Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

A fortuna dos paraísos fiscais

Tax haven

Paraísos Fiscais

“Nove em cada dez empresas multinacionais têm presença em paraísos fiscais” de acordo com a ONG Intermón Oxfam em um relatório publicado terça-feira, 19 de janeiro, depois de analisar 200 empresas, incluindo as maiores do mundo e as parceiras estratégicas do Fórum Econômico Mundo.

Usando os dados do FMI, a ONG estima que o investimento das empresas em paraísos fiscais quadruplicou entre 2000 e 2014 e não vai parar de crescer. A cifra excede o PIB do Reino Unido e da Alemanha juntos, o que representa uma perda de 190 bilhões de dólares por ano em receitas fiscais, explica o jornal ‘El Mundo’.

Oxfam afirma que apenas 62 pessoas acumulam tanta riqueza quanto a metade mais pobre da população mundial junta, uma tendência que  vem aumentando, uma mais que no ano passado eram 80 pessoas.

Do total estimado entre todos os paraísos fiscais, 2,6 bilhões pertencem a países europeus, enquanto 1,2 bilhões são dos EUA. Esta análise das ONGs é acompanhada de informações sobre a desigualdade no mundo, especificamente na Espanha, onde apenas 20 pessoas acumulam riqueza igual a de 30% da população junta, tornando o país o quarto mais desigual da União Europeia.

Quarta-feira 20 de janeiro de começou o Fórum de Davos, onde Oxfam espera que os líderes mundiais comprometam-se a uma estratégia mais eficaz para acabar com os paraísos fiscais, cuja existência faz com que  “os pobres acabem pagando o preço” de acordo com a ONG. Devido à evasão fiscal, os governos não conseguem arrecadar  tributos das multinacionais e dos bilionários, por isso, muitas vezes optam por fazer cortes no investimento público orientados para as políticas sociais, ou aumentando os impostos sobre os setores mais pobres, agravando desigualdades.

Fonte: RT-TV

Paraísos fiscais da máfia brasileira

O mercado bilionário de capitais brasileiro

Anúncios

janeiro 22, 2016 - Posted by | Internacional | , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: