Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Último eclipse de Vênus ocorrerá em junho

fenômeno raro

Está marcado para 6 de junho um acontecimento pouco frequente na história da astronomia. Nesse dia, poderemos ver o planeta Vênus entre a terra e o Sol. Vênus passará lentamente diante do disco formado pelo Sol no céu.

Nesta posição, quando Vênus se interpõe entre o Sol e a Terra, constitui-se um evento astronômico que ocorre raramente. A última vez que isso ocorreu foi em 2.004 e desta vez, que ocorrerá em junho, será a última vez na vida de todos aqueles que puderem contemplar, já que o próximo só ocorrerá em 2.017. Eventos como este só ocorrem quatro vezes a cada 243 anos.

Qual a importância desse fenômeno para a ciência astronômica? Segundo os cientistas, isso ajuda a calcular a distância entre o Sol e a Terra. Também tem sido utilizada para determinar as medidas dos continentes, territórios e implementação de cartas marítimas.

Comentário: Se já foi possível registrar tal fenômeno em 2.004, e levando-se em conta o ciclo de 243 anos por quatro ocorrências, fico feliz que já possamos ter tudo isso registrado com modernos equipamentos tecnológicos.

Certamente os estudantes de astronomia e os curiosos leigos não perderão a oportunidade de observar tal fenômeno. Quem sabe daqui a dezenas ou centenas de anos, não tenhamos novas teorias revolucionárias elaboradas a partir disso.

Não será necessário levar as teorias tão a sério, somente curtir esse motor eletromagnético gigantesco do universo.

Fonte: RT-TV

Adaptação do texto e comentário final: By Jânio

Anúncios

abril 23, 2012 - Posted by | curiosidades | , , , , ,

2 Comentários »

  1. É valeu a partilha em postagem que trás o titulo bem assim: “Último eclipse de Vênus ocorrerá em junho” uma vez que gosto muito de ficar observando estes sinais no céu, mas quando não consigo ver a “olho nu” ao menos ver notícias sobre esses eventos do Universo que é sempre magnífico e quase sempre indescritíveis e conseguidos a real imagens através de aparelhos sofisticados proporcionas pelo avanço tecnológico tão descrito em sua postagem em pormenores além é claro que estamos vivos nessa época para observar mais uma das maravilhas da Natureza criadas por Deus!

    Comentário por charlesnetto | abril 23, 2012 | Resposta

    • Olá Charles:

      Certos eventos são até melhores quando filmados, não é mesmo?

      Essas imagens de 2.004 são um exemplo disso.

      ABS

      Comentário por icommercepage | abril 24, 2012 | Resposta


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: