Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

O que fazer com a concorrência

Problema concorrência

Concorrência Padrão

Empreendedores aprendem a importância da concorrência já no planejamento do seu negócio. Antigamente era muito comum começar um negócio a partir de uma garagem, mas esse perfil é raríssimo hoje em dia.

Se alguém pretende crescer rápido, e não quer correr riscos, deve estar atento a sua concorrência, e isso deve começar desde a formatação do plano de negócio. Não basta conhecer bem o setor, é preciso atender ao padrão de qualidade.

A ideia de começar do nada não existe mais, o pioneirismo também não, exceto em alguns setores específicos.

Há um ditado que diz, “Só abra um negócio se você puder fazer melhor”, e esse é um bom conselho para futuros empreendedores, afinal, pensando dessa maneira, o empreendedor estará mais sensível ao mercado, à sua capacidade, qualidades, etc., consequentemente correrá menos riscos.

É muito fácil para um empresário, descobrir um talento e convencê-lo a empreender. Um grande empresário pode correr pequenos riscos, tem dinheiro para isso, já o empreendedor terá apenas uma chance e não poderá falhar.

Um dos grandes problemas do pequeno empreendedor, é o acesso às informações importantes de seu interesse.

Até há pouco tempo, era quase impossível o acesso às informações confiáveis e relevantes. Com a chegada da internet, esse problema foi solucionado, mas a concorrência também aumentou consideravelmente.

Num país onde só manda quem é mais forte, basta alguém pensar em abrir um negócio para arrumar uma grande confusão. O monopólio em alguns setores, como transportes, cria verdadeiras máfias, capazes de controlar quase tudo.

Em cidades pequenas, onde não há muitas opções, o problema da concorrência pode parecer insuportável, mas algumas regras nunca mudam: “Se você não pode com ele, una-se a ele”.

Antes de brigar com um novo concorrente, é preciso avaliar o que pode ser aprendido com ele. É preciso saber o quanto esse novo concorrente pode ajudar a desenvolver o seu negócio, desde que não seja numa área muito isolada, naturalmente.

Nos centros comerciais de pequenas ou grandes cidades, essa regra estará valendo.

Nos casos de áreas isoladas, e no caso o novo empreendedor não ter avaliado o seu público alvo, isso poderá provocar, sim, uma grande encrenca.

O trabalho corporativo entre empreendedores concorrentes não é novidade, e tem um bom exemplo em lojas de shopping. Fora dos shopping, os consumidores podem mudar de endereço, fazendo com que novos centros comerciais apareçam.

Além de todos esses detalhes citados acima, ainda há a possibilidade de alguns desses empreendedores trabalharem como atacadistas ou outro tipo de parcerias.

Inovações também são características típicas de novos concorrentes, o que não significa que o concorrente seja tão perigoso assim.

By Jânio

dezembro 24, 2011 - Posted by | Empreendedorismo | , , , , , ,

3 Comentários »

  1. venha postar seus links

    http://www.maneiroso.com.br

    Comentário por maneirosocontato@gmail.com | dezembro 26, 2011 | Responder

  2. Max Gehringer: Tem três grandes grupos que alguém pode escolher para uma carreira: funcionário público, empresa privada, empreendedor, dono do próprio negócio. Dos três, o que mais vai crescer nos próximos anos é o do empreendedor.

    Comentário por Marcos Aguiar | janeiro 11, 2012 | Responder

    • Olá Marcos:

      Você nem imagina como isso vai motivar os candidatos a empreendedores.

      Eu tenho notado que os programas, publicações e canais ligado a área de empreendedorismo tem aumentado, e o Brasil oferece oportunidades. Apesar da carga exorbitante de impostos, a concorrência é muito menor no Brasil.

      … mas é preciso se preparar muito, como eu sempre digo, é muito fácil para um empresário arriscar a milésima parte de seu capital, mas o empreendedor arrisca toda a sua vida.

      ABS

      Comentário por icommercepage | janeiro 12, 2012 | Responder


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: