Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Caso hacker – Encontrado avião da Malásia

Ameaça cracker

Ataque Viral

As publicações virais do Facebook que afirmam que o avião da Malaysia Airlines foi encontrado são códigos maliciosos e links para sites falsos, publicados por crackers que estão se beneficiando com o crescente interesse mundial na história.

As mensagens contêm vídeos que parecem legítimos e afirmam que o avião foi encontrado em vários lugares, como o Triângulo das Bermudas ou em outros lugares no mar, enquanto muitos afirmam que os passageiros estão “vivos” ou “a salvo”, segundo informou o The Independent.

Muitos dos links têm títulos como “Breaking” (Última Hora) ou “vídeo chocante” para chamar a atenção das pessoas.

Chris Boyd, um analista de inteligência de malware da empresa Malwarebytes, disse ao portal Wired.co.uk que sua empresa viu pela primeira vez os links espalhados no Twitter, com “uma mistura de tweets que levam a sites conhecidos, originalmente publicados no Facebook, e uma série de blogs de spam, pesquisas enganosas e sites de notícias falsas”.

Alguns dos sites de vídeo falso pedem que as pessoas compartilhem grupos como “Ore por MH-370” no Facebook, enquanto outros links levam as pessoas a sites de notícias aparentemente verdadeiras, onde os usuários têm de clicar em ‘share’ ‘compartilhar’ antes de assistir os vídeos.

Os mesmos golpes já foram usados em histórias de desastres anteriores, como o tsunami japonês de 2011 e o terremoto nas Filipinas, no ano passado. Boyd, que anteriormente havia acompanhado esses golpes relacionados aos respectivos fatos, disse que “os mesmos variavam de malware a golpe nigeriano” e até falsas páginas de doações e posicionamento no topo das buscas.”

Os golpistas logo se beneficiam das pesquisas falsas que aparecem quando os usuários seguem os links das mensagens, toda vez que os usuários que chegam as pesquisas compartilham suas informações pessoais com terceiros, comerciantes compram a informação.

Boyd diz que as páginas golpistas mais populares podem ser compartilhadas “centenas de milhares de vezes” e que “há muito dinheiro envolvido nisso para qualquer pessoa disposta a tirar proveito da miséria humana.”

Fonte:

Em primeiro lugar, é preciso não confundir hacker com cracker. Enquanto os hackers tem regras rígidas e objetivos claros, que não inclui a prática de crimes, os crackers tem o único objetivo de tirar vantagens ou roubar, sempre anonimamente. Além desses, os lammers, que são amadores, podem se aproveitar de golpes fáceis. Os lammers são muito úteis para criar virais e atrapalhar o trabalho da polícia, alguns lammers ficam orgulhosos quando são presos.

Feita esta diferenciação, precisamos ainda lembrar que o conceito de viral é muito mais complexo que o conceito hacker e, portanto, devem ser observados com atenção.

Brincadeiras com técnica hype (títulos chamativos), ou humor, sempre ocorrem, mesmo quando envolve tragédia, podem ser incluídos em humorismo politicamente incorreto, humorismo de moleques de rua. Entretanto, nestes casos de humorismo, também é preciso bom senso.

Alguns humoristas e hackers só correm atrás de pessoas desavisadas ou sem informação, por isso, é comum o recebimento de intimações por e-mail, com data da audiência em feriado, nesse caso, fica claro que o hacker só quer dar um susto e educar o usuário.

A ideia de mencionar o Triângulo das Bermudas também pode ser muito chamativo, entretanto, pessoas bem informadas não acreditarão na história.

O caso dessa imagem acima, eu nem vou comentar, afinal, uma imagem vale mais que mil palavras, você não acha?

Comentários: By Jânio

Cracker mais procurado pelo FBI

Prisão do hacker mais famoso do mundo

Classificação dos crimes digitais

Anúncios

março 17, 2014 - Posted by | segurança | , , , ,

2 Comentários »

  1. […] * Publicado no MadeInBlog […]

    Curtir

    Pingback por Ver! | Blog | Caso hacker – Encontrado avião da Malásia | março 17, 2014 | Responder

  2. […] Caso Hacker – Encontrado avião da Malaysia […]

    Curtir

    Pingback por Primeiras imagens do acidente do Boeing 777 na Ucrânia « Made in Blog | julho 18, 2014 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Marca Livro

A arte de criar histórias em prosa ou verso

bastet - protetora dos gatos

todos os animais merecem o céu e os gatos principalmente

Blog CIN 5018

Informatização de Unidades de Informação

The Promise Carrier

Ebrael's official website in English.

detudosobretudoblog

Este site vai aborda todos os temas voltado para as mulheres

Letícia Giacometti Ribeiro

O diário de uma estudante de Jornalismo

Caminho Alternativo

Geopolítica, atualidades e opinião

Escrita em Foto

Colunas, textos, fotografias; a vida de alguém que busca mais do que apenas viver.

%d blogueiros gostam disto: