Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Sessenta ex-governadores causam um rombo de 31 milhões

excesso de gastos

Governadores Aposentados

O escândalo das aposentadorias poderá ser um dos fatos mais marcantes, transformadores, da política dos últimos dias ou semanas. Eu fico me perguntando como um fato tão corriqueiro – Vai dizer que você não sabia? – pode gerar tantos protestos.

Eu diria que a corrupção exige criatividade, depois de algum tempo, todos querem “beber” da fonte, encarecendo muito essa prática. Assim, uma lei é criada para acabar com a farra, forçando os mais criativos a procurar outra forma de desviar dinheiro público.

A aposentadoria vitalícia dos ex-governadores é uma dessas práticas obscuras das quais falamos.

No estado de Minas Gerais, por exemplo, essa forma de apropriação indevida do dinheiro público, começou em 1.957, criado pela lei 1.657.

A legislação brasileira proíbe a divulgação dessas  despesas, mas é uma legislação estadual, ou seja, cada grupo político é dono de seu “cocô”, eu quero dizer, crime. O mais interessante nessa lei, é que, proibindo essa divulgação de gastos públicos – Há muito mais gasto, pode ter certeza – essa lei vai contra a própria constituição de 1.988, que proíbe a prática de atos secretos – Esses atos secretos já estão sendo chamados de caixa preta.

Mas porque essas práticas “comuns” agora se tornam escandalosas? – Devem haver vários motivos, além dos motivos mais claros, aumento excessivo dos gastos – Engana-se quem pensa que são só os governadores, os beneficiados por essa prática ilegal. Há políticos (governadores e seus vices, suplentes, presidentes e seus vices, suplentes, deputados, etc.), militares, herdeiros, filhos e adoções obscuras de políticos, viúvas, etc – também há a síndrome do traído.

Já notaram que por trás de um crime político, sempre tem alguma pessoa traída? – Vamos fazer uma pequena retrospectiva:

01 – Palocci foi considerado um avarento que convenceu o Presidente a trancar a porta do cofre, com o objetivo de aumentar as reservas, que chegaram a 250 bilhões só no primeiro mandato. A oposição soube usar a inexperiência política do partido do Governo, para preparar uma armadilha com o caseiro, um “laranja” que nem sabia o que estava acontecendo, para derrubar o Ministro forte do Governo.

02 – PC Farias foi um generoso “empresário” que cuidava muito bem do Presidente Collor, alguns descuidos contábeis abriram a caixa de pandora, envolvendo toda a elite da política brasileira. Havia muita gente envolvida, portanto muitos traídos: Pedro Collor foi o primeiro a denunciar, depois de saber que iria morrer de um doença fatal, mas houve uma traição; a esposa de PC Farias sabia que era traída, mas amava o marido; tanto a família de collor, quanto a família do próprio PC e milhões de outros políticos, foram traídos por PC, sua esposa avisou em todas as mídias, que ele iria morrer, mas a perícia disse que foi suicídio, mesmo com dezenas de homens na segurança de PC, ninguém ouviu nada, nem é bom continuar.

03 – Genoíno, um herói da resistência à ditadura, caiu como um pato, quando avaliou empréstimo para publicitários lobistas, foi o início de uma lista de mensalões, além de uma guerra declarada contra a oposição, o que culminaria em um mensalinho.

04 – O Juíz Lalau foi traído pelo seu genro, que divulgou a foto de um de seus apartamentos de luxo. Lalau era apenas um Juiz traído, mas Luiz Estevam, o  político que organizava todo os desvio do dinheiro, para a construção do prédio público, ficou livre e teve que criar um time, Brasiliense, para melhorar sua imagem.

05 – Maluf é o maior corrupto da história desse país. Mesmo sem nunca ter passado pela presidência, pela suas mãos passaram todas as classes burguesas de São Paulo; até a seleção brasileira foi premiada com um fusca, depois de ganhar a copa. Seu sucessor, Pita, foi traído, alí terminavam os anos de vacas gordas, e suas tetas maravilhosas – No final da vida, Pita foi flagrado recebendo propinas, bem ao estilo José Roberto Arruda.

06 – José Roberto Arruda poderia entrar para o Guiness Book: Primeiro arrumou uma grande encrenca para um dos maiores coronéis que a política brasileira já teve, depois de Sarney, ACM,  enquanto ACM, traído na votação, por Heloisa Helena, partiu dessa para a pior, Arruda voltou triunfante, tornando-se Governador de Brasília, até Durval Barbosa traí-lo, ou será que foi o contrário?

07 – Antônio Carlos Magalhães e José Roberto Arruda foram traídos por Heloísa Helena, por isso disseram que ela era do terceiro sexo, mas, no calor da discussão, deixaram vazar que sabiam do voto da senadora. A denúncia da senadora, levou a uma investigação, descobrindo a quebra do sigilo dos votos por fraude eletrônica.

08 – O banqueiro Daniel Dantas ia muito bem, até que Chico lopes fosse acusado de vazar informações sigilosas, mostrando que os empresários emprestavam dinheiro do Governo para especular contra o governo, mas o pior estava nas fraudes contábeis dos bancos. Se não fosse a ajuda do STF, os banqueiros estariam todos presos – … mas Henrique Meirelles já avisou que tudo está na lei. Para quem será que nossos legisladores trabalham?

09 – Roberto Jefferson foi pego no flagra, alguém disse que era armação de José Dirceu, pronto, a oposição finalmente conseguia derrubar o todo-poderoso do PT.

10 – Lembram-se do mensalão? – Pois é, o PT também não esqueceu. Investigando a fundo, chegaram até o coordenador internacional de campanha, Duda Mendonça, confesso que senti que ele ia morrer.

 Bom, esse é apenas um pequeno resumo, para mostrar que sempre tem uma traição, para se descobrir um crime. Como vale tudo para chegar ao poder, isso desencadeia muitas traições, o que leva muitos políticos a abrirem a caixa preta e exporem os atos secretos dos Governos, uma das maiores organizações secretas do mundo.

Só no Paraná, o custo de aposentadorias chega a 4,5 milhões, com mensalidades de até 24 mil reais mensais para ex-políticos, até o dia de sua morte.

Você já fez festa, depois da morte de um político? – Eu também já – Como somos ingênuos.

Depois que o político aposentado morre, sua viúva, filhos, amantes, herdeiros adotados, todos recebem uma aposentadoria  de 50%, mesmo sem nunca terem contribuído.

Na Paraíba, a aposentadoria não é tão diferente do Paraná, com ceca de 20 mil reais mensais.  O estado do Rio Grande do sul gasta cerca de 200 mil mensais com aposentadorias, a prática é tão comum que até os políticos que nunca se envolveram com escândalo, aderiram a prática.

No Mato-Grosso do sul já há denúncias desde 2.007, quando um Juiz considerou a prática ilicita, parece que não mudou muito por lá não.

Cerca de 60 ex-governadores estão envolvidos nesse escândalo, envolvendo uma quantia de 31 milhões de reais. Até governadores que governaram apenas dez dias recebem o tal benefício – Pelo menos agora, eu sei porque alguns governadores do Paraná, em final de mandato, pediam afastamento, deixando alguém em seu lugar, garantindo-lhe uma boa aposentadoria.

Vale destacar aqui os políticos conhecidos como íntegros, esses políticos tentaram se esquivar da denúncia, recusando a aposentadoria, ou dizendo que esse dinheiro seria doado. Vejam bem: Se recusarem esse dinheiro, ele volta para o governo, sendo gasto em outras atividades; se forem doados, constitui-se crime, utilizando verba do governo.

Políticos atuantes,  além de seu salário, recebem aposentadoria do governo – Vamos deixar bem claro que esse não é, nem de longe, o maior rombo nas contas públicas, tem muito mais.

Obs: Eu sei o que você estava esperando – Uma lista – acontece que nenhum político vai querer ficar fora desse tipo de corrupção, se ainda não entrou, vai entrar – E não adianta falar que vai doar, ou recusar o dinheiro. Esse dinheiro é pedido por ordem judicial, e será através dela que a prática deve ser encerrada, de preferência com cadeia, mas isso já é um sonho.

By Jânio

janeiro 31, 2011 - Posted by | Política | , , , , , , , , , , , ,

11 Comentários »

  1. […] * Publicado no MadeInBlog […]

    Curtir

    Pingback por Ver! | Blog | Sessenta ex-governadores causam um rombo de 31 milhões | janeiro 31, 2011 | Responder

  2. Lendo um “pente fino” como esse, que alcança todos os piolhos e lêndias do poder nojento, chego a pensar que Deus me enviou à Terra para dar um rexemplo que todos deveriam seguir, pois, se o fizessem, estariam acabando com o formulismo que leva ao poder e aos privilégios aqui narrados. SOU ELEITOR HÁ 42 ANOS E NUNCA VOTEI EM NINGUÉ. SOU CONTRA O SISTEMA ELEITORAL QUE ENTREGA O PODER A QUALQUER INDIVÍDUO, SEM LHE EXIER QUALQUER CONTRAPRTIDA.

    Curtir

    Comentário por Lino Tavares | janeiro 31, 2011 | Responder

  3. Olá Lino:

    Pelo que podemos notar, essa é uma briga de gente grande, eu notei isso quando a OAB comprou a briga. Quando se fala em OAB, é bom lembrar que não se trata de simples advogados, mas da elite judicial.

    O Presidente não pode ganhar mais que o STF, que não pode ganhar mais que os deputados, que não podem ganhar mais que os governadores, etc.

    Essa caixa preta, beneficiava alguns coronéis, com a ajuda da velha burocracia, irritanto muitos excluídos endinheirado e cheio do poder. Também já não dava para ocultar tantos gastos, sem declará-los em contabilidade.

    ABS

    Curtir

    Comentário por Jânio | janeiro 31, 2011 | Responder

  4. Olá pessoal, não sei quanto a vocês, mas eu estou cada vez mais decepcionada com os políticos do nosso Brasil! E essa tal aposentadoria VITALÍCIA para ex-governadores? Prete bem atenção! Vitalícia! Tem até um deles que só ficou no cargo por nove dias e recebe a aposentadoria. Outro que foi cassado também recebe o mesmo benefício, e nós que trabalhamos na lavoura temos que provar cada dia trabalhado através de documento e testemunhas, tudo isso para receber um salário mínimo. Por que não são exigentes assim com os políticos? Eles não têm que comprovar tempo de contribuição. E o índice de reajustes deles? É com muita luta que conseguimos 6%, enquanto eles reajustam os próprios salários em 100, ou 120%. Os direitos deveriam ser iguais para todos! Os filhos dos governantes e políticos deveriam estudar em escolas públicas. E todos deveriam ser atendidos nos hospitais públicos do nosso país, quem sabe assim eles olhariam para a educação e a saúde com um pouco mais de interesse, se não por nós, por eles mesmos, assim seriamos beneficiados por tabela.

    Curtir

    Comentário por Maria | fevereiro 4, 2011 | Responder

    • Olá Maria:

      Eu concordo com tudo o que você falou, mas o “Ficha Limpa” me deu uma esperança, sabe porquê?

      O sistema elitizado brasileiro tem quinhentos anos, assim como o capitalismo americano, ele está no limite. A corrupção é como um câncer, destróis tudo, quando não tem mais nada, destròi a si mesmo.

      Hoje, eu escreverei um post, mais uma idéia que é a tendência da internet, assim como o “Ficha Limpa”.

      Devemos descobrir maneiras de como atacar esse sistema corrupto, inclusive acabando com o bipartidarismo, uma forma fácil de manipular corações e mentes.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | fevereiro 4, 2011 | Responder

  5. Olha, como foi comentado acima:
    – Realmente os politicos deveriam ter seus filhos em escolas publicas e usar os hospitais públicos. Até ai concordo 100%
    – Um governador que trabalhar 9 dias, poder receber aposentadoria tambem é algo surreal.

    Mas acredito que a aposentadoria deles é justa sim, não estou me referindo ao salário deles nem nada e sim a aposentadoria em si. No geral eles deveriam obter o direito de ter aposentadoria se ficassem por pelo menos 2 anos e meio no cargo como governador, se ficasse menos tempo poderia ser por doença grave ou invalidez, mas os que fossem pegos em esquemas e tudo mais perdessem esse direito.

    Falar “nós trabalhadores” é algo muito estúpido quando ninguem aqui sabe a m**** que é ser um governador relativamente honesto em um pais como o Brasil em que todos querem se dar bem de um jeitinho bem brasileiro. Então acredito que a aposentadoria é legitima, mas o jeito que se adquire esse direito deveria ser analisado com mais cautela.

    Não estou defendendo os políticos, mas qualquer um aqui que já ocupou um cargo de liderança em qualquer lugar que fosse (mesmo escoteiros) deveria saber que não é uma tarefa fácil.

    Uma vez revisto alguns detalhes não vejo problemas com a aposentadoria deles.

    ^^

    Curtir

    Comentário por Paulo Bueno | fevereiro 8, 2011 | Responder

    • Olá Paulo:

      Gostei muito de sua participação, é sempre bom ver alguém que tem pensamentos conflitantes como o nosso e que consegue trabalhar essa idéia.

      Veja bem, eu entendi a sua idéia, o seu pensamento. Eu já parei para pensar pelo lado dos políticos, a forma como eles se vêem num beco sem saída, sendo obrigados a aderir a certas situações constrangedoras.

      O que eu acho é que isso não deve ser tão ruim quanto o Sarney pensou, visto que ele está lá desde que inventaram a política.

      Eu concordo com você que não deve ser fácil, eu, particularmente, certamente não suportaria um dia na presidência, hipoteticamente falando, por outro lado, eu sei o meu lugar. se uma pessoa não tem competência para tal, não se apresente, para depois ficar se fazendo de vítima.

      Eu gostaria também de ver um deputado passar um dia limpando privada pública e depois perguntar para ele quanto ele acha que ele deve ganhar. Gostaria que ele vivesse um ano com o salário que essa gente ganha.

      Fora isso, meu amigo, gostaria que você pesquisasse como é o salário de políticos nos paises nórdicos, suas regalias e a forma como o povo vive.

      A oitava ou sétima economia do mundo se sustenta num monte de m****, é lá que se encontram os deputados, governadores e outros políticos.

      Obs: M**** aqui, é metáfora para sujeira.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | fevereiro 9, 2011 | Responder

  6. […] Governadores aposentados […]

    Curtir

    Pingback por Made in Blog | fevereiro 15, 2015 | Responder

  7. […] Governadores aposentados […]

    Curtir

    Pingback por Política anti-democrática do Paraná « Made in Blog | abril 18, 2015 | Responder

  8. […] Governadores aposentados […]

    Curtir

    Pingback por Assembleia dos deputados vira zona de guerra no Paraná « Made in Blog | abril 30, 2015 | Responder

  9. […] Governadores aposentados […]

    Curtir

    Pingback por Sistema elitizado « Made in Blog | maio 2, 2015 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Karmas e DNA.

Direitos autorais: Fernanda vaz.

Academia New Star Fitness

A fine WordPress.com site

Gramofone Lunar

Músicas, Versos e Outras Histórias

baconostropicos

Documentário "Baco nos Trópicos"

relutante

leve contraste do sentimentalismo honorário

entregue a solidão

é oque me resta falar e oque me sobra sentir

RB Solutions

Soluções em informática, comunicação e tecnologia

Bora' para Ireland

Smile! You’re at the best WordPress.com site ever

sarahrosalie

A topnotch WordPress.com site

Suburban Wars

"Let's go for a drive, and see the town tonight"

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

%d blogueiros gostam disto: