Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Por que a chuva não cai?

Pressão Atmosférica

Pressão Atmosférica

Eu comecei a discutir com uma professora de física depois de várias perguntas que ela insistia em me fazer, tudo começou com a gravidade:

– Desconsiderando-se os efeitos do ar, se jogarmos uma pedra de cinquenta quilos e uma pena de uma altura de 10.000 metros, qual chega ao chão primeiro?

– A pedra – respondi.

– Não, chegam juntos – respondeu a professora.

Naturalmente, eu fiquei inconformado, independente de qualquer experimento que pudesse ter sido feito na torre de Pisa há muito tempo atrás por Galileu Galilei.

– Há dez mil metros de altura, a pena iria flutuar e nem chegaria a cair – retruquei.

– Eu disse: desconsiderando os efeitos do ar – insistiu ela.

– Assim não funciona, respondi, se desconsiderarmos os efeitos do ar, nada vai fazer sentido, nem tudo cai. Além disso, a experiência de Galileu foi feita numa época em que o planeta Terra era o centro do Universo, ignorando os outros planetas – completei. Galileu revelou suas descobertas ao mundo, revelando que não estamos no centro do Universo, mas ignorou os outros planetas em suas expleriências. Se fizéssemos essa experiência na Lua, qual seria o resultado?

Vamos imaginar que o homem sem traje espacial seja uma pena e o homem com traje espacial seja uma bola de canhão. Qual dos dois chegaria ao chão primeiro na Lua?

– Mas a densidade do ar na Lua é menor que a terra – disse ela.

– Sim, mas é como um jogo de futebol na chuva. Se está ruim para o homem com traje, está ruim para o homem sem traje também.

– Você sabe porque um navio não afunda? – tornou a perguntar ela.

– Eu não, mas acredito que seja pelo mesmo motivo de uma canoa indígena não afundar, ou seja, densidade.

Foi aí que eu me lembrei de uma experiência com ar no secundário: Tirando o tubo de tinta da caneta Bic, mergulhando ela num copo de água, em seguida, tapamos as entradas de ar, ao subir, a água fica suspensa no ar, dentro da caneta. É claro que isso ocorre por causa do ar, mas porque a água não cai?

Depois de alguns segundos eu cheguei a conclusão que isso seria por causa da pressão; Quando tapamos as entradas de ar da caneta, aumentamos a pressão do ar e a água não cai, entretanto, se deixarmos o ar entrar, a pressão será menor e a água irá cair. Notamos aqui que a pressão do ar não tem nada a ver com temperatura, isso também ajuda a explicar porque a chuva fica suspensa no ar, pressão atmosférica. Falta de ar lá em cima, aumenta a pressão e a chuva não cai.

Por outro lado, a chuva de granizo poderia ter a ver com a temperatura lá em cima, quando a água da chuva atinge uma altura com pressão baixa, além de temperatura baixa, a água congela e cai. A temperatura lá em cima deve ser muito baixa para congelar a água tão rapidamente e, apesar de a pressão alta não segurar o gelo, e pelo fato do granizo descer com a chuva, isso prova que a pressão está baixa nesse momento e, talvez, essa baixa temperatura tenha certa influência na baixa da pressão, apesar de nem sempre ser suficiente para formar granizo.

A questão do homem na lua tem sido polêmica também por causa da pressão atmosférica: Se não existe ar na Lua, a pressão teria de ser muito alta. Será que o ser humano suportaria tal pressão?

Até hoje os americanos tem dificuldade para tirar um foguete do chão, isso quando não explode. Dizem que a NASA não tem financiamento suficiente para suas pesquisas, mas quem ganhou dinheiro com os produtos desenvolvidos com os projetos da NASA? Quanto essas empresas investiram de volta?

Quando o Governo investe em pesquisa, essas pesquisas estão abertas às empresas comerciais, mas quando esses projetos são desenvolvidos, o governo não tem direitos sobre tais desenvolvimentos de volta para continuar. Ocorre uma interrupção no processo: o Governo oferece tecnologia mas não recebe de volta, pior não pode fazer nenhuma pesquisa baseada nesses desenvolvimentos que passam a ser patenteados.

By Jânio

Ponto de Ebulição

 Ciência social insensível

Anúncios

janeiro 20, 2016 - Posted by | Ciências | , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: