Escândalo da FIFA
Em 27 de maio, as autoridades suíças prenderam em Zurique vários oficiais da FIFA acusados de corrupção. Entre os crimes de que são acusados estão fraude, lavagem de dinheiro e extorsão. A quantidade estimada de subornos supera 10 bilhões de euros em 19 anos. Conheça cinco aspectos-chave do caso para compreender a situação atual.
Fonte de investigações:
O procurador dos EUA disse que a instituição mundial de futebol começou a fazer pagamentos de comissão para as empresas de mídia que promoviam eventos esportivos no início dos anos noventa do século passado e continuou a fazê-lo sistematicamente até agora. Ou seja, os funcionários “pagaram e concordaram em pagar subornos e propinas para obter mídia lucrativa e ‘comercialização’ de direitos para torneios de futebol internacional”, segundo o Departamento de Justiça dos EUA.
O envolvimento dos EUA
A investigação do caso começou no país norte-americano porque muitas das operações relacionadas ao suborno de membros da FIFA ocorreram em seu território e através de bancos norte-americanos. As prisões foram feitas a pedido do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que apresentou acusações no Distrito Leste de Nova York, com sede no Brooklyn. Os detidos poderão ser extraditados para o país norte-americano.
Leia também: Escândalo na FIFA: Por que os EUA intervém na justiça?
Após a detenção
Os mandados pertinentes entraram em trâmite, após o qual vários oficiais suíços à paisana amanheceram em 27 de maio no Baur au Lac hotel, localizado nos Alpes. Eles apresentaram os mandados e conseguiram prender vários membros da FIFA.
Envolvido
Dois vice-presidentes da FIFA, o uruguaio Eugenio Figueredo e Jeffrey Webb, das Ilhas Cayman, e o presidente da CONMEBOL (Confederação Sul-Americana de Futebol), Nicolas Leoz, estão entre os acusados perante o tribunal em Nova York por “organização mafiosa, fraude maciça e lavagem de dinheiro, entre outros crimes. O Presidente da Fifa, Joseph Blatter, “não está entre os detentos ou entre os envolvidos em tudo isso”, segundo Walter Gregory, diretor da da instituição para relações públicas.
Um dos réus, José Hawilla, executivo da empresa brasileira de marketing esportivo, Traffic Sports, concordou em devolver mais de $ 151,000,000 recebidos ilegalmente. Entre os réus que confessaram sua culpa estão também Daryan e Daryll Warner , filhos de Jack Warner , ex- funcionário importante da FIFA em Trinidad e Tobago.
O Ministério da Justiça suíça informou que um dos sete dirigentes da Fifa detidos concordou em ser extraditado para EUA.
Dois processos paralelos
O Procurador-Geral da Suíça abriu sua própria investigação independente dos EUA relativo à escolha e atribuição de lugares da Copa do Mundo de 2018 e 2022. Como parte da investigação, há documentos apreendidos e dados eletrônicos na sede da FIFA em Zurique.
Eleições da FIFA
As prisões ocorreram dois dias antes da FIFA realizar a sua eleição , na qual o atual presidente, Joseph Blatter, é considerado favorito. Seu único rival é o príncipe jordaniano Ali bin Hussein.
Em resposta ao escândalo de corrupção, o organismo europeu UEFA pediu para mudar o calendário das eleições para a presidência da FIFA, afirmou o secretário do órgão máximo do futebol na Europa, Gianni Infantino. Está considerando também boicotar o congresso da FIFA.
De sua parte, o porta-voz da ONU disse que, apesar dos escândalos de corrupção que ocorrem, no dia 29 de maio será eleito um novo presidente para os próximos quatro anos.
Destino das próximas Copas do Mundo
As prisões não podem servir de justificativa para cancelar ou mudar o local da Copa do Mundo de 2018, na Russia, de acordo com De Gregorio. “Por enquanto, tudo permanece na programação: a Copa do Mundo de 2018 será realizada na Rússia e a de 2022 no Catar”, disse o porta-voz da FIFA.
Reações
Vários líderes mundiais e pessoas de destaque no mundo dos esportes não demoraram para comentar o incidente. O astro argentino Diego Armando Maradona, um dos principais autores da denúncia de irregularidades FIFA desde que ele era um jogador de futebol, comentou sobre as denúncias e disse que a FIFA é o principal inimigo do futebol.
O próprio Joseph Blatter chamou o escândalo de “um momento difícil para o futebol, para os aciccionados e para FIFA como uma organização” e disse que no futebol moderno não há lugar para a corrupção. Além disso, Blatter disse que os acontecimentos recentes trouxeram “vergonha e humilhação” ao mundo do futebol.
A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, disse que “todos os mundiais deveriam ser investigadas.”Enquanto isso, o presidente russo, Vladimir Putin não exclui a possibilidade de que o escândalo da Fifa seja “mais uma tentativa de estender a jurisdição dos EUA para outros países” para alcançar “seus objetivos egoístas”, e ele acha estranho as detenções de funcionários da FIFA efetuadas a pedido da justiça americana.
Entre os presos estão o brasileiro José Maria Marin, membro do comitê da Fifa; Jeffrey Webb, das Ilhas Cayman, chefe da confederação da Concacaf; o uruguaio Eugenio Figueredo, presidente da Conmebol e vice-presidente da Fifa; Jack Warner, de Trinidad e Tobago, ex-vice-presidente da Fifa e ex-presidente da Concacaf; e Eduardo Li, presidente da Federação da Costa Rica, Costas Takkas, ex-secretário-geral da Federação de Futebol das Ilhas Cayman, Julio Rocha, presidente da Federação de Futebol da Nicarágua, e Rafael Esquivel, presidente da Federação Venezuelana de Futebol.
Veja os vídeos:
Fonte: RT-TV
Nenhum comentário ainda.
-
Arquivos
- outubro 2021 (2)
- fevereiro 2021 (1)
- agosto 2020 (1)
- julho 2020 (1)
- maio 2020 (3)
- abril 2020 (5)
- março 2020 (3)
- novembro 2019 (1)
- setembro 2019 (1)
- novembro 2018 (1)
- setembro 2018 (1)
- junho 2018 (3)
-
Categorias
- Animação
- Arabic
- Arquivo X
- blogosfera
- Ciências
- Cinema
- Concursos.
- curiosidades
- divulgação gratis
- downloads
- english
- Espanhol
- esportes
- Google +
- Grandes Amigos
- Inglês
- Internacional
- internet
- Judiciário
- Música.
- Mensagens
- Migração
- oportunidades
- Otimização_
- Piadas
- Política
- Policia
- Redes Sociais
- Reflexões
- Resumos Semanais.
- Saúde
- segurança
- televisão
- Uncategorized
- Utilidade Pública
- Videos
- youtube
-
RSS
Entries RSS
Comments RSS
Deixe um comentário