Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Brasil usa duas naves não tripuladas nas fronteiras

avião não tripulado

Aviões Espiões

A Força aérea usou pela primeira vez, aviões não tripulados na fronteira com a Bolívia, segundo autoridades.

Os militares usaram duas unidades não tripuladas em uma operação de treinamento conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, nas imediações da cidade de Cáceres (Mato Grosso), fronteira com a Bolívia.

Essas imagens obtidas permitiram que a polícia interceptasse um veículo suspeito que tentou furar o bloqueio montado na estrada pelo Exército, combinado com a Força Aérea. O exercício se desenvolveu no marco da “Operação Agata IV”, que mobilizou 7.500 soldados nas fronteiras com o Peru e a Bolívia para reforçar as operações contra o narcotráfico e o contrabando.

O VANT, veículo aéreo não tripulado, tem uma autonomia de voo de 16 horas e pode obter imagens de alta resolução, dia e noite, em uma altitude de até 5.500 metros.

Fonte: RT-TV

Comentário: Aviões não tripulados já se tornaram a febre tecnológica do momento, tem sido utilizadas por serviços secretos do mundo inteiro e enquanto estiverem carregando apenas filmadores, não haverá problemas.

Esse tipo de operação está tornando o serviço de fronteira mais eficaz e poderá evoluir ainda mais com as naves supersônicas, por outro lado, nós sabemos que o tráfico e o contrabando tem apoio ilegal de autoridades legais e que entram no país com facilidade.

Essa dura realidade mostra que os avanços tecnológicos isoladamente não serão muito úteis, caso não haja um acompanhamento da infraestrutura nacional. Passa até a impressão de que o verdadeiro interesse não é exatamente o combate de contrabando e narcotráfico mas, sim, o controle político do território nacional.

Entretanto, para as forças armadas é importante, pelo menos eles fazem a sua parte. Eu imagino que essas naves seriam muito úteis no controle do desmatamento da Amazônia.

By Jânio

outubro 21, 2012 - Posted by | curiosidades | , , , ,

1 Comentário »

  1. […] Brasil usa aviões não tripulados […]

    Pingback por Top países com submarino nuclear « Made in Blog | março 3, 2013 | Responder


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: