Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Filmografia de James Cameron

Melhor Diretor

Lenda de Hollywood

James Cameron não era exatamente um diretor original, em começo de carreira, nem era sua culpa o fato de não lhe oferecerem bons projetos.

Quando assumiu o projeto de “O Exterminador do Futuro”, todos sabiam que a ideia de viajar no tempo para mudar o futuro, estava saturada. Valeu o ditado popular: Não existe ideia velha no cinema, o que existe é história mal filmada.

01 -O Exterminador do Futuro, de 1.984, mostrou o estilo e o talento de Cameron. Segundo os críticos da época, era um orçamento baixo, mas isso não impediu que Cameron se tornasse um dos diretores mais premiados da história do cinema.

Em ficção científica, tornou-se referência, quebrando a hegemonia de Spielberg e George Lucas, que ameaçavam monopolizar o mercado de efeitos especiais. Provava que não era preciso uma fortuna para criar bons efeitos especiais, mas sim criatividade.

Além de se tornar especialista em ficção científica, tornou-se também especialista em Arnold Schwarzenegger.

02 – Aliens o Resgate, de 1.986, era para ser a continuação de um grande sucesso, Aliens o Oitavo Passageiro, de Ridley Scott. Nesse filme Cameron mostrou o seu estilo, tranformou completamente a história, fazendo o que sabia de melhor, um show efeitos especiais.

Alguns críticos torceram-lhe a cara, mas a maioria reconheceu o seu talento, principalmente quando o assunto eram os efeitos especiais. A comparação com o original, O Oitavo Passageiro, não parece justa, seria impossível superá-lo, além disso, Cameron sempre foi um diretor comercial, especialista em cenas de ação.

03 – Piranha II, de 1.981 – Eu confesso que Cameron não se deu bem nessa história, o filme não é bom. O filme é um terror em todos os sentidos, a única coisa que se salva, se é que isso conta, foi justamente as cenas de ação.

04 – O Segredo do Abismo, 1.989 – Esse, na minha opinião, foi um dos melhores filmes de Cameron. Ele está perfeito aqui: Direção de atores, efeitos especiais, ação e suspense, resultando num filme quase perfeito.

No fundo do mar, acontecem fatos estranhos, enquanto uma equipe de mergulhadores trabalha. Sua luta insólita contra o que parecia inevitável, o fim, mostra um a reviravolta incrível, com um final surpreendente.

05 – O Exterminador do Futuro II, 1.991 – Poderíamos chamá-lo de “O exterminador do Futuro – A vingança”.

Finalmente, Cameron recebe uma grande verba para realizar aquele que entraria para a história do cinema, como uma das maiores bilheterias de todos os tempos. Também seria o maior sucesso de Cameron, até aquele momento.

Arnold Schwarzenegger tornou-se tão famoso, que seria desperdício utilizá-lo como vilão, então ele tornou-se o mocinho, voltando ao passado – presente – para mudar o futuro. Destaque para a revolução dos efeitos especiais, capaz emocionar até os grandes diretores de arte.

True Lies, 94 – Com sua fama de autor consolidada, Cameron desafiou os produtores, dizendo ser possível fazer o filme só com efeitos especiais. Os produtores preferiram explodir a ponte, alugar helicópteros modernos e levaram todo o lucro do filme.

True Lies mostra porque a parceria entre Cameron e Schwarzenegger deu certo.

Titanic, 97 – Cameron transformou uma tragédia no romance mais famoso da década de 90, conseguiu bater o seu próprio recorde, com uma produção de 200 milhões, superior ao Exterminador do Futuro 2, que era de 100 milhões. Aqui o diretor se confunde com a lenda de Titânic, tornando-se uma lenda também.

Com o Oscar de Direção, Edição e melhor filme, Hollywood finalmente se rendeu ao talento de Cameron, afinal, o comercial e a arte se encontraram.

Avatar, 2.009 – Cameron deixou de lado sua especialidade, em Exterminador do Futuro, para enfrentar novos desafios, novos recordes. Seu último sucesso foi Avatar, com duas continuações previstas para 2.014 e 2.015, respectivamente.

By Jânio

Anúncios

julho 29, 2011 - Posted by | Cinema | , , , , ,

7 Comentários »

  1. […] * Publicado no MadeInBlog […]

    Pingback por Ver! | Blog | Filmografia de James Cameron | julho 29, 2011 | Resposta

  2. Muito interessante o seu blog. Parabéns ! em meia hora aprendi algumas coisas importantes.. Tenha sucesso !! e acesse | Notícias | Novidades) – Mato Grosso do Sul

    Comentário por CanalDaqui | agosto 10, 2011 | Resposta

    • Olá:

      Fico feliz em poder ser útil.

      Assim que sobrar um tempinho eu passo por lá.

      ABS

      Comentário por icommercepage | agosto 10, 2011 | Resposta

  3. oi. eu me chamo jéssica. eu aadooooruuu o seu trabalho, principalmente o filme titanic. ele é explendido e até hj eu me emociono ao ve-lo. mas eu queria te pedir um desejo meu. queria que vc fizesse um filme como o titanic, mas que no final o galã não morresse, mas vivesse uma linda historia de amor com a mocinha. se não for pedir demais, poderia ser com os mesmos atores que fizeram o primeiro filme. eu acho que eles formam um lindo casal. e claro, com a impactante musica da celine dion. pense nisso… vai ser como sempre mais um sucesso, mais desta vez com um final feliz.

    Comentário por jéssica da silva | dezembro 31, 2011 | Resposta

    • Olá Jéssica:

      Sua ideia é realmente muito boa e, lendo seu comentário, notei que você ficou traumatizada com o final do filme Titanic.

      Eu concordo com você, depois de ter traumatizado todo mundo, e feito tanto sucesso, o mínimo que eles deveriam fazer seria fazer um novo filme e curar o trauma que eles provocaram.

      Eu, pessoalmente já tive muitos traumas, desde “O Rei dos Reis”, filme de Jesus Cristo, até Spartacus. Eu descobri também que alguns atores são especialistas em fazer filmes de pessoas que morrem no final.

      Eu nunca leio livros muito dramáticos, como Romeu e Julieta, ou Morro dos Ventos uivantes, justamente porque são muito tristes.

      Se você assistir “,,,E o vento levou”, você vai ver o que é filme triste, é impossível até contar o número de mortos.

      No caso de Titanic, ele é baseado em fatos reais, e James Cameron conseguiu romancear muito bem a história, mas o final é real. Sua ideia fica registrada, quem é que não gostaria de ver leonardo de Cáprio e a inglesinha romãntica numa nova história, não é mesmo?

      ABS

      Comentário por icommercepage | dezembro 31, 2011 | Resposta

  4. […] Filmografia de James cameron […]

    Pingback por Filmografia de John Badhan « Made in Blog | junho 8, 2013 | Resposta

  5. […] Filmografia de James cameron […]

    Pingback por Filmografia de David Cronenberg « Made in Blog | julho 9, 2013 | Resposta


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: