Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Revoluções tecnológicas na medicina

pesquisas revolucionárias

Avanços da Medicina

Nos últimos anos a medicina apresentou grandes avanços. O que era impensável há dez ou vinte anos atrás, agora está se tornando realidade.

O site russo slon.ru publicou uma lista com os últimos 10 avanços mais importantes da medicina, que contribuíram para combater enfermidades e a melhorar a nossa qualidade de vida.

01 – Primeira vacina contra Parkinson

Até 2.012, pensava-se que a doença de Parkinson não tinha tratamento. No entanto, no ano passado, a empresa austríaca Affiris AG testou a vacina PD01A, não para aliviar os sintomas como antes mas, sim, para curar a enfermidade. A droga obriga o organismo a destruir a proteína tóxica alfa-sinucleína que se acumula no cérebro, causando a morte do sistema nervoso.

02 – Vacina contra a gripe

Biólogos do Instituto de Pesquisa Scripps, Califórnia, testaram uma vacina eficaz contra todos os tipos de gripe. O super-anticorpo CR9114 pode lutar contra os vírus do tipo A e B e é uma vacina universal contra a gripe. A descoberta vai ajudar a combater eficazmente o vírus e pode prevenir epidemias de gripe suína, como a de 2.009, que deixou 17.000 mortos.

03 – A obtenção de células-tronco

Em 2.007, os geneticistas japoneses, liderados pelo professor Shinya Yamanaka, da Universidade de Kioto, conseguiram células-tronco a partir de células da pele humana. Com a ajuda de um vírus, os pesquisadores injetaram no DNA da pele as proteínas que regulam a atividade dos genes e determinam a mudança do tipo de célula. Como resultado da modificação genética, obtiveram células-tronco.

04 – Super-lente

Uma equipe de cientistas americanos da Universidade de Washington desenvolveram em parceria com colegas da Universidade Aalto da Finlândia, uma lente de contato capaz de projetar a imagem diretamente nos olhos. A tecnologia foi testada com sucesso e seu uso não causa efeitos secundários, embora as lentes tenham de ser melhoradas.

05 – Transplante completo da face

Em 2.010, cirurgiões do Hospital Vall d’Hebron de Barcelona, dirigidos por Juan Barret, realizaram pela primeira vez um transplante completo de face. A operação durou um dia e teve a participação de mais de 30 médicos. O paciente recebeu de um doador, músculos faciais, ossos da mandíbula, pele, nariz, lábios, mandíbula, dentes e garganta, realizando-se o transplante completo de face.

06 – Olhos eletrônicos

Em 2.009, cientistas do instituto de Tecnologia de Massachusets iludiram pessoas cegas graças a um implante com microchip, que se une ao globo ocular humano, o que permite ao paciente ver, ainda que parcialmente. A microcâmera colocada sobre o implante é capaz de transmitir imagens na forma de impulsos às terminações nervosas. O implante gerará eletricidade a partir do calor humano, e sua duração é de 10 anos.

07 – Exoesqueleto eLegs

Em 2.012, a empresa da Califórnia, Berkeley Bionics, apresentou o seu primeiro exoesqueleto eLegs, desenvolvido para ajudar as pessoas com paralisia nas pernas que, graças a este implante, não só poderão ficar em pé, mas também recuperar sua capacidade motora.

08 – Genes da longevidade

Uma equipe de cientistas liderados pelo Kings College de Londres, descobriram oito combinações genéticas responsáveis pela produção dos hormônios que determinam o processo de envelhecimento. O hormônio sulfato de dehidroepiandrosterona é produzido nas glândulas supra-renais. O nível máximo no corpo humano é alcançado entre os 20 e os 30 anos e depois dos 30, diminui. Ao aprender a elevar o seu nível, a humanidade poderá ampliar consideravelmente a vida da pessoa.

09 – Capacete Antidepressivo

Cientistas da Universidade de Medicina da Carolina do Sul realizaram um estudo em agosto de 2.012, com o propósito de demonstrar que com a ajuda de um campo magnético se pode aliviar a condição dos pacientes com depressão. O estudo envolveu 190 pacientes que padeciam desta enfermidade e que utilizaram este capacete especial eletromagnético durante 37 minutos. O efeito terapêutico foi foi observado em 14% pacientes.

10 – Cura para o alcoolismo

O selincro é uma cura para o alcoolismo, inventada por farmaceuticos da empresa dinamarquesa Lundbec e aprovado pela Agência Europeia de Medicamentos que foi colocado a venda em 2.013, nas farmácias europeias. O princípio de ação da droga é simples: alguns comprimidos que reduzem a sensação de euforia depois da bebida pelo paciente, diminuindo o seu desejo de beber.

Fonte: RT

Exoesqueleto – Super-herói real

Top produtos de nanotecnologia

Computador biológico

janeiro 27, 2014 - Posted by | curiosidades | , , , , ,

8 Comentários »

  1. Muito bom obter informações sobre tantas pesquisas de valor inestimável para a humanidade. É animador!

    Comentário por rosaniabastos | janeiro 27, 2014 | Resposta

    • Olá Rosania:

      Melhor que isso, só se os pobres pudessem também utilizar, não é mesmo?

      Infelizmente moramos no Brasil e não na Dinamarca, Suécia ou Noruega.

      ABS

      Comentário por icommercepage | janeiro 28, 2014 | Resposta

  2. […] * Publicado no MadeInBlog […]

    Pingback por Ver! | Blog | Revoluções tecnológicas na medicina | fevereiro 2, 2014 | Resposta

  3. […] Revoluções tecnológicas na medicina […]

    Pingback por Engenharia reversa « Made in Blog | março 27, 2014 | Resposta

  4. […] Dez maiores descobertas da medicina […]

    Pingback por A polêmica do transplante de cabeças « Made in Blog | fevereiro 27, 2015 | Resposta

  5. […] Dez maiores descobertas da medicina […]

    Pingback por Trasplante de cabeza no és ficción « Made in Blog | fevereiro 27, 2015 | Resposta

  6. […] Dez maiores descobertas da medicina […]

    Pingback por Senescênsia – Ciência para viver mais « Made in Blog | março 1, 2015 | Resposta

  7. […] Revoluções tecnológicas na medicina […]

    Pingback por Cientistas criam primeiro líquido poroso « Made in Blog | novembro 14, 2015 | Resposta


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: