Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Blocos econômicos latino americanos

coméricio panamericano

Mercado Comum

O Brasil está deixando de ser um líder entre os países latino-americanos, posição que eu sempre questionei, devido as visíveis diferenças de culturas.

Há muitas diferenças entre os países latino-americanos, diferenças quanto ao sistema de governo, econômico, social, etc.

Enquanto os brasileiros, somos simples espectadores de nossa própria desgraça, nuestros hermanos são passionais. A ideia de revolução não existe para eles, a contestação já está no sangue.

O ex-presidente Lula podia até passar essa ideia de que tudo seria possível, mas a nova presidenta não tem todo esse carisma, nem é essa sua ideia.

Se antes Hugo Chavez pegava “carona” na popularidade de Lula, agora ele ficou a pé.

Na área de integração profunda, AIP, Acordo do Pacífico, estarão integrados os países da Colômbia, Perú, México e Chile.

O acordo tem como finalidade fortalecer o comércio com outros países e continentes, principalmente a Ásia.

Enquanto isso, Hugo Chavez anuncia sua saída da Comunidade Andina de Nações, apostando, entretando, no Mercosul, formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Pode ser que Hugo Chavez se sinta melhor aqui, afinal, a única coisa em comum entre os países do Mercosul, é que somos completamente diferentes. Onde há diferenças, há briga, e onde há briga tem Hugo Chavez.

O Brasil nunca foi muito integrado com os latino-americanos, nosso comércio é mais forte com os EUA e China. Até quando a Argentina quebrou, os efeitos foram mínimos no Brasil, contrariando as expectativas do mundo inteiro.

Mesmo depois do fracasso do Euro, a ideia de dividir o mundo em blocos econômicos não foi descartada. A influência dos Bilderbergers continua forte no mundo inteiro, eles poderão instaurar definitivamente o novo sistema feudal, assim que todo o seu dinheiro estiver em suas mãos.

O maior interessado em um mercado comum americano sempre foram os EUA, acontece que os EUA já quebraram há muito tempo, então quem tem interesse em seguir essa tendência?

A única globalização que podemos visualizar no futuro, será a globalização da miséria.

Pode ser que a formação de blocos econômicos seja o primeiro passo para um futuro embargo contra a China, mas a China já está acostumada com a miséria, não será afetada. Poucos países são de interesse estratégico para a China, um é o Brasil, onde já está se integrando através dos BRICS.

O Brasil é um verdadeiro desastre em comércio internacional. Houve um tempo em que se dizia: “O Brasil vende a laranja para os EUA, eles industrializam o refrigerante e vendem de volta, mais barato que a própria laranja.

Hoje, um famoso empresário brasileiro praticamente domina o mercado de laranjas, tanto no Brasil, quanto nos EUA, isso porque o Brasil nunca foi muito de agregar valor ao produto, ou seja, não entende nada de indústria. A ideia de importar metanol para controlar o preço da gasolina, mostra o quanto o Brasil está interessado nisso.

No Brasil há um ditado: “Porque simplificar, se nós podemos complicar?”

Isso mostra o quanto os políticos estão de olho no dinheiro dos impostos, e não abrem mão disso, nem que seja preciso importar. O Collor fez isso com o automóvel.

Costuma-se dizer também que o cigarro vai para o Paraguai, e volta sem impostos – É impressionante o que a corrupção é capaz de fazer, assim não tem mercado comum que aguente.

By Jânio

abril 29, 2011 - Posted by | Internacional | , , , ,

5 Comentários »

  1. […] Publicado no MadeInBlog […]

    Pingback por Ver! | Blog | Blocos econômicos latino americanos | abril 29, 2011 | Responder

  2. […] os países latino-americanos, diferenças quanto ao sistema de governo, econômico, social, etc. Ver conteúdo completo var act85275 = new […]

    Pingback por Blocos econômicos latino-americanos « Link Esfera – Todos os Blogs Passam por Aqui! | abril 29, 2011 | Responder

  3. […] Blocos Latino-americanos Rate this: […]

    Pingback por ALBA – Aliança bolivariana para as Américas « Made in Blog | agosto 6, 2012 | Responder

  4. […] Bloco de países latino-americanos […]

    Pingback por Evo Morales quer exportar coca « Made in Blog | maio 5, 2013 | Responder

  5. […] Bloco econômico latino-americano […]

    Pingback por Os maiores orçamentos de forças armadas « Made in Blog | junho 18, 2016 | Responder


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: