Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Sonhos lúcidos

sonho lucido

Exploradores de Sonhos

Até onde pode chegar o nosso conhecimento a respeito de nossa mente? – A resposta para essa pergunta não é tão fácil de se obter, mas os meios para a busca dessa resposta, estão ao nosso alcance.

Como nós sabemos, os sonhos são a chave para vencermos os nossos medos. Durante os sonhos, em nossa mente, é travada uma luta entre nossa auto censura, superego, e a inconsciência pura, sem nenhum limite.

O problema é que quando nós acordamos, não nos lembramos de nada, pior, nossos medos podem surgir em forma de pesadelos, impedindo a resolução de nossos problemas, ou nos fazendo acordar. Dessa forma, esse processo pode demorar mais tempo do que deveria.

A solução para os problemas mais graves, estão nos sonhos lúcidos. Os sonhos lúcidos são conhecidos no Oriente, há muito tempo.

Praticantes do sonho lúcido também são conhecidos como onironautas, ou exploradores de sonhos – Talvez você seja um onironauta e nem esteja sabendo.

Como você poderia saber se é um onironauta? – É muito simples, mas primeiro vamos explicar o que é um sonho lúcido.

O sonho lúcido, também conhecido como semiconsciência, é o estágio em que uma pessoa se encontra no limiar do sono profundo, ou seja, adormecendo.

Esse estágio costuma ser muito rápido, mas só quando a pessoa está com muito sono. Aqui, deciframos a charada: Quem dorme sem sono, dorme demais, gosta de uma soneca, esses estão mais sujeitos ao chamado sonho lúcido.

Para se tornar um bom explorador de sonhos, faz-se necessário que essa pessoa seja muito sensível, mas essa sensibilidade também pode ser desenvolvida.

Ao contrário dos usuários de drogas e pacientes de sanatórios, expostos a produtos químicos, um bom onironauta consegue isso com um simples relaxamento.

Há vários procedimentos através dos quais costuma-se entrar em uma paralisia do sono, período em que a pessoa não atinge o sono profundo, mas também não está totalmente acordada. Há um ponto de equilíbrio entre a vigília e o sono, nesse ponto a pessoa tem os sonhos lúcidos.

Uma pessoa que dorme em média oito horas ao dia, quando dorme acima desse tempo, costuma sonhar. Se a pessoa dormir oito horas, levantar-se da cama, em seguida deitar-se novamente, seu sono será leve, nesse período poderá ocorrer o chamado sonho lúcido.

Apesar da situação citada acima, o sonho lúcido é mais comum quando a pessoa está adormecendo, até por razões óbvias. Durante as sonecas despretensiosas, a pessoa pensa muito.

Quando uma pessoa está tirando uma soneca, normalmente está feliz; quando se está feliz, seus pensamentos são positivos – Felicidade, aqui, não implica em comer, beber e dormir, refiro-me à meditação, reflexão, relaxamento. Uma pessoa pode refletir sobre uma guerra, mesmo assim estar relaxada – durante esse período, a pessoa pode começar a sonhar.

Eu tenho notado que o processo se inicia com pensamentos comuns, num momento de sonolência, esses pensamentos passam a ser mais reais, tornando-se os sonhos lúcidos.

Voltando a pergunta acima – Como saber se você é um onironauta? – é simples. Em um sonho normal, você nunca, em nenhuma hipótese duvidará que está sonhando, se isso acontece, você é um onironauta, esse é o portal de saída do sonho lúcido, portal para a lucidez total, pelo qual você poderá acordar.

Nesse momento, você terá duas alternativas: Você poderá sair, fugir dessa situação, mantendo o medo que oculta um problema psicológico mais grave, como vimos nos artigos anteriores. Você também poderá ficar e enfrentar essa situação, mas esse caso é diferente do sonho comum, que deverá ser interpretado.

No sonho lúcido, a partir do portal de saída, se você opta por ficar, você tem o controle sobre esse sonho, podendo controlar o próprio sonho, esse medo passa a ser reflexivo. Pelo menos durante esse sonho, ou pesadelo, você terá poderes supremos, vencendo qualquer tipo de conflito.

A vitória sobre os seus demônios interiores, torna-se um motivacional muito importante, não só para encarar a realidade, mas também para acreditar na possibilidade de se vencer tudo, já que ficará implantado em sua mente. É como se fosse um planejamento psicológico para a vida, um planejando virtual, mas com elementos orgânicos e realidades envolvidos.

Durante os sonhos lúcidos, foi constatado, cientificamente, que a realidade é muito superior a nossa realidade comum. Essa hiper-realidade é explicada pelo fato de ela já estar dentro do cérebro, não necessitar de nenhum elemento “periférico” – sentidos vitais – para captar essas sensações.

Um dos objetivos da prática do sonho lúcido é o auto conhecimento, isso faz com que a mente se torne muito mais criativa, sem essa limitação natural da auto censura. Com isso, escritores escrevem melhor; compositores compõe; problemas “insolúveis”, pessoais, profissionais, ou psicológicos, são resolvidos.

Quando uma pessoa acorda de um sonho, e desde que essa pessoa não esteja sob choque – esteja sonolenta – ela deverá relaxar e permanecer em uma posição na qual ela não tenha sonos profundos – algumas pessoas não conseguem ter sono profundo dormindo de costas no colchão.

Caso a pessoa acorde, durante um sonho lúcido, não deve se agitar, nem se mexer, nem se preocupar. Deve procurar pensar sobre o próprio sonho, relaxar e voltar para ele.

Durante os sonhos lúcidos, é normal que a pessoa tenha visões, alucinações e sensação de asfixia. Isso pode ser devido ao sono leve que a pessoa está tendo, onde os sons externos podem influenciar e atrapalhar o controle correto do sonho.

Três características essenciais para a identificação de um sonho lúcido, pode ser:

Diferenças – A diferença, algumas vezes exagerada, entre o sonho e a realidade – a percepção dessas diferenças faz com que a pessoa se sinta segura, consciente de que tudo não passa de um sonho, sabe que poderá acordar a qualquer momento.

Controle – Quando a pessoa, notando o absurdo da situação, passa a se adaptar a essa situação, passando a controlá-la.

Semi-consciência – A pessoa passa a ter consciência de que tudo não passa de um sonho, melhor, poderá sonhar como quiser.

Durante o Sonho lúcido, é normal, algumas vezes, a sensação de loucura, quando a pessoa perde a noção entre o real e o imaginário. Nesse momento a pessoa pode ter a impressão, durante algum tempo, que vai enlouquecer, vai morrer, está asfixiado, e, em caso extremos, no caso de fanáticos, que está possuída.

A paralisia do sonho, sonho lúcido, não deve ser confundido com desmaios, ou outros casos patológicos. Sonho lúcido é como pensar dormindo, ou sonhar acordado.

No caso dos portais para lucidez, há também casos em que a pessoa sonha que acordou, aumentando a hiper realidade do sonho, como se estivesse passando para um novo nível de dificuldade. Nesse caso, mesmo não tendo acordado de fato, havia a consciência de que aquilo era um sonho, tornou-se fácil demais, por isso houve a necessidade de acordar para um novo sonho.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sonho_l%C3%BAcido

By Jânio

Caçadores de sonhos perdidos

Descobertas através dos sonhos

fevereiro 14, 2011 - Posted by | Ciências | , , , , , , , , , , , , , ,

42 Comentários »

  1. Ahh agora entendi tudo, geralmente tenho isso quando tiro uma sonequinha extra no período da tarde. Mas sou medrosa demais e as vezes acabo forçando acordar, de medo =S

    Curtir

    Comentário por Alice | fevereiro 21, 2011 | Responder

    • Olá Alice:

      Não se esqueça que, nos sonhos lúcidos, você é quem manda. Por exemplo, quando você encontra alguém que já morreu, geralmente, é alguém que você gosta, mas não é a pessoa de fato, seu subconsciente cria essa imagem, pararesolver determinados conflitos, como o fato de você não aceitar a morte dela.

      Dica: Pense em coisas boas e relaxantes antes do sonho lúcido, serão essas coisa boas que você vai controlar no transe.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | fevereiro 23, 2011 | Responder

  2. […] A minha dor de cabeça, agravada por uma leve gripe crônica, deixaram-me com o sono leve, em estado de transe, levando me a viver mais um de meus sonhos lúcidos. […]

    Curtir

    Pingback por Uma mancha escura cobre o Japão « Made in Blog | março 19, 2011 | Responder

  3. Olá, sempre tive o tal sonho lucido seguido de paralisia do sono, a ultima vez ate que tentei me manter calmo pra ver ate onde ia, porém comecei a ficar desesperado depois que sentir um movimento na cama e derepente parece que estavam sobre meu peito, ia me faltando ar e tentei aguentar ate onde pude quando nao deu mais e acabei acordando, até que tentei levar de boa mais a sensação é ruim demais, o pior e sentir que tem alguem dentro do quart te observando.

    Curtir

    Comentário por Emerson | maio 21, 2011 | Responder

    • Olá Emerson:

      Esse é o barato do sonho lúcido, enquanto você for a vítima, você tem a alternativa de acordar.

      Você pode também alternar sendo você e observando, fazendo uma verdadeira análise, mas se a barra pesar, é melhor acordar.

      Eu prefiro acordar, quando sonho com apocalipse, é aterrador demais, mas já sonhei que estava manipulando imagens 3D, com a força do pensamento, nesse caso foi uma maravilha, pelo menos enquanto eu controlei, quando saiu do controle, preferi acordar rs

      ABs

      Curtir

      Comentário por icommercepage | maio 22, 2011 | Responder

      • Imagens 3D em forma de holograma.

        ABS

        Curtir

        Comentário por icommercepage | maio 22, 2011

      • hehe, pois é, antes da paralisia tive um sonho quase que real que se passou no proprio quarto, uma moça com uma criança saia do quarto e descia as escada logo em seguida acordei travado na cama mas nao abrir o olho, até que sentir meu peito apertado e ouvi a tal mulher cochichando com o filho na cabeceira da minha cama, até que bateu o medo e fiz força pra acordar, hehe, muito loko mesmo ^^

        Curtir

        Comentário por Emerson | maio 22, 2011

      • Olá Emerson:

        Só de ver você falar já dá medo, imagine passar por isso.

        O pior é que a pessoa pede a noção do real e fantasia.

        Se uma pessoa tem informação suficiente sobre isso, tudo bem, caso contrário, a coisa “desanda”.

        Eu tive uma sequência de sonhos lúcidos aos doze anos, e nem sabia o que era isso. O apocalípse sendo vivido e revivido todo dia, fazia o Freddy krugger parecer história doChapelzinho Vermelho.

        ABS

        Curtir

        Comentário por icommercepage | maio 23, 2011

  4. […] Sonhos Lúcidos […]

    Curtir

    Pingback por Epilepsia – Quando a mente tem um ataque « Made in Blog | julho 19, 2011 | Responder

  5. Sempre gostei muito de dormir, desde muito criança e começei ter paralisia do sono muito nova, sempre tive medo pois vinha com alucinações ( fiquei sabendo que isso pode acompanhar a paralisia faz pouco tempo) sempre tive muito medo pois vim de uma familia religiosa que me colocava muito medo. Bom depois de assistir o filme A Origem me interesei mais sobre o assunto e fui pesquisar, achei muito interessante e me identifiquei pois já tinha sonhos lúcidos tb. Depois de alguns dias tive a paralisia do sono, porém não fiquei com medo pois já sabia do que se tratava, eu já estou tão acostumada com está situação que já sei qdo vai ocorrer, assim que senti o sintoma já lembrei do que se tratava e fiquei tranquila e relaxada, passou logo a sensação ruim era como eu tivesse saido do meu corpo e levitava saí do quarto encontrei meu gato miando no corredor, abaxei e passei a mão nele, continuei andando e fui em direção a porta tentei atravessa-lá como já havia feito antes mas não consegui, então coloquei a mão na chave para abri-la e então tive dúvida pois era muito real, pensei que eu poderia estar sonâmbula e pensei no meu filhinho que estava dormindo fiquei com medo de deixa-lo sozinho, em seguida era como se eu tivesse voado até minha cama e me encaxei no meu corpo em seguida acordei. O que mais me marcou não foi nem o sonho lúcido, pois como já disse já tive outros, mas foi a sensação de me sentir segura durante a paralisia que me assustava desde pequena.

    Curtir

    Comentário por Kelly | agosto 8, 2011 | Responder

    • Olá Kelly:

      Achei fantástico esse seu relato.

      Seu texto é muito importante para ajudar quem passa por isso, ajudá-los a identificar o seu estado de sonho lúcido, evitando um possível trauma.

      Obrigado pela colaboração.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | agosto 9, 2011 | Responder

  6. […] Sonhos Lúcidos […]

    Curtir

    Pingback por O que uma pessoa com epilepsia sente « Made in Blog | agosto 9, 2011 | Responder

  7. […] Sonhos Lúcidos […]

    Curtir

    Pingback por Vida noturna « Made in Blog | outubro 19, 2011 | Responder

  8. Já tive três vezes paralisia do sono, na terceira, eu percebi que era um sonho porque minha tv estava no lugar errado, no começo fiquei assustado, mas quando vi que era um sonho, simplesmente tentei dormir de novo e acordei, até que foi legal 🙂

    Curtir

    Comentário por Pedro Henrique | dezembro 14, 2011 | Responder

    • Olá Pedro:

      Levando-se em conta que um sonho lúcido é um sonho e considerando-se também que ficamos em transe, isso me leva a crer que nossa mente está em um estado semiconsciente de busca e resolução de um conflito, portanto, devemos aproveitar esse momento, contudo, se perdemos o controle ou algo sai errado, melhor acordarmos. Deve ser para isso que servem as passagens de níveis, quando acordamos sem termos acordado.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | dezembro 15, 2011 | Responder

  9. sofro de paralisia do sono desde de criança era assustador via pessoas em meu quarto fora o tunel com milhares de vozes q a gente parece passar antes de acordar sem contar a respiraçao o tanto q fica ofegante,a mais ou menos um ano qdo estava tendo uma dessas paralisias resolvi tomar controle da situaçao sabia q eu estava sonhando me vi dentro da minha propia casa frente a um monstro diante daquela situaçao me vi como um gigante destrui o monstro começei a atravessar as paredes e por fim abri a porta e começei a voar nao existe sensaçao melhor,hoje em dia tenho dominio total dos meus sonhos é bastante interessante a momentos em que prefiro o mundo dos sonhos ao mundo real,de vez em qdo tenho tanto controle e tanta certeza q estou sonhando q acordo dentro do propio sonho parece q é a minha conciencia me pregando uma peça,

    Curtir

    Comentário por tj | janeiro 13, 2012 | Responder

    • Olá tj:

      Que bom que você tem controle de sua semiconsciência, isso mostra que você está evoluindo sua mente, só não vá estranhar, quando começar a ver pessoas que já morreram enquanto estiver acordado, isso faz parte de um nível bem mais avançado.

      Quando você acorda, dentro do sonho, na realidade você está passando para um nível acima. A superconsciência propicia essa passagem de nível, para poupá-lo de traumas ou de uma arritmia cardíaca.

      Quando uma pessoa opta por atravessar o portal e acordar, abandonando o sonho, isso significa que a pessoa não está pronta para as respostas, verdades que vai encontrar, mas isso também é normal, a maioria das pessoas prefere fugir.

      Quando você acorda dentro do sonho, isso significa que você queria acordar, mas o desejo não era tão grande. Você venceu o medo e está pronto para a próxima fase, muito mais forte.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | janeiro 13, 2012 | Responder

  10. hoje tive um sonho lucido bastante interessante eu tinha assas e uma armadura e controlava 3 mulheres elas faziam td q eu queria dai como eu sabia q estava sonhando eu quis ver como seria o rosto dessas mulheres de perto,e descobri q nao da pra ver fik tudo borrado e parece q o meu propio cerebro me boicotou parece q ele acho q eu ja estava abusando da minha conciencia de que eu estava sonhando,irei tentar mas vezes ver detalhe interessantes da proxima vez que eu sonhar.Um abraço a todos e bons sonhos.

    Curtir

    Comentário por tj | janeiro 13, 2012 | Responder

    • Olá TJ

      Esse seu sonho ia fazer a festa dos psicanalistas.

      As asas significa liberdade, a armadura significa que você se sente protegido e que sente pode fazer tudo.

      No caso de não poder ver as mulheres, aí é que está o problema a ser resolvido, representando os segredos inconfessáveis, oriundos dessa tal liberdade.

      Normalmente, na vida real, a gente usa máscaras, reais ou metafóricas, para ousar fazer o que é proibido. No seu sonho houve uma inversão, e são elas, as mulheres, que escondem o rosto.

      Você concluiu muito bem, é a sua própria semiconsciência que te nega revelar o que você não está preparado para saber, não nesse nível.

      ABS

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | janeiro 13, 2012 | Responder

  11. […] Sonhos Lúcidos […]

    Curtir

    Pingback por Rebeldes que desafiam o sistema « Made in Blog | abril 25, 2012 | Responder

  12. Oi, eu sempre tive paralisia do sono, desde criança, tinha muito medo porque ouvia coisas estranhas, me da medo so de lembrar. Atualmente tenho tido sonhos lucidos acompanhados da paralisia, no começo eu acordava do sonho, nao podia me mexer e ficava nevorsa, mas agora eu aproveito para ter os sonhos lucidos. Na verdade eu nao sei se isso é sonho lucido: ver imagem tipo em holograma 3d e poder controlar com a mente. Esses dias tentei induzir a paralisia do sono, como faço pra nao ficar ansiosa na hora?

    Curtir

    Comentário por Ellem | maio 8, 2012 | Responder

    • Olá Ellem:

      Uma vez eu tive paralisia do corpo, tentei forçar um movimento e quase tive problemas na coluna. Levando-se em conta que eu sou sangue frio nas horas de desespero, dá para imaginar a dificuldade de outras pessoas.

      Se você ler bem o texto, você notará que em um sonho lúcido, você tem consciência que aquilo não é real justamente por ser absurdo, isso acontece muito quando a pessoa está cochilando ou quando tem o sono leve. Nesse caso, você acorda quando quiser.

      Depois de vários sonhos lúcidos, você aprende a controlá-los, ou seja, você quer acordar conscientemente, mas semi-consciente você quer continuar, assim, cada vez que você acorda, na verdade você está dormindo, apenas aumentou o nível de realidade, já que você não estava acreditando antes.

      Não se deve forçar muito. Cada pessoa tem o seu tempo e o seu limite. Você pode chegar até o segundo nível em um sonho, em terceiro m outro tipo de sonho etc.

      Caso o sonho insista demais, aí, você deverá passar pelo menos uma fase por dia.

      Não force demais, isso pode ser perigoso.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | maio 9, 2012 | Responder

  13. Eu parei pra pensar ontem e lembrei que teve uma vez que eu acordei, fui ao banheiro, voltei e fui dormir(foi a noite) demorou uns minutos, nao conseguia me mexer, e via umas imagens tipo essas que eu comentei os hologramas 3d. Ai passou, eu durmo com o celular na cama, quando peguei o celular e olhei a hora, ela estava errada ex:33:14. Eu ja estava sonhado e nao sabia né?

    Curtir

    Comentário por Ellem | maio 9, 2012 | Responder

    • Olá Ellem:

      É isso mesmo, a principal característica de um sonho lúcido são essas pequenas falhas na lógica quando, naturalmente, você conclui que isso só pode ser um sonho.

      Em um sonho normal, dificilmente você notaria esses detalhes e mesmo se notasse, não daria tanta importância.

      Quando você descobre que está sonhando, você tem duas opções: Abortar o sonho e acordar ou acordar do sonho mas continuar dormindo, em um nível ainda mais forte de semi-consciência.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | maio 10, 2012 | Responder

      • Obrigada pelas respostas, me ajudaram muuuuiito!. Obrigada pela atençao, nunca tive ninguem pra tirar essas duvidas. Parabéns pelo blog muito bom!=)

        Curtir

        Comentário por Ellem | maio 10, 2012

      • Olá Ellem:

        Eu é que agradeço pela participação. A área do cérebro, mental, é pouco compreendida, apesar de muito estudada, por isso é muito importante a participação de pessoas que passaram por tais experiências.

        Note nas listas de alguns artigos desse blog que há uma relação muito interessante entre pessoas com sonhos lúcidos, ambidestros, epilépticos, empreendedores, autodidatas e ainda nem comecei a minha análise definitiva.

        ABS

        Curtir

        Comentário por icommercepage | maio 11, 2012

  14. Interessante o que li, percebi que não estou sozinha nessa. Meus sonhos são praticamente diários e tão reais que às vezes preciso parar e pensar se o que relembro no momento foi sonho ou realidade. Outras vezes, são tão bons que dá vontade de continuar dormindo. Tive dias de achar que estava ficando louca, ou desenvolvendo algum estado de demência, já que os sonhos são diários. Comentei com médico se poderia ser consequência do da dosagem do remédio que tomo (Venlaflaxina) ele disse que não já que reduzi a dose há mto tempo e continuo tendo os sonhos diariamente. Mas, ele não e deu uma explicação satisfatória. Meus sonhos são realmente reais e tem dias que até busco por eles. Será loucura ?

    Curtir

    Comentário por marina | maio 11, 2012 | Responder

    • Olá Marina:

      Não é loucura não, muito pelo contrário, está relacionado à superconsciência. Todas as pessoas tem algum tipo de sonho lúcido, em maior ou menor intensidade mas poucas pessoas desenvolvem essas habilidades.

      Na década de sessenta, tentaram forjar o desenvolvimento mental artificialmente, mas os resultados foram desastrosos. Esses cientistas descobriram que tal desenvolvimento só poderia ocorrer naturalmente.

      Há alguns fatores que facilitam a ocorrência de sonhos lúcidos com mais frequência: Sono leve, ronco, parada respiratória durante o sono, epilepsia, distúrbios do sono, etc.

      Resumindo: Quem não tem sono pesado pode ter sonho lúcido. Até na ficção podemos observar sonhos lúcidos disfarçadamente.

      Quem mais sofre com os sonhos lúcidos são as crianças, por isso precisam de mais atenção com a forma que eles dormem e com sua psicologia.

      Muitas pessoas tem sonhos lúcidos quando dormem, acima da média, ou quando não dormem à noite, passando a cochilar durante o dia.

      Não se preocupe tanto, afinal, os sonhos lúcidos podem ser controlados, assim como nossos problemas psicológicos. Um medo influência nos sonhos e pesadelos, mas em sonhos lúcidos é muito mais forte e não devem ser abortados, para que a pessoa encontre a resposta para seus medos, algumas vezes mais rápido, outras nem tanto.

      Alguns problemas mais sérios leva a pessoa a situações angustiantes durante o sonho.

      Espero que você vença seus medos e resolva seus problemas.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | maio 12, 2012 | Responder

      • É bom saber que não é loucura. Graças às informações que obtive através do seu blog, deixei de me preocupar.

        Curtir

        Comentário por marina | maio 18, 2012

      • Olá Marina:

        Você está no caminho certo, não se preocupe, além do mais, você poderá sair quando quiser.

        Não é tão difícil de controlar o sonho lúcido, também não é tão difícil encontrar o portal de saída.

        ABS

        Curtir

        Comentário por icommercepage | maio 18, 2012

  15. […] Sonhos Lúcidos […]

    Curtir

    Pingback por Sociedade programada « Made in Blog | dezembro 12, 2012 | Responder

  16. Buenas! Vou tentar relatar a minha situação, eu tenho sonho lúcido, esses alternam em períodos com mais ou menos frequência. Pelo que me lembro começou quando tinha a sensação de controlar os meus sonhos, eu guiava ele conforme eu queria, isso até um certo tempo, depois seguia normalmente, passado anos, meses, não sei! Eu passei a perceber: ”Opa é aqueles sonhos”, dai tentava o controlar, só que dessa vez ele fugia do meu controle eu eu pré sentia ele indo para um lado ruim que me incomodava, aí eu resolvia acordar, pois tinha medo. Sempre assim começava bom e ia indo para o lado ruim, e depois que me acordo tenho que abrir os olhos, piscar e tudo mais caso logo que acordo não faço isso ele volta de onde estava! Um dia ele começou bom como sempre e quando foi se encaminhando pro ruim resolvi ver até onde ia, pra resumir e não assustar muito hahaha>> uma pessoa de preto e sobre-tudo que eu via de longe(com a sensação ruim sempre) desapareceu e eu senti que estava do meu lado, antes que eu acordasse pra sair daquele inferno ele ”entrou em mim” e acordei sem poder me mexer. Desde então tive outros vários casos, mais esse é oque mais eu me recordo. PS.: Tudo sempre acontece como eu estivesse de fora assistindo o sono, sabendo que estou sonhando!

    Curtir

    Comentário por HF | abril 27, 2013 | Responder

    • Olá HF:

      Você descreveu perfeitamente um sonho lúcido, que pode acontecer quando você está cochilando ou se você tem problemas para dormir, zumbido no ouvido, apneia, epilepsia, etc.

      Quando perdemos o controle do sonho lúcido, acredito que é quando estamos saindo do sonho e entrando no pesadelo, em sono mais profundo.

      A sua história é assustadora.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | abril 27, 2013 | Responder

  17. Há umas 2 semanas atrás baixei o novo CD da cantora Tarja Turunen, e nele tem uma música chamada Lucid Dreamer. Fique curioso com o título e a letra e resolvi pesquisar o termo..Achei fantástico, mas confesso que não acreditei muito que fosse como falavam..Porém, há alguns dias aconteceu algo comigo que gostaria que me esclarecessem se foi realmente um sonho lúcido: Eu fiquei até tarde no computador e isso me tirou o sono, mas como estava tarde fui me deitar…Demorei bastante para adormecer…De repente, eu ainda achando que estava acordado, estiquei meu braço para trás e então senti uma forma redonda na cabeceira da cama, então me assustei porque a cabeceira da minha cama é reta, nesse momento eu “acordei”, mas me assustei mais ainda quando percebi que não estava na minha cama! Estava em uma cama grande de madeira escura do lado de fora da minha casa, na rua! A forma redonda que eu havia sentido era o entalhe da cabeça de um anjo na madeira! Neste exato momento percebi que estava consciente, fiquei mais tranquilo…É como se eu estivesse em um sonho dentro de outro sonho….Toquei novamente na cabeça do anjo e senti suas formas entalhadas com perfeição, fui então para minha casa, puxei um pedaço de alecrim que minha mãe tem num vaso e cheirei, o aroma era surpreendentemente real! Foi algo estranho, eu sabia que aquilo era um sonho e podia fazer o que eu quisesse, entrei na minha casa e estava perfeita, como na realidade…Mas fiquei meio assustado com todo esse poder, fiquei receoso de criar algum pesadelo ou sonho ruim, porque tudo parecia ser extremamente real, então resolvi acordar de verdade, e o mais inacreditável é que deu certo! Acordei e me lembrava de tudo!
    O que aconteceu comigo foi algum tipo de sonho lúcido?

    Curtir

    Comentário por Júlio | agosto 17, 2013 | Responder

    • Olá Júlio:

      Sim, foi um sonho lúcido, podemos notar pela sua descrição, falta de sono, que leva ao sono leve e inevitavelmente semiconsciência.

      Se você assistir o filme Vanila Sky, com Tom Cruise, a partir de perdido na escuridão, argumento espanhol, você vai notar que um sonho lúcido pode, sim, tornar-se pesadelo lúcido.

      No seu caso foi sonho. Você poderia experimentar qualquer coisa, mas num nível superior ao sonho subconsciente.

      Pelo fato de você poder saber que é um sonho, você pode passar para o próximo nível, ou pode abortar. O aborto do sonho é muito importante para evitar algum problema de saúde, como em pessoas que tem taquicardia, por exemplo.

      Você pode buscar resposta para algo que você tem curiosidade, mas a resposta é só um sonho, apesar do nível de realismo ser muito forte.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | agosto 26, 2013 | Responder

  18. […] Sonhos Lúcidos […]

    Curtir

    Pingback por Caçadores de sonhos perdidos « Made in Blog | setembro 27, 2013 | Responder

  19. […] Sonhos Lúcidos […]

    Curtir

    Pingback por Palinopsia transforma o cérebro em Matrix « Made in Blog | fevereiro 10, 2014 | Responder

  20. Já tive alguns sonhos em que eu estava deitada na cama e no quarto onde eu realmente fui dormir, mas de repente eu começo a ter um tipo de “ataque epilético” ou “convulsão”. Mas eu sei que aquilo não é real, sei que estou sonhando, então começo a forçar a acordar… as vezes eu não tenho certeza se acordei ou não posso fechar os olhos novamente pois o “sonho estranho” continuaria. Pra mim é meio assustador… Além de me assustar com o ataque epilético, às vezes tem outros elementos… já sonhei com um homem me observando no quarto (sem fisionomia, como se fosse todo um vulto); outra vez sonhei com um estrondo de tempestade que vinha em minha direção fazendo ainda mais barulho; outra vez acordei olhando olho no olho de um leão, como se eu acordasse mas a imagem do leão estivesse impressa na minha retina. A única vez que me recordo de sonhar que estava num lugar diferente que não fosse na minha cama, sonhei que estava no quintal da minha casa,que virava um deserto, e havia dois sois ou duas luas no céu e se travava uma guerra apocalíptica. Pelos textos e postagens entendi que se tratam de sonhos lúcidos. Você disse que é a mente tentando solucionar problemas… mas como saber até onde ir? Se foram solucionados? E que problemas são estes? Você disse de posteriormente ver pessoas já falecidas enquanto acordado… mas o que isso tem a ver com sonhos lúcidos e resolução de problemas pessoais? Fiquei intrigada com tudo isso….

    Curtir

    Comentário por Suzana | março 3, 2014 | Responder

  21. Olá Suzana:

    Em primeiro lugar, observei que você possui várias fontes para os seus sonhos. O sonho com dois sóis é um sonho que deve ter surgido depois de um sonho, provavelmente o filme provocou a sua semi-consciência.

    Olhar no olho do leão demonstra claramente sua disposição de encarar uma realidade difícil mas que você não aceita a derrota, nem foge. Mas o sonho mais curioso que você citou, foi ter sonhado com epilepsia ou convulsão.

    Aqui vem a primeira pergunta: Você é epiléptica?

    Segunda pergunta: Será que você está sonhando mesmo ou foi o sonho que provocou uma epilepsia de verdade?

    Eu não me lembro de muitos casos de epilepsia durante o sono, exceto quando a pessoa epiléptica não conseguia dormir e ficava irritada.

    Vamos as perguntas:

    Até onde ir?

    Cada vez que você duvida do sonho, você tem a oportunidade de abandoná-lo e acordar. Depois que você acorda, você passa a se tornar mais cética, incrédula e, curiosamente, sua mente precisa aumentar o grau de realidade nos sonhos para conseguir convencê-la, já que você já acordou uma vez. É por isso que depois da terceira ou quarta vez que você acorda, o sonho passa a ser mais real que a própria realidade.

    Como saber se os problemas foram solucionados?

    Essa é a parte mais fácil, já que você deixará de sonhar quando resolver o conflito em sua mente.

    O conflito surge quando você não sabe o que deve fazer, por isso, o sonho lúcido passa a ser um simulador de realidade, para que você possa saber o que acontecerá se você tomar certas decisões, serve para você testar cada possibilidade de maneira real.

    Depois de decidido o que fazer, você deixará de ter esses sonhos.

    Uma lembrança antiga que você não lembra totalmente, como um trauma de infância, pode instigar sua mente e provocar sonhos lúcidos. O motivo é que essas lembranças traumáticas estão no subconsciente e na semi-consciência, durante os sonhos lúcidos, a mente procura por esses traumas como se fosse uma auto-terapia, procurando lembrar do que a consciência procura esquecer.

    Que problemas são esses?

    Como eu disse, qualquer preocupação que tire o seu sono, poderá te levar a um sonho lúcido, simples assim..

    Ver pessoas falecidas:

    Durante algum tempo, eu achei que ver pessoas que já morreram era coisa de epiléptico, cheguei a achar que era minha mente que estava criando essas imagens. Depois disso eu fui retornando a passado, até me lembrar de outras experiências que demonstravam que não era apenas alucinação.

    A relação entre sonhos lúcidos, epilepsia e capacidade de ver fantasmas, está na sensibilidade, apenas pessoas extremamente sensíveis tem a capacidade de ver fantasmas. Epilépticos também tem a sensibilidade a flor da pele, assim como as pessoas que tem sonhos lúcidos.

    O fato de você ter variado bastante os sonhos, pode indicar que você é uma exploradora de sonhos, entretanto, alguns desses sonhos são mais pessoais e demonstram uma situação de conflito real.

    A pior crise que eu tive em minha vida, foi depois de ler O Apocalipse na Bíblia. Foi uma sequência de sonhos apocalípticos que quase me deixaram louco.

    Apesar de vários sonhos lúcidos que eu tenho, a minha realidade sempre foi pior que os pesadelos, talvez isso explique a minha capacidade de ver pessoas mortas. Eu sempre convivi com a morte bem de perto, vi a minha família morrer um a um, e foi por isso que eu me torne muito íntimo da morte.

    O último sonho lúcido que me assustou, foi durante o terremoto do Japão, quando as redes de TVs decidiram explorar as imagens trágicas das vítimas. Não houve sequência, já que eu não estava diretamente envolvido mas, depois de muito tempo, eu vi pessoas falecidas, mas dessa vez eu sabia que era apenas um sonho.

    Obrigado pelo comentário, sua experiência foi única e acrescentou muito ao que eu já sabia.

    ABS

    Curtir

    Comentário por icommercepage | março 3, 2014 | Responder

  22. […] Sonhos Lúcidos […]

    Curtir

    Pingback por Descobertas através dos sonhos « Made in Blog | abril 7, 2014 | Responder

  23. […] Sonhos lúcidos […]

    Curtir

    Pingback por Realidade além da vida real « Made in Blog | abril 17, 2015 | Responder

  24. […] Sonhos lúcidos […]

    Curtir

    Pingback por Carlos Castaneda – A arte do sonhar « Made in Blog | setembro 21, 2015 | Responder


Deixe um comentário

Coletivo BIL

Coletivo de Mulheres Bissexuais e Lésbicas Transexuais e Cisgêneras

Karmas e DNA.

Direitos autorais: Fernanda vaz.

Academia New Star Fitness

A fine WordPress.com site

Gramofone Lunar

Músicas, Versos e Outras Histórias

baconostropicos

Documentário "Baco nos Trópicos"

relutante

leve contraste do sentimentalismo honorário

entregue a solidão

é oque me resta falar e oque me sobra sentir

RB Solutions

Soluções em informática, comunicação e tecnologia

Bora' para Ireland

Smile! You’re at the best WordPress.com site ever

sarahrosalie

A topnotch WordPress.com site

Suburban Wars

"Let's go for a drive, and see the town tonight"

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Marca Livro

A arte de criar histórias em prosa ou verso

Literatura Presente

Leitura e Entretenimento

bastet - protetora dos gatos

todos os animais merecem o céu e os gatos principalmente

Blog CIN 5018

Informatização de Unidades de Informação

The Promise Carrier

Ebrael's official website in English.

detudosobretudoblog

Este site vai aborda todos os temas voltado para as mulheres