Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Brasil tem mais de 100 milhões de internautas

internautas brasileiros

Recorde de Internautas

Com 12 milhões de produtores de conteúdo e aproximadamente 100 milhões de blogs, imagino que fique difícil pensar na blogosfera como um espaço tão democrático, mas sempre será o espaço mais democrático do mundo. Não é à toa que as organizações mais obscuras do mundo, NSA, CIA, etc., passaram a pressionar as gigantes que por muito pouco não monopolizaram a rede.

Em cada setor há uma gigante dominando, lutando para centrar toda a audiência, colocando o mundo virtual em risco de se tornar uma grande rede de zumbis.

Fazendo as contas de 100 milhões de blogs para 105 milhões de internautas no país, chegamos a conclusão inevitável de que há tanto blog quanto leitores no país. Eu não vejo muita divulgação de plataformas de blogs, muito menos interesses em novos projetos que não acabem sendo comprado pelos grandes portais, tornando o blogueiro um elemento obsoleto.

Entretanto, desses 105 milhões de internautas, podemos imaginar que boa parte deles lê mais de 10 blogs por dia, principalmente de jornalistas, celebridades, profissionais e amigos que conhece, assim, teríamos pelo menos 1 bilhão de leituras de blogs ao dia, para 100 milhões de blogs, e chegaríamos a um democrático quociente de 10 leitores por blog, podendo ultrapassar os quinze, já que boa parte desses blogs estão abandonados ou não estão sendo atualizados.

Mas a realidade da internet é outra e, por mais democrática que seja, todos lutam desesperadamente por audiência e patrocínio. Alguns blogs ultrapassam facilmente a marca de 500 mil leitores ao dia, naturalmente que não são subdomínios gratuitos, todos já estão com domínios e hospedagem próprios.

De fato, os mais talentosos escritores nem sequer são citados nas mídias, e sua mensagens são quase que totalmente ignoradas. Às vezes há algum reconhecimento, apesar de ser raro.

Outra possibilidade interessante é a viralização, ou seja, se a pessoa comenta e apresenta o seu link no formulário de outros blogs, pode acontecer algo inesperadamente maravilhoso, sua mensagem pode “explodir” para o mundo inteiro saber.

Segundo os sites especializados em tecnologia, como o IDGnow, Portal Terra, UOL e o Ibope, o número de internautas já ultrapassa 105 milhões só no Brasil, além disso, a população mundial está muito mais educada linguísticamente, ou seja, a maioria dos países em desenvolvimento e ricos falam mais de três línguas diferentes e, portanto, lêem mais. Esse número é bem mais real, já que não há excluídos digitalmente.

Essa situação foi possível graças aos móbiles, uma revolução em termos de informação, o que fez com que os países mais pobres, como os africanos, integrassem a comunidade internacional. Smartphones e tablets forçaram também os computadores a baixar os preços.

Aliás, a classe C já é maioria na internet, assim como pessoas com mais de 28 anos, pessoas que administram melhor o tempo, formam opinião, influenciam a sociedade, social e politicamente.

Alguns problemas ainda incomodam na rede, por exemplo:

Estatais que não liberam conteúdo para divulgação, privilegiando as mídias de massa ou dificultando o acesso público.

ONGs nacionais e internacionais que simplesmente proíbem a divulgação de conteúdo próprio, como se fossem empresas comerciais.

Interesses corporativos – onde as multinacionais imperialistas boicotam a informação. Um exemplo disso são as produtoras de cinema que não liberam sequer os trailers dos filmes, como se não precisassem de publicidade popular.

Por enquanto o Youtube e outros sites da Google resistiram às pressões imperialistas, já que a estratégia da Google é antagônica a essa manipulação, mas não sabemos até onde eles irão suportar.

Wikipedia já esteve em risco várias vezes, e a Wikileaks sofreu o primeiro golpe contra a liberdade de expressão, com a prisão de Julian Assange, dono do site, tentativa de prisão de Edward Snowden e até a polêmica prisão de Manning.

Manipulação de informações, onde as mídias de massa apresentam um número quando a realidade é outra.

Apesar de tudo isso, os internautas ainda pensam, todos os 105 milhões de brasileiros.

By Jânio

Anúncios

outubro 11, 2013 - Posted by | blogosfera | , ,

1 Comentário »

  1. […] * Publicado no MadeInBlog […]

    Curtir

    Pingback por Ver! | Blog | Brasil tem mais de 100 milhões de internautas | outubro 13, 2013 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Marca Livro

A arte de criar histórias em prosa ou verso

bastet - protetora dos gatos

todos os animais merecem o céu e os gatos principalmente

Blog CIN 5018

Informatização de Unidades de Informação

The Promise Carrier

Ebrael's official website in English.

detudosobretudoblog

Este site vai aborda todos os temas voltado para as mulheres

Letícia Giacometti Ribeiro

O diário de uma estudante de Jornalismo

Caminho Alternativo

Geopolítica, atualidades e opinião

Escrita em Foto

Colunas, textos, fotografias; a vida de alguém que busca mais do que apenas viver.

%d blogueiros gostam disto: