A tragédia de Pompéia
A cidade de Pompéia, situada ao sul da Itália, à vinte e dois quilômetros de Nápoles, foi, no passado, uma das maiores cidades romanas, em beleza e riqueza.
Foi fundada setecentos anos antes de cristo, sua cultura era muito influenciada pelos etruscos e os gregos, mas foi no apogeu do império romano que Pompéia viveu seus dias de glória, fatos que antecederam sua tragédia.
Foi a partir dos vinte anos depois de cristo que a cidade começou a expandir sua beleza, prestígio e riqueza, interrompendo, pela primeira vez durante um terremoto em 62 d,c., destruindo uma parte da cidade. Talvez esse fato tenha influenciado na decisão de pessoas que poderiam ter fugido a tempo do que estava para acontecer, uma das maiores tragédias que o mundo antigo conheceu.
Em 24 de agosto do ano 79 d.c., a cidade foi destruída pelo vulcão Vesúvio que entrou em erupção e lançou suas lavas em direção a cidade, além das lavas, o vulcão também foi responsável por uma chuva de cinzas e pedras que destruíram todos os telhados das casas, obstruindo as portas de algumas pessoas que acabaram ficando presas dentro de suas casas enquanto as lavas encobriam toda a cidade.
Muitos séculos depois, um homem descobriu um dos muros da cidade e, durante os anos seguintes, os arqueólogos se encarregaram de fazer escavações e pesquisas, revelando os costumes e toda a vida da época, isso porque as lavas que cobriram os objetos, conservaram-se durante todos esses séculos.
No caso dos corpos, o fenômeno foi mais assustador, depois de cobrir os corpos, o calor da lava destruiu todos os ossos, derretendo a carne, solidificando rapidamente em seguida, deixando a forma de seus corpos na maneira exata como estavam, no momento da tragédia.
Para os estudiosos e a todas as pessoas que conhecem as ruínas e vêem os corpos, esse é o registro mais assustador da história que se teve conhecimento até hoje. È difícil para uma pessoa, não se emocionar com os corpos petrificados.
A chuva de pedras incandescentes, cinzas, lava e poeira destruíram toda a cidade matando cerca de 30 mil pessoas, constituindo-se na maior tragédia natural registrada no mundo antigo. As cidades de Herculano e Stábia não tiveram melhor sorte.
Após a tragédia, ainda houve, por parte do governo romano, esforços no sentido de realizar escavações, mas com a tecnologia da época, acabaram desistindo, assim, a cidade acabou ficando esquecida durante séculos, sendo conhecida apenas por registros escritos.
Quis o destino que séculos depois, no século dezoito, acidentalmente, toda a história fosse descoberta e contada para as gerações posteriores.
42 Comentários »
Deixe um comentário
-
Arquivos
- outubro 2021 (2)
- fevereiro 2021 (1)
- agosto 2020 (1)
- julho 2020 (1)
- maio 2020 (3)
- abril 2020 (5)
- março 2020 (3)
- novembro 2019 (1)
- setembro 2019 (1)
- novembro 2018 (1)
- setembro 2018 (1)
- junho 2018 (3)
-
Categorias
- Animação
- Arabic
- Arquivo X
- blogosfera
- Ciências
- Cinema
- Concursos.
- curiosidades
- divulgação gratis
- downloads
- english
- Espanhol
- esportes
- Google +
- Grandes Amigos
- Inglês
- Internacional
- internet
- Judiciário
- Música.
- Mensagens
- Migração
- oportunidades
- Otimização_
- Piadas
- Política
- Policia
- Redes Sociais
- Reflexões
- Resumos Semanais.
- Saúde
- segurança
- televisão
- Uncategorized
- Utilidade Pública
- Videos
- youtube
-
RSS
Entries RSS
Comments RSS
Muito bom post.
Parabéns pelo texto simples, mas completo e esclarecedor, acrescido de fotos que resumem a história.
Abs.
CurtirCurtir
Obrigado Altemar.
Se uma imagem vale por mil palavras, essas realmente fazem juz ao ditado.
ABçs
CurtirCurtir
Excelente artigo. São impressionantes as formas dos corpos que parecem autenticas esculturas.
Grande abraço
Luísa
CurtirCurtir
Olá Luiza.
Eu também achei parecido com esculturas, de certa forma são, mas quando a gente fica sabendo da história, dá um certo frio na barriga, arrepios pelo corpo todo.
Obrigado pela visita.
ABÇs
CurtirCurtir
Saudações!
Amigo Jânio,
Um texto compacto, porém, com esclarecimentos precisos!
Parabéns pelo excelente Post!
Abraços!
LISON.
CurtirCurtir
Obrigado Lisonn.
Você é um de meus maiores incentivadores, eu lhe agradeço por isso.
Esse parque arqueológico, ao lado de outros parques, como o Egito, são o que há de mais importante em termos de prova da história. Ao contrário do Egito, onde o clima é mais propício para a conservação, Pompéia possui outo fator determinante, aterrorizador também.
E nós temos que nos curvar diante da importância da história, preservação da cultura, porque trata-se, aqui, de uma raridade, assusta, mas é a nossa cultura.
Um grande abraço.
CurtirCurtir
Eu adoro a história dessa cidade, já vi vários filmes e li muitas coisas. Adorei esse post
CurtirCurtir
Obrigado pela visita Debby.
Essas civilizações antigas são realmente fascinantes, no caso de Pompéia, ficou o realato de uma época.
ABÇs
CurtirCurtir
Fascinante! Sempre me interessei pela história de Pompéia.
Muito bom post. Abraços!
CurtirCurtir
Obrigado Sandra, é muito bom ver interesses em comum com a blogosfera, de um modo geral, isso nos torna sempre mais consciente e produtivos, dentro de nossas limitações, é claro.
ABÇs
CurtirCurtir
Sensacional seu post amigo, muito bom uma aula sintetizada.
abraços forte
CurtirCurtir
Obrigado pela força amigo.
Essa cidade mostra o retrato da maior tragédia da história. Note na foto que o vulcão ainda está lá, mas a região já não é tão habitada.
ABçs
CurtirCurtir
Olá Jânio,eu sempre pesquisei tudo que se relaciona com as 3 cidades Italianas,Pompeia,Herculanum e Estàbia as três cidades engolida pelo vulção em agosto do ano 74.Se vc ler meu perfil verá porque,desde de criança tudo isso me assustava e me fascinava.Estive nas ruinas de Herculanum e Pompeia e foi muito emocionante,p/mim chegar ao lugar dos meus sonhos.Parabéns pelo post.Fica com Deus e Jesus.
CurtirCurtir
Jânio,estive em Herculanum,Pompéia,e Estábia em novembro do ano passado como disse a emoção foi tanta que fiquei hospitalizada em Roma. A tragédia do dia 24 de agosto de79 quando o Monte Vesúvio entrou em erupção soterrando as três cidades romanas,deixa qualquer pessoa com o emocional descompesado,Agora vc imagina,uma pessoa conviver com um sonho por 56 anos como no meu caso,depois a gente vai descobrir que o sonho existiu a quase dois mil anos atras.Eu pensava que eu estava pirando.Hoje graças a Deus eu encontrei a tranquilidade. Fica com Deus.
CurtirCurtir
Olá Marlete.
Eu imagino a sua emoção, eu fico emocionado só de saber que você esteve lá. Fico imaginando como seria chegar em um lugam como esse, ver a “sombra” dessa pobres criaturas, e o terror estampado em suas faces, eu ainda não sei bem se eu chegaria até lá.
Obrigado pela visita e comentário.
Abraços.
CurtirCurtir
Pompéia nunca mais foi a mesma após ser visitada pelo Pink Floyd.
CurtirCurtir
Opa Gabriel.
Essa história do Pink floyd e não estava sabendo não.
ABÇs
CurtirCurtir
Eu sempre AMEI ler esses assuntos, mas estas fotos são novidades para mim! Existem outras das pessoas “mumificadas” pelas larvas. Incrível! As pessoas parecem “congeladas” no tempo. Há tantas coisas trágicas que acontecem neste mundo …. estamos felizes estamos vivos e saudáveis!
CurtirCurtir
É isso mesmo Sissym.
Pompéia deixou registros da história, soterados, que lembram as descobertas egípcias de tão formidáveis, do ponto de vista histórico, no caso de pompéia é muito mais triste.
ABÇs
CurtirCurtir
Sabe, Janio, preciso procurar mais informações pq estava aqui pensando que na primeira vez que houve o terremoto eu acho que eles mudaram o lugar da cidade, mas não para tão longe. Eu acho… não tenho certeza. Na verdade, ele entrou em erupção muitas vezes, sendo num unico ano 6 vezes. Desde 1944 ele está adormecido, em 1968 chegou a entrar em atividade. Ele é o único no mundo que nunca pára de fato. Em 79 foi a pior erupção, parece que encobriu parte da Europa com fumaça e gases. Ou seja, ele é um monstro que a qq instante acordará, mas desta vez ao invés de matar cerca de 30mil pessoas, massacrará milhões.
CurtirCurtir
Vamos torcer para a tecnologia evoluir o suficiente para que se possa prever uma catátrofe dessa proporção, assim haverá tempo para que as pessoas estejam em segurança.
Enquanto isso os cerca de 14 mil pessoas que moram lá deviam pensar seriamente em mudar de ares.
Um grande abraço Sissym.
CurtirCurtir
Essas histórias do mundo antigo sempre mecheram comigo. Causam muita emoção. No caso de Pompéia, fico pensando como tudo isso pode ter acontecido.
CurtirCurtir
Olá Rose:
Realmente, desperta muita curiosidade.
Não é à toa que há tantos filmes retratando aquela que era uma das cidades mais importantes do mundo, ao lado de Roma.
ABS
CurtirCurtir
Nunca tinha ouvido falar , e nem tinha lido nada sobre a história de Pompéia , mas quando li , fiquei impressionada com os relatos da época é uma história triste , principalmente porque várias pessoas morrem e também pelo fim que leva os corpos delas , mas é uma história fascinante!!!
😀 Um Grande Abraço ❤
😛 e Muito Obrigadaaa!!! (L)
=)
CurtirCurtir
Olá:
Obrigado pela sua visita:
Realmente é uma história chocante. Muita coisa dessa cidade impressiona, mas o que choca muito são os corpos, é preciso uma dose de sangue frio para vê-los sem sentir-se mal.
Para pessoas mais sensíveis, nem é muito recomendável.
ABS
CurtirCurtir
😀 ❤ =) :-p (L)
CurtirCurtir
gostei muito
CurtirCurtir
Olá Joazala:
A tragédia de Pompéia lembra muito as tragédias Gregas, mas é real, é uma tragédia Italiana.
Conviver em zonas de perigo, como acontece no Japão, é um risco incalculávio, podendo fazer com que desapareçam gerações inteiras.
ABS
CurtirCurtir
Oiiii… Estava procurando um texto sobre Pompeia para mostrar para a minha filha e achei o seu. Muito bom!! Parabéns pela excelente descrição. Um dia espero ir à Pompéia…
CurtirCurtir
Olá Luciana:
Que bom que você gostou do texto.
A história de Pompéia só pôde ser contada devido a tragédia, essa tragédia deixou Pompéia em evidência, inclusive superando Roma. em alguns aspectos históricos.
ABS
CurtirCurtir
Muito bom!
CurtirCurtir
Olá Louiz:
Obrigado pela força.
ABS
CurtirCurtir
perfeito saudações !!!!!!!!!!! 🙂
CurtirCurtir
Obrigado pela força, parceira.
CurtirCurtir
[…] https://icommercepage.wordpress.com/2009/10/09/a-tragedia-de-pompeia/ […]
CurtirCurtir
Estive dia 12/11/13 com minha esposa visitando as ruínas de Pompéia, e confesso que fiquei impressionado em conhece-lá pessoalmente, pois só ouvi falar desta cidade através da história. Indo a Itália não deixem de ir conhecer as ruínas.
CurtirCurtir
Olá Aroldo:
Obrigado pelo seu depoimento.
Eu ainda não conheço, o que eu sei é que, pelos depoimentos, Pompéia estabelece um paradoxo muito forte entre vida e morte e, estudando a história daquela que foi a segunda cidade mais importante do mundo, depois de Roma, descobrimos que há muitas reflexões a serem feitas sobre a cidade, desde religião, cidadania, até a sua relação com a própria cidade de Roma, inclusive ajudando a explicar como era a capital do mundo imperialista daquela época.
ABS
CurtirCurtir
[…] A tragédia de Pompéia […]
CurtirCurtir
Demais!
CurtirCurtir
esse site e muito bom,parabens para quem criou ele .eu fiquei assustada com as himagens um abraço.
CurtirCurtir
Obrigado pela força camilly.
CurtirCurtir
[…] A tragédia de Pompeia […]
CurtirCurtir