Made in Blog

Divulgação, internet, downloads, blogs, web2.0

Escoceses poderão curar cegueira hereditária

cegueira social

Médicos escoceses transplantaram células-tronco para os olhos de dois pacientes, em uma clínica, com o objetivo de curar cegueiras, incluindo cegueira genética.

Sylvia Paton, uma das pessoas envolvidas em uma pesquisa do governo, sofre de aniridia, uma doença rara que danifica a córnea e é acompanhada por doenças como glaucoma, catarata e insuficiência límbico com fotofobia. A visão desses pacientes é quase impossível de corrigir.

Até agora, todas as operações de transplante de córnea podiam ser realizadas somente utilizando material biológico de pessoas mortas mas, graças a este projeto, será possível pela aplicação de células-tronco criadas pelo Serviço de Transfusão de Sangue Nacional Escocês, não necessitando de doadores.

A doença grave de Paton se traduz na ausência de iris, diminuição da acuidade visual de 10% e fotofobia. Durante o procedimento cirúrgico eles removeram tecidos mortos da córnea, pelo método genérico em operações com células-tronco e eliminaram a catarata. Depois os médicos colocaram as células-tronco sobre as células do olho que permaneciam saudáveis.

Ao serem implantadas junto com o tecidos saudáveis, as células-tronco começaram a desenvolver uma córnea sã. O problema é que o processo é muito lento, os médicos acreditam que possa demorar cerca de 12 meses.

Como Paton foi operado em fevereiro, nem os médicos e nem a paciente sabem se o procedimento será efetivo.

O estudo envolve mais 18 pacientes, oito dos quais já passaram por um transplante de células-tronco. Desse mesmo grupo, dez serão tratados com métodos tradicionais, o que permitirá aos cientistas avaliar os resultados pelo seu método.

Em caso de êxito, os escoceses irão revolucionar o tratamento da cegueira, causada pela falha da córnea danificada, a segunda principal causa de falta de visão, depois da catarata, da qual padecem cerca de vinte milhões de pessoas em todo o mundo.

Fonte: RT-TV

Comentário: Aos poucos a ciência vai vencendo as barreiras do preconceito e ficando bem próxima da Idade Média, quando todas as ciências se misturavam, inclusive com as ciências ocultas, não comprovadas cientificamente. Do outro lado está a religião, que é tão importante para nos aconselharmos e moderar nossos atos.

Desde as primeiras experiências médicas sempre houveram muitas polêmicas, isso foi importante para que houvesse o equilíbrio entre a morar, a lei e a ética, principalmente em época de mudanças.

Enquanto os banqueiros concentram noventa por cento de todas as riquezas do mundo, hesitamos em aprovar investimentos em pesquisas espaciais.

No caso da genética, a questão fica muito mais interessante e polêmica, mas a polêmica perde a força com os avanços da nanotecnologia, experiências cerebrais e descobertas que deverão revolucionar o nosso modo de vida, como é o caso da impressora de alimentos.

… mas as questões mais importantes para a nossa vida, como a globalização e a reação do primeiro mundo, quando os Bilderbergers decidirem investir em mercados consumidores em desenvolvimento, como o BRICS, essa ainda é imprevisível.

Adaptação do texto e comentários: By Jânio

About these ads

junho 11, 2012 - Publicado por | Ciências | , , , , , , , , ,

2 Comentários »

  1. Valeu meu amigo por interessante relato em post e ainda bem que a ciência esta evoluindo para ajudar ao Homem e eu tenho visto a questão do Glaucoma bem de perto visto minha mãe com mais de 70 anos esta sofrendo com as consequências e causas dessa patologia, mas fico saber o fato que reescrevo aqui de sua postagem onde diz bem assim:
    “Em caso de êxito, os escoceses irão revolucionar o tratamento da cegueira, causada pela falha da córnea danificada, a segunda principal causa de falta de visão, depois da catarata, da qual padecem cerca de vinte milhões de pessoas em todo o mundo.”

    Comentário por charlesnetto | junho 11, 2012 | Responder

    • Olá Charles:

      Eu é que agradeço pela sua participação:

      Estou encerrando por hoje, mas amanhã respondo no blog.

      Além do problema nos olhos, fiz também um alerta para uma cegueira séria que é a globalização e as suas consequências, onde os Bilderbergers parecem querer especular com os Brics, para conseguir levar o resto das riquezas que alinda lhes falta. Como os nossos Bilderbergers não estão dispostos a abrir mão, poderemos ter problemas sérios, por isso, será bom curarmos nossos olhos e ficar de olho no grande olho que tudo vê no alto da pirâmide.

      ABS

      Comentário por icommercepage | junho 11, 2012 | Responder


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 213 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: