Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Top 10 meteoritos perigosos

Meteorito na Rússia

Meteorito na Rússia

O meteorito cujos fragmentos atingiram a região russa dos Urais foi de cerca de 10 toneladas de massa, equivalente a 20 bombas atômicas, ou 300 quilotons, segundo a NASA. Deixou 1.200 feridos e prejuízo de dezenas de milhões de dólares.

Apesar do meteorito que caiu ser relativamente pequeno, em termos cósmicos, tinha tamanho suficiente para entrar na atmosfera. Isso representa um caso excepcional, segundo opina o astrônomo e investigador Cristian Giuppone.

A seguir, a RT-TV lista os meteoritos mais perigosos dos últimos 100 anos.

O1 – Meteorito Sutter mill

O meteorito entrou na atmosfera da Terra em 22 de abril de 2.012, com uma velocidade de 29 Km por segundos e explodiu, liberando uma energia de cerca de quatro quilotons. Seus restos incandescentes atingiram a região os estados de Nevada, Califórnia e Washington, provocando uma onda de choque poderosa.

Segundo especialistas, a situação foi potencialmente muito perigosa.

Uma análise posterior dos fragmentos descobertos nas proximidades da região de Sutter Mill, mostrou que se tratava de um tipo de meteorito desconhecido e que continha alguns dos materiais mais antigos do sistema solar.

02 – Superbólido de Sulawesi

Este meteorito de aproximadamente 5 a 10 metros de diâmetro, chegou a Terra em 8 de outubro de 2.009, a uma altitude de 20 km acima da cidade costeira de Bone, na província de Sulawesi, Indonésia. Sua explosão foi estimada entre 10 e 50 quilotons.

03 – Meteorito de Puno

O meteorito que caiu em 15 de setembro de 2.007, perto da cidade de Puno (Perú), nas proximidades da fronteira com a Bolívia e o lago Titicaca, produziu uma cratera de 13 metros de diâmetro e 4,5 metros de profundidade. Especialistas estimaram a potência do impacto em um quiloton. Após o incidente, moradores da região começaram a sentir desconforto, dores de cabeça e náuseas.

04 – Chuva de meteoritos de Jilin

A chuva de meteoritos que sacudiu a província da Chinesa de Jilin, em 08 de março de 1.976, foi um fenômeno excepcional. Durou cerca de 40 minutos, com cerca de 100 objetos celestes únicos, o mais grande deles foi o meteorito de Jilin.

Tinha um peso de 1,7 toneladas e chocou contra a Terra com uma velocidade de 12 quilômetros por segundo. Felizmente, a chuva ocorreu em uma região pouco povoada, não houve vítimas.

05 – Meteorito marciano Nakhla

Nakhla é um dos meteoritos mais famosos da história. Ele caiu na Terra em 28 de junho de 1911, na região de Abu Hommos Nakhla, Alexandria (Egito).

Fragmentos penetraram no solo até uma profundidade de um metro. O peso calculado foi de 10 kg. Seus pedaços caíram em uma área de 4,5 km de diâmetro, cerca de 40 fragmentos foram recuperados.

Passou a fazer parte da história da pesquisa espacial, uma vez que foi o primeiro meteorito de origem marciana, e que mostrou que o planeta vermelho poderia ter água.

RT-TV

Anúncios

fevereiro 17, 2013 - Posted by | curiosidades | , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: