Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

A tragédia do Rio é a maior desde a década de sessenta

enchentes são paulo

tragédia do Rio

Enquanto o Brasil inteiro chora a tragédia do Rio de Janeiro e São Paulo, algumas lembranças passam pela minha cabeça, desde a primeira tragédia que eu acompanhei, até hoje. Em cada tragédia, houve uma reflexão.

Por ser a primeira que eu acompanhava, as enchentes do verão de  83/84, deixaram um trauma.

O Sul do Brasil ficou todo alagado, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, houve muita solidariedade e campanhas para se conseguir o essencial, àgua, alimentos não perecíveis, roupas, colchões e cobertas. Logo depois das enchentes, várias lojas de roupas usadas surgiram em minha cidade, evidentemente, em minha cidade não houve enchentes, já que é uma cidade muito alta.

Algum tempo depois, houve um período de muita chuva, mas parece que os empresários da cidade agiram rápido. Antes que as pessoas se revoltassem, já que a chuva deixava todas essas pessoas sem casa e sem alimento, encontraram uma maneira de acalmar a população.

Foi criado uma campanha, onde era servido sopas todos os dias, enquanto durassem as chuvas. A igreja, sempre ela, entrou com o know how, os empresários entraram com a logística e uma parte financeira. 

Feito isso, foi só rezar para que São Pedro terminasse a chuva logo, como de fato ocorreu.

Aqui, fazemos uma pausa para analisar a fragilidade de nosso sistema semi-escravagista, ou semi-escravista. Onde todos vivem no limite, sem nenhuma reserva, provisão, totalmente dependentes da vontade alheia e do sistema.

Normalmente, as chuvas não duram muito, nem por isso as tragédias são menos chocantes, há pouco tempo tivemos a tragédia em Angra dos Reis.

Santa Catarina sofreu dois anos seguidos, no segundo ano, muita gente já havia desistido de morar na região catarinense que mais oferece oportunidades de trabalho no Brasil.

Depois da tragédia de Santa Catarina, veio a tragédia do nordeste. Penso que se houvesse boa vontade e consciência das autoridades, caso houvessem reservatórios gigantescos no nordeste, haveria água reservada para pelo menos dez anos seguidos.  

Reservatórios de água não resolveriam os problemas das enchentes, mas, pelo menos demonstraria uma preocupação por parte do Governo, coisa que eles não tem.

Se o Governo não tem consciência, a população deve estar ciente de que morar em morros e à beira de barrancos, estará correndo perigo, pelo menos que mantenham as famílias afastadas.

Tanto no caso de Angra dos Reis, quanto agora, Rio e São Paulo, a tragédia atingiu uma região onde se concentram a nata da mídia, onde as pessoas tem se manifestado inclusive pela internet. Na internet as informações tem sido mais objetivas, com nomes, mapas, localização, etc.

As mídias de massa preferem mostrar os  mortos e as tragédias, já que isso dá mais IBOPE.

Pelo menos em uma ocasião, o feitiço virou contra o feiticeiro. Boatos de que uma caixa de água havia se rompido, pegou toda a imprensa em seu momento mais peculiar, como abutres em cima da carniça, foi deprimente.

Aqui, vale a pena fazer mais uma pausa, lembrando mais um capítulo da guerra das duas maiores redes de TV do país.

Pouco tempo depois de uma repórter ser presa, acusada de fazer acordo com bandidos, para divulgar notícias em primeira mão, a rival divulgou os depoimentos de um comentarista concorrente, com um discurso com a cara da elite, algo como: “É isso  que dá financiar carros novos, para pessoas que nunca leram um livro”, o comentarista foi demitido, a jornalista presa.

Foi por causa de comentários preconceituosos como esse, que toda a internet brasileira ficou publicando em espanhol, durante vinte e quatro horas, recentemente, lembram-se?

As enchente, Deus nos livre, deverá ser uma constante, principalmente em áreas de risco. Naturalmente, a covardia dos políticos será um empecilho para se tomar uma atitude séria, já que isso implicaria em financiamentos de novas casas próprias.

Eu me lembro que em minha cidade, havia um fundo de calamidades, esse fundo nunca foi usado, exceto para cobrir o rombo de um desvio de verbas que deixara todos os professores sem pagamento, durante três meses. Isso me deixa com a certeza de que o Governo deveria agir de maneira mais eficiente, inclusive com a imprensa, para evitar a onda de boataria, e exigindo responsabilidades.

A coordenação emergencial deveria ser feita de fora, pelo governo estadual, já que em pelo menos uma cidade, até o Prefeito estava desaparecido.

As ONGs mantidas por voluntários e donativos particulares, tem experiência em situações como essa, sabem exatamente o que deve ser feito, mais uma vez o que falta é a boa vontade do poder público.

É triste vivenciar uma calamidade como essa, principalmente, sabendo que essas calamidades estão se tornando cada vez mais frequentes.

Essa é a pior maneira de descobrirmos  que todos estamos sujeitos às calamidades, como são unânimes em reconhecer, as vítimas das enchentes.

Enquanto nos noticiários, divulgam que essa é a pior tragédia desde a década de sessenta – as filas em portas de hospitais não conta, só as tragédias naturais – penso que a frequência com que essas tragédias tem ocorrido, é ainda mais preocupante.

A pergunta que fica é: Quando isso vai acontecer conosco?

No Nordeste, uma região sem nenhum recurso, os poucos helicópteros que sobrevoavam a área afetada era da mídia, só eles tinham interesse na tragédia.

By Jânio

janeiro 15, 2011 - Posted by | Reflexões | , , , , , , , , , ,

9 Comentários »

  1. Olá adoramos o seu texto podemos fdazer um post com ele.
    Aguardamos resposta urgente!
    renatopantanal@hotmail.com

    OPANTNALONLINE:
    http://pantanal-professorpantanal.blogspot.com/

    PARABÉNS!!!

    Curtir

    Comentário por O PANTANAL ON LINE | janeiro 15, 2011 | Responder

    • Olá Professor:

      Devido a importância da divulgação da notícia e de nossa responsabilidade diante de fatos que possam vir a ocorrer novamente, você pode postar o texto.

      Obrigado pela visita.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | janeiro 16, 2011 | Responder

  2. […] reservatórios gigantescos no nordeste, haveria água reservada para pelo menos dez anos seguidos. Ver conteúdo completo MeneameBitacorasRedditDeliciousGoogle BuzzFacebookTwitter Tags: desastres, enchentes, Rio, são […]

    Curtir

    Pingback por O maior desastre natural desde a década de sessenta « Link Esfera – Rede Social, Notícias e Opinião | janeiro 15, 2011 | Responder

  3. […] * Publicado no MadeInBlog […]

    Curtir

    Pingback por Ver! | Blog | A tragédia do Rio é a maior desde a década de sessenta | janeiro 15, 2011 | Responder

  4. Olá, sua produção textual está excelente, parabéns pelas colocações, as lembranças de fatos não tão distantes, mas esquecidos, o que produziu é nota dez, mas quero destacar duas falas sua que marcou:
    ► “A pergunta que fica é: Quando isso vai acontecer conosco?”

    ►”Se o Governo não tem consciência, a população deve estar ciente de que morar em morros e à beira de barrancos, estará correndo perigo, pelo menos que mantenham as famílias afastadas”

    Estes dois parágrafos devem ficar marcados em negrito em nossos corações; a ordem está inversa pelo fato de a primeira ser mais contundente e diz respeito a nós!

    Parabéns!

    Curtir

    Comentário por Rangel | janeiro 15, 2011 | Responder

    • Olá Rangel:

      Esse é o tipo elogio que todo blogueiro precisa para se motivar com seus blogs e sites.

      Eu confesso para você que fico muito deprimido e triste, quando me coloco no lugar dessas pessoas, pobres ou ricas. Fico ainda mais triste em saber que elas estão tão isoladas.

      Nessas horas, precisaríamos de uma frota de helicóptero do Governo Federal, ajuda das forças armadas e de todo tipo de funcionários públicos.

      Essa é a hora do Governo mostrar a vantagem de se ter tantos funcionários públicos, separar as prioridades.

      Luto só depois que os vivos forem socorridos, não há luto durante uma tragédia, pelo amor de Deus.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | janeiro 16, 2011 | Responder

  5. Todos estão sujeitos, mas os que mais sofrem são os que vivem em zonas mais altas, perigosas,a liberação dessas áreas deveriam ser revistas, é possivel que com a mudança climatica aja mais enchentes e temporais que possam causar danos.
    Parabéns pelo post.
    Abraço.

    Curtir

    Comentário por Fatima Zanin | janeiro 16, 2011 | Responder

  6. Olá Fátima:

    Você reparou que a história sempre se repete em todo o Brasil?

    Primeiro foi em Santa Catarina, no Rio já é a segunda vez em menos de um ano. Levando-se em conta que não estamos falando apenas de pessoas sem informação, o problema fica muito mais grave.

    Os políticos se acovardam em nome de votos, é por isso que sequer assumem posições, como a necessidade de privatizações, privatizações que não dão certo justamente pela falta de coragem desses mesmos políticos.

    ABS

    Curtir

    Comentário por icommercepage | janeiro 16, 2011 | Responder

  7. noooooooooooooooooossa foi terrivel

    Curtir

    Comentário por diogo | outubro 14, 2011 | Responder


Deixe um comentário

Coletivo BIL

Coletivo de Mulheres Bissexuais e Lésbicas Transexuais e Cisgêneras

Karmas e DNA.

Direitos autorais: Fernanda vaz.

Academia New Star Fitness

A fine WordPress.com site

Gramofone Lunar

Músicas, Versos e Outras Histórias

baconostropicos

Documentário "Baco nos Trópicos"

relutante

leve contraste do sentimentalismo honorário

entregue a solidão

é oque me resta falar e oque me sobra sentir

RB Solutions

Soluções em informática, comunicação e tecnologia

Bora' para Ireland

Smile! You’re at the best WordPress.com site ever

sarahrosalie

A topnotch WordPress.com site

Suburban Wars

"Let's go for a drive, and see the town tonight"

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Marca Livro

A arte de criar histórias em prosa ou verso

Literatura Presente

Leitura e Entretenimento

bastet - protetora dos gatos

todos os animais merecem o céu e os gatos principalmente

Blog CIN 5018

Informatização de Unidades de Informação

The Promise Carrier

Ebrael's official website in English.

detudosobretudoblog

Este site vai aborda todos os temas voltado para as mulheres