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Aerofobia – Como perder o medo de voar

Aerofobia

Fobia de Avião

A tragédia do Airbus A321 russo que ocorreu  no sábado, no Sinai, provocando a morte de 224 pessoas, chocou o mundo. Dias depois, no sul do Sudão, outro avião caiu matando pelo menos 40 pessoas..Milhares de pessoas ao redor do mundo têm medo de voar. Esse medo se intensifica ainda mais quando chegam notícias assustadoras como  estas. Como superar o medo de voar e por que é importante vencer esses medos?

O que é aerofobia?

Um em cada três passageiros tem medo de voar. Medo extremo de voar é chamado de aerofobia, que de acordo com psicólogos é um problema complexo relacionado tanto a falta de conhecimento dos princípios básicos da aviação, quanto com à própria psicologia de cada pessoa. Os sintomas de Aerofobia podem ser fisiológicos e psicológicos.

Um dos sintomas mais evidentes que mostram uma pessoa com aerofobia é quando esta quer evitar voar e tenta a todo custo justificar . Mas também pode ficar evidenciado já em pleno voo, quando a pessoa presta atenção a cada ruído dos motores, por exemplo. Além disso, algumas pessoas sofrem de sudorese excessivas, palpitações ou vertigens  durante a decolagem e o voo.

Instruções: o que fazer ou não fazer

O piloto da aviação e psicólogo Alexei Guervash diz que é possível superar o medo de voar e para isso oferece uma série de medidas para resolver este problema que complica a vida.

  • Trocar os pensamentos maus pelos realistas e seguir a lógica

“Qualquer fobia é um medo infundado. Esse medo não tem nenhuma relação com a realidade e está só na cabeça”, disse o especialista. O mais importante é aprender a perceber a realidade objetiva e não ter medo da especulação. “Na verdade, a realidade é que o avião é um dos meios de transporte mais seguros. (…) Em cada 10 milhões de viajantes, um morre. Este é um número muito baixo considerando que as aeronaves anualmente transportam 5.0 bilhões de pessoas “, diz ele.

  • Obter conhecimento objetivos da realidade da aviação

Para atenuar o medo de voar, é especialmente importante receber  conhecimentos aeronáuticos adequados, garante Guervash. Nesse sentido, é aconselhável  estudar como um avião voa e como ele é controlado no ar; como as manobras são realizadas no ar e  o que o estado físico pode causar. Também deve-se informar melhor sobre as medidas para se proteger em caso de uma emergência. Na história tem sido registrado casos em que  a reação  dos passageiros  foi vital.

  • Não analise o processo de voo

“Não adianta tentar estar ciente de ruído do motor, ou fazer o monitoramento do comportamento dos membros da tripulação e não tire conclusões apressadas quando o avião não estiver pousando e estiver dando voltas sobre o aeroporto”, insiste o especialista em aviação, notando que apenas os pilotos profissionais que se formaram na academia de aviação civil podem fazê-lo corretamente. Ele também observa que “o barulho do motor pode ser alterado durante o voo e isso é  normal, a turbulência é tão normal quanto  o fenômeno provocado pelas ondas no mar”, diz ele.

  • Alterando o foco

Quando você estiver na aeronave, em voo, e estiver experimentando algo parecido com um ataque de fobia,  práticas de respiração ajudam, assim como as técnicas de som são muito eficazes, de acordo com  psicólogos russos que participaram da conferência em Moscou, dias após a catástrofe do A321. Por exemplo, é aconselhável  ‘cantar’ sons ‘a’ e ‘i’, que permite, de acordo com especialistas, controlar o estado psicofisiológico. “O importante é controlar o estado psicofisiológico e não as condições de voo”, dizem.

  •  Voar, apesar do medo

Sempre que houver uma opção,  voar em um avião ou viajar em um  trem,  melhor  superar o medo e escolher a primeira opção, aconselha o especialista. “Quanto mais você for contra o medo,  mais provável sua superação”, diz Guervash.

  • Não beba bebidas alcoólicas e não tome sedativos

Alguns acreditam que o álcool ou substâncias sedativas podem ajudar a reduzir ataques de ansiedade durante o vôo, mas é uma crença errônea. simplesmente não funciona, de acordo com psicólogos. “O álcool é exitante, por isso não ajuda a tranquilizar. Dá um estado de euforia que finalmente faz com que você tenha mais ansiedade”, de acordo com o psicólogo Luísa Martin.

“A aerofobia não tratada a tempo pode evoluir para outras fobias. É muito provável que em poucos anos se desenvolvam não apenas  fobia de aviões, mas de espaços fechados, escuridão, altura e assim por diante”, diz Alexei Guervash.

Fonte: RT-TV

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novembro 8, 2015 - Posted by | Saúde | , ,

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