Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

A queda do império da Rede Globo

monopólio da informação

Mídias de Massa

Primeiro foi a novela “Império”, depois foi a novela “Babilônia” e, finalmente, a Globo descobriu que não pode mais ditar “A Regra do Jogo”. Se a aristocracia brasileira estava acostumada com os ares europeus, descobriu que o país mais roubado do mundo continua o mesmo. O curioso é que Sílvio de Abreu costumava dizer que novela não apresenta conteúdo sério e inteligente, novela é apenas entretenimento –

“Se você procura algo sério, leia um livro” – dizia Abreu. Só se esqueceram de falar para ele que polêmica é para pessoas inteligentes e, não, não é popular, aliás nunca foi popular em países subdesenvolvidos. Polêmica no horário nobre constitui alto risco.

Isso quer dizer que discutir sexualidade, só depois das onze. E não basta esticar a novela das oito para as onze, isso não funciona. A novela das oito virou novela das nove e as pessoas aceitaram, aumentou a violência, as polêmicas, e ninguém notou que estava passando dos limites, quando descobriram já era tarde. Pelo menos Sílvio de Abreu parece ter conseguido o que queria, trazer a novela das sete para o horário nobre.

É verdade que em meio a esse processo, muita coisa aconteceu: A TV paga descobriu que tudo o que é popular deve começar de graça até alcançar o preço mercado; a mídia mais revolucionária desde a descoberta da escrita, a internet, acertou justamente no coração desse nosso sistema caótico, o entretenimento gratuito da TV e, como todos nós sabemos, tudo o que é gratuito tem um preço alto demais, até na internet eles procuram alguma forma de controlar, elitizar, cobrar e até roubar, mas é justamente na internet onde o sistema trava sua principal batalha.

Vamos relembrar o caso do Youtube, um sistema que se tornou popular com a desculpa de que era só para compartilhar conteúdo privado. A empresa foi comprada pela Google justamente quando iniciava a sua ascensão. Assim como as outras aquisições da Google, parecia que tudo ia dar certo, ou seja, a internet seria totalmente dominada pela Google, mas não foi isso o que aconteceu.

A Google foi processada várias vezes, mas manteve sua independência, deixando claro que a justiça depende do dinheiro que você tem no bolso, a mesma coisa que acontece com a Globo no Brasil, observadas as devidas proporções.

A maior vítima da Google, a princípio, foi a MTV, principalmente em países pobres como o Brasil. Depois de descobrir a força do dinheiro por aqui, a Google liberou espaço maior, suficiente para filmes high definition, agora eram os estúdios de Hollywood que passavam a pressionar o governo, inclusive invadindo a privacidade da burguesia, o que provocou uma reação no mundo inteiro.

É claro que isso afetou diretamente a Globo, já que a Globo achava que poderia comprar os direitos autorais e, em seguida, processar todo mundo. O Grupo Silvio Santos seguiu o mesmo caminho, com quatro bilhões e meio, fez uma parceria misteriosa com a telefônica e passou a aterrorizar a burguesia paulista que reagiu imediatamente, a população paulista promoveu um dos maiores boicotes telefônicos da história.

Durante os vinte e cinco anos do governo militar, a Globo monopolizou o mercado publicitário e reuniu as maiores celebridades do país em seu cast. A chegada dos partidos socialistas ao poder causou uma grande mudança, mas o governo ainda é um dos grandes promotores do governo, principalmente porque a Globo, assim como a maioria das grandes empresas brasileiras, não paga impostos. O poder é tão grande que a mulher que deveria ser responsável pelo processo de sonegação da Globo, queimou os papeis e assumiu o crime bilionário da queima dos papeis, sem que ninguém pudesse fazer nada contra
ela.

A TV aberta já não tem mais onde se apoiar, seu conteúdo está disponível na internet, principalmente para quem não tem tempo de assistir durante a semana. A TV paga poderia seguir o mesmo caminho, mas a internet só se interessa por conteúdos populares ou polêmicos, como o conteúdo da TV aberta, ou seja, a TV aberta vai provar do próprio remédio, ou veneno, quem viver verá.

A TV paga não concentra tanta audiência, portanto, não possui potencial para tanta polêmica, como é o caso da TV aberta, e a maior vítima ( ou culpada, dependendo do ponto de vista) é a Globo que sentiu um golpe da concorrência que não sentia há muito tempo. Pela primeira vez a Globo perdeu no horário nobre e teve de fugir da concorrência, a autora da façanha foi a novela bíblica “Os Dez Mandamentos”, novela que já começa a alavancar a programação restante da Rede Record.

A crise que parecia incomodar todas as emissoras, enganou pouca gente. Os três filhos da jararaca Roberto Marinho estão entre os mais ricos do mundo, o pastor Edir Macedo que diziam os fofoqueiros, gastara tudo na construção de uma obra faraônica, nem chorou para investir mais de 100 milhões em uma novela bíblica que entra para a história da televisão brasileira, além de tirar a rainha dos baixinhos da concorrente.

A Globo tem muita sorte de a Rede Record não colocar duas novelas bíblicas seguidas no novo horário das oito, já que a novela das oito mudou de Rede há muito tempo.

Mas nem tudo são flores na Record: Cada vez que o Sílvio Santos sente que vai perder o jogo, ele começa com seus projetos mirabolantes para enrolar a concorrência, como criar uma empresa conjunta para enfrentar a TV paga que seria a maior ameaça ao público idiota que gosta de TV aberta.

O conteúdo de entretenimento passou a ser globalizado, enquanto as agências de notícias manipulam as verdades mundiais: A Endemol é dona dos programas mais populares da TV mundial e, também, brasileira.

E parece que a Endemol não tem interesse em monopólio onde, teoricamente, a Globo seria absoluta, a Endemol distribui o conteúdo como na lista abaixo:
…apesar da Endemol ser controlada pela Mediaset, do grupo de Sílvio Berluscone.

Lista dos programas da Endemol:

01 – Big Brother – Globo

02 – Jogo Duro – Globo

03 – Hipertensão

04 – The Voice – Globo

05 – Fama – Globo

06 – Dança dos Famosos – Globo

07 – Circo do Faustão- Globo

08 – Maratona do Faustão – Globo

09 – Master Chef – Band

10 – Na Pressão – Band

11 – É o Amor – Band

12 – Busão do Brasil – Band

13 – Rola ou Enrola – SBT

14 – Um Milhão Na Mesa – SBT

15 – Um Contra Cem – SBT

16 – Passa ou Repassa – SBT

17 – Esse Artista Sou Eu – SBT

18 – Receita Pop – RedeTV

19 – Saturday Night live – RedeTV

20 – O Último Passageiro – RedeTV

21 – Extreme Makeover Social – Record

22 – Se Vira na Cozinha – Record

23 – Amazônia – Record

24 – Além do Peso – Record

25 – The Cake Show – Record

Vale observar que a Cuatro cabezas tem se revelado uma produtora menor, mais barato, mas extremamente rentável, apesar de produzir exclusivamente para a Band no Brasil.

O golpe final deve ser da GFK. Muito inteligente da parte dela atrasar, dando tempo para o IBOPE regularizar sua situação, revelando o caos na Globo, uma situação que enganou muita gente durante décadas, inclusive empresários, políticos, etc.

Só para terminar, as duas redes mais fortes e com maior fonte de renda, Globo e Record, também produzem o principal conteúdo do mercado nacional, as novelas, chave para o sucesso de uma TV no Brasil, as outras estão inseguras entre comprar pronto ou produzir. A Bandeirantes achou uma nova opção, trocar.

By Jânio

Você também pode gostar de:

Rede Globo – 50 anos

A história suja da Rede Globo

Caso raro na ditadura da Globo

Jornalismo sob encomenda

Vendedoras de sonhos e pesadelos

setembro 19, 2015 - Posted by | televisão | , , , , ,

1 Comentário »

  1. […] O fim do império da Rede Globo […]

    Curtir

    Pingback por A batalha dos Dez Mandamentos « Made in Blog | novembro 12, 2015 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Karmas e DNA.

Direitos autorais: Fernanda vaz.

Academia New Star Fitness

A fine WordPress.com site

Gramofone Lunar

Músicas, Versos e Outras Histórias

baconostropicos

Documentário "Baco nos Trópicos"

relutante

leve contraste do sentimentalismo honorário

entregue a solidão

é oque me resta falar e oque me sobra sentir

RB Solutions

Soluções em informática, comunicação e tecnologia

Bora' para Ireland

Smile! You’re at the best WordPress.com site ever

sarahrosalie

A topnotch WordPress.com site

Suburban Wars

"Let's go for a drive, and see the town tonight"

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

%d blogueiros gostam disto: