Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Morre a mulher mais velha do mundo

injustiça brasileira

Mulher Mais Velha

Maria Gomes Valentim foi uma mineira responsável por uma citação do Brasil no Guinness Book, como a mulher mais velha do mundo.

Reconhecida como a mulher mais velha do mundo, a Senhora Valentim não tinha uma família grande: Um filho, quatro netos, sete bisnetos e cinco trinetos.

Através da Senhora Valentim, Carangola, cidade mineira da Zona da Mata, ficou conhecida no mundo todo. Através da Senhora Valentim, o mundo inteiro ficou sabendo que o salário mínimo do Brasil é de R$545,00 reais.

Maria Gomes Valentim era uma mulher bem-humorada, afinal, o Brasil está melhorando, estamos vivendo mais. Está certo que R$545,00 reais é um salário de fome, indigno de quem passou os últimos 50 anos lutando contra a miséria, a morte e contra a fome, mas poderia ser ainda pior.

Se fosse na época do Governo tucano, hoje ela estaria ganhando 180 reais. Se fosse no Governo de Sarney, hoje ela estaria ganhando, talvez, 94 reais.

Isso me faz pensar que é mais fácil viver de caridade, esmola, prostituição ou tráfico, que viver da previdência social.

Como a burocracia brasileira é mais difícil de ser quebrada que desintegrar um átomo, então, ela continuou no Guinness Book, mostrando nosso salário mínimo para o mundo inteiro.

No final de sua vida, ela conheceu a sua última pneumonia, um mal também muito comum na miséria brasileira, tão comum quanto o nosso salário mínimo.

Será que a Senhora Valentim tinha orgulho de ser a mulher mais velha do mundo? – Eu acho que não.

No Brasil, os velhos tinham vergonha de serem chamados de velhos, passaram a ser chamados de idosos; idoso tornou-se pejorativo, foi preciso mudar para terceira idade; esse termo também se desgastou, passando para melhor idade.

Os filósofos preferiram adotar seus próprio termos: sênior, aposentado, veterano, etc.

Você pode escolher, se você estiver sendo bem tratado, com respeito, então você é um aposentado, sênior ou veterano. Isso é o que nos diferencia dos seres inanimados, tornando-nos humanos.

Caso você não esteja sendo tratado como deveria, então você está sendo tratado como velho. Poderia ser pior, há muitos veteranos morando nas ruas.

Quando somos crianças, nosso maior orgulho é quando nos dizem: “Você é o mais velho de todos”.

O tempo passa e ser o mais velho passa a ser muito triste, passamos a olhar o passado cada vez mais distante e nos tornamos ainda mais solitários. Falta união e democracia.

Seria tudo mais simples, se tivéssemos coragem de nos organizarmos em classes, mas essas classes também teriam que ser unidas. Falta respeito.

Seria tudo mais simples, se as igrejas respeitassem os homossexuais e os homossexuais respeitassem a igreja. Falta lei.

Seria tudo mais simples, se não precisássemos criar leis para fazer cumprir as velhas leis que ainda nos servem, esquecidas apenas por serem velhas. Falta justiça.

Seria muito bom se houvesse justiça, a falta de justiça está implícita nos impostos altos que causam a corrupção, dando origem aos problemas sociais e a essa guerra pela sobrevivência.

Falta Justiça.

By Jânio

Anúncios

junho 30, 2011 - Posted by | Reflexões | , , , , , , ,

6 Comentários »

  1. Lindo texto!

    Comentário por Gabriela | julho 3, 2011 | Resposta

    • Olá Babriela:

      Fico feliz que tenha gostado.

      Obrigado pela participação.

      Bjs

      Comentário por icommercepage | julho 4, 2011 | Resposta

  2. É uma triste verdade.
    Acho essa aposentada muito corajosa por mostrar ao mundo inteiro o seu salário e de muitos outros brasileiros guerreiros, pessoas que lutam pra viver que é de 545 reais.

    Comentário por laurinha | julho 4, 2011 | Resposta

    • Olá Laurinha:

      Infelizmente, no Brasil, a maioria das pessoas ganham muito mal.

      Os brasileiros ganham um, dois, três salários mínimos. Quem ganha um, luta para poder comer; quem ganha dois, reza para não ficar doente; quem ganha três, paga uma faculdade de baixa qualidade para o filho, que certamente não passara em concursos ou testes como o da OAB, ou seja, será formado, mas não poderá exercer a própria profissão.

      ABS

      Comentário por icommercepage | julho 5, 2011 | Resposta

  3. Moço do céu… QUAL era a idade da mulher? fail

    Comentário por Eduardo | outubro 19, 2011 | Resposta


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: