinamarca, Suécia ou Noruega.
ABS
CurtirCurtir
[…] * Publicado no MadeInBlog […]
CurtirCurtir
Pingback por Ver! | Blog | Revoluções tecnológicas na medicina | fevereiro 2, 2014 |
[…] Revoluções tecnológicas na medicina […]
CurtirCurtir
[…] Dez maiores descobertas da medicina […]
CurtirCurtir
[…] Dez maiores descobertas da medicina […]
CurtirCurtir
[…] Dez maiores descobertas da medicina […]
CurtirCurtir
[…] Revoluções tecnológicas na medicina […]
CurtirCurtir