Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

X-47B – Assassino robótico

homem contra um robô

Máquina Assassina

Um grupo de ativistas pacifistas preparam uma campanha para evitar que se utilizem robôs autônomos em guerras, como o Pentágono já está planejando.

Robôs assassinos pairam sobre o nosso futuro se não tomarmos as medidas para proibi-los agora, adverte Jody Williams, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz de 1.997, que apoia a campanha. “Sei que podemos detê-los antes que cheguem ao campo de batalha”, diz Williams, conhecida por seu trabalho em favor da proibição de minas terrestres.

A partir da tecnologia dos drones, máquinas como essas poderiam ser desenvolvidas em cerca de dez anos, alerta Noel Sharkey, da Universidade inglesa de Sheffield. “Não é ficção, já estamos desenvolvendo”, acrescenta este especialista em robótica e inteligência artificial que planeja lançar a campanha “Stop Killer Robots” em abril de 2.013.

“Uma ala de pesquisas do Pentágono está trabalhando no avião não tripulado, X-47B, o primeiro drone capaz de cumprir, sem auxílio de controle remoto, missões previamente programadas em seu computador de bordo. Nos EUA já estão preparando mais operadores de aeronaves, buscando jovens que sejam bons com os jogos de computador”, diz Sharkey, citado pelo “The Guardian”.

Ainda que muita gente esteja entusiasmada com esta tecnologia, já que é uma indústria bilionária, não existem legislações para responsabilizar um robô por suas ações. Os humanos pensam nas consequências que podem ter seus atos, mas “se um robô erra, quem será o responsável”, pergunta Sharkey?

A ideia é que serão essa máquinas que buscarão os alvos e decidirão se destruirão ou não, mas os robôs mais avançados até o momento, tem dificuldade até para distinguir um carro de um ser humano, portanto, terá ainda mais dificuldade para diferenciar um menino com um pirulito na mão de um adulto com uma pistola, observa o especialista. Já vimos a incompetência no uso dos aviões não tripulados, onde os operadores cometem muitos erros e não são supervisionados adequadamente, analisa ele.

Sharkey também critica o argumento de que os robots autônomos permitiriam reduzir as baixas humanas. Admite que provavelmente não morreria nenhum soldado de uma das partes do conflito, já que as armas robóticas autônomas não se cansarão, nem buscarão vinganças pela morte de seu colega. Mas as vítimas da outra parte poderia ser ainda mais numerosa, já que, como uma máquina, não sentiriam compaixão, nem medo.

Fonte: RT-TV

Robô inseto

Exoesqueleto – Super-herói real

junho 14, 2013 - Posted by | Cinema | , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: