Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Anti-nobel 2.014 – Vencedores dos prêmios

piores pesquisas

Prêmio IG

Nesta quinta-feira, na Universidade americana de Harvard, foram entregues os prêmios Ig Nobel de descobertas absurdas do mundo científico que “primeiro fazem as pessoas rir e depois pensar”.

Trata-se da XXIV edição destes prêmios, que são atribuídos pela revista “Annals of Improbable Research’, em áreas similares ao Prêmio Nobel real (física, química, medicina, etc).

Uma das curiosidades da cerimônia é que os prêmios são entregues
pelos próprios ganhadores do Prêmio Nobel real. Além disso, os ganhadores do anti-nobel só recebem uma menção e não um prêmio efetivo.

01 – Medicina – O Ig Nobel foi para uma equipe do Detroit Medical Center, que descobriram que uma hemorragia nasal grave de um bebê pode ser interrompida, colocando placas (camadas) de carne de porco curada nas narinas. De acordo com o estudo, esse método deve ser aplicado se o bebê sofrer de uma doença rara chamada Glanzmann (trombastenia).

02 – Saúde Pública – Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Michigan, EUA, mantiveram o prêmio nesta área. Descobriram que os gatos são perigosos para a saúde mental das pessoas. Além disso, os cientistas descobriram que os gatos são propensos a morder seus donos se eles estiverem em um estado de depressão. Assim, existe o risco de que o dono do animal pegue taxoplasmosis, uma doença parasitária transmitida a partir de animais.

03 – Física – Nesta área, o trabalho premiado foi de uma equipe de pesquisadores japoneses que descobriu o “coeficiente do atrito da casca de banana” ao ser pisada. De acordo com a descoberta, quando uma pessoa pisa em uma casca de banana, a força de atrito entre o sapato e a casca diminui drasticamente, assim como diminui também entre a casca e o solo. É isso que aumenta consideravelmente o risco da queda.

04 – Economia – O prêmio Ig Nobel não só premia as pessoas, mas também as empresas e governos, de modo que o prêmio de economia foi para o Instituto Nacional de Estatística da Itália, por “assumir a liderança e cumprir o mandato da União Europeia para que cada país aumente o tamanho oficial da economia nacional, incluindo os lucros com prostituição, venda de drogas ilegais, contrabando e outras transações ilícitas”.

05 – Neurociência – Os vencedores são de uma equipe chinês-canadense para “tentar entender o que acontece no cérebro das pessoas que vêem o rosto de Jesus em um pedaço de pão.”

06 – Nutrição – O anti-Nobel foi ganho por um grupo de pesquisadores espanhóis, por seu trabalho de “Caracterização de bactérias lácticas isoladas de fezes de crianças, como cultivo de potencial alimento probiótico”, com o qual se propõem fazer salsichas nutritivas com as fezes de crianças recém-nascidas.

07 – Ciência Ártico – Este prêmio foi para um pesquisador norueguês e um pesquisador alemão, por provar ‘como reagem as renas ao ver humanos disfarçados de ursos polares”. Os pesquisadores mediram as distâncias em que as renas reagem quando são perseguidas por um predador, e descobriram que “o instinto de alerta e o momento para começar a correr cresce significativamente, dependendo da distância que o urso polar está.”

08 – Psicologia – Uma equipe internacional de cientistas foi agraciado com o Ig Nobel por “reunir provas de que as pessoas que ficam regularmente acordadas até tarde são, em média, as pessoas mais narcisistas, manipuladoras e psicopatas que as pessoas que normalmente vão para a cama cedo e respectivamente acordam cedo na manhã seguinte”.

09 – Biologia – Nesta área, ganhou outra equipe internacional por determinar que os cães preferem alinhar o eixo de seu corpo com as linhas dos campos geomagnéticos norte-sul da Terra, na hora de defecar.

10 – Art. O anti-Nobel nesta categoria foi para pesquisadores italianos, que mediram a dor sofrida por uma pessoa ao observar pinturas bonitas ou feias. De acordo com o estudo, a dor é leve em pessoas que admiram obras de mestres como Sandro Botticelli ou Tintoretto. Entretanto, a dor é mais aguda em pessoas que procuram pinturas cubistas.

Fonte: RT-TV

Ciência social insensível

O menor filme nanotecnológico

A língua mais antiga jamais registrada

Nobel da paz polêmicos

Anúncios

setembro 22, 2014 - Posted by | curiosidades | , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Marca Livro

A arte de criar histórias em prosa ou verso

bastet - protetora dos gatos

todos os animais merecem o céu e os gatos principalmente

Blog CIN 5018

Informatização de Unidades de Informação

The Promise Carrier

Ebrael's official website in English.

detudosobretudoblog

Este site vai aborda todos os temas voltado para as mulheres

Letícia Giacometti Ribeiro

O diário de uma estudante de Jornalismo

Caminho Alternativo

Geopolítica, atualidades e opinião

Escrita em Foto

Colunas, textos, fotografias; a vida de alguém que busca mais do que apenas viver.

%d blogueiros gostam disto: