Cinema 2.015 – Grace de Mônaco
“A história da crise no casamento e de identidade da antiga estrela de Hollywood, Grace Kelly, durante a dispota política entre o Príncipe Rainier III de Mônaco e Charles De Gaulle da França, e uma gradual invasão francesa de Mônaco no início dos anos 60.”
naco era uma pedra seca, e a Grace Kelly era uma flor delicada que de alguma maneira conseguiu crescer nela e tornou a pedra um pouco mais acolhedora…
Grace de Mônaco é um filme Americano-francês baseado na biografia de Grace Kelly, dirigido por Olivier Dahan. O filme é estrelado por Nicole Kidman no papel principal. No elenco de apoio estão: Frank Langella, Parker Posey, Derek Jacobi, Paz Vega, Roger Ashton-Griffiths, Milo Ventimiglia, e Tim Roth.
Primeiro o filme foi programado para ser lançado no final de novembro de 2013, o filme foi, em seguida, adiado para 14 de março de 2014, até ser retirado do calendário de lançamentos por tempo indeterminado. O filme abriu o Festival de Cannes 2014, participando fora da competição. Estreou no Reino Unido em 04 de junho de 2014, e foi liberado para cinema em 6 de junho.
Grace of Monaco, Grace de Mônaco, narra a história da ex-atriz de Hollywood, Grace Kelly, e sua crise no casamento e crise de identidade, durante uma disputa política entre o Príncipe de Mônaco, Rainier III, e Charles de Gaulle da França, em 1962, enquanto considerava seu retorno a Hollywood para filmar “Marnie” de Alfred Hitchcock.
O roteiro, escrito por Arash Amel, entrou para a lista negra dos roteiros mais bem escritos de Hollywood em 2011, foi escrito nesse ano e vendido ao produtor francês Pierre-Ange Le Pogam, com sede na França, em uma oferta competitiva (leilão).
A produção começou em setembro de 2012 em Paris e Menton, na França. Em outubro de 2012, a produção mudou-se para a Itália, primeiro para Grimaldi, a aldeia perto de Ventimiglia, que leva o nome da casa real de Mônaco, em seguida, em Mortola, perto de Ventimiglia, em Villa Hanbury. Foi concedida à produção permissão para fechar a praça principal de Monaco por 24 horas, entre 29-30 outubro de 2012 e, durante este tempo, o elenco foi visto filmando fora e ao redor de Monte Carlo Casino. Em novembro de 2012, e, mais uma vez, em janeiro de 2013, a produção estava em Gênova, Itália, no set instalado no Palácio Real, em Via Balbi, onde o Hall of Mirrors replicou a residência da corte real de Mônaco.
Resposta da Família Grimaldi:
Em 16 de janeiro de 2013, logo após as filmagens terminarem, o Príncipe Albert II, suas irmãs, princesa Caroline e Princesa Stéphanie (filhos de Grace Kelly) criticaram o conteúdo do roteiro aprovado, descrevendo-o como “desnecessariamente glamourizado e historicamente incorreto”, e “numerosos pedidos de mudanças” tinham sido ignorados, o que “causou muito espanto”. A declaração continua: “Por isso, a família da princesa faz questão de sublinhar que este filme está longe de constituir uma cinebiografia. Ele faz uma releitura desnecessariamente glamourizada da história de Mônaco e de sua família, com duas grandes imprecisões históricas e uma série de cenas puramente ficcional”.
Em resposta às críticas de precisão histórica do filme pelos filhos da Princesa Grace, Príncipe Albert II de Mônaco e suas irmãs, Caroline e Stephanie, Melvyn Stokes da University College London, disse: “O fato de sua declaração ter sido emitida antes de o filme ter sido editado, e muito menos liberado, sugere que eles podem se opor a qualquer filme sobre a sua mãe. “De acordo com o biógrafo Jeffrey Robinson, a Princesa Caroline viu um roteiro antes de filmar, pensou que era para ser uma comédia, então percebeu que era simplesmente ficção. Ela riscou o script com uma caneta vermelha para corrigir coisas que eram flagrantemente equivocadas, mas Dahan não estava mais interessado e se recusou a fazer qualquer alteração. Jeffrey Robinson afirma também que “O roteirista deveria ter seu laptop confiscado e nem mesmo deveria ser autorizado a escrever uma lista de lavanderia”.
Revendo o filme para a História extra, o site oficial da BBC History Magazine, Stokes disse que o filme contém uma série de imprecisões históricas, como a sugestão de que o discurso de Graça para o Baile da Cruz Vermelha em Mónaco, em 09 de outubro de 1962, “desfez a crise”. Na realidade, ele aponta, “o fim da crise foi o resultado de um acordo fiscal de compromisso assinado entre a França e Mônaco que fez os cidadãos franceses que tinham vivido em Mônaco há menos de cinco anos, ou empresas que fazem mais de um quarto de seus negócios fora do principado, sujeitarem-se à tributação francesa”.
Em entrevista ao jornal francês Le Figaro, em dezembro de 2012, a estrela do filme, Nicole Kidman, deu a entender que o filme seria umareflexão do personagem, afirmando: “Este não é um filme biográfico ou um documentário ficcionado de Grace Kelly, mas apenas uma pequena parte de sua vida em que ela revela sua grande humanidade, bem como os seus medos e fraquezas”.
A produção já havia afirmado que o filme não pretendia contar a vida de Grace Kelly, mas um momento específico em sua existência, e foi filmado em Mônaco, com o apoio do principado.
Em 19 de janeiro de 2013, o diretor Olivier Dahan respondeu ao comunicado de imprensa real, afirmando: “Eu não sou um jornalista ou historiador. Eu sou um artista. Eu não fiz um filme biográfico. Eu odeio filmes biográficos em geral. Eu tenho feito, em qualquer subjetividade, um retrato humano de uma mulher moderna que quer conciliar a sua família, seu marido, sua carreira. Mas que vai desistir da sua carreira e inventar um outro papel. E vai ser doloroso. “Ele também afirmou: “Eu entendo seu ponto de vista. Afinal de contas, é a sua mãe. Eu não quero provocar ninguém. Só dizer que isso é cinema.”
Em 2 de maio de 2014, a família real lançou um comunicado oficial dizendo: “O Palácio do Príncipado gostaria de reiterar que este filme não pode, em caso algum, ser classificado como um filme biográfico”.
Cast:
Nicole Kidman as Grace Kelly
Tim Roth as Rainier III, Prince of Monaco
Frank Langella as Father Francis Tucker
Parker Posey as Madge Tivey-Faucon
Milo Ventimiglia as Rupert Allen
Derek Jacobi as Count Fernando D’Ailieres
Paz Vega as Maria Callas
Geraldine Somerville as Princess Antoinette of Monaco
Robert Lindsay as Aristotle Onassis
Nicholas Farrell as Jean-Charles Rey
Roger Ashton-Griffiths as Alfred Hitchcock
Jeanne Balibar as Countess Baciocchi
Yves Jacques as Mr. Delavenne
Olivier Rabourdin as Emile Pelletier
Flora Nicholson as Phyllis Blum
André Penvern as Charles de Gaulle
Philip Delancy as Robert McNamara
Pascaline Crêvecoeur as Grace Kelly’s dresser
Ficha técnica:
Directed by – Olivier Dahan
Produced by:
Uday Chopra
Pierre-Ange Le Pogam
Arash Amel
Written by Arash Amel
Starring:
Nicole Kidman
Tim Roth
Frank Langella
Parker Posey
Milo Ventimiglia
Derek Jacobi
Paz Vega
Cinematography by Eric Gautier
Edited by Olivier Gajan
Production:
Stone Angels
YRF Entertainment
uFilm
TF1 Films Production
Canal+
Silver Reel
Distributed by France:
Gaumont
Italy:
Lucky Red
United Kingdom:
Warner Bros.
United States:
The Weinstein Company
Data de lançamento:
May 14, 2014 (Cannes)
Tempo de duração – 103 minutes
Países:
Belgium
Italy
France
Monaco
United States
Língua:
Inglês
French
Orçamento: $30 million dollars
Texto completo: Wikipedia
O Hobbit III – A batalha dos cinco exércitos
1 Comentário »
Deixe um comentário
-
Arquivos
- fevereiro 2021 (1)
- agosto 2020 (1)
- julho 2020 (1)
- maio 2020 (3)
- abril 2020 (5)
- março 2020 (3)
- novembro 2019 (1)
- setembro 2019 (1)
- novembro 2018 (1)
- setembro 2018 (1)
- junho 2018 (3)
- maio 2018 (6)
-
Categorias
- Animação
- Arabic
- Arquivo X
- blogosfera
- Ciências
- Cinema
- Concursos.
- curiosidades
- divulgação gratis
- downloads
- english
- Espanhol
- esportes
- Google +
- Grandes Amigos
- Inglês
- Internacional
- internet
- Judiciário
- Música.
- Mensagens
- Migração
- oportunidades
- Otimização_
- Piadas
- Política
- Policia
- Redes Sociais
- Reflexões
- Resumos Semanais.
- Saúde
- segurança
- televisão
- Uncategorized
- Utilidade Pública
- Videos
- youtube
-
RSS
Entries RSS
Comments RSS
[…] Grace de Mônaco […]
CurtirCurtir