Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Criatividade na prática

desenvolvimento técnico

Liberdade de Criação

Segundo a filosofia popular, todo ser humano é inteligente, mas isso não basta para manter um sistema de elite. É preciso criar sistemas separatistas onde poucos possam passar no teste, qual a melhor forma senão metódos de ensino onde a memória possa ser testada ao limite.

Assim, ao invés de ensinar, criam uma infinidades de fórmulas, fazendo com que um número reduzido seja considerado inteligente.

Na realidade são técnicas desenvolvidas, privilégio de poucas pessoas do sangue azul. Essa suposta inteligência é posta à prova, quando são exigidas habilidades criativas.

Todas as profissões da burguesia moderna evoluem na medida em que suas técnicas vão sendo desenvolvidas, quando suas técnicas centenárias falham, um desafio à sua criatividade é lançado.

Poderíamos dizer que há uma inteligência teória e outra prática, assim como criatividade. Naturalmente, a inteligência teórica é a menos inteligente, vem sendo desenvolvidas em Laboratórios, grupos, Universidades, repassadas aos alunos de acordo com seu poder aquisitivo.

No caso da inteligência prática, ela é desenvolvida através da criatividade de pessoas inteligentes.

A criatividade é autônoma, empreendedora e surge em decorrência de uma determinada necessidade.

Naturalmente, essa inteligência prática pode ser transformada em inteligência teórica, reunida em Universidades com recursos suficientes para desenvolvê-la e pesquisá-la, passando então a ser privilégio de um determinado grupo.

Poderíamos dizer até que esses conhecimentos práticos são codificados, organizados de um modo que poucas pessoas tenham acesso aos conhecimentos práticos.

Foi desenvolvida uma maneira de testar a inteligência, através do QI, mas a tentativa de criar um método de testar a habilidade criativa falhou.

Tanto o QI, quanto os vestibulares e concursos, podem avaliar uma boa porcentagem de pessoas, quanto a sua competência, mas em uma parcela de pessoas, esse método falhou.

A criatividade já foi associada a um dom dos deuses, outras vezes à loucura – Talvez isso ocorra porque a criatividade não pode ser controlada, não obedece sistemas padrão.

Quanto maior o controle sobre uma determinada pessoa, menor será a sua criatividade. A criatividade não pode ser desenvolvida em laboratórios, suas técnicas sim.

A criatividade não pode seguir um padrão, ela não tem limites de tempo e espaço, nem sempre as idéias criativas podem ser aproveitadas, ficando limitadas ao campo da filosofia. Outras vezes, podem ser aproveitadas, mas sem o devido controle, expondo o planeta ao ego de cientistas malucos.

No caso da criatividade em grupo, eu não diria que é uma criatividade em equipe. Eu diria que cada membro dessa equipe trabalha sua criatividade individualmente, apesar de ser assessorado pelo resto do grupo, o processo criativo é individual.

Exemplo de criatividade organizacional: Identificação do problema, teorização do problema (modelo Mental), solução do problema (1% de inspiração e 99% de transpiração). Isso acontece pela falta de experiência prática, ou experiência pouco desenvolvida.

Segundo exemplo teórico de criatividade: “Criar só é possível quando o cérebro detém uma grandiosa e alargada variedade de conhecimentos e informações” – Esse é o grande problema de teorizar o que deveria ser prático, na prática o processo é inverso.

Essa confusão é natural, afinal, o trabalho em equipe passa a idéia de que a criatividade é coletiva, o que é um erro de interpretação.

Uma idéia que está bem consolidada é o fato da motivação ser essencial para o processo criativo – Cabeça quente é sinal de pouca inteligência, portanto, vamos esfriá-la um pouco.

Arte e Cultura – É o campo onde o conceito da criatividade pode ser melhor estudado, sendo a liberdade fundamental.

Pesquisa e desenvolvimento – Nesse caso, eu considero teoria a partir da criatividade. Novidade, inventividade, aplicação prática (técnica, teoria), trabalho em equipe.

Fica muito difícil identificar a diferença entre técnica teórica e criatividade, a não ser para quem convive no setor. Quando um artista é mais popular, vende milhões de álbuns de música, ele desenvolveu a técnica.

Quem criou o ritmo, esse era de fato criativo, mas ele certamente morreu na miséria.

A curiosidade (pesquisa) e a prática (experiência) são a base para o desenvolvimento do conhecimento, base da criatividade. Definitivamente o raciocínio é mais importante que a memória.

Ter boa memória não quer dizer ter maior capacidade mental, significa ter boa memória somente. Da mesma forma, ser criativo não significa ter maior capacidade mental, significa ser criativo.

Cada pessoa tem o seu campo de atuação, sua importância dentro de uma equipe, isso não quer dizer criatividade em equipe. Ter boa memória não significa ser criativo, mas pode significar criatividade em estratégias de memorização.

Ter uma boa capacidade de memorização já foi muito importante, hoje o computador assumiu essa função, já no caso da “burrocracia”…

“Aumentar a criatividade é exercitar o pensamento” – Concordo, desde que hajam estratégias bem definidas, raciocínios inteligentes.

Fonte: Wikipedia

By Jânio

Anúncios

junho 11, 2011 - Posted by | Ciências | , , , , ,

7 Comentários »

  1. […] * Publicado no MadeInBlog […]

    Curtir

    Pingback por Ver! | Blog | Criatividade na prática | junho 12, 2011 | Responder

  2. É por aí mesmo!

    Curtir

    Comentário por pressostato | junho 14, 2011 | Responder

  3. Muito legal esta postagem. Parabéns!

    A Internet brasileira precisa muito de conteúdos interessantes, divertidos e positivos como estes que você está criando.

    Convido você a conhecer também o novo agregador Super Links:

    Confira o melhor conteúdo da Internet, aproveite para divulgar seus links sem a necessidade de cadastro e aumente exponencialmente as visitas de seu site.

    Curtir

    Comentário por Super Links | junho 20, 2011 | Responder

  4. Isto é que se pode chamar “Liberdade de Criação”, comentei também já neste instante no twitter e irei fazendo como de costume as indicações de praxe, pois assim vou aprendendo mais um pouquinho de cada vez e com pequenas doses homeopáticas, Gostando como gostei favoritei, ok!

    Curtir

    Comentário por charlesnetto | junho 22, 2011 | Responder

    • Olá Charles:

      Obrigado pela sua participação por aqui.

      Fico feliz com o seu apoio.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | junho 22, 2011 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Marca Livro

A arte de criar histórias em prosa ou verso

bastet - protetora dos gatos

todos os animais merecem o céu e os gatos principalmente

Blog CIN 5018

Informatização de Unidades de Informação

The Promise Carrier

Ebrael's official website in English.

detudosobretudoblog

Este site vai aborda todos os temas voltado para as mulheres

Letícia Giacometti Ribeiro

O diário de uma estudante de Jornalismo

Caminho Alternativo

Geopolítica, atualidades e opinião

Escrita em Foto

Colunas, textos, fotografias; a vida de alguém que busca mais do que apenas viver.

%d blogueiros gostam disto: