Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Panamá Papers – O maior vazamento da história

parcialmente escandaloso

Sistema de Poder

Embora, ao contrário de outros líderes mundiais, o nome de Putin não esteja nos documentos vazados, a mídia ocidental centra o escândalo no  presidente russo.

A revelação dos chamados Panamá Papers, (documentos do Panamá) –  vazamento em massa de documentos financeiros das empresas com atividades em paraísos fiscais  –  tornou-se rapidamente uma questão importante dos meios de comunicação em todo o mundo. No entanto, alguns deles optaram por apresentar os dados revelados de uma maneira  bastante seletiva.

De acordo com os materiais descobertos, que inclui 11 milhões e meio de documentos de advogados panamenhos, Mossack Fonseca, doze lideres, estadistas, presidentes e inúmeros nomes importantes no âmbito político, cultural e desportivo de diferentes países, todos relacionados ás empresas em paraísos fiscais. Em uma mensagem no Twitter, Edward Snowden classificou a divulgação como “o maior vazamento da história do jornalismo de dados”.

Quem são os famosos envolvidos?

Entre as personalidades mencionadas estão o primeiro-ministro da Islândia, David Sigmundur Gunnlaugsson; o Rei da Arábia Saudita Abdullah bin Abdelaziz Al Saud; o presidente argentina, Mauricio Macri; o atual presidente ucraniano, Pyotr Poroshenko ou o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Khalifa bin Zayed bin Sultan Al Nahyan. Também os ex-primeiros-ministros da Geórgia, Jordânia, Qatar, um ex-vice-presidente iraquiano,  um ex-emir do Qatar (Catar),  um ex-presidente do Sudão e o ex-primeiro-ministro ucraniano Pavel Lazarenko, já condenado.

Entre outros nomes relacionados ao caso estão os irmãos Pedro e Agustín Almodóvar, o jogador de futebol Lionel Messi, bem como membros de famílias e parentes de líderes políticos. Entre outros da lista estão amigos próximos do presidente da Rússia, Vladimir Putin , e, apesar de o nome do presidente russo não aparecer em nenhum dos documentos vazados,  a mídia ocidental tem focado quase exclusivamente Putim, dando pouca atenção aos  envolvidos de seus próprios países.

Como a mídia mostra a notícia?

Por exemplo, o jornal britânico The Guardian publicou a notícia sob o título “Revelado: investigação  offshore de 2 bilhões leva à Vladimir Putin” embora, como admite o mesmo jornal, “o nome do presidente não aparece em nenhum dos documentos “. Além disso, o artigo, escrito por Luke Harding,  também vem acompanhado por um vídeo intitulado “Como ocultar bilhões” com uma imagem de Putin no topo.

Ao mesmo tempo, um outro artigo , também assinado por Harding no mesmo dia, centra-se no primeiro-ministro britânico, David Cameron, que “prometeu acabar com o sigilo  em matéria  de impostos  ‘no Reino Unido e descreveu alguns dos mecanismos dos paraísos fiscais que permitem às pessoas  minimizar as suas taxas de impostos como ‘moralmente inaceitável’ ‘.

“Nenhum dos artigos menciona o pai de David Cameron”

“Nenhum dos artigos  [de Luke Harding] menciona pelos nomes qualquer um dos 12  líderes mundiais, atuais e antigos,  identificados nos documentos, nem menciona o pai de David Cameron, que também está lá , ” denuncia o portal off-Guardian. De acordo com os documentos vazados, o pai do primeiro-ministro, Ian Cameron, que morreu em 2010, “usou  Mossack Fonseca para proteger o seu fundo de investimentos, Blairmore Holdings Inc, da taxação de impostos do Reino Unido”. lembrou o  também britânico ‘Mirror’ .

Leia opinião dos especialistas na RT-TV

Lavagem de dinheiro no HSBC da Suíça

Tax Haven – o inferno da economia americana

A história da Rede Globo

Paraísos fiscais da máfia brasileira

Panamá papers – E os magnatas americanos
 

abril 5, 2016 - Posted by | Arquivo X, Internacional, Política | , , , , , ,

3 Comentários »

  1. […] Panamá Papers […]

    Curtir

    Pingback por Passo-a-passo do golpe do impeachment « Made in Blog | maio 10, 2016 | Responder

  2. […] Panamá Papers […]

    Curtir

    Pingback por O governo de Temer é unanimidade « Made in Blog | maio 30, 2016 | Responder


Deixe um comentário

Coletivo BIL

Coletivo de Mulheres Bissexuais e Lésbicas Transexuais e Cisgêneras

Karmas e DNA.

Direitos autorais: Fernanda vaz.

Academia New Star Fitness

A fine WordPress.com site

Gramofone Lunar

Músicas, Versos e Outras Histórias

baconostropicos

Documentário "Baco nos Trópicos"

relutante

leve contraste do sentimentalismo honorário

entregue a solidão

é oque me resta falar e oque me sobra sentir

RB Solutions

Soluções em informática, comunicação e tecnologia

Bora' para Ireland

Smile! You’re at the best WordPress.com site ever

sarahrosalie

A topnotch WordPress.com site

Suburban Wars

"Let's go for a drive, and see the town tonight"

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Marca Livro

A arte de criar histórias em prosa ou verso

Literatura Presente

Leitura e Entretenimento

bastet - protetora dos gatos

todos os animais merecem o céu e os gatos principalmente

Blog CIN 5018

Informatização de Unidades de Informação

The Promise Carrier

Ebrael's official website in English.

detudosobretudoblog

Este site vai aborda todos os temas voltado para as mulheres