Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Acelerador nanotecnológico de partículas

Universo num grão de arroz

Acelerador de Partículas

Cientistas americanos criaram um chip-laser capaz de acelerar os elétrons a uma velocidade dez vezes maior que a tecnologia convencional, tudo em dimensão nanotecnológica.

As dimensões do Large Hadron Collider (LHC em inglês) que é o mais potente acelerador de partículas do mundo, são extraordinárias. O acelerador está localizado em um túnel em forma de circunferência de 27 quilômetros, enterrado sob a fronteira franco-suíça. Com ele foi possível realizar experimentos sofisticados que já estão ajudando a decifrar os mistérios da física e compreender as origens do universo.

Poderia tudo isso ser reduzido ao tamanho de um grão de arroz? Cientistas do Centro de Stanford Linear Accelerator (SLAC em inglês) e da Universidade de Stanford, EUA, mostraram que é possível, segundo o portal científico Tendências21.

Os cientistas conseguiram introduzir em um chip de vidro nanoestruturado de uns 3 milímetros, um laser capaz de acelerar os elétrons a uma velocidade de dez vezes maior que a tecnologia convencional consegue.

Em seu potencial máximo, o novo acelerador pode alcançar 30 metros, o mesmo poder de aceleração que alcança o acelerador linear SLAC em dois quilômetros, e emitir um milhão a mais de pulsos de elétrons por segundo.

Segundo os autores do experimento, fabricar este chip é fácil e barato, por isso, em sua opinião, essa conquista abre caminho para novas gerações de aceleradores de escritório, como foram chamados pelos pesquisadores.

“Todavia temos vários desafios a serem superados, antes que esta tecnologia se torne acessível no mundo real, mas poderia ajudar a reduzir substancialmente o tamanho e o custo dos futuros aceleradores de partículas para explorar o mundo das partículas e forças fundamentais”, explica Joel England, físico do SLAC que dirigiu os experimentos.

Além disso, este novo acelerador poderia ser utilizado para obter fontes de raios X portáteis para melhorar a segurança e assistência médica, e fornecer imagens (chapas) mais econômicas para hospitais e laboratórios, segundo seus criadores.

Fonte: RT-TV

Desafios da nanotecnologia

Computador biológico

Nanotecnologia – O limite humano

Top produtos de nanotecnologia

outubro 6, 2013 - Posted by | Ciências | , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: