Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

O homem mais endividado do mundo

top falidos

Eike Batista

Os números relacionados à Eike Batista assustam. Eike, que já foi o sétimo homem mais rico do mundo, segundo números declarados formalmente, já que os números informais não mentem, mas também não mostram absolutamente nada, caiu assustadoramente para o número noventa e nove da lista dos mais ricos do mundo e, por pouco, não sai do grupo dos top cem.

Eike vai deixando de ser um dos homens mais ricos do mundo para se tornar o mais endividado.

Considerando a sua fortuna no ano de 2.013, cerca de 10,5 bilhões de dólares, comparando com a sua dívida atual, praticamente se anulam os números. Só com o BNDES e com a Caixa Econômica Federal, a dívida ultrapassa seis bilhões, nenhum dos grandes bancos credores de Eike estão abaixo de um bilhão.

Entretanto, ajustando-se o real ao dólar, apenas a metade de sua fortuna foi pelo ralo.

Esta é a boa notícia do presente porque, para o futuro, a previsão não melhora em nada. Especialista acreditam que a atual fortuna de Eike devera se reduzir pela metade, novamente, sempre baseando-se na desvalorização das ações, o que levaria os atuais 50% para 25%.

Aí, sim, a coisa poderia se complicar bastante, afinal de contas, as ações caindo, não significa que as dívidas fiquem menores, muito pelo contrário, as dívidas tendem a aumentar.

O efeito dominó no mercado financeiro é implacável, principalmente quando um empresário demonstra não saber o que fazer, numa área em que ele deveria conhecer muito bem. Isso assusta os investidores, provocando o que estamos vendo.

A pergunta marota é inevitável: Será que isso tudo foi planejado? Eu acredito que não, já que os corruptos brasileiros não costumam agir dessa forma, entretanto, não é difícil criar uma teoria de conspiração.

Essa história de pre-sal sempre foi muito criticada pela direita, apesar de poucas pessoas saberem o que de fato isso era ou o que representava. Nenhum grande investidor estrangeiro estava interessado no tal pre-sal, apesar disso, as empresas de nosso governo sempre estiveram dispostas a emprestar fortunas para empresas ligadas ao pre-sal, como foi o caso dos 10 bilhões investidos pelo BNDES em Eike.

Nós conhecemos muito bem a história desses bancos de desenvolvimentos do governo, também conhecemos a história da Caixa Econômica Federal e o Grupo Sílvio Santos.

Com tanto dinheiro entrando nas empresas de Eike, chegaram também os pequenos investidores. A fama de Eike cresceu e até os grandes bancos privados do Brasil resolveram arriscar, como foi o caso do Bradesco e do Unibanco.

A regra número um da especulação financeira é: uma hora isso acaba.

Há muita diferença entre investimento em empresas tradicionais, bem estruturadas, e investimentos em áreas obscuras, literalmente falando, como investir em empresas que exploram as profundezas do oceano, baseando-se em informações pouco confiáveis, como é o caso das informações políticas.

Se Eike vai perder sua fortuna? Com certeza não.

Com a justiça que nós temos e com a quantidade de empresas públicas e políticos envolvidos nesses investimentos, mesmo que Eike perdesse tudo, sempre haveria uma forma dele proteger uma boa parte e, com certeza, continuaria mais rico do que quando entrou nessa encrenca.

Lembrando sempre que Sarney, ACM, Roberto Marinho, Ricardo Teixeira, Daniel Dantas, Sílvio Santos, PC Farias, Carlinhos Cachoeira e os nossos prezados pastores, nunca estiveram nas listas de homens mais ricos do mundo. Alguns sempre estiveram falidos, apesar de bilhões em sua contas, como foi o caso do desaparecido Jaime Lernner, Escândalo do Banestado, e de outro desaparecido, José Eduardo Vieira, Bamerindus, ETC.

Aliás, a relação entre a política e os bancos deixam bem claro quem financia o nosso sistema.

By Jânio

Os homens mais ricos do mundo 2.013

Dívidas bilionárias de Eike Batista

É melhor investir no Brasil

Os homens mais ricos de Portugal

O escândalo do Banco Panamericano

 

Anúncios

julho 5, 2013 - Posted by | Inglês | , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Marca Livro

A arte de criar histórias em prosa ou verso

bastet - protetora dos gatos

todos os animais merecem o céu e os gatos principalmente

Blog CIN 5018

Informatização de Unidades de Informação

The Promise Carrier

Ebrael's official website in English.

detudosobretudoblog

Este site vai aborda todos os temas voltado para as mulheres

Letícia Giacometti Ribeiro

O diário de uma estudante de Jornalismo

Caminho Alternativo

Geopolítica, atualidades e opinião

Escrita em Foto

Colunas, textos, fotografias; a vida de alguém que busca mais do que apenas viver.

%d blogueiros gostam disto: