Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Previsões científicas para 2.050

A vida em 2.050

Mundo do Futuro

Quantas vezes nos perguntamos se aquilo que é mostrado em filmes de ficção, algum dia se tornará realidade. Agora dispomos de uma visão confiável de um futuro próximo, elaborada por alguns dos cientistas mais respeitados de nossa época.

O suplemento dominical espanhol “XL Semanal” perguntou como nossa vida se transformará nos próximos cinquenta anos, para seis grandes cientistas e especialistas em tecnologia e ciências, participantes do Congresso de Mentes Brilhantes de Madrid.

O resultado foi:

01 – “Seremos jovens até o dia de nossa morte”

Segundo o engenheiro molecular, também conhecido como “O mago da genética”, George Church, da Universidade de Harvard e do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT, sigla em inglês), EUA, especializado em sequenciamento e síntese de DNA, em 2.050 a humanidade poderia evitar o envelhecimento.

“Hoje já contamos com ferramentas que nos fazem mais fortes e rápidos. Entretanto, essas ferramentas são inorgânicas: um avião, um carro. Em breve serão orgânicos. Também teremos medicinas que nos permitirão viver mais. Porém daremos um salto: viveremos jovens até o dia de nossa morte” afirma o geneticista.

“Hoje, pode-se reverter o envelhecimento de uma célula em laboratório. Quando conseguirmos fazê-lo no interior do corpo, seremos jovens até a morte”, acrescentou Church.

02 – “Seu melhor amigo é um computador”

Outro gênio da tecnologia, co-fundador da Apple, Steve Wozniak, que junto com Steve Jobs revolucionou a informática, opina que os computadores conseguirão superar os seres humanos, inclusive, poderiam competir conosco em questões sentimentais.

“Em 40 anos teremos computadores conscientes, dotados de sentimentos, de sua própria personalidade. Seu melhor amigo será um computador. Você vai falar com ele. Ele olhará sua cara e saberá reconhecer seu estado de ânimo. Conhecerá sua alma e seu coração melhor que ninguém”, diz Wozniak.

03 – “A Facebook não perguntará mais o que você está pensando, pois já saberá”

Javier Sirvent, autor de patentes industriais, tecnólogo em investigações de novos e inovadores serviços e aplicações, e diretor de mobilidade da companhia tecnológica espanhola Norma4, adverte que no futuro próximo, a tecnologia controlará totalmente as pessoas.

“Viveremos conectados: não poderemos ir à nenhuma parte sem que se saiba. Isso nos forçará a sermos bons cidadãos. A manipulação de dados servirão para prevenir engarrafamentos e acidentes… servirá também para controlar as pessoas. Será inevitável”, opina Sirvent.

O tecnólogo também mencionou algumas possíveis mudanças significativas na educação, já que um ser humano não vai mais precisar memorizar os conhecimentos, poderá simplesmente baixá-los. “A educação vai mudar. O conhecimento poderá ser inserido diretamente em nossos cérebros. Não vamos estudar”, diz Sirvent.

04 – “Aprenderemos um idioma baixando um aplicativo no cérebro”

Outra grande personalidade da tecnologia, co-fundador do Twitter, e que deixou o projeto antes deste se tornar milionário e, atualmente, gerencia suas próprias ‘star-ups’, Evan Henshaw-Plath, assegura que mais cedo do que se possa imaginar, a internet estará implantada em nossas cabeças.

“Os computadores não são tão estranhos a nossa memória ou personalidade como poderia parecer. De fato, já foi comprovado, através de experiências, que ambas podem ser manipuladas mediante reações eletroquímicas. Por exemplo, hoje, para se aprender um idioma, temos de passar um ano estudando e, ainda assim, falaremos espanhol com sotaque, como o meu sotaque americano, por exemplo. Por isso quando for possível instalar uma língua nova, como se instala um aplicativo em nosso telefone, não haverá mais esses problemas”, diz Henshaw-Plath.

05 – “Para ser pai, haveremos de passar por determinados testes”

O professor de tecnologias emergentes e diretor do Instituto de Futuros Criativos na Escócia, Andy Miah, conhecido como o “guardião da bioética”, previu que em 2.050 provavelmente os países terão de ter licença especial para ter filhos.

O cientista explica esta visão do futuro pelo avanço inevitável da genética, já que, inclusive na atualidade, um ser humano pode alterar seu corpo e, segundo Miah, o que poderá mudar no futuro será a sua biologia.

“Seremos capazes de aperfeiçoar a espécie humana, de influir na evolução. E o grande debate será até onde estaremos dispostos a chegar por este caminho. Por exemplo, a paternidade será algo muito diferente. Hoje, para adotar, temos de passar por uma série de exames impostos pela sociedade. Chegará um dia em que também haverá uma espécie de “licença para ser pai”, diz Miah.

06 – “Descobriremos que o câncer está vinculado às enfermidades infecciosas… e as curaremos”

O grande lutador contra a malária, que há mais de duas décadas desenvolveu a vacina contra esta enfermidade, ganhador do Prêmio Príncipe de Asturias, Manuel Patarroyo, afirma que “para o ano 2.020, 60% das doenças de câncer estarão associadas às enfermidades infecciosas, como vírus, bactérias, parasitas e fungos”, diz o cientista.

Patarroyo também prevê que até 2.050, os médicos poderão saber as enfermidades que uma pessoa terá durante sua vida. No computador estará nosso genoma e o médico vai saber, só de olhar para as possibilidades que temos de contrair determinadas enfermidades”, explica ele.

Fonte: RT-TV

Top 20 tecnologias do futuro

Top 10 produtos de nanotecnologias

Robô do futuro

Anúncios

dezembro 1, 2013 - Posted by | curiosidades | , , , ,

1 Comentário »

  1. […] * Publicado no MadeInBlog […]

    Curtir

    Pingback por Ver! | Blog | Previsões científicas para 2.050 | dezembro 8, 2013 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Marca Livro

A arte de criar histórias em prosa ou verso

bastet - protetora dos gatos

todos os animais merecem o céu e os gatos principalmente

Blog CIN 5018

Informatização de Unidades de Informação

The Promise Carrier

Ebrael's official website in English.

detudosobretudoblog

Este site vai aborda todos os temas voltado para as mulheres

Letícia Giacometti Ribeiro

O diário de uma estudante de Jornalismo

Caminho Alternativo

Geopolítica, atualidades e opinião

Escrita em Foto

Colunas, textos, fotografias; a vida de alguém que busca mais do que apenas viver.

%d blogueiros gostam disto: