Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Algas que combatem o aquecimento global

pesquisas de geoengenharia

Controle do CO2

Ao ser fertilizado com ferro, cresce o fitoplâncton nos oceanos que logo absorve o dióxido de carbono que provoca as mudanças climáticas.

Um estudo oceanográfico mostra que fertilizar os oceanos com ferro, faz crescer o fitoplancton que ao morrer absorve grande quantidade de dióxido de carbono, esfriando a Terra.

Isto conclui um estudo oceanográfico recentemente publicado na revista Nature.

Desde 2.004, os cientistas realizaram experimentos para o desenvolvimento, em grande escala, de algas no Oceano Antártico e descobriram que o ferro ajuda na fertilização, ajudando no crescimento rápido do fitoplâncton que ao morrer, absorve o dióxido de carbono responsável pelo aquecimento global.

A equipe do professor Victor Smetasek, do Instituto de Pesquisa Polar e Marinho, Universidade de Wegener, Alemanha, espalhou sete toneladas de sulfato de ferro em várias partes do Oceano Antártico, onde o nível de ferro era muito baixo. Em apenas uma semana havia já havia um grande crescimento de fitoplâncton. Três semanas mais tarde, começaram a morrer e seus restos foram para o fundo do mar onde absorveram dióxido de carbono (CO2).

De acordo com o oceanólogo John Cullen, este estudo serve para melhorar a compreensão dos processos bioquímicos que o clima influencia.

A equipe de Smetasek ressalta que este método de geoengenharia, no futuro, poderia absorver pouco mais de um giga toneladas (ou bilhões de toneladas) de CO2 por ano, quatro dos quais se acumulam na atmosfera. No entanto, apenas o bloqueio de parte do CO2 poderia afetar de forma significativa a mudança climática, alertam os especialistas.

Além disso, os investigadores opinam que o uso de ferro para esse fim seria muito mais barato que outros possíveis métodos de geoengenharia e reconhecem a necessidade de haver mais experiências para se obter resultados mais precisos.

Fonte: RT-TV

Geoengenharia

Anúncios

julho 22, 2012 - Posted by | Ciências | , , , , ,

4 Comentários »

  1. […] * Publicado no MadeInBlog […]

    Pingback por Ver! | Blog | Algas que combatem o aquecimento global | julho 22, 2012 | Resposta

  2. SEM FALAR QUE TEMOS QUE TOMAR CUIDADO COM ESSE EFEITO A LONGO PRAZO, SERA QUE NÃO VAI HAVER UM OUTRO TIPO DE MUDANÇA MAIS DRASTICA

    Comentário por Murillo Moura Leite | julho 24, 2012 | Resposta

    • Olá Murillo:

      Agora você tocou na ferida da Terra.

      Eu confesso para você que eu não sou tão otimista e estou temendo pelo pior. Muitas mudanças climáticas ocorreram durante séculos e milênios, mas nunca com tanta frequência.

      Algumas regiões são mais sensíveis ao clima e alguns países já se preparam para invadir os países mais importantes. Países como a Rússia estão armados até os dentes, a China tem o maior exército, EUA tem o maior arsenal e tecnologia.

      Enquanto nós, brasileiros pobres, seremos as primeiras vítimas. Resta ao planeta vivo dar o veredito final – Será o fim?

      Eu realmente não sei…

      ABS

      Comentário por icommercepage | julho 25, 2012 | Resposta

    • As algas podem até ser um bom remédio, mas todo bom remédio também apresenta efeitos colaterais. Não será tão fácil corrigir os estragos que causamos ao planeta.

      ABS

      Comentário por icommercepage | julho 25, 2012 | Resposta


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: