Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Qual é o significado dos sonhos

sonhos e pesadelos

Interpretação dos sonhos

Seguindo a análise do funcionamento do cérebro, vamos aos poucos passando para uma área muito sensível de nossa mente, o inconsciente (subconsciente). A grande realidade é que a mente, consciente ou não, é obscura; sob certos aspectos a consciência é mais obscura que a própria inconsciência, já que a inconsciência funciona naturalmente.

Em alguns casos, a psicanálise ameaça usar a hipnose para ajudar a desvendar os mistérios de nossa mente, o problema é que nem todos estão dispostos a abrir mão de sua privacidade. Se alguém entra em sua mente, invade o mais intimo de sua existência.

No mais tradicional processo da psicanálise, a pessoa conversa consigo mesma, vai se revelando aos poucos, enquanto o psicanalista  vai motivando, convencendo essa pessoa de que não há nada anormal em sua vida, tudo pode ser lembrado e resolvido, para que a consciência pare de ser incomodada pela inconsciência. A consciência pesada, aqui, seria o peso de algo que atormenta a pessoa, o processo da inconsciência para aliviar esse problema.

Conscientemente tudo pode ser (des)controlado, mas, inconscientemente, tudo é muito instável e natural, sem noção de tempo e espaço.

Durante os sonhos, essa instabilidade da inconsciência chega ao limite. Isso acontece porque tudo o que é reprimido pela consciência, sob pressão da sociedade ou autocensura, durante os sonhos é liberado.

Enquanto o cérebro mantém todo o corpo em repouso, durante o sono, a mente é liberada em todo o seu potencial, podendo resolver os problemas mais impossíveis. Aqueles problemas que a consciência  mantém reprimidos, nos sonhos, eles são manifestados em formas disfarçadas pelo super ego, num universo que só a inconsciência entende o seu significado.

Nem todo sonho é disfarçado ou complexo, alguns são bem conhecidos das pessoas, comum a todos. Muita gente já sonhou que estava voando, esse sonho, segundo especialistas, leva a uma interpretação de que a pessoa é ambiciosa, sonhadora, mas, por associação poderia levar a interpretações de que essa pessoa deseja independência, liberdade, isso poderia ser revelado por qualquer amigo que a ouvisse, nem precisa ser um psicanalista.

A combinação do sonho de voar, com a queda, é uma manifestação clara dos riscos da ambição, liberdade e poder.

Na religião, José, no Egito, interpretava sonhos dos egípcios. Sua interpretação mais famosa foi para o faraó, o sonho das vacas gordas e das vacas magras.

“Haviam sete vacas gordas e sete vacas magras pastando no campo, de repente, as vacas magras e feias comeram as lindas vacas gordas.”

Nesse sonho, josé avisava ao faraó que deveria guardar mantimentos durante os sete anos de fartura (tempos de vacas gordas). Durante os sete anos de seca no Egito (tempos de vacas magras), o faraó teria mantimentos para saciar a fome do povo, não fica claro se havia a vontade de Deus, apenas implicitamente.

Essa é uma das tradições que bate de frente com a história de Moisés e do revolucionário Jesus Cristo: Segundo  Jesus, Deus sempre proverá seus filhos. Isso também ficou evidente no deserto, quando Moisés levou o povo para um lugar isolado, sem comida nem água.

Um homem muito rude que sonhe que é uma mulher, poderia significar sua busca de equilíbrio, uma necessidade de compreender as pessoas frágeis, o oposto de si, algo que se mantém inconsciente, mas que conscientemente seria inaceitável.

Há pessoas que acreditam que o sonho é uma forma de prever o futuro, por isso sonhar com animais, para elas,   pode significar o que vai dar no “jogo do bicho”.

Sonhar que está caindo, poderia significar uma fobia de altura. Como nós dissemos no outro artigo, a fobia está relacionada a um evento  ao qual não queremos nos lembrar, encarando esses medos poderíamos nos lembrar de algo que não queremos.

Esse é um grande dilema: Como poderíamos saber o nível de gravidade daquilo que não queremos lembrar? – Será que vale a pena lembrar esse fato? – Se a fobia está se manifestando, inconscientemente, estamos tomando a decisão de que está na hora de enfrentarmos esses temores.

Quando passamos a sonhar que estamos caindo, seguidamente, todas as noites, então não devemos ser acordados, para que percamos o medo e estejamos preparados para enfrentar determinadas situação.

Segundo o site “O Guru”,  sonhar com corvo pode significar pessoas de olho no que é seu, querendo “infernizar sua vida”, mas também pode significar pureza do ambiente.

Como nós podemos notar no sonho do corvo, há dois níveis de sonho: Um mais vulgar e direto, e outro muito mais sofisticado e complexo, influenciado pelo nível de formação da pessoa.

http://www.oguru.com.br/sonhos/significados.php?busca=Voar

O sonho também pode ser uma simples realização de nossos desejos. Ao contrário de nossos pesadelos, nesse caso, nossa mente se encontra em total harmonia.

Sonhar com cobras, tanto pode significar nossa falta de confiança em um determinado grupo ao nosso redor, como poderia ser algo mais complexo, mas é preciso sonhar até o fim, para vencer esse medo.

Conclusão: O  mais importante não é necessariamente interpretar o sonho, mas sonhá-lo até o fim.

Principal fonte: Wikipedia

fevereiro 9, 2011 - Posted by | Ciências | , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

25 Comentários »

  1. legal o texto, eu sempre só via no site sonhos.clickgratis.com.br os significados rsrs
    bj

    Curtir

    Comentário por Maria | fevereiro 9, 2011 | Responder

    • Olá Maria:

      Eu vou dar uma conferida.

      Você reparou que a gente se interessa mais pelos significados de sonhos que já tivemos?

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | fevereiro 10, 2011 | Responder

  2. Há poucos dias atrás, sonhei dias seguidos com cobras,e confesso que fiquei a pensar no assunto…
    Abs

    Curtir

    Comentário por Emilia | fevereiro 9, 2011 | Responder

    • Olá Emília:

      Pense no que poderia te levar a sonhar com uma cobra, isso é muito interessante, por isso você não deve acordar. Por associação, o subconsciente pode levar você a lembranças de décadas atrás.

      ABS

      Curtir

      Comentário por Janio | fevereiro 10, 2011 | Responder

  3. Saudações!
    Amigo Jânio:
    Eu fico fascinando lendo as suas análises construtivas e imparciais, sobre assuntos que verdadeiramente são interessantes. E geralmente você procurar eleger algum que sempre aguça a nossa curiosidade. E esse seu fascinante artigo é mais um dentre as centenas que você já publicou.
    Parabenizo-o ardorosamente por mais uma texto de conteúdo e qualidade!
    Abraços fraternos,
    LISON COSTA.

    Curtir

    Comentário por LISON COSTA | fevereiro 9, 2011 | Responder

    • Olá Lison:

      Estudar a natureza humana, é uma terapia fascinante; estudar o que o homem ainda não descobriu, é mais fascinante ainda.

      Essa ponte, entre o saber do homem e o que ele ainda procura descobrir, é o meu percurso favorito.

      ABS

      Curtir

      Comentário por Janio | fevereiro 10, 2011 | Responder

  4. Jânio, nada é mais fascinante que a mente do ser humano. O sonho pode nos levar as lugares maravilhosos ou horripilantes dependendo de como estamos nos sentindo inconcientemente. Adorei ler sua matéria, parabéns pelo blog.
    Abraços

    Curtir

    Comentário por Debby | fevereiro 10, 2011 | Responder

    • Olá Debby:

      Os sonhos maravilhosos podem nos motivar a seguir lutando para suas realizações, já os pesadelos, são medos que temos que encarar para resolvê-los.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | fevereiro 10, 2011 | Responder

  5. […] * Publicado no MadeInBlog […]

    Curtir

    Pingback por Ver! | Blog | Qual é o significado dos sonhos | fevereiro 10, 2011 | Responder

  6. Olá Janio!

    Gostei muito do seu artigo.

    Mas quero deixar algo bem esclarecido. No segundo parágrafo, você diz:

    “Em alguns casos, a psicanálise ameaça usar a hipnose para ajudar a desvendar os mistérios de nossa mente, o problema é que nem todos estão dispostos a abrir mão de sua privacidade. Se alguém entra em sua mente, invade o mais intimo de sua existência.”

    Não existe nenhum problema em se utilizar a Hipnose para ajudar a desvendar qualquer tipo de mistério. Muito pelo contrário, é até recomendado que se utilize. O mito de que na Hipnose vamos dizer e/ou revelar segredos é infundado, e ninguém, absolutamente ninguém, tem o poder de entrar na mente de alguém ou invadir o íntimo de sua existência. Isso tudo é uma falácia criada pelos autores de ficções e produtores holywwodianos no afã de ganharem dinheiro. Isso não acontece na Hipnose.

    A Hipnose é um estado natural do ser humano. Todos os seres humanos que já pisaram nessa terra, os que ainda estão aqui, e os que estão por vir, passaram, passam e passarão por Hipnose no mínimo duas vezes por dia, todos os dias de sua vida! Isso se dá por que a Hipnose é natural. É como respirar. Você não precisa pensar em respirar, é automático. A Hipnose acontece assim no ser humano.
    Cientificamente falando, utilizamos a Hipnose para ativar o subconsciente da pessoa, para com isso alcançar o sucesso na questão que a própria pessoa apresenta. Utilizamo-nos para isso de técnicas variadas para que o cliente relaxe.

    Repito: Em Hipnose, ninguém corre o risco de ter sua alma, mente, corpo ou qualquer outra coisa invadida! (risos).

    E ninguém fará em Hipnose o que não faria em vigília.

    Qualquer dúvida sobre Hipnose, é só me perguntar.

    Abraços.

    Samej Spenser
    http://samejspenser.blogspot.com
    (Blog sobre Hipnose)

    Curtir

    Comentário por Samej Spenser | fevereiro 10, 2011 | Responder

    • Olá Samej:

      Esse polêmico segundo parágrafo não foi pesquisa não, essa foi a revelação de meu próprio medo – eu também tenho minhas fobias rs .

      Eu fico satisfeito com sua participação, mas eu ainda preferiria hipnotizar a ser hipnotizado, acho que eu sou meio tímido nessa parte rsrs

      E quanto a leitura da mente, o que você me diz ? – essa é outra preocupação que medeixa muito “arisco” com suspeita de pessoas superdotadas.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | fevereiro 11, 2011 | Responder

      • Olá novamente Janio.

        Quanto ao seu “medo” de ser hipnotizado, pode ficar tranquilo. Nada que você não queira, acontece durante a sessão hipnótica. Não há misticismo, sobrenatural ou qualquer coisa do gênero na Hipnose.

        Eu estudo e pratico Hipnose há 13 anos, e se me perguntarem o que prefiro, hipnotizar ou ser hipnotizado, prefiro ser hipnotizado e nem gaguejo na hora de responder. Numa sessão de Hipnose, quem mais sai lucrando é o hipnotizado. Se única e exclusivamente for posto em Hipnose e ficar ali, já está num lucro maior que qualquer outro! (risos).

        Quanto a leitura de mentes, não cheguei a conhecer ninguém com tal dom. Os que se diziam fazer isso, praticavam truques ou mentalismo, o que é bem diferente.
        Estou associado a um grupo que pretende estudar este tipo de fenômeno associado a Hipnose. Quando chegarmos à um veredicto, volto aqui e lhe informo sobre. Enquanto isso, não tenho nenhuma opinião formada sobre o assunto.

        Abraços.

        Samej Spenser
        http://samejspenser.blogspot.com

        Curtir

        Comentário por Samej Spenser | fevereiro 11, 2011

      • Olá Samej:

        Obrigado pela atenção e esclarecimento sobre o assunto, é bom estar informado sobre isso

        ABS

        Curtir

        Comentário por icommercepage | fevereiro 12, 2011

  7. Com o tempo pude observar que todas as vezes que sonhava com vacas, elas estavam presas em um curral e lambuzadas de fezes e barro. Comparada ao momento, fiz a ligação de dinheiro e a possível solução estava na porta.

    Assim, como no caso do dente que cai, podre, da boca. Coincidência ou não, alguém conhecido morria.

    Foi a partir destas observações foi que procurei prestar atenção neles e buscar, no meu cotidiano, as possíveis ligações. As vezes encontrava, noutras deixei de lado.

    Após a morte dos meus pais, não me lembro de ter sonhado.

    Curtir

    Comentário por Valeria Mello | fevereiro 11, 2011 | Responder

    • Olá Valéria:

      Fiquei impressionado com o seu comentário, isso me fez pensar que a pessoa que entende seus próprios sonhos, pode dar uma visão muito mais elaborada deles.

      Pelo fato de você não sonhar mais, depois da morte de seus pais, isso pode significar que você não tenha mais interesse. Agora o seu interesse maior é em viver, além de estar mais amadurecida.

      Agora você é a mãe, talvez não tenha tantos conflitos, ou seja, antes eram apenas curiosidades.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | fevereiro 12, 2011 | Responder

  8. […] Significado dos Sonhos […]

    Curtir

    Pingback por Epilepsia – Quando a mente tem um ataque « Made in Blog | julho 19, 2011 | Responder

  9. […] Significado dos Sonhos […]

    Curtir

    Pingback por O que uma pessoa com epilepsia sente « Made in Blog | agosto 9, 2011 | Responder

  10. […] Significado dos Sonhos […]

    Curtir

    Pingback por Vida noturna « Made in Blog | outubro 19, 2011 | Responder

  11. […] Significado dos Sonhos Rate this: Gostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. […]

    Curtir

    Pingback por Rebeldes que desafiam o sistema « Made in Blog | abril 25, 2012 | Responder

  12. […] Significado dos Sonhos […]

    Curtir

    Pingback por Sociedade programada « Made in Blog | dezembro 12, 2012 | Responder

  13. […] Significado dos Sonhos […]

    Curtir

    Pingback por Caçadores de sonhos perdidos « Made in Blog | setembro 27, 2013 | Responder

  14. […] Significado dos Sonhos […]

    Curtir

    Pingback por Palinopsia transforma o cérebro em Matrix « Made in Blog | fevereiro 10, 2014 | Responder

  15. Por favor, eu gostaria de saber o que significa sonhar com acidente? Tem perigo viajar depois de sonhar com acidente? Me respondam urgente por favor

    Curtir

    Comentário por Lucas Silva | fevereiro 27, 2014 | Responder

    • Olá Lucas:

      Normalmente os pesadelos são apenas manifestações de nosso subconsciente, avisando dos perigos que queremos esquecer que existam. Entretanto, só o fato de sonhar com acidente já pode comprometer o lado emocional de uma pessoa, não é mesmo?

      Viajar no Brasil é sempre um risco e, se a viagem for longa, é melhor viajar de avião. Eu só viajo em caso de extrema necessidade, nunca para lazer.

      Viajar de ônibus é bem melhor que viajar de carro.

      Fora isso é relaxar e lembrar que o nosso destino já está traçado. Tomar cuidado é sempre bom, já que não podemos ser reféns de nossos sonhos.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | fevereiro 28, 2014 | Responder

  16. […] Significado dos Sonhos […]

    Curtir

    Pingback por Descobertas através dos sonhos « Made in Blog | abril 7, 2014 | Responder


Deixe um comentário

Coletivo BIL

Coletivo de Mulheres Bissexuais e Lésbicas Transexuais e Cisgêneras

Karmas e DNA.

Direitos autorais: Fernanda vaz.

Academia New Star Fitness

A fine WordPress.com site

Gramofone Lunar

Músicas, Versos e Outras Histórias

baconostropicos

Documentário "Baco nos Trópicos"

relutante

leve contraste do sentimentalismo honorário

entregue a solidão

é oque me resta falar e oque me sobra sentir

RB Solutions

Soluções em informática, comunicação e tecnologia

Bora' para Ireland

Smile! You’re at the best WordPress.com site ever

sarahrosalie

A topnotch WordPress.com site

Suburban Wars

"Let's go for a drive, and see the town tonight"

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Marca Livro

A arte de criar histórias em prosa ou verso

Literatura Presente

Leitura e Entretenimento

bastet - protetora dos gatos

todos os animais merecem o céu e os gatos principalmente

Blog CIN 5018

Informatização de Unidades de Informação

The Promise Carrier

Ebrael's official website in English.

detudosobretudoblog

Este site vai aborda todos os temas voltado para as mulheres