Wikipedia perde quase a metade de seus usuários
Nos últimos cinco anos, a Wikipedia vem perdendo muitos redatores em língua inglesa, o que está afetando negativamente sua capacidade em manter-se com uma das melhores fontes de conhecimento on line, segundo um estudo.
A pesquisa, que foi conduzida por Aaron Halfaker, da Universidade de Minesota, revela que o número de colaboradores voluntários, e editores, diminuiu de 56.000 em 2.007, para 35.000, no final de 2.012.
Os investigadores apresentaram várias razões para explicar essa mudanças na Wikipedia, incluindo o aumento de programas automatizados, ou bots, sistemas de sites que, desencanta potenciais colaboradores.
Enquanto a Wikipedia dispensa os editores menos competentes, essas regras rígidas de admissão parece ter desencorajado muitos recém-chegados, que ficaram desmotivados ao ver suas contribuições suprimidas.
O site conta com edições em 285 línguas e seu fundador Jimmy Walles já apela por uma maior abertura para os recém-chegados, para poder manter-se com grande quantidade de informações que a Web tenta processar.
Os autores do estudo dizem que o site complicava muito suas vidas com regras destinadas a melhorar sua qualidade.
“Ironicamente, várias mudanças na comunidade Wikipedia, introduzida para gerenciar a qualidade e coerência de conteúdos vs enorme crescimento da participação, tem paralisado o mesmo crescimento que deveriam gerar”, revelam os pesquisadores na revista American Behavioral Scientist.
“A wikipedia deixou de ser ” a enciclopédia que qualquer um podia editar” para se tornar “a enciclopédia que qualquer um entende as regras, socializa, esquiva de maneira impessoal, rejeitando de maneira semi-automatizada o conteúdo daqueles que querem contribuir voluntariamente, dispensando seu tempo e energia para editar”, escreveram os autores do relatório.
Comentário: Apesar de ter perdido quase a metade de seus colaboradores em inglês, a Wikipedia continua sendo a melhor fonte de informação, na minha modesta opinião. Se a moderação tornou-se mais rígida, é de se esperar que as alterações nos textos sejam mais moderadas.
Se a Wikipedia já tem um dos maiores acervos do mundo, apenas a manutenção desses conteúdos já seria suficiente para que o site continuasse sendo a melhor fonte de informação.
É natural que um site se torne mais rígido, depois de ter crescido e se estabilizado, também é normal que os usuários não gostem dessas mudanças.
O Orkut praticamente desapareceu da boca dos internautas e, apesar de continuar com um grande número de perfis, poucas pessoas continuaram utilizando com frequência.
Fonte: RT:TV
Comentários: By Jânio
6 Comentários »
Deixe um comentário
-
Arquivos
- outubro 2021 (2)
- fevereiro 2021 (1)
- agosto 2020 (1)
- julho 2020 (1)
- maio 2020 (3)
- abril 2020 (5)
- março 2020 (3)
- novembro 2019 (1)
- setembro 2019 (1)
- novembro 2018 (1)
- setembro 2018 (1)
- junho 2018 (3)
-
Categorias
- Animação
- Arabic
- Arquivo X
- blogosfera
- Ciências
- Cinema
- Concursos.
- curiosidades
- divulgação gratis
- downloads
- english
- Espanhol
- esportes
- Google +
- Grandes Amigos
- Inglês
- Internacional
- internet
- Judiciário
- Música.
- Mensagens
- Migração
- oportunidades
- Otimização_
- Piadas
- Política
- Policia
- Redes Sociais
- Reflexões
- Resumos Semanais.
- Saúde
- segurança
- televisão
- Uncategorized
- Utilidade Pública
- Videos
- youtube
-
RSS
Entries RSS
Comments RSS
Num mundo de desinformação total, eu defendo sim uma ampla política de “peneira” pra pré-selecionar os editores. Não dá de deixar qualquer um colocar qualquer bobagem na internet. Não duvido que possa encontrar algum artigo entitulado “Jesus Gay”, contendo alguma teoria mirabolante acerca do Salvador. Já pensou poderem escrever que Jesus, com a tûnica molhada e colada das águas do Jordão, despertou paixões irresistíveis em seu primo João Batista? O pior de tudo, sem fontes confiáveis…
A queda de colaboradores só mostra que os aspirantes a editores, além de amplamente desqualificados, são preguiçosos e não querem se adaptar, mas apenas fama, nada mais! Só mostra que o público leitor, também, não tá muito interessado em conteúdo confiável, mas em sensacionalismos que complementem seus vícios por novelinhas da vida real. Os que pretendem editar, querem fazê-lo a seu bel prazer; os que lêem, querem ler, na maioria dos casos, artigos rápidos, mal escritos, mal pesquisados e mal acabados.
Um abraço e bom domingo!
CurtirCurtir
A Wikipedia já tem muito conteúdo publicado, agora, só precisa de um número razoável de edutores para atualizá-la.
Eu não sei para que tanta preocupação, e acho que a qualidade vem acima de tudo agora.
Bom domingo!
CurtirCurtir
Justamente pela qualidade que não se pode deixar que qualquer aventureiro ou maledicente espalhe fraudes e mentiras na Wikipedia, ainda mais se citando fontes duvidosas ou sensacionalistas. Como sabemos que a maioria das pessoas acredita no que quer, sem checar a idoneidade das fontes (até mesmo sem verificar se as mesmas existem), a vigilância deve ser constante.
CurtirCurtir
Eu cá gosto da wikipédia. é muito útil e tem muita informação
CurtirCurtir
Olá Parceiro:
Eu sou da mesma opinião.
A Wikipedia tem conteúdo pra caramba e já consegue até referenciar conteúdos em outras línguas, formando um legião estrangeira de colaboradores e agregando ainda mais os conteúdos entre si.
ABS
CurtirCurtir
[…] * Publicado no MadeInBlog […]
CurtirCurtir
Pingback por Ver! | Blog | Wikipedia perde quase a metade de seus usuários | janeiro 7, 2013 |