Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Wikipedia perde quase a metade de seus usuários

Pesquisa Wikipedia

Pesquisa Wikipedia

Nos últimos cinco anos, a Wikipedia vem perdendo muitos redatores em língua inglesa, o que está afetando negativamente sua capacidade em manter-se com uma das melhores fontes de conhecimento on line, segundo um estudo.

A pesquisa, que foi conduzida por Aaron Halfaker, da Universidade de Minesota, revela que o número de colaboradores voluntários, e editores, diminuiu de 56.000 em 2.007, para 35.000, no final de 2.012.

Os investigadores apresentaram várias razões para explicar essa mudanças na Wikipedia, incluindo o aumento de programas automatizados, ou bots, sistemas de sites que, desencanta potenciais colaboradores.

Enquanto a Wikipedia dispensa os editores menos competentes, essas regras rígidas de admissão parece ter desencorajado muitos recém-chegados, que ficaram desmotivados ao ver suas contribuições suprimidas.

O site conta com edições em 285 línguas e seu fundador Jimmy Walles já apela por uma maior abertura para os recém-chegados, para poder manter-se com grande quantidade de informações que a Web tenta processar.

Os autores do estudo dizem que o site complicava muito suas vidas com regras destinadas a melhorar sua qualidade.

“Ironicamente, várias mudanças na comunidade Wikipedia, introduzida para gerenciar a qualidade e coerência de conteúdos vs enorme crescimento da participação, tem paralisado o mesmo crescimento que deveriam gerar”, revelam os pesquisadores na revista American Behavioral Scientist.

“A wikipedia deixou de ser ” a enciclopédia que qualquer um podia editar” para se tornar “a enciclopédia que qualquer um entende as regras, socializa, esquiva de maneira impessoal, rejeitando de maneira semi-automatizada o conteúdo daqueles que querem contribuir voluntariamente, dispensando seu tempo e energia para editar”, escreveram os autores do relatório.

Comentário: Apesar de ter perdido quase a metade de seus colaboradores em inglês, a Wikipedia continua sendo a melhor fonte de informação, na minha modesta opinião. Se a moderação tornou-se mais rígida, é de se esperar que as alterações nos textos sejam mais moderadas.

Se a Wikipedia já tem um dos maiores acervos do mundo, apenas a manutenção desses conteúdos já seria suficiente para que o site continuasse sendo a melhor fonte de informação.

É natural que um site se torne mais rígido, depois de ter crescido e se estabilizado, também é normal que os usuários não gostem dessas mudanças.

O Orkut praticamente desapareceu da boca dos internautas e, apesar de continuar com um grande número de perfis, poucas pessoas continuaram utilizando com frequência.

Fonte: RT:TV

Comentários: By Jânio

Anúncios

janeiro 6, 2013 - Posted by | internet | , , , , , , , , ,

6 Comentários »

  1. Num mundo de desinformação total, eu defendo sim uma ampla política de “peneira” pra pré-selecionar os editores. Não dá de deixar qualquer um colocar qualquer bobagem na internet. Não duvido que possa encontrar algum artigo entitulado “Jesus Gay”, contendo alguma teoria mirabolante acerca do Salvador. Já pensou poderem escrever que Jesus, com a tûnica molhada e colada das águas do Jordão, despertou paixões irresistíveis em seu primo João Batista? O pior de tudo, sem fontes confiáveis…

    A queda de colaboradores só mostra que os aspirantes a editores, além de amplamente desqualificados, são preguiçosos e não querem se adaptar, mas apenas fama, nada mais! Só mostra que o público leitor, também, não tá muito interessado em conteúdo confiável, mas em sensacionalismos que complementem seus vícios por novelinhas da vida real. Os que pretendem editar, querem fazê-lo a seu bel prazer; os que lêem, querem ler, na maioria dos casos, artigos rápidos, mal escritos, mal pesquisados e mal acabados.

    Um abraço e bom domingo!

    Curtir

    Comentário por Ebrael Shaddai | janeiro 6, 2013 | Responder

    • A Wikipedia já tem muito conteúdo publicado, agora, só precisa de um número razoável de edutores para atualizá-la.

      Eu não sei para que tanta preocupação, e acho que a qualidade vem acima de tudo agora.

      Bom domingo!

      Curtir

      Comentário por icommercepage | janeiro 6, 2013 | Responder

      • Justamente pela qualidade que não se pode deixar que qualquer aventureiro ou maledicente espalhe fraudes e mentiras na Wikipedia, ainda mais se citando fontes duvidosas ou sensacionalistas. Como sabemos que a maioria das pessoas acredita no que quer, sem checar a idoneidade das fontes (até mesmo sem verificar se as mesmas existem), a vigilância deve ser constante.

        Curtir

        Comentário por Ebrael Shaddai | janeiro 6, 2013

  2. Eu cá gosto da wikipédia. é muito útil e tem muita informação

    Curtir

    Comentário por amtverandre | janeiro 6, 2013 | Responder

    • Olá Parceiro:

      Eu sou da mesma opinião.

      A Wikipedia tem conteúdo pra caramba e já consegue até referenciar conteúdos em outras línguas, formando um legião estrangeira de colaboradores e agregando ainda mais os conteúdos entre si.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | janeiro 6, 2013 | Responder

  3. […] * Publicado no MadeInBlog […]

    Curtir

    Pingback por Ver! | Blog | Wikipedia perde quase a metade de seus usuários | janeiro 7, 2013 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Marca Livro

A arte de criar histórias em prosa ou verso

bastet - protetora dos gatos

todos os animais merecem o céu e os gatos principalmente

Blog CIN 5018

Informatização de Unidades de Informação

The Promise Carrier

Ebrael's official website in English.

detudosobretudoblog

Este site vai aborda todos os temas voltado para as mulheres

Letícia Giacometti Ribeiro

O diário de uma estudante de Jornalismo

Caminho Alternativo

Geopolítica, atualidades e opinião

Escrita em Foto

Colunas, textos, fotografias; a vida de alguém que busca mais do que apenas viver.

%d blogueiros gostam disto: