Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Chipre – Do paraíso fiscal ao inferno

Crise no Paraíso

Inferno Fiscal

O parlamento do Chipre vota não, com zero votos a favor, 39 contra e 19 que não votaram, ao imposto dos depósitos proposto pela União Européia, para liberar 10 bilhões de euros solicitados pela ilha do mediterrâneo.

O imposto extraordinário sobre os depósitos bancários no Chipre teria o objetivo de arrecadar 5,8 bilhões de euros exigidos pela UE para socorrer o país. A UE exigiu o valor mas não especificou quem deveria ser taxado, pequenos ou grandes depósitos.

O parlamento já havia negado a primeira versão do imposto, proposto pela UE. Desta vez a proposta seria 9,9% sobre os depósitos de mais de 100.000 euros e 6,75% para depósitos de valores entre 20.000 e 100.000 euros.

O parlamento queria proteger os depósitos da classe média, até 100.000 euros. A crise do Chipre causou pânico e filas para saques que ficaram restrito a um valor máximo de 260 euros diários, lembrando o sequestro dos depósitos e poupança que ocorreu no Brasil quando Collor governava.

No Brasil o motivo era a inflação exagerada, provocada pelo mercado aquecido. No Chipre o que ocorreu foi o contrário.

Considerado um inferno fiscal, o Chipre aceitava dinheiro de origem duvidosa e sem impostos. Com a crise européia os rendimentos caíram, o país parou de crescer e os investidores decidiram resgatar seus investimentos, provocando o caos.

Texto completo: RT-TV

___________________________________

Senado americano aprovou na madrugada de sábado o primeiro projeto de lei em quatro anos, depois de passar a noite votando muitas emendas.

A medida inclui aumentos de impostos, cortes de orçamento e investimentos de 100 bilhões em obras públicas, visando a criação de empregos.

___________________________________

Rússia planeja construir um oleoduto até o Oceano Índico, através do Paquistão e Afeganistão.

O Oleoduto foi proposto pela Nova Delli e beneficiará também a índia, segundo o presidente da ONGC da Índia, responsável pelo projeto.

Enquanto isso, a maior empresa de gás natural da Índia, GAIL, propôs expandir o gasoduto até a Índia, através da China. Em primeira análise, o território chinês é montanhoso, o que impossibilitaria o projeto, enquanto pelo Afeganistão e Paquistão se tornaria mais viável.

Como a Índia tem conflitos políticos com o Paquistão, isso representa um risco, mas os especialistas garantem que as vantagens econômicas são maiores que os riscos.

Texto completo: RT-TV

__________________________________

Especialistas em finanças afirmam que a crise no Chipre é como um castelo de Cartas. Segundo eles, a Alemanha estaria obcecada por manter o Euro e seria capaz de qualquer coisa para isso, incluindo o sequestro de depósitos.

Os investidores temem que o sequestro de depósitos que ocorre no Chipre, possa também vir a ocorrer na Itália, Espanha, Portugal ou em outros lugares, segundo um eurodeputado. A mensagem que eu enviaria para os investidores é que retirem todo o dinheiro que tenham nos bancos desses países enquanto podem.

“Digam isso às centenas de milhares de britânicos que vivem no sul da Espanha, que pelo amor de Deus retirem o dinheiro desse país”. Em sua opinião o Governo do Reino Unido tinha obrigação de dizer aos seus súditos o que estava acontecendo no Chipre.

“Tudo o que resta fazer agora, é ajudar os britânicos residentes lá, completou”. “Está faltando respeito aos princípios básicos da civilização ocidental, por isso, não devem investir na zona do euro”.

“Seria melhor que se declarasse insolvência aos bônus internacionais, assim o Chipre poderia pelo menos conservar seu setor bancário e uma parte da confiança no país”.

Texto completo: RT-TV

____________________________________

A instabilidade financeira do Chipre pode fazer com que a Rússia volte ao tema da criação de zonas de livre comércio em seu território, segundo o primeiro ministro Dmitri Medvédev em uma reunião com outros membros do governo.

A preocupação russa é com os investimentos de magnatas em infernos fiscais como as Ilhas Virgens Britânicas, Bahamas e outros.

A própria federação russa poderá criar zonas especiais de vários tipos como: industriais, inovações técnicas, turísticas e portuárias.

Dos 90 bilhões de euros depositados no Chipre, 18 bilhões são de pessoas ou empresas russas.

Texto completo: RT-TV

março 28, 2013 - Posted by | Resumos Semanais. | , , , , ,

2 Comentários »

  1. […] certamente que em outros paraísos fiscais também foram afetados pela crise econômica, como o Chipre. Logo após a crise que não foi econômica, mas política, os EUA passaram a a retaliação contra […]

    Pingback por Tax haven – O inferno da economia americana « Made in Blog | novembro 6, 2015 | Resposta

  2. […] Chipre – Do paraíso ao inferno […]

    Pingback por Crise econômica chega a Dubai « Made in Blog | fevereiro 7, 2016 | Resposta


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: