Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Arte da cópia

Janela Indiscreta

Filme Suspeito

O brasileiro, de um modo geral, ainda não assimilou muito bem o pensamento como conceito de trabalho, a negação desse conceito, que não é valorizado em cidades pequenas, exceto por interesses, tornou as pessoas menos criativas.

Pessoas pouco criativas não tem iniciativas, não ajudam a formar a opinião pública e tendem a seguir a primeira ideia que lhe são fornecidas. É assim que surgem religiões, ideologias, sistemas políticos e movimentos das mais variadas espécies.

Nas escolas, a falta de criatividade é combatida na medida do possível, com as ferramentas disponíveis.

Redação é uma matéria que exige muita criatividade, por isso é a preferida pelos alunos que gostam de letras, mas nem tanto pelos alunos que dominam as ciências exatas.

Depois de muita insistência para que os alunos escrevessem, sem resultados, uma professora optou por uma técnica, como incentivo. Apresentava textos prontos, de autores conhecidos, para que os alunos escrevessem a partir dele.

No início, os alunos só apresentavam cópias, logo passaram a criar plágios, com partes de escritas autorais, mais tarde aprenderam a desenvolver o senso crítico e tomaram gosto pela escrita.

Eu fiquei surpreso, ao assistir a um documentário sobre o grande clássico “Era Uma Vez no Oeste”. Nesse documentário, o autor mostrava cenas em que Sérgio Leone havia se inspirado em Diretores clássicos, com sequências inteiras, sem perder o estilo e nem afetar o resultado final da história.

Brian de Palma foi um dos diretores mais criticados da história do cinema de Hollywood, devido a sua insistência em se inspirar em Alfred hitchicock. Apesar disso, inteligentemente, ele variava muito o seu trabalho.

Não dá para dizer que “Carrie – A Estranha” tenha sido cópia de algum outro filme, pelo menos que eu me lembre, já no caso de “Dublê de Corpo”, fica claro sua inspiração em “Uma Janela Indiscreta”, “O Homem Errado”, entre outros do mestre do suspense.

Felizmente, apesar da semelhança das cenas, músicas, em filmes como “Vestida Para Matar”, o estilo de Brian de Palma era outro, assim, ele pode provar o seu talento em filmes com: “Os Intocáveis” (gangsters), “Um Tiro na Noite” (suspense), “Scarface” e “A Fúria” que mostrava o seu talento para o tema fantástico, paranormalidade.

Eu assisti um filme muito interessante de um pintor iniciante que ganhava a vida fazendo cópias. Apesar de sua tradição familiar, ligado à pintura, ele não gostava da ideia de morrer pobre e criava cópias exatas de Rembrandt.

Depois da morte do pai e de ser confundido como ladrão de pinturas famosas, já que suas cópias eram parecidas demais, voltou a seguir a tradição da família.

A divulgação do manifesto do terrorista extremista de direita, se é que isso existe, na Noruega, tornaram famosos partes copiadas de ideologias políticas dos mais variados tipos, deixando claro que o norueguês estava em busca de fama. Ele também provou o perigo da fragilidade da segurança daquele país.

Todos nós copiamos, de certo modo, até na hora de rezar, ao repetir as orações.

Quando eu ia na igreja, a atenção que eu tinha com as palavras dessas orações, deixavam-me totalmente relaxado. Talvez por estar dentro de uma igreja e não pensar em outra coisa, senão na religião, davam a minha mente um descanso que eu não tinha nem quando estava dormindo.

A oração pronta propicia descanso mental aos fiéis, desde que não hajam dúvidas ou conflitos a respeito do assunto que o fiel rezou.

Quando eu vejo um filme de Charles Chaplin, vejo como ele é copiado até hoje e chego a pensar se ele foi totalmente original em sua época, só de uma coisa eu não duvido nunca, de sua habilidade e talento.

Pessoas iguais

By Jânio

agosto 24, 2011 - Posted by | Reflexões | , , , , , , , , ,

7 Comentários »

  1. […] * Publicado no MadeInBlog […]

    Pingback por Ver! | Blog | Arte da cópia | agosto 24, 2011 | Responder

  2. Saudações!
    Amigo JÂNIO:
    Mais um super artigo interessante que você nos apresenta.
    Com certeza eu também comungo com essas variáveis. De repente de tanto se determinar a fazer coisas semelhantes o neófito se torna um profissional criativo e termina por desenvolver as próprias técnicas,
    Parabéns por mais um magnífico Post!
    Abraços,
    LISON.

    Comentário por LISON COSTA | agosto 24, 2011 | Responder

    • Olá Lison:

      É isso mesmo>

      A diferença de uma pessoa inteligente e uma pessoa genial, é que a pessoa genial pode desenvolver suas técnicas e se tornar um gênio em algo, enquanto a pessoa inteligente sempres estará criando em todas as áreas.

      Quano mais a pessoa se engaja em determinado pensamento, mais ele aprende sobre, e pode até ter suas idéias próprias, afinal, Deus deu um cérebro para cada pessoa, não é mesmo?

      ABS

      Comentário por Jânio | agosto 25, 2011 | Responder

  3. Conclusão, cópia não é cópia se assim não nos parecer, é inspiração!

    Bjoss
    Michele

    Comentário por Michele Fagundes | agosto 25, 2011 | Responder

    • Olá Michele:

      Obrigado pela participação nesse texto polêmico.

      Muito boa a sua conclusão, a inspiração é uma cópia bem trabalhada. Desde que se apresente algo novo, para o desenvolvimento de um ou mais conceitos, não haverá nada demais em copiar.

      Galileu Galilei é uma prova dessa genialidade, a partir da inteligência de Copérnico.

      ABS

      Comentário por icommercepage | agosto 25, 2011 | Responder

  4. Amigo Jânio,
    Como é bom ler um bom texto.
    Sucesso!!!
    Dauri Diogo

    Comentário por Dauri Diogo | agosto 25, 2011 | Responder

    • Olá Dauri:

      Há quanto tempo rapaz!

      Que bom que você gostou.

      Um grande abraço.

      Comentário por icommercepage | agosto 25, 2011 | Responder


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: