Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

A obscura natureza da mente humana

passado do homem

Busca da Verdade

Há controvérsias sobre o nosso real controle do cérebro, o controle do cérebro, aliás, é uma ambição de muitas pessoas. Um mestre de artes marciais pode quebrar vinte tijolos com a cabeça, um hipnotizador pode fazer uma pessoa dormir, ou controlar sua mente;  o real e o ilusório caminham juntos, aqui.

Pelo fato do homem viver em sociedade, ser obrigado a seguir milhares de protocolos, isso criou uma limitação muito grande no controle sobre o cérebro. O cérebro passou a ser uma parte isolada do corpo, esse paradoxo – dependência/independência – tornou o inconsciente muito mais obscuro, tornando toda a sociedade doente, em maior ou menor intensidade.

Para manter o controle e não enlouquecer, diante de um mundo insano que o próprio homem criou, surgiram as religiões. Desde os primórdios dos tempos, o homem viu nas religiões uma forma de explicar o inexplicável, mantendo sua sanidade mental sob controle.

A ciência e a filosofia fazem parte da evolução do homem, portanto, não aceitam as respostas apresentadas pelas religiões, de maneira tão satisfatória.

Enquanto a filosofia, desde a antiguidade – Ela não é tão nova assim – busca suas próprias respostas, num esforço descomunal de pensamento, a ciência não só busca suas verdades, mas procura prová-las.

No caso da ciência, fica tudo muito mais trabalhoso. Apesar da ciência ser muito mais sensata, negando suas próprias origens, as ciências ocultas – alquimia, astrologia, curandeirismo, etc. – e a própria filosofia.

Nos últimos anos, temos visto uma verdadeira integração dos vários campos das ciências, inclusive sua volta às origens – a filosofia – contudo, as ciências ocultas nunca serão aceitas pela sociedade, pior, não se consegue uma explicação plausível para seus processos.

Podemos verificar muitas formas curiosas de se enganar a mente, como o ilusionismo, hipnose, mágicas e truques. Ultimamente tem sido desvendados vários desses truques, revelados para os donos do poder, já há muito tempo.

Nostradammus sabia dos perigos de se ter muitos conhecimentos, sem conseguir explicá-los, por isso, apesar de praticar as ciências ocultas, só mostrava o que poderia ser explicado ou aceito pela sociedade. A alquimia e outras ciências ocultas, foram muito importante, durante épocas em que as pragas, pestes, assolaram o mundo “civilizado”.

Só se aceita o óbvio em nossa sociedade, qualquer outra forma de conhecimento,  seu possuidor deverá prestar contas junto a autoridade máxima do poder.

Já houve uma época em que as bruxas eram queimadas na fogueira, inclusive cometendo-se grandes injustiças, como foi o caso de Joana D’arc, a santa que teve sua história contada e recontada pelo cinema e livros, inspirando até uma lenda do folclore americano, Billie Jean.

Na idade moderna, Rasputin foi o místico que governou a Rússia,  onde o Czar Nicolau II não passava de uma marionete, essa foi uma das causas da Revolução Russa.

Apesar da sociedade insistir em querer resposta para tudo – isso é impossível – como dizia Sócrates: “Só sei que nada sei”, “Conhece-te como a ti mesmo”. Jesus cristo também tem uma verdade, muitas vezes ignorada pela sociedade, algo como: “Uma árvore boa não dá mals frutos” – Infelizmente, em casos de pessoas polêmicas, essa verdade de Jesus fica restrita a ele e alguns poucos iluminados.

Organizações secretas milenares, teoricamente, poderiam ter a capacidade de manter conhecimentos antigos, desde os tempos do Antigo Egito, mas isso é apenas especulação de alguém que não tem o menor interesse em qualquer tipo de organização secreta, exceto minha própria mente.

Artistas de circo poderiam, eventualmente, apresentar números baseados em conhecimentos ocultos, secretos, mas, aqui, também é apenas especulação. As comunidades de circos são fechadas, sem nenhum interesse com o poder, por isso poderiam ser tolerados, quanto a seus conhecimentos – Hoje acontece com os efeitos de computador: “Acredite! Foi tudo feito por computador.”.

A idade média foi o ambiente ideal para as ciências ocultas, já que os grandes reinos ficavam fechados entre paredes. Nessa época, os bruxos não eram vistos com bons olhos, mas ficavam escondidos em locais inacessíveis, com raras exceções, como Nostradammus e Rasputim.

Naturalmente, uma pessoa super dotada com grande controle sobre a mente, e os elementos da natureza, poderia ser taxada como bruxo(a), isso acontece pelo fato de as “bruxas”, além de possuírem conhecimentos milenares, viverem longe da sociedade, o que as tornavam muito “estranhas”, assustadoras – note que estamos falando, aqui, da Idade Média.

Uma pessoa que vivesse em contado com a sociedade poderia,  e pode, ser visto de três maneiras: Como Santos – não bruxos – bruxos ou nem santos nem bruxos. No caso dos “Neutros”, nem santos nem bruxos, escaparam milagrosamente da fogueira pelo simples fato de conhecerem muito bem a sociedade, adaptando-se a ela.

Como já dissemos, nostradammus era inteligente o suficiente para escapar das duas “cruzes”, tanto a cruz do santo – apesar de sua proximidade aos padres e bispos da época – escapou também da “cruz” de bruxo, já que ele explicava o que mostrava, esse foi o motivo de ele não ser nem santo, nem bruxo.

Outro fato interessante é que, apesar de todos os conhecimentos de Nostradammus, ele não possuía nenhum sinal de mente super dotada, no sentido de poder da mente, eram puros conhecimentos mesmo.

Nostradammus foi um caso bem distinto de Jesus Cristo, tanto Jesus Cristo, quanto seus discípulos, não só possuíam muitos conhecimentos sobre religião, filosofia, história, leis – Tudo estava intimamente ligado – como possuíam poderes, dons, para fazer milagres, contrariando todas as ciências da época, tanto a medicina, quanto a física, etc.

Jesus Cristo pediu para seu discípulo Pedro andar sobre as águas. Apesar de sua capacidade –  foi escolhido para ser seu braço direito –  Jesus sabia que ele poderia andar sobre as águas, sabia da capacidade de sua escolha, também sabia que se seu discípulo número um afundasse nas águas, poderia salvá-lo. Jesus deu duas lições em seu discípulo favorito, primeiro a mais importante, humildade,  segundo, o poder da fé – Andar sobre as águas não tinha nenhum objetivo específico além de mostrar poder da fé.

O tempo passou, não vemos mais os santos, nem os bruxos, as novas profecias só se concretizam no cinema. Na vida real tudo soa muito falso, como charlatanismo e sensacionalismo, nem as possibilidades de anti-cristos e apocalipses são levadas mais a sério.

…mas ainda nos restam os loucos que nos fazem lembrar de tempos muito distantes, tempos mágicos, abençoados, onde o impossível podia acontecer. Naqueles tempos, as brumas escondiam, não os efeitos especiais do cinema, mas os mistérios de nossa própria mente obscura, que, ainda hoje, parece negar-nos todas as explicações, desafiando a sensatez da ciência, os protocolos da sociedade, trazendo em sua própria grafia, o conceito máximo de sua natureza obscura de negação: “MENTE”.     

By Jânio

fevereiro 5, 2011 - Posted by | Reflexões | , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

43 Comentários »

  1. […] * Publicado no MadeInBlog […]

    Curtir

    Pingback por Ver! | Blog | A obscura natureza da mente humana | fevereiro 6, 2011 | Responder

  2. Que Post Fantástico!
    Amigo Jânio:
    Com o seu fascinante artigo, você nos proporcionou uma volta ao mundo sobre os mistérios e não mistérios. Do secreto, sem jamais ser secreto. E de forma inteligente ainda pincelou em adornos de interrogações alguns pseudos mágicos que ensaiam comandar a mente humana. Parabenizo-o ardorosamente por mais um texto mágico que você nos presenteia1
    Um Post Magistral!
    Abraços fraternos,
    LISON.

    Curtir

    Comentário por LISON COSTA | fevereiro 6, 2011 | Responder

  3. Olá Lison:

    Fico feliz que tenha gostado.

    Além da importância de seus comentários, eles são ferramentas motivacionais muito fortes.

    ABS

    Curtir

    Comentário por icommercepage | fevereiro 6, 2011 | Responder

  4. Realmente, foi um bom artigo, muito bem escrito.

    Curtir

    Comentário por Lucas | fevereiro 9, 2011 | Responder

    • Olá Lucas:

      Fico feliz que tenha gostado.

      Espero que todos entendam o recado e ajudem a promover as mudanças que o mundo tanto precisa.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | fevereiro 9, 2011 | Responder

  5. MELHOR SERVIDOR DE LINEAGE BRASILEIRO

    http://WWW.L2ALONE.COM.BR

    ACESSE E DIVIRTA-SE

    Curtir

    Comentário por L2Alone | fevereiro 9, 2011 | Responder

  6. ótimo post,abordou o tema central da humanidade a MENTE HUMANA.

    Curtir

    Comentário por Nativos da Arca da Luz | fevereiro 9, 2011 | Responder

    • Olá:

      É isso mesmo que você falou.

      O mundo está cheio de mistérios, mas o maior deles está muito mais próximo que imaginamos.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | fevereiro 10, 2011 | Responder

  7. Texto Fantástico, parabéns!

    Curtir

    Comentário por Rukuff | fevereiro 9, 2011 | Responder

    • Olá Rukuff:

      Obrigado pelo elogio e participação.

      Sua presença é muito importante para mim.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | fevereiro 10, 2011 | Responder

  8. Texto fantastico.
    Fiquei impressionado como tratou diversos assuntos abrangentes e complexos de uma maneira simples, objetiva, e o mais importante, neutra.
    Me fez ver pensamentos que tenho desde sempre de uma maneira mais organizada.
    Abraços =]

    Curtir

    Comentário por Caio | fevereiro 9, 2011 | Responder

    • Olá Caio:

      Esse foi um dos textos de mais retorno que eu escrevi, não só pelo fato de escrever, mas pela reação dos internautas.

      Saber que tantas pessoas entenderam as idéias, e se manifestaram positivamente , é muito bom.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | fevereiro 10, 2011 | Responder

  9. Opa tudo bem
    Achei muito legal seu blog
    seria muito bom ter seus post em nosso agregador
    http://www.artmasa.com

    Curtir

    Comentário por Marco Aurelio | fevereiro 9, 2011 | Responder

    • Olá Marco:

      Agregadores sempre serão bem vindos à blogosfera.

      O que seria dos pequenos blogs e blogueiros iniciantes, se não fossem os agregadores, não é mesmo?

      Assim que sobrar um tempo, eu passo para conhecer sua ferramenta.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | fevereiro 10, 2011 | Responder

  10. Esplendido,sensacional!!Isso que é texto,segundo o seu texto tu me pareces ter uma visão parecida com a minha,visão essa que sente falta dos tempos remotos onde o intelecto do homem ia além de um programa de Tv,computador ou qualquer entretenimento comercial.Tens a sensação de que há algo totalmente errado,fora de lugar nesse mundo?Arigato!!Gambatte!!

    Curtir

    Comentário por JohnnyD | fevereiro 9, 2011 | Responder

    • Olá JohnnyD:

      Você foi direto ao ponto em que eu gostaria que você fosse, essa é a conclusão exata.

      É sempre muito bom saber que mais alguém sente a mesma coisa.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | fevereiro 10, 2011 | Responder

  11. Texto fabuloso. Parabéns ao autor.

    Curtir

    Comentário por Diego Madeira | fevereiro 9, 2011 | Responder

  12. Muito bom esse post, você falou de coisas importantes que a sociedade massificada de hoje já esqueceu. Vou divulgar ..

    Curtir

    Comentário por rodolfo | fevereiro 9, 2011 | Responder

    • Olá Rodolfo:

      Graças a pessoas de grande sensibilidade, como você, a participação nesse tipo de post tem aumentado muito, o que não era muito comum. Por isso, eu nem preciso dizer que estou muito satisfeito e agradecido pela sua participação e ajuda.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | fevereiro 10, 2011 | Responder

  13. muito interessante!

    Curtir

    Comentário por jessica | fevereiro 9, 2011 | Responder

    • Olá Jessica:

      Saber que você gostou é a maior motivação que poderíamos ter.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | fevereiro 10, 2011 | Responder

  14. Realmente, muito legal!

    Curtir

    Comentário por Bryan | fevereiro 10, 2011 | Responder

    • Olá Bryan:

      Fico feliz que tenha gostado.

      Sua participação é muito bem vinda.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | fevereiro 10, 2011 | Responder

  15. ola muito bom texto, eu ia ler ontem mais estava com preguiça, ainda bem que pus nos favoritos para não esquecer xD

    olha você diz que “quanto seus discípulos, não só possuiam muitos conhecimentos sobre religião, filosofia, história, leis”

    eu discordo em parte, jesus tinham alguns poucos discípulos assim dito conhecedores, inteligentes. o próprio pedro era um pescador, rude, não sabia nem se expressar direito(eu tbm não) e ainda por cima agressivo, não conheço a bíblia toda, nem ao menos parei para analisar os seus discípulos porem é a minha opinião.

    Curtir

    Comentário por carlos vinicius | fevereiro 11, 2011 | Responder

    • Olá Carlos:

      Eu já discuti o conceito CULTURA com muitas pessoas graduadas, a minha tese é que o ensino formal, através das escolas, não deve servir de parâmetro para a CULTURA de um modo geral.

      Um índio não deve ser considerado uma pessoa inculta, já que não há pessoa no mundo mais culta que um indio sábio.

      Seguindo por essas idéias, eu penso que, naquela época, o conceito de sabedoria era visto de maneira mais genérica.

      Por outro lado, Pedro tinha uma função no grupo, assim como os outros discipulos, assim você poderia estar certo. Conhecendo a história de Pedro, eu descobri que ele repassava o que lhe foi ensinado.

      Finalizando, se eu tivesse um professor com Jesus, nem precisaria abrir a boca rsrsrs

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | fevereiro 12, 2011 | Responder

      • eu acho que é pelo fato deles não terem esse dito conhecimento, que tornaram os discípulos de jesus especiais, jesus poderia ter escolhidos os reis, os sábios, os grandes sacerdotes da época, mas ele sabia que para ocorrer uma mudança na forma de pensarmos, tem que ser feita de cima para baixo, dos mais humildes para os mais sábios.

        se eu fosse um discípulo de jesus iria ter muitas coisas para lhe perguntar.

        Curtir

        Comentário por carlos vinicius | fevereiro 13, 2011

      • Olá Carlos Vinícius:

        Esse seu ponto de vista me fez pensar em várias passagens da Bíblia, com:

        “Agora você será um pescador de almas.”

        “Precisamos ir atrás das ovelhas perdidas.”

        ABS

        Curtir

        Comentário por icommercepage | fevereiro 13, 2011

  16. que belo artigo em eu tambem sou apaixonado pelo fantastico mundo da mente, acho que tudo que existe ao meu redor foi criado pela mente.como gostaria de voltar ao passado e me livrar deste lixo piscologico de hoje, que faz tanto mal a mente.

    Curtir

    Comentário por kiko ms | março 31, 2011 | Responder

    • Olá Kiko:

      Realmente, aquela era uma época maravilhosa.

      Para termos alguma paz, hoje em dia, só na floresta amazônica, mesmo assim temos que enfrentar os piratas.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | abril 1, 2011 | Responder

  17. […] Lado obscuro da mente […]

    Curtir

    Pingback por Epilepsia – Quando a mente tem um ataque « Made in Blog | julho 19, 2011 | Responder

  18. […] Lado obscuro da mente […]

    Curtir

    Pingback por O que uma pessoa com epilepsia sente « Made in Blog | agosto 9, 2011 | Responder

  19. […] A obscura natureza da mente humana […]

    Curtir

    Pingback por Vida noturna « Made in Blog | outubro 19, 2011 | Responder

  20. […] A obscura natureza da mente humana […]

    Curtir

    Pingback por Rebeldes que desafiam o sistema « Made in Blog | abril 25, 2012 | Responder

  21. […] A obscura natureza da mente humana […]

    Curtir

    Pingback por Sociedade programada « Made in Blog | dezembro 12, 2012 | Responder

  22. MEU QUERIDO, PARABENS UMA VIAGEM AO FUTURO, SEM ME DESPERENDER DO PASSADO, VI DESDE O SANTO GRAAL A VIDA ALEM TERRA.OBRIGADO, POR ESSE ARTIGO LUXUOSO VERDADEIRO E SIMPATICO.ME SENTI LENDO UM ENREDO DE ESCOLA DE SAMBA( DESCULPE A MODESTIA) O UNIVERSO DA PSICOLOGIA, DO MISTICO, DO PROFANO, DAS BRUXAS DOS ANJOS E DEMONIOS.JA TO AVISANDO ISSO ME INSOIROU DE UMA FORMA ONIRICA, ESTAVA COM CRISE DE ISPIRAÇAO E ELA VOLTOU AO LER, O LADO OBSCURO DA MENTE.]
    IMAGINA O ENREDO: ” EU SEI QUE QUE SE ECONDE AI DENTRO”

    Curtir

    Comentário por andre kler | fevereiro 20, 2013 | Responder

    • Olá Andrew Kler:

      “Eu sei o que se esconde aí dentro”

      São de pensamentos como esse que surgem as grandes idéias e inspirações.

      Você segue por um caminho que eu acho muito importante para mexer com a mente, a provocação através do mistério. A mente precisa ser motivada a sair da ilusão em que nós vivemos e trazer-nos de volta a vida.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | fevereiro 21, 2013 | Responder

  23. […] A obscura natureza da mente humana […]

    Curtir

    Pingback por Caçadores de sonhos perdidos « Made in Blog | setembro 27, 2013 | Responder

  24. […] A obscura natureza da mente humana […]

    Curtir

    Pingback por Palinopsia transforma o cérebro em Matrix « Made in Blog | fevereiro 10, 2014 | Responder

  25. […] A obscura natureza da mente humana […]

    Curtir

    Pingback por Descobertas através dos sonhos « Made in Blog | abril 7, 2014 | Responder

  26. […] Fonte: RT-TV […]

    Curtir

    Pingback por Seis efeitos matrix já comprovados « Made in Blog | fevereiro 7, 2015 | Responder

  27. […] A obscura natureza da mente humana […]

    Curtir

    Pingback por Dez pessoas mais inteligentes segundo o QI « Made in Blog | maio 10, 2015 | Responder

  28. […] A obscura natureza da mente humana […]

    Curtir

    Pingback por Efeitos inesperados do cérebro « Made in Blog | outubro 29, 2015 | Responder


Deixe um comentário

Coletivo BIL

Coletivo de Mulheres Bissexuais e Lésbicas Transexuais e Cisgêneras

Karmas e DNA.

Direitos autorais: Fernanda vaz.

Academia New Star Fitness

A fine WordPress.com site

Gramofone Lunar

Músicas, Versos e Outras Histórias

baconostropicos

Documentário "Baco nos Trópicos"

relutante

leve contraste do sentimentalismo honorário

entregue a solidão

é oque me resta falar e oque me sobra sentir

RB Solutions

Soluções em informática, comunicação e tecnologia

Bora' para Ireland

Smile! You’re at the best WordPress.com site ever

sarahrosalie

A topnotch WordPress.com site

Suburban Wars

"Let's go for a drive, and see the town tonight"

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Marca Livro

A arte de criar histórias em prosa ou verso

Literatura Presente

Leitura e Entretenimento

bastet - protetora dos gatos

todos os animais merecem o céu e os gatos principalmente

Blog CIN 5018

Informatização de Unidades de Informação

The Promise Carrier

Ebrael's official website in English.

detudosobretudoblog

Este site vai aborda todos os temas voltado para as mulheres