Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Escoceses poderão curar cegueira hereditária

cegueira social

Médicos escoceses transplantaram células-tronco para os olhos de dois pacientes, em uma clínica, com o objetivo de curar cegueiras, incluindo cegueira genética.

Sylvia Paton, uma das pessoas envolvidas em uma pesquisa do governo, sofre de aniridia, uma doença rara que danifica a córnea e é acompanhada por doenças como glaucoma, catarata e insuficiência límbico com fotofobia. A visão desses pacientes é quase impossível de corrigir.

Até agora, todas as operações de transplante de córnea podiam ser realizadas somente utilizando material biológico de pessoas mortas mas, graças a este projeto, será possível pela aplicação de células-tronco criadas pelo Serviço de Transfusão de Sangue Nacional Escocês, não necessitando de doadores.

A doença grave de Paton se traduz na ausência de iris, diminuição da acuidade visual de 10% e fotofobia. Durante o procedimento cirúrgico eles removeram tecidos mortos da córnea, pelo método genérico em operações com células-tronco e eliminaram a catarata. Depois os médicos colocaram as células-tronco sobre as células do olho que permaneciam saudáveis.

Ao serem implantadas junto com o tecidos saudáveis, as células-tronco começaram a desenvolver uma córnea sã. O problema é que o processo é muito lento, os médicos acreditam que possa demorar cerca de 12 meses.

Como Paton foi operado em fevereiro, nem os médicos e nem a paciente sabem se o procedimento será efetivo.

O estudo envolve mais 18 pacientes, oito dos quais já passaram por um transplante de células-tronco. Desse mesmo grupo, dez serão tratados com métodos tradicionais, o que permitirá aos cientistas avaliar os resultados pelo seu método.

Em caso de êxito, os escoceses irão revolucionar o tratamento da cegueira, causada pela falha da córnea danificada, a segunda principal causa de falta de visão, depois da catarata, da qual padecem cerca de vinte milhões de pessoas em todo o mundo.

Fonte: RT-TV

Comentário: Aos poucos a ciência vai vencendo as barreiras do preconceito e ficando bem próxima da Idade Média, quando todas as ciências se misturavam, inclusive com as ciências ocultas, não comprovadas cientificamente. Do outro lado está a religião, que é tão importante para nos aconselharmos e moderar nossos atos.

Desde as primeiras experiências médicas sempre houveram muitas polêmicas, isso foi importante para que houvesse o equilíbrio entre a morar, a lei e a ética, principalmente em época de mudanças.

Enquanto os banqueiros concentram noventa por cento de todas as riquezas do mundo, hesitamos em aprovar investimentos em pesquisas espaciais.

No caso da genética, a questão fica muito mais interessante e polêmica, mas a polêmica perde a força com os avanços da nanotecnologia, experiências cerebrais e descobertas que deverão revolucionar o nosso modo de vida, como é o caso da impressora de alimentos.

… mas as questões mais importantes para a nossa vida, como a globalização e a reação do primeiro mundo, quando os Bilderbergers decidirem investir em mercados consumidores em desenvolvimento, como o BRICS, essa ainda é imprevisível.

Adaptação do texto e comentários: By Jânio

About these ads

junho 11, 2012 - Posted by | Ciências | , , , , , , , , ,

5 Comentários »

  1. Valeu meu amigo por interessante relato em post e ainda bem que a ciência esta evoluindo para ajudar ao Homem e eu tenho visto a questão do Glaucoma bem de perto visto minha mãe com mais de 70 anos esta sofrendo com as consequências e causas dessa patologia, mas fico saber o fato que reescrevo aqui de sua postagem onde diz bem assim:
    “Em caso de êxito, os escoceses irão revolucionar o tratamento da cegueira, causada pela falha da córnea danificada, a segunda principal causa de falta de visão, depois da catarata, da qual padecem cerca de vinte milhões de pessoas em todo o mundo.”

    Comentário por charlesnetto | junho 11, 2012 | Resposta

    • Olá Charles:

      Eu é que agradeço pela sua participação:

      Estou encerrando por hoje, mas amanhã respondo no blog.

      Além do problema nos olhos, fiz também um alerta para uma cegueira séria que é a globalização e as suas consequências, onde os Bilderbergers parecem querer especular com os Brics, para conseguir levar o resto das riquezas que alinda lhes falta. Como os nossos Bilderbergers não estão dispostos a abrir mão, poderemos ter problemas sérios, por isso, será bom curarmos nossos olhos e ficar de olho no grande olho que tudo vê no alto da pirâmide.

      ABS

      Comentário por icommercepage | junho 11, 2012 | Resposta

  2. Tenho um colega de trabalho, que tem na família casos de cegueira hereditária, seu avô, ficou totalmente cego aos 60 anos, sua mãe igualmente a sua tia ficaram totalmente cegas por volta dos 50 anos ele tem vários irmãos, são trabalhadores mas com poucos recursos, alguns deles inclusive primos já apresentam alguns sinais de deficiência visual.
    Onde se pode recorrer aqui no Brasil, melhor ainda São Paulo para um Diagnóstico e quem sabe até um tratamento.
    Agradeço se enviar resposta para: leonel.generale@gmail.com
    Abraços
    Leonel

    Comentário por Leonel Paim | maio 5, 2014 | Resposta

    • Olá Leonel:

      Sem dinheiro é meio difícil, o melhor é fazer uma campanha.

      pesquise em inglês na internet, vai encontrar muita informação sobre

      Comentário por icommercepage | maio 10, 2014 | Resposta

    • Em São Paulo há dois hospitais que são referencia: Sírio Libanês e Albert Eintein.

      Entretanto, como eu disse, sem dinheiro é mais difícil.

      O portal saúde também é um bom local para informações.

      ABS

      Comentário por icommercepage | maio 10, 2014 | Resposta


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 219 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: