Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Zero Dark Thirty

caçada a Osama Bin Laden

Lançamentos 2.013

Zero Dark Thirty

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Dirigido por Kathryn Bigelow

Produzido por Kathryn Bigelow, Colin Wilson, Greg Shapiro, Ted Schipper e Megan Ellison

Escrito por Mark Boal

Estrelando:

Jessica Chastain

Jason Clarke

Joel Edgerton

Chris Pratt

James Gandolfini

Mark Strong

Edgar Ramirez

Ricky Sekhon

Jennifer Ehle

Kyle Chandler

Nina Arianda

Música – Alexandre Desplat

Cinematografia – Greig Fraser

Edição – William Goldenberg e Dylan Tichenor

Estúdio – Annapurna Pictures

Distribuição – Columbia Pictures

Data de lançamento(s) – 19 dezembro de 2012

País – United States

Linguagem – Inglês

Zero Dark Thirty é um filme americano com previsão de lançamento para o próximo mês de dezembro, 2012. Filme americano de ação e suspense, descrito como “a história da maior caçada humana da história, ao homem mais perigoso do mundo”. O filme é sobre as Forças de Operações Especiais com missão para capturar ou matar Osama bin Laden. O filme é dirigido e co-produzido por Kathryn Bigelow, com roteiro de Mark Boal e Solibakke Martin, ambos associados com “The Hurt Locker”, outro thriller de ação militar que ganhou o Oscar de Melhor Filme e outros cinco Oscars em 2009. É estrelado por Jessica Chastain, Jason Clarke, Joel Edgerton, Chris Pratt, James Gandolfini, Edgar Ramirez e Mark Strong.

Resumo: Após os ataques de 11 de setembro, uma década de caçada ao líder da al-Qaeda, Osama bin Laden, começara. Uma equipe de elite da inteligência e agentes militares, trabalhando em segredo em todo o planeta, dedicando-se a um único objetivo: encontrar e eliminar bin Laden.

Elenco

Jessica Chastain – agente da CIA

Jason Clarke – agente da CIA

Joel Edgerton – membro da SEAL Team Six

Chris Pratt – um membro da SEAL Team Six

Taylor Kinney – membro da SEAL Team Six

Callan Mulvey – membro da SEAL Team Six

Nash Edgerton – membro da SEAL Team Six

James Gandolfini, Leon Panetta, Scott Adkins e

Mark Strong – agente da CIA

Edgar Ramirez, Jennifer Ehle e

Ricky Sekhon como o líder terrorista Osama Bin Laden

Kyle Chandler – estrategista de elite da CIA no Paquistão

Stephen Dillane, Nina Arianda – Produção

Títulos

O título pensado para o filme era “Por Deus e pelo País”. O título de “Zero Dark Thirty” foi oficialmente confirmado no final do teaser/trailer do filme. Bigelow explicou a EW que “é um termo militar Para – 30 minutos após a meia-noite – e refere-se também à escuridão e sigilo da missão durante uma década inteira, muito tempo”.

Argumento: Bigelow e Boal tinham inicialmente pensado em criar um roteiro de filme centrado em torno do cerco de 2001 em Tora Bora, onde acreditava-se que Bin Laden estivesse escondido. Os dois estavam prestes a começar a filmar quando surgiram notícias de que Bin Laden havia sido morto. Eles imediatamente engavetaram o projeto em que estavam trabalhando e redirecionaram seu foco, essencialmente, começando do zero. “Mas muito do trabalho de casa que eu já havia feito para o primeiro script, além de um monte de contatos que fiz, já estavam bem encaminhados”, Boal observou durante uma entrevista à Entertainment Weekly. Ele acrescentou: “Os anos passados, falando com militares e operadores de inteligência, envolvidos na luta contra o terrorismo, foram úteis para ambos os projetos. Algumas informações que eu tinha desenvolvido a partir de terceiros, durante muito tempo, continuaram sendo úteis para esta nova versão”.

As filmagens

Partes do filme ocorreram em Chandigarh, Índia. Algumas regiões de Chandigarh foram transformadas em cenário para Lahore e Abbottabad, no Paquistão, onde Osama bin Laden foi encontrado e morto, em maio de 2011. O filme pretendia expressar manifestações anti-Osama bin Laden e anti-Paquistão, como eles se opuseram a locais do Paquistão, sendo retratados em terras indígenas.

Música

Alexandre Desplat foi contratado para compor a trilha do filme.

Marketing

Promoção

Electronic Arts vai promover “Zero Dark Thirty” em seu vídeo game “Medal of Honor Warfighter”, oferecendo mapas para download, de locais retratados no filme. Os mapas adicionais para o jogo serão disponibilizados em 19 de Dezembro, de modo a coincidir com o lançamento do filme. Electronic Arts vai doar US $ 1 para organizações sem fins lucrativos que apoiam veteranos para cada “map pack Zero_Dark_Thirty” vendido.

Datas de Lançamento:

Argentina – 20 de dezembro de 2012

Alemanha – 10 jan 2013

Islândia – 11 de janeiro de 2013

Bélgica – 23 de janeiro de 2013

Finlândia – 25 de janeiro de 2013

Holanda – 24 de janeiro de 2013

França – 23 de janeiro de 2013

Reino Unido – 25 de janeiro de 2013

EUA – 19 de dezembro de 2012

Noruega – 8 de fevereiro de 2013

controvérsia política

Mesmo antes que uma única cena fosse filmada para o filme, já surgiam controvérsias político-partidária. Os opositores do governo Obama acusaram Zero Dark Thirty de ter sido agendado para ser lançado em outubro, pouco antes da eleição presidencial, em novembro, de modo que seria como apoiar a reeleição de Barack Obama, lembrando ao público quem deu a ordem para iniciar o ataque que chegaria a Osama Bin Laden. A Sony negou que a política estivesse relacionada à programação do lançamento do filme, afirmando que a data de lançamento inicial havia sido escolhida porque era a melhor, disponível para um thriller de ação. O roteirista do filme acrescentou: “o presidente não é retratado no filme. A distribuidora Columbia Pictures, sensível a percepções críticas, considerou uma nova data para o lançamento do filme, atrasando para o início de 2013. A data de lançamento havia sido marcada para 19 de dezembro de 2012, bem depois da eleição, evitando qualquer suposto conflito político.

Diversas fontes também acusaram o governo Obama de fornecer informações privilegiadas a Bigelow. Tudo isso, somado a acusação de vazamento de outras informações à mídia, causou polêmicas e assunto para a convenção nacional do partido republicano, que afirmam que Obama “tem tolerado a divulgação dos detalhes da operação para matar o líder da Al-Qaeda”. O congressista republicano Peter T. King pediu que a CIA e o Departamento de Defesa investiguem se informações confidenciais foram divulgadas inadequadamente. Ambos os departamentos disseram que iriam investigar. Um exame dos documentos não mostraram nenhuma evidência que as informações sigilosas tenham vazado para os cineastas e os registros da CIA não demonstraram qualquer envolvimento da Casa Branca. Os cineastas têm negado as afirmações de que teriam tido acesso a detalhes sigilosos sobre a morte de Osama bin Laden. Um porta-voz da CIA confirmou que a agência manteve sua meta “um retrato fiel dos homens e mulheres da CIA, a sua missão vital e o compromisso com o serviço público que os define. E que a proteção de acções nacionais de segurança é uma parte integrante da nossa missão “. A CIA ainda tranquilizou os republicanos que “a proteção de ações de segurança nacional – incluindo a preservação de nossa capacidade de conduzir operações de contraterrorismo eficazes – é o fator decisivo na determinação de como a CIA se envolve com cineastas e mídia como um todo “.

Agentes ex-operações especiais da CIA e oficiais liderados por republicanos e que se autodenominam OPSEC, mobilizaram-se, iniciando uma campanha de mídia em agosto, alegando “que a Casa Branca de Obama divulgou detalhes confidenciais do ataque para um filme de Hollywood”, uma afirmação que não foi provada. OPSEC produziu um vídeo atacando Obama, chamando as divulgações de desonrosas e que eles pretendem divulgar. No vídeo, membros OPSEC fazem afirmações de que o governo vazou informações consideráveis sobre o ataque para ganho político e que Obama levou o crédito pelo trabalho dos outros. Um ex-SEAL, destaque no vídeo, exige que Obama “pare com vazamentos de informações para o inimigo. “Analista de segurança da CNN, Peter Bergen, publicou uma análise crítica destas afirmações. Bergen, autor de Man Hunt: The Search Decenal de Bin Laden a partir de 9/11 a Abottabad, afirmou que as alegações feitas no vídeo foram exageradas e bobas. Bergen afirmou que Obama e sua equipe de segurança nacional fizeram todos os esforços para manter a operação sobre Bin Laden em segredo. Politifact examinou as alegações do vídeo OPSEC e encontrou-os na maior parte falsas, observando que “o vídeo é muito enganador” quando tenta retratar o sucesso de Obama, reivindicando e revelando sensíveis detalhes operacionais para as elites de Hollywood. As imagens de Obama com as pessoas de Hollywood no vídeo eram, na verdade, de um evento de triagem realizada um ano antes da morte de Bin Laden. O New York Times informou que partes do vídeo foram seletivamente editado para mostrar Obama dando o seu anúncio sobre a morte de Bin Laden, sem creditar as forças especiais e o pessoal de inteligência, a fim de retratá-lo “como um fanfarrão que leva os créditos” para as realizações dos outros.

Outros soldados de operações especiais, como o Exército dos Estados Unidos, Forças Especiais, major Fernando Lujan e o almirante Bill McRaven (chefe do Comando de Operações especiais dos Estados Unidos ), têm sido críticos sobre o envolvimento de militares e agentes da CIA “em uma campanha política, com Lujan dizendo que essa atividade é vergonhosa e “uma violação de tudo o que foi ensinado e, ao contrário do que deveríamos estar fazendo”.

Fonte: Wikipedia

Trailer

Anúncios

novembro 23, 2012 - Posted by | Cinema | , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Marca Livro

A arte de criar histórias em prosa ou verso

bastet - protetora dos gatos

todos os animais merecem o céu e os gatos principalmente

Blog CIN 5018

Informatização de Unidades de Informação

The Promise Carrier

Ebrael's official website in English.

detudosobretudoblog

Este site vai aborda todos os temas voltado para as mulheres

Letícia Giacometti Ribeiro

O diário de uma estudante de Jornalismo

Caminho Alternativo

Geopolítica, atualidades e opinião

Escrita em Foto

Colunas, textos, fotografias; a vida de alguém que busca mais do que apenas viver.

%d blogueiros gostam disto: