Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Como os peixes respiram dentro da água

peixes exóticos

Peixe-Porco

Os peixes que vemos no mar são a maior classe de vertebrados no planeta, e já existem há muitos anos. Na realidade, há 45 milhões de anos! Podemos encontrar peixes em mares, oceanos, rios e lagos. Há peixes de todos os tamanhos. Há peixes com 1 centímetro, mas também há peixes com 18 metros. Como os peixes nadam muito depressa e têm uma cobertura mole conseguiram sobreviver durante muitos anos. O sistema respiratório dos peixes tem: boca; brânquias ou guelras; fenda opercular e opérculos (quase todos os peixes os têm). Agora que já sabe o que os peixes possuem, vamos perceber como respiram!

Os humanos como nós respiram através dos pulmões. Mas isso não acontece com os peixes: estes respiram por aquilo a que se chama brânquias ou guelras.

As brânquias ou guelras facilitam aquilo a que se chama respiração aquática. A água entra pela boca do peixe e vai até às guelras. Aí, o sangue recebe oxigênio. Depois, expulsa dióxido de carbono pelos opérculos, que são na realidade os buracos que se encontram em cada lado da cabeça do peixe. Como vê, nunca engolem a água do mar!

No corpo dos peixes há algo que nós também temos, que se chama vasos sanguíneos. Estes vasos vão ajudar o oxigênio a passar para o sangue. Isto é muito importante para todos os seres vivos. Mas também há peixes que não possuem opérculos, como os tubarões e as raias. No entanto, animais como os crustáceos (caranguejos e camarões) e os moluscos (mexilhões e ostras) também utilizam este tipo de respiração. O que acontece nas brânquias dos peixes é parecido ao que acontece com os pulmões dos humanos: a água que o opérculo joga para fora tem menos oxigênio e mais dióxido de carbono do que aquela que entra. O que faz sentido, pois o oxigênio é fundamental para todos os seres vivos, e sem ele, nenhum animal conseguiria sobreviver em boas condições.

Creative commons – CC BY 3.0
 
Fonte: EBC
 
 

março 30, 2016 - Posted by | Ciências, curiosidades | , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: