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Virais que geram visitas

marketing viral

Gerando Visitas

Hoje, vamos discutir sobre uma forma polêmica de gerar tráfico para um site, o viral. É bom que se diga que o viral não é específico da internet, não é a primeira vez, nem será a última que trataremos desse assunto.

Um viral é uma forma autêntica e irreverente de publicidade, isso porque foge dos padrões normais de comunicação, conduta, comportamento, deixando os interlocutores sem saber o que fazer, já que não apresentam protocolos previamente estabelecidos.

Podemos notar os virais, em notícias, assim como podemos notar, também, mensagens subliminares e manipulação dessas notícias, o que exige até habilidades de comunicação institucional, quando se trata de mídia de massa.

Isso resolveria os problemas de um governo, se não fosse a internet, onde um simples comentário de blog pode ir parar no New York Time ou colocar todas as forças armadas em alerta máximo, deixando o governo mais poderoso do planeta numa situação constrangedora. Isso é um viral.

01) Morte – Por mais que eu tente evitar, vocês devem ter notado na nuvem de tags desse blog, a palavra morte está bem maior que a palavra vida, apesar de meus esforços em relacionar essas duas palavras.

Acontece que sistemas de buscas, como o Google, transformam as palavras do título do post, em tags. Como a palavra morte desperta mais curiosidade e mais cliques, a palavra morte acaba se destacando da palavra vida.

Quando uma celebridade morre, fazemos uma homenagem, falando de sua vida, mas a morte acaba se destacando das outras palavras.

A morte de Michael Jackson foi um dos primeiros posts a se destacar no site Made in Blog, a morte de Amy Winehouse foi um dos posts que se destacou no blog Buscando Mudanças.

Além da morte de Michael Jackson, outro post que se destacou no Made in blog, foi a guerra entre a Rede Globo e a Rede Record, isso tudo no início do Blog.

Assim, logo no início de minhas atividades, através do Made in Blog, eu pude notar a importância da polêmica na geração de tráfego.

02) Polêmica – É impossível esquecer a encrenca que a Geisy Arruda arrumou na Uniban, escancarando a hipocrisia da sociedade e da gestão educacional. Felizmente, para ela, tudo acabou bem – Eu pensei que ela seria queimada na fogueira.

Dependendo da forma como um assunto é tratado, pode-se tirar boas ou más lições. Aproveitadores de plantão sempre estão atentos, para usar determinados fatos, como forma de atingir ou derrubar o poder.

03) Sensacionalismo – Conteúdos sensacionalistas geram muito tráfego, mas podem cansar também. Nesse caso, as empresas de comunicação estão sempre atentas a audiência, ao menor sinal de queda, mudam suas estratégias imediatamente.

É possível observar boas lições e aprendizados em temas polêmicos, tratá-los de maneira sensacionalista, passa uma ideia de falta de inteligência, criatividade, sensatez.

04) Virais – Todos os temas que geram muita discussão, poderiam ser classificados como virais, mas alguns fatos mobilizam a opinião pública, ocupando todos os canais de comunicação, forçando os pensadores a queimarem seus neurônios para tirar algum proveito de ideias tão banais e populistas.

05) Temas Atuais – Não dá para subestimar notícias ou temas atuais, algumas notícias acabam surpreendendo nos buscadores, mostrando como a sociedade pensa e deixando claro o quanto pode ser perigoso lutar contra um sistema dominado, manipulado.

06) Minorias – Outros assuntos que podem render muita discussão, comentários e audiência, são os temas ligados às minorias. Enquanto a direita extremista conspira, criando uma guerra entre grupos organizados e legitimamente constituídos, é possível trabalhar os pensamentos em sentido contrário, pregando a liberdade, o amor e a tolerância, em busca da verdadeira democracia, vencendo a conspiração das elites.

07) Curiosidade – Alguns temas são contagiantes e curiosos, fazem parte de nosso cotidiano. Esses temas que despertam tanta curiosidade, são sempre bem aceitos e procurados pelos internautas, em agregadores e indexadores, além da internet, de um modo geral.

08) Cultura – Até a cultura, aparentemente tão distante do popular, pode ser transformado num viral. Isso pode acontecer, por exemplo, nas fronteiras de nosso conhecimento.

09) Criatividade – Alguns blogueiros costumam brincar: “Se você não é especializado em nada, não possui nenhuma informação, procure assuntos que ninguém conhece.”

10) Tecnologia – Na internet, Google, Facebook e twitter, são temas muito procurados e discutidos, apesar de a Twitter, hoje, não ser nem sombra da febre que já foi. A ideia de ficar sugerindo celebridades a serem seguidas, por exemplo, é anti-democrático, mas muita gente adora descobrir o Twitter dos famosos.

Não é só a Twitter que sugere. A Microsoft chegou ao cúmulo de colocar todas as suas ferramentas dentro do Hotmail.

As grandes redes estão desesperadas e sobra para os usuários. Falar do Page Rank já foi um dos temas favoritos dos blogueiros, já que ninguém nunca soube como isso funciona.

Observar no painel administrativo de plataformas como Blogger e WordPress, a demanda por conteúdos, é muito importante, assim como é muito importante observar o topo das buscas e rankings, como o ranking do Alexa. Isso nos dá uma idéia sobre o que os internautas gostam ou querem ler.

11) Listas – Afinal de contas, um viral é uma lista ou uma lista é um viral?

As top listas são o jeito favorito de se obter visitas, vão desde os dez santos mais populares até as dez manias mais bizarras, todas as categorias de blogs podem aproveitar. São muito utilizadas por blogueiros que não sabem ou não tem tempo de escrever, ou pelos blogueiros que querem aumentar suas visitas.

12) Fofocas – Se na categoria de tecnologia, Google, Facebook e Twitter, dominam a preferência, entre as celebridades estão: Lady Gaga, Justin Bieber, Charlie Sheen e vários outros.

13) Hype – Eu acho que todos os internautas já se depaparam, pelo menos uma vez, com alguma pegadinha, um título de post, imagem, ou vídeo, que fosse irresistível, levando a pessoa a clicar no link. Isso é conhecido como hype.

Usar uma técnica hype, combinada com um texto viral, é comum, mas abusar dessa técnica pode acabar com a reputação de um internauta ou blogueiro, por isso é bom moderar nas pegadinhas e nas chamadas para o texto.

14) Textos ideológicos e reflexivos – Esse é o tema favorito de blogueiros que querem formar opinião, demonstrar sua personalidade, etc.

Antes de publicar um texto para reflexão, é bom analisar os pensamentos do passado e optar por aquelas ideias que já foram expostos ou discutidas pelo menos uma vez. Autocrítica é fundamental, antes de postar um pensamento pessoal.

15) Mensagens – Esse território é muito fértil, recebemos mensagens o tempo todo, algumas geniais e que foram criadas justamente para serem espalhadas, por isso podemos unir o útil ao agradável.

16) Piadas – Piadas são muito bem aceitas em blogs de todo tipo, mas é bom lembrar as palavras do mestres do humor: “Não existe piada velha, o que existe é piada mal contada”.

17) Imagens e Vídeos – São alguns dos posts mais procurados pela internet, mas é preciso muito cuidado com os direitos autorais, caso seu blog seja muito importante para você. Vídeos amadores são copiados até pelas grandes redes de TVs.

18) Especulativo – Escrever sobre assuntos que você tem certeza que ninguém, mas absolutamente ninguém, domina, pode ser uma boa ideia, mas é bom consultar a Wikipédia para não correr riscos. Ex: A mente, page rank, vida depois da morte, etc.

19) Experiência – Não há um tema mais emocionante para se escrever, que os textos baseados em nossa própria experiência. Esses textos são inteligentes, interessantes, curiosos, e atraem pessoas assim também. Ex: política, profissão, saúde, filosofia, etc.

Combinar algumas formas citadas nessa lista, pode resultar em bons posts e melhorar nossa reputação na criação de conteúdo. Sempre teremos críticas inteligentes e idiotas, as mais perigosas serão a combinação desses dois tipos, portanto, não perca o sono.

By Jânio

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agosto 5, 2011 - Posted by | divulgação gratis | , , , , , ,

5 Comentários »

  1. […] * Publicado no MadeInBlog […]

    Pingback por Ver! | Blog | Virais que geram visitas | agosto 5, 2011 | Resposta

  2. Que Post Fantástico!
    Amigo JÂNIO:
    Com sinceridade, para mim, o que você explanou foi uma aulinha e tem mais, favoritei e vou reler. Vou reler porque eu preciso tirar algumas dúvidas. Faço questão de parabenizá-lo por mais um texto de qualidade e conteúdo.
    Parabéns pelo excelente Post!
    Abraços,
    LISON.

    Comentário por LISON COSTA | agosto 6, 2011 | Resposta

  3. Olá Lison:

    Que bom que você gostou do post..

    É sempre bom conhecer um pouco de marketing viral, a gente nunca sabe quando vai precisar, não é mesmo.

    As palavras tem força, por isso é bom sempre utilizá-las na hora certa.

    ABS

    Comentário por Janio | agosto 6, 2011 | Resposta

  4. Muito legal esta postagem. Parabéns!

    A Internet brasileira precisa muito de conteúdos interessantes, divertidos e positivos como estes que você está criando.

    Convido você a conhecer também o novo agregador Super Links: http://www.superlinks.blog.br

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    Comentário por Super Links | agosto 9, 2011 | Resposta

  5. […] se trata de audiência, técnica hipe, virais, agregadores e indexadores, redes sociais, e outras ferramentas, como o microblog da Twitter, são […]

    Pingback por O abandono dos indexadores de tags « Made in Blog | outubro 11, 2011 | Resposta


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