Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Com os dois lados do cérebro

right intelligence

Lado Certo

Essa pesquisa era para ser sobre os ambidestros, ou seja, pessoas que tem habilidades com os dois lados do corpo, mas é muito difícil falar em ambidestro sem falar do canhoto. Na realidade, o canhoto é um assunto muito mais interessante para se estudar, o canhoto enfrenta mais problemas.

Quando nascemos, apesar das aparências, não temos preferências por nenhum lado do cérebro. O cérebro é dividido em dois hemisférios, onde o hemisfério esquerdo controla o lado direido do corpo, e o hemisfério direito controla o lado esquerdo, portanto, cada hemisfério controla o lado oposto.

Essa constatação foi feita quando, em indivíduos com lesão no lado esquerdo, apresentavam paralisação do lado direito.

Como tudo o que se observa na sociedade, a simples observação de um canhoto pode gerar muito preconceito, podendo chegar até a religião ou superstições e crendices.

Quando as crianças nascem, elas não tem muita preferência, podem usar tanto a mão direita quanto a mão esquerda. Com o passar do tempo, a criança passa a sentir a necessidade de desenvolver sua habilidade, então, sente a necessidade de escolher um dos lados.

Escolhendo o lado direito, tudo bem, a grande maioria das pessoas são destras, portanto ela se encaixa perfeitamente. Quando a criança escolhe o lado esquerdo, aí, começam os seus problemas.

Segundo relatos de pessoas canhotas, quando eram crianças, foram forçadas a usar o lado direito, mas resistiram e continuaram a usar o lado esquerdo. Algumas famílias não são tão pacientes, exigem que a criança use a mão esquerda, isso provoca transtornos que vão desde falta de habilidade parcial, confusão, até traumas permanentes.

Há ainda, casos de pessoas que desenvolvem a ambidestria, habilidade com ambas as mãos:

WIKIPEDIA: “Ambidestria é a capacidade de se ser igualmente habilidoso com ambas as mãos direita e esquerda (ou, de forma mais limitada, com ambos os pés). A palavra “ambidestro” tem origem no Latim: ambi significa “ambos” e dext significa “certo”.

Quando eu era jovem, minha irmã, já falecida, sempre insistia para que eu pegasse tudo com a mão direita, isso era um problema, já que o lado direito do cérebro estava sempre controlando o lado e esquerdo do corpo, sempre estava mais ativo. Pessoas com esse tipo de transtorno, acabam apresentando insegurança na hora de escolher o lado “certo”, podendo ter problemas, devido a confusão dos lados.

Segundo a minha irmã, aprendendo a usar o lado direito, eu teria mais facilidade na sociedade, inclusive para aprender na escola. Alunos canhotos tem dificuldades para aprender a escrever, além da possibilidade de terem problemas de postura, caso os professores não sejam pacientes.

“Falsos destros” podem confundir a mão esquerda com a direita,  isso pode fazer com que um motorista entre pela contramão, podendo causar até acidentes. Isso acontece pela confusão provocada pelo cérebro, onde o direito não significa exatamente  o certo.

Eu sempre usei o lado direito, mas havia problemas, por exemplo: Para chutar a bola com força, eu sempre tinha distensão no perna direita. Descobri, logo, que para chutar com força, teria que chutar com a perna esquerda.

Depois de uma acidente de carro, ainda na infância, onde o lado direito ficou ainda mais comprometido, o lado esquerdo passou a ser ainda mais importante. Apesar disso, eu continuava sendo destro.

Quando me convidaram para participar de um jogo amistoso, contra a seleção brasileira master, desenvolvi um drible quase perfeito. Com a dificuldade com a perna direita, principalmente para chutar forte, desenvolvi um drible quase perfeito, com as duas pernas. 

Um drible normal, as pessoas estão sempre em igualdade de condições, mas, para marcar um canhoto, é preciso mudar o jeito de marcar. Quando a pessoa é ambidestra, fica quase impossível de ser marcada.

Cada vez que eu executava esse drible, eu perdia um amigo, ninguém parava em pé, o drible sempre era executado no contrapé do adversário. Fiquei conhecido como falso canhoto, na realidade, eu sempre fui um falso destro; quando eu começo a usar o lado esquerdo, meus amigos sabem que não devem chegar perto.

É muito comum o desenvolvimento da ambidestria em canhotos forçados a utilizarem a mão direita, apesar disso, é muito estimulada em esportes, como natação, lutas e instrumentos musicais.

A melhor forma de observar se uma pessoa é falso destro ou falso canhoto, é observar quando ela vai olhar um microscópio, o lado mais ativo do cérebro passa a dominar.

Canhotos tem reclamado da exclusão social a que são submetidos, onde tudo é feito para destros, até fechadura de portas. Alguns canhotos são forçados a desenvolver habilidades inversas ao funcionamento de seu cérebro, principalmente no trabalho.

Em uma pesquisa realizada entre crianças, destras e canhotas, o resultado foi:

Entre os destros, 72% apresentavam superioridade na mão direita, enquanto 12% não tinham preferênca.

Entre os canhotos, 55% apresentavam mais habilidade com a mão esquerda, 30% não apresentavam diferênça.

Como podemos notar, as circunstâncias sociais a que são submetidos os canhotos, levaram eles a desenvolverem uma habilidade na outra mão também. Há uma idéia polêmica de que os canhotos são mais inteligentes que os destros.

Apesar de todas as pesquisas feitas, não foi possível descobrir as causas do canhotismo. Parece ser natural, já que o fator genético também não foi comprovado.

Ambos os pais são canhotos.

50% dos filhos são canhotos.

Um pai canhoto e o outro destro.

17% dos filhos são canhotos.

Ambos os pais são destros.

2% dos filhos são canhotos.

Até para desenhar, nota-se uma diferença, o canhoto desenha o perfil voltado para a esquerda, o destro para a direita. Caso isso não ocorra, então é um falso destro.

FAMOSOS CANHOTOS

No esporte brasileiro:

Ayrton Senna – Melhor piloto brasileiro de todos os tempos na Fórmula 1. Tricampeão mundial, sendo campeão em 1988 com o recorde de vitórias numa temporada.

Pelé – Atleta do século, melhor jogador de futebol de todos os tempos no mundo. Tricampeão mundial pela seleção brasileira. Ele e o presidente dos Estados Unidos da América são as pessoas mais conhecidas no planeta.

Romário – Grande craque de futebol e o atacante mais consagrado atualmente no futebol. Teve grande participação na conquista do Copa do Mundo em 1994.

Fernando Meligeni – Argentino naturalizado brasileiro. É o segundo melhor tenista brasileiro na atualidade.

Esporte Internacional:

Bill Russell, Chris Mullen, David Robinson, Goran Ivanisevic, John McEnroe, Larry Bird, Lenny Wilkins, Marcelo Rios, Martina Navratilova, Monika Seles, Thomas Muster.

Literatura:

HG Weels – Romancista e ensaísta inglês. Ganhou nomeada como auotor de livros de ficção científica.

Machado de Assis – Escritor brasileiro, um dos maiores da língua portuguesa de todos os tempos. Sua obra inclui romances como Dom Casmurro e Quincas Borba. Foi um dos fundadores e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.

Líderes Mundiais:

Alexandre – o Grande – Um dos maiores generais da história. Foi rei da Macedônia em 356 a.C. Venceu os persas e estendeu seu império até a Índia. Fundou Alexandria, no Egito.

Fidel Castro – Líder revolucionário e estadista cubano. É o atual presidente de Cuba.

Mahatma Gandhi – Líder nacionalista indiano, expoente da doutrina da não-violência.

Napoleão Bonaparte – General e estadista, imperador dos franceses.

Bill Clinton – ex-presidente dos Estados Unidos da América.

Há ainda outros líderes como Júlio César, Príncipe Charles (Ing), Elizabeth II, George Bush, John D. Rockefeller.

Música:

George Michael (Wham!), Glenn Frey (the Eagles), Jimi Hendrix, John Lydon a.k.a. Johnny Rotten (Sex Pistols), Kurt Cobain (Nirvana), Ludwig van Beethoven, Natale Cole, Paul McCartney (the Beatles; Wings), Phil Collins (Genesis), Phil Everly (The Everly Brothers), Robert Plant (Led Zepplin), Tony Iommi (Black Sabbath).

Arte:

Pablo Picasso – Pintor espanhol radicado na França, considerado o maior do século vinte.

Leonardo da Vinci – Artista e pensador italiano, um dos maiores gênios da história. Foi pintor, escultor, arquiteto, engenheiro e cientista. Criador do quadro mais famoso do mundo “Mona Lisa”

Miguelângelo e Raphael.

Atores:

Bruce Willis, Charlie Chaplin, Jerry Seinfeld (comediante), Julia Roberts, Keanu Reeves, Marilyn Monroe, Nicole Kidman, Peter Fonda, Robert DeNiro, Robert Redford, Sarah Jessica Parker, Tim Allen, Tom Cruise, Whoopie Goldberg.

Outros canhotos famosos:

Albert Einstein – Físico de origem alemã, naturalizado norte-americano. Teve grande contribuições com suas leis para a humanidade. Recebeu o Prêmio Nobel de fisiologia ou medicina em 1908.

Aristóteles – Filósofo grego, um dos maiores pensadores de todos os tempos.

Bart Simpson – personagem de desenho, escolhido entre as 100 maiores personalidade do século.

Bill Gates – O homem mais rico do mundo. Dono de uma das maiores empresas de informática do planeta “Microsoft”.

Neil Armstrong – Astronauta norte-americano, o primeiro homem a pisar na Lua.

Isaac Newton – Matemático e físico inglês, um dos maiores célebres sábios de todos os tempos.

Billy the Kid (William Bonney), David Rockefeller (banqueiro), Dwight F. Davis (criador da Copa Davis, no tenis), Jack o Estripador, Joana D’arc (Heroína francesa), Matt Groening (cartunista criados dos Simpsons), Ramses II (Faraó Egípcio).

CRENÇAS E SUPERSTIÇÕES:

As roupas de homens e mulheres são abotoados de lados contrários. Segundo Fincher (1977), o costume veio do período Vitoriano, quando uma mulher nobre era usualmente vestida por sua empregada, e pelo fato das empregadas serem geralmente destras, era mais fácil para elas, abotoarem da esquerda para direita. Ao contrário, um nobre senhor usualmente se vestiam sozinhos e não precisavam de ajuda para fechar os botões.

As alianças de casamento são usadas no terceiro dedo da mão esquerda. No início, os egípcios acreditava que a Vena amoris (veia do amor) ia do terceiro dedo da mão esquerda para o coração e por isso colocavam o anel de casamento neste dedo que proveria uma relação mais próxima com o coração da pessoa.

Chineses e europeus acreditam que se alguma pálpebra esquerda for arrancada algo muito ruim acontecerá, e algo bom irá acontecer quando alguém arrancar uma pálpebra direita.

Os irlandeses acreditam que quando você está numa viagem e vê três pega ou pica-pica (uma espécie de corvo) na sua esquerda, você estará com azar. Dois pegas na sua direita, porém, significa sorte. Você terá um ano inteiro de sorte quando você ouvir um cuco na sua direita.

Se sua palma direita coçar, você ira receber algum dinheiro; se sua palma esquerda coçar, você perderá dinheiro. Esta superstição pode ser encontrada na Europa, América, algumas partes da África, e entre alguns ciganos.

Quando você entrar numa casa da Escócia e pisar primeiro com o pé esquerdo você estará trazendo demônio ou mal azar para dentro de casa. Esta é o famoso costume “primeiro passo” que pode ser encontrado na Europa.

Esquimós acreditam que todos os canhotos sejam poderosos feiticeiros.

Em Marrocos canhotos são considerados como demônios ou pessoas malvadas.

No passado (talvez isto continue se manifestando nos dias atuais), todos judaicos tinham que estar longe de algum dos “cem defeitos físicos” listados por Maimonides. Inclui-se na lista cegos, mancos, anões, etc… e canhotos.

No budismo, Buda descreve que o caminho para o Nirvana (o estado de purificação e salvação) se divide em duas partes. Um é o caminho da mão esquerda que é o jeito errado de se viver, e que as pessoas deveriam evitar e seguir o caminho da mão direita porque este é o caminho digno para a purificação da alma.

Nos países islâmicos e na Índia, as pessoas são proibidas de comer com sua mão canhota porque isto é considerado sujo – literalmente. As pessoas destes países certa vez já usaram a mão esquerda para limpar o corpo, de maneira incorreta, depois de defecarem, uma vez que o papel higiênico é uma invenção recente. Esta restrição é um jeito fácil de se destinguir a mão suja da mão com que se deve comer (eles usam a mão para comer) para propostas higiênica.

No Irã, os ladrões capturados têm suas mão direitas decepadas como punição. O motivo é simples: sem a mão direita, o ladrão precisa usar a esquerda. Usar a mão

esquerda, no Irã, é considerada uma atitude desonrosa. Essa mão é usada apenas para fazer higiene anal.

O preconceito destro está em todos os lugares como superstição e herança de costume: fazer o sinal da cruz com a mão direita, entrar em casa no Ano Novo com o pé direito, quando alguém está infeliz dizemos que ele acordou com o pé esquerdo.

CONCLUSÃO:

Uma criança, a partir dos seis anos, tem definido o lado mais desenvolvido do cérebro, então, ela poderá escolher a mão, pé e olho que irá usar com mais frequência; não deve ser corrigida.

Os professores, principalmente os pedagogos, devem estar atentos à postura dessas crianças. Um pedagogo mal preparado poderá levar a criança a adquirir maus hábitos.

Os pais devem deixar as crendices e superstições de lado e observar que se seu filho não se tornar um gênio, como esses acima citados, certamente já tem a personalidade igual, ou superior à deles.

Com o tempo, a criança desenvolverá suas habilidades com as mão direita, usando-a somente em caso de última necessidade.

Fonte: Wikipedia

By: Jânio

outubro 17, 2010 - Posted by | Ciências | , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

55 Comentários »

  1. […] * Publicado no MadeInBlog […]

    Curtir

    Pingback por Ver! | Blog | Com os dois lados do cérebro | outubro 17, 2010 | Responder

  2. Meu caro amigo Jânio, boa noite!!!
    Excelente postagem, não conhecia quase nada a respeito deste assunto, muito interessante e algumas coisas bem curiosas, adorei conhecer essas diferenças!!!
    Também não sabia da inversão dos comandos pelo cérebro.
    Enquanto me deliciava com os conhecimentos de sua postagem fiquei pensando no uso do teclado ou mesmo da máquina de escrever, no meu caso que já utilizo a um longo tempo, não se percebe diferença entre os dois lados, usamos os dois ao mesmo tempo e um complementando o outro, bem interessante…
    Parabéns pela excelente postagem, adorei saber!!!
    Grande abraço e muita paz!!!

    Curtir

    Comentário por Pirollo | outubro 18, 2010 | Responder

    • Olá Luis:

      …e eu, estava tão concentrado no passado que nem parei para pensar no teclado rsrsrsr

      É certo o que voc~e disse, todo tipo de teclado força o uso dos dois lados do cérebro, tanto o computador, máquida de escrever, teclado, piano … e futebol, como no meu passado.

      ABS

      Curtir

      Comentário por Jânio | outubro 18, 2010 | Responder

  3. a materia é ótima, mas eu ultimamente não tenho usado nem um lado do cerebro…estou meio fora do ar sabe…..desculpe a brincadeira , realmente o texto é excelente

    abr

    Curtir

    Comentário por Regina | outubro 18, 2010 | Responder

    • hahahahahahaha

      Olá Regina:

      Obrigado pelo apoio.

      A brincadeira é séria, a Yoga ensina que há momentos em que devemos parar, meditar, aprender a esvaziar nossa mente de tudo, seja negativo ou positivo. Nesse momento nossa mente só precisa de paz, para repor as energias.

      Isso deve ocorrer porque, mesmo durante o sono, durante os sonhos, estamos sempre pensando, refletindo. Durante o sono, muitas vezes, é o momento em que nossa mente exige o máximo.

      ABS

      Curtir

      Comentário por Janio | outubro 19, 2010 | Responder

  4. Amigo Jânio, gostei de saber tantas coisas sobre a pessoa canhota, só gente inteligente mesmo.

    Curtir

    Comentário por Marivan | outubro 18, 2010 | Responder

    • Olá Marivan:

      Fico contente que você tenha gostado do post.

      Os canhotos são um tema que sempre tive vontade de escrever, além da admiração que eu tenho por eles, minhas experiências pessoais me deixam muito próximo a sua realidade.

      ABS

      Curtir

      Comentário por Janio | outubro 19, 2010 | Responder

  5. Que Post Fantástico!
    Amigo Jânio:
    Mais uma excelente matéria que você nos presenteia. Confesso que eu não sabia a dimensão que tem o tema em tela. Fiquei surpreso com o montante de dado ,e o mais importante foi à riqueza de conhecimentos contidos no seu maravilhoso artigo. Com a sua devida permissão vou repassar o link da postagem para a comunidade do meu Blog.
    Parabéns por mais um excelente Post!
    Abraços,
    LISON.

    Curtir

    Comentário por LISON COSTA | outubro 19, 2010 | Responder

  6. Olá Lison:

    Eu já falei isso aqui, mas nunca é demais repetir: É um orgulho para qualquer membro dessa comunidade, poder tê-lo como amigo. Como eu já disse antes, quem vê um texto seu, logo imagina que você cresceu entre mestres, professores, pedagogos, mas a cultura está muito além das fronteiras das escolas, a sabedoria também.

    Agradeço-lhe por repassar meu link.

    ABS

    Curtir

    Comentário por Janio | outubro 19, 2010 | Responder

  7. Dizem que o certo é mudar de lado pra dar uma treinada né?

    Curtir

    Comentário por marcas e patentes | outubro 27, 2010 | Responder

  8. Olá:

    É isso mesmo, já ficou provado que o cérebro pode ser desenvolvido. Apesar de na infância ser mais fácil de se trabalhar o desenvolvimento cerebral, não há idade para esses exercícios.

    ABS

    Curtir

    Comentário por icommercepage | outubro 28, 2010 | Responder

  9. Muito bom, muito bom, só acho que as pessoas deveriam valorizar mais os canhotos, afinal, sem todas essas entidades, oque seria do nosso mundo? 😀

    Ah, eu tenho uma dúvida.. Quando era pequeno, eu me desenvolvi destro, mas com muita dificuldade. Digo, porque comecei a escrever bem só na 5ª série, ou seja, minha mão não era firme e nem rápida até essa idade, eu demorava muito pra escrever. E no ano passado, no 2º colegial, gostei da ideia e comecei querer desenvolver a ambidestria, começando a treinar.. Em dois meses já troquei a direita pela esquerda pois já estava escrevendo tão bem quanto a direita, mas ainda com um pouco de dificuldade.. Então, eu nasci destro ou canhoto? Ou ambidestro talvez…?

    Curtir

    Comentário por Kawan Ortega | agosto 11, 2011 | Responder

    • Olá Kawan:

      Segundo a Ciência, até os cinco ou seis anos, você não é nem destro nem canhoto, isso porque não executa nenhuma atividade que exija habilidade apuradas, mas isso segundo a ciência.

      Na verdade, suas habilidades já vem sendo desenvolvidas, mesmo que ninguém perceba.Eu diria até que o lado esquerdo quase sempre é melhor estimulado pelo fato de você estar de frente com as pessoas que o ensinam.

      Algumas pessoas passam a desenvolver o lado direito a partir dos seis anos, incentivado pelos pais que temem que a criança enfrente dificuldades em um mundo destro.

      O problema é que algumas pessoas tem a personalidade muito forte e se negam a mudar de lado, ou, mesmo mudando de lado, continuam com o lado esquerdo extremamente desenvolvido e dominando o lado direito.

      Nos dias de hoje, é impossível não desenvolver a ambidestria, já que todas as crianças usam computador, algumas utilizam piano, teclado ou praticam esportes.

      Você nasceu neutro, mas tornou-se um canhoto. foi forçado a se tornar destro e, em seguida, desenvolveu a ambidestria, como seria natural, utilizando os dois lados do cérebro com tanta frequência.

      A ambidestria pode lhe dar algumas vantagens sobre os outros. Você terá outras habilidade, mas pode até ter alguns problemas, como confundir a direita e a esquerda, já que a esquerda também pode ser a mão e o lado certos.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | agosto 12, 2011 | Responder

  10. Nossa! Obrigado Jânio, mesmo, eu sempre me perguntava oque eu realmente era, e oque me tornei, até hoje.

    Sempre fui fissurado nesse assunto sobre canhotismo e ambidestria, muito legal seu artigo. Saber quem foi canhoto e foi importante para o mundo, as curiosidades, é legal se sentir diferente, pra quem sabe se sobressair algum dia em alguma coisa no futuro. Valeu, abraço (:

    Curtir

    Comentário por Kawan Ortega | agosto 12, 2011 | Responder

  11. Valeu Kawan!

    Eu é que agradeço pela sua participação, cada texto como esse, tem um público bastante específico, apesar de haverem mais canhotos do que se supõe, a maioria não é assumida.

    ABS

    Curtir

    Comentário por Janio | agosto 13, 2011 | Responder

  12. gostei do seu post , mas responde ao meu caso, eu sou canhoto a escrever mas tambem consigo escrever com a direita ( pior mas consigo), e sou destro a jogar futebol mais gosto muito jogar na esquerda, sou o que? destro?canhoto ou ambidestro?

    Curtir

    Comentário por ivan | maio 9, 2012 | Responder

    • Olá Ivan:

      Você é canhoto e com um desenvolvimento muito bom de ambidestria.

      Como eu disse no texto, a maioria dos canhotos são forçados a desenvolver a ambidestria, mas nem todos conseguem um desenvolvimento tão bom como o seu.

      Quando a pessoa chega nesse nível, está definitivamente usando os dois lados do cérebro.

      Parabéns.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | maio 10, 2012 | Responder

  13. sou ambidestra; desde pequena soube que era canhota, até que um dia percebi que usava as duas mãos para atividades específicas.lembro-me de poucas tentativas da minhas professoras da pré-primária em me forçar a escrever o meu nome com a mão direita..não me recordo dos meus pais me forçarem a usar a mão direita. para comer e escrever é com a mão esquerda; para cortar com a faca qualquer coisa uso a esquerda;para teclar tenho habilidade com as duas; para cortar com tesoura é com a mão direita. a pouco tempo tive um pequeno acidente de bicicleta que afetou a mão direita, então percebi que uso mais a mão direita do que a esquerda. escolhi o magistério (me esqueci que escrevia com a mão esquerda). minha professora de português me alertou que seria um problema ser professora primária a ensinar na lousa ou quadro negro às crianças a escrever, sendo eu canhota. decidi não dar aulas para crianças a fim de não confudí-las. quis me preparar para fazer psicologia e dar aulas para alunos do secundário em diante. mas, me casei dois anos após me formar em professora primária e não fui para a faculdade. comecei a estudar sobre o funcionamento do cérebro das pessoas ambidestra, sobre o fato de usar os dois hemisférios do cérebro e descobri que sou uma pessoa de habilidades raras que me deixa muito feliz. hoje estudo e aplico astrologia, esoterismo, pesquisadora de religiões, desenvolvi com o tempo habilidades matémáticas, sou numeróloga, sou poetisa e gosto de literatura, altruísta, religiosa sem me apegar em nenhuma religião. admiro todas e respeito todos os credos sadios. gosto de medicina natural, antrologia. fui considerada em um dos vários cursos que fiz em portugal como ” ter uma excelente cultura geral”. sou auto-didáta, adoro a informática desde os primórdios desta tecnologia,em 1982 fiz meu 1º curso(digitação) hoje tenho mais cinco cursos dentro da informática.pretendo fazer a nivel superior, engenharia informática ou música. ufa! cada hemifério tem funções específicas, como uso os dois sou um poço de habilidades!(risos). hoje lamento de não ter feito química,penso que seria uma excelente cientista(risos).

    Curtir

    Comentário por LORENA RAMOS | agosto 17, 2012 | Responder

    • Olá Lorena:

      Não é muito comum pessoas dominarem áreas tão diferentes, como letras/filosofia e ciências exatas. Mas pelo fato de você ser autodidata, isso explica como você pode fazer o que bem desejar. Eu penso que o curso superior é muito importante, mas no seu caso eu não sei se faz muita falta, pelo jeito você consegue a solução para qualquer problema e isso é mais importante que um curso superior, contudo, caso você faça questão, curso superior é muito importante para a carreira.

      Você poderia ser uma grande empreendedora ou empresária, também poderia trabalhar em áreas de treinamento pessoal, como coach.

      Parabéns.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | agosto 18, 2012 | Responder

      • Olá ABS:

        Grata por ter dado importância ao meu comentário, nem tinha a certeza que fora postado. sabe, uma das minhas virtudes e sempre procurar estar alegre; feliz e procurar coisas e pessoas que me causam bem-estar. acredito que nasci com o dom da psicologia e quando entro em depressão, pois sofro de distímia logo procuro superar com os recursos naturais que aprendi ao longo do tempo e um tipo de auro-sugestão, para não ir abaixo nestas fases. procuro meditação e livros de auto-ajuda(sou ligada às doutrinas orientais). é sempre bom entrar em contato com pessoas como vocês, não existe melhor coisa do que fazer parte de um grupo ou ter amizade com pessoas quem têm e compartilham assuntos em comum. realmente, não sei o que me acontece, quando estava no brasil, passei em cinco faculdades de psicologia no vestibular no brasil; depois passei numa faculdade de administração de empresas e não segui em frente(depois de casada), mas aqui em portugal fiz um curso de micro empresas; também tenho um fascínio por idiomas diferentes, percebo inglês mais ou +-, falo espanhol +- ; canto em italiano, hindu e hebraico, (aprendo tudo só de ouvir). não escrevo, nem falo e leio fluentemente nenhum destres idiomas. adoro violino, harpa, violoncelo e piano. tenho uma grande virtude que me domina, mas que não é muito admirada nos dias de hoje, sou movida mais pelo coração do que pela razão(desde os 19 anos que fui avisada que sofreria muito), mas quando uma pessoa nasce com uma essência ou filosofia de vida é difícil alguém ou algo modificar). bem, quanto a parte dos estudos, penso que sou uma constante estudante e já pratico “uma profissão”, embora de forma sem fins lucrativos; orientações para as pessoas em um vasto leque de assuntos nos meus blogues sociais.http://astrologalorenadesantana.blogspot.com
        Este é um dos blogues que possuo. nestes blogs abordo sobre vários assuntos. já tive escritórios de astrologia aqui em portugal e fiz disto de profissão por longos anos. mas, agora faço tudo virtual e gratuitamente. tenho sempre pessoas a pedir para voltar a dar consultas de astrologia em um escritório, mas ainda estou a pensar no caso. as áreas em que trabalho no esoterismo é uma mistura de aconselhamento e terapias, fisicas e mentais. tive que parar estas atividades por diversos motivos, um deles foi por ser muito emotiva, geralmente me envolvia de corpo e alma aos meus clientes e isso foi algumas vezes muito prejudicial para minha vida, principalmente no campo da saúde.jamais podeira ser uma médica, pois sei que os mesmos, nunca se envolvem emocionamente com os pacientes.mas, não consigo ter este certo grau de frieza e distância em saber “separar as águas”. estou a comentar sobre isto, pois tenho a consciência de que sou guiada predominantemente pelo hemisfério cerebral que rege as emoções.

        cordialmente,

        lorena ramos (astróloga lorena de sant’anna)

        Curtir

        Comentário por LORENA RAMOS | agosto 18, 2012

      • Olá Lorena:

        Assim que sobrar um tempinho eu dou uma passadinha por lá.

        Eu também tenho feito tudo virtualmente e, atualmente, tenho recebido muito convites para criar uma extensão fora do mundo virtual ma, como eu moro fora do eixo Rio-São Paulo, fica meio difícil, os eventos sempre acontecem por lá.

        Apesar disso, tenho muitos contatos por e-mails e pelo blog, o que não é pouco, é muito interessante ver idéias interligadas com as minhas.

        Parabéns pelo dom e iniciativa.

        ABS

        Curtir

        Comentário por icommercepage | agosto 18, 2012

      • grata por sua atenção.espero que as minhas experiências ajudem muitas pessoas a se conhecer melhor no que tange à ambidestria.

        atenciosamente,

        lorena ramos

        Curtir

        Comentário por LORENA RAMOS | agosto 18, 2012

      • Olá Lorena:

        Na seção de ciências, eu optando por temas polêmicos de ciências ocultas, acho que sua opinião seria muito interessante, já que você é uma profissional da área.

        ABS

        Curtir

        Comentário por icommercepage | agosto 18, 2012

      • olá, ABS

        para falar de ciências ocultas, penso que se deve especificar o tema em que se quer debater ou esclarecer o púbilco-alvo ou interessados na matéria. este tema é muito complexo;diversificado,sendo assim com um vasto leque de tópicos. para fazer a introdução sobre este tema, “ciências ocultas”,tentarei explanar como a astrologia e o esoterismo começou a fazer parte da minha vida quotidiana. (se alguma ortografia parecer diferente;não considere como erro, pois ainda estou a usar o português/portugal).
        comecei a estudar astrologia e o esoterismo em geral há 26 anos +-, como forma de introspeccção.pois, a minha vida sempre foi muito complexa, social, profissional, sentimental e espiritual. encontrei na astrologia(ocidental e oriental), numerologia, reencarnações anteriores e até mesmo na teologia,formas perfeitas para as explicações de tudo o que me ocorria.hoje sou uma pessoa que procura viver dentro de um possível equilíbrio, (com coerência e discernimento).mas como todo mortal ainda muito imperfeita.
        como na astrologia encontrei 95% das respostas sobra a minha existência atual, considero como uma “ciência exata” como a matémática. depois mergulhei os 5% das respostas no esoterismo em geral que, hoje me faz uma pessoa mais consciente de tudo o que me ocorre, sou uma pessoa de muita fé em Deus; sou cristã, mas como estudei todos os tipos de religiões, não me vinculo a nenhuma, pois sou contra o radicalismo, fanatismo e verdades absolutas. sigo assim a máxima do meu querido filósofo sócrates; “só sei que nada sei”.

        porém, não devo deixar de dizer que meus estudos de psicologia(tive 3 anos de psicologia básica, quando fiz o magistério)depois como autodidata em livros de psicologia básica e de psicologia aplicada, também me ajudaram imenso a entender e compreender a complexidade do ser humano.

        posso colocar tópicos que estão dentro dos meus conhecimentos como esotérica e estou aberta para quaisquer questões sobre o assunto:

        nota: meus estudos foram baseados na introspecção (auto-conhecimento) “conhecer a ti próprio para compreender o mundo ao seu redor”

        . como a astrologia interage na vida em geral de um indivíduo.(mapa e carta astral)

        . como a numerologia influencia a vida de um indivíduo.(data de nascimento e nome e sobrenome)

        . como a reencarnação anterior pode influenciar a vida atual do indivíduo.(pessoal, social, profissional,sentimental e espiritual)

        . o karma; o darma os chakras. (a conexão com plataformas superiores espirituais para o aprimoramento do indivíduo através da meditação e da oração)

        . cristais e pedras preciosas e semi-preciosas( ametista, rubi, diamante, onix,etc) como terapia alternativa para o bem-estar em geral do indivíduo.

        . flores; frutos, plantas; cores e alimentos, usados adequadamente para o equilibrio energético em geral do individuo.

        (além deste tópicos estarei á disposição de esclarecer outros tópicos sobre o esoterismo)

        atenciosamente,

        astróloga lorena de sant’anna

        no meu blog de astrologia existem já alguns a tópicos acima descritos: http://wwwastrologalorenadesantana.blogspot.com (sem fins lucrativos)

        Curtir

        Comentário por LORENA RAMOS | agosto 19, 2012

      • olá, ABS

        para falar de ciências ocultas, penso que se deve especificar o tema em que se quer debater ou esclarecer o púbilco-alvo ou interessados na matéria. este tema é muito complexo;diversificado,sendo assim com um vasto leque de tópicos. para fazer a introdução sobre este tema, “ciências ocultas”,tentarei explanar como a astrologia e o esoterismo começou a fazer parte da minha vida quotidiana. (se alguma ortografia parecer diferente;não considere como erro, pois ainda estou a usar o português/portugal).
        comecei a estudar astrologia e o esoterismo em geral há 26 anos +-, como forma de introspeccção.pois, a minha vida sempre foi muito complexa, social, profissional, sentimental e espiritual. encontrei na astrologia(ocidental e oriental), numerologia, reencarnações anteriores e até mesmo na teologia,formas perfeitas para as explicações de tudo o que me ocorria.hoje sou uma pessoa que procura viver dentro de um possível equilíbrio, (com coerência e discernimento).mas como todo mortal ainda muito imperfeita.
        como na astrologia encontrei 95% das respostas sobra a minha existência atual, considero como uma “ciência exata” como a matémática. depois mergulhei os 5% das respostas no esoterismo em geral que, hoje me faz uma pessoa mais consciente de tudo o que me ocorre, sou uma pessoa de muita fé em Deus; sou cristã, mas como estudei todos os tipos de religiões, não me vinculo a nenhuma, pois sou contra o radicalismo, fanatismo e verdades absolutas. sigo assim a máxima do meu querido filósofo sócrates; “só sei que nada sei”.

        porém, não devo deixar de dizer que meus estudos de psicologia(tive 3 anos de psicologia básica, quando fiz o magistério)depois como autodidata em livros de psicologia básica e de psicologia aplicada, também me ajudaram imenso a entender e compreender a complexidade do ser humano.

        posso colocar tópicos que estão dentro dos meus conhecimentos como esotérica e estou aberta para quaisquer questões sobre o assunto:

        nota: meus estudos foram baseados na introspecção (auto-conhecimento) “conhecer a ti próprio para compreender o mundo ao seu redor”

        . como a astrologia interage na vida em geral de um indivíduo.(mapa e carta astral)

        . como a numerologia influencia a vida de um indivíduo.(data de nascimento e nome e sobrenome)

        . como a reencarnação anterior pode influenciar a vida atual do indivíduo.(pessoal, social, profissional,sentimental e espiritual)

        . o karma; o darma os chakras. (a conexão com plataformas superiores espirituais para o aprimoramento do indivíduo através da meditação e da oração)

        . cristais e pedras preciosas e semi-preciosas( ametista, rubi, diamante, onix,etc) como terapia alternativa para o bem-estar em geral do indivíduo.

        . flores; frutos, plantas; cores e alimentos, usados adequadamente para o equilibrio energético em geral do individuo.

        (além deste tópicos estarei á disposição de esclarecer outros tópicos sobre o esoterismo)

        atenciosamente,

        astróloga lorena de sant’anna

        no meu blog de astrologia existem já alguns a tópicos acima descritos: http://wwwastrologalorenadesantana.blogspot.com (sem fins lucrativos)

        Curtir

        Comentário por icommercepage | agosto 19, 2012

      • Olá Lorena:

        Hoje, estou com um tempinho e vou aproveitar para procurar alguns temas de meu interesse, em seu blog.

        Enquanto isso, vou fazer algumas perguntas relacionadas a um tema específico:

        Quento tempo uma alma permanece viva depois que morremos, antes de desencarnar. por experiência própria, notei que algumas almas insistem em não abandonar sua existência atual, mas depois da algum tempo elas desaparecem e aceitam sua condição.

        Suas tentativas de possessão acabam sempre em fracasso, contudo, essas almas não costumam revelar os segredos depois da morte.

        Afinal, há alguma relação entre almas penadas e reencarnação?

        Outra curiosidade: Você já teve algum acidente no cérebro, que pudesse provocar a ambidestria, alteração no lado do cérebro que você usa. Epilepsia, sonambulismo, sonhos lúcidos, ou qualquer um desses temas que eu tenho tratado na seção de ciências ocultas, você apresenta algumas dessas características?

        ABS

        Curtir

        Comentário por icommercepage | agosto 19, 2012

      • olá ABS!

        mais uma vez venho agradecer a conexão ou feed-back que estamos tendo ao longo da nossa conversação. espero daqui para frente ser mais útil às pessoas como você, interessadas sobre todos os temas que abordamos. tenho uma filosofia de vida e uma máxima própria:”a pessoas que sabem mais do que eu são meus mestres e as que sabem menos, são meus alunos”. como disse anteriormente, estudei muitas religiões do mundo e participei diretamente de algumas delas.(por este motivo disse que não tenho nenhum vínculo com nenhuma das mesmas, pois cheguei à conclusão de que, “tudo é força, mas só Deus é poder, todas as religiões são perfeitas, imperfeitos são os homens)vou procurar responder cada tópico que me abordou da forma mais simplificada possível.

        o 1º tópico tange ao espiritísmo: há 26 anos conheci a doutrina de allan kardec. o livro o evangelho segundo o espiritísmo e o livro dos espíritos esclarecem todas as suas dúvidas e vai muito mais além. também os filmes “o nosso lar”; o “filme dos espíritos” e “as mães de chico xavier, são obras cinematográficas baseadas nestes livros.

        segundo os ensinamentos que assimilei nesta doutrina ocidental e nas doutrinas orientais, a alma é imortal. somos corpos dotados de uma alma pré-destinada a um corpo conforme a vontade de Deus e da nossa própria vontade de evoluir nas diversas reencarnações. a única coisa que perece é o corpo após uma desencarnação. enquanto somos vivos, temos uma alma, depois que os orgãos vitais deixam de funcionar totalmente, esta alma torna-se espírito. após a nossa morte carnal, nosso espírito passa por diversas etapas de evolução conforme a vida que tivemos sendo ela a atual ou nas diversas encarnações anteriores. tudo é muito relativo, quanto mais uma pessoa se torna desprendida dos vários fatores carnais, mais suave se torna a sua desencarnação; (como o materialismo, super valorização da ansia de viver a desfrutar de todos os sentidos, sentimentos de posse, medo da morte, etc.). nas doutrinas espiritualistas coguimos compreender a lei da ação e da reação e o livre arbítrio individual de cada ser, fatores determinantes nos estudos de “vidas depois da vida”.
        não vou aqui exemplificar fator por fator pois o tema é muito vasto, complexo demais.
        posso esclarecer algumas coisas que aprendi e pude vivenciar no decorrer das minhas experiências enquanto uma simples aprendiz ao longo destes anos.

        como por exemplo; pode acontecer de uma alma desencarnar por morte súbita ou suicídio. este espírito pode ficar anos, séculos ou milênios perdidos ou adormecidos em algum patamar espiritual.presos no mundo material ou no umbral(antigo purgatório). mas conforme a misericórdia divina, consegue através dos irmãos espíritas na terra e dos espiritos evoluídos, auxiliar estes desencarnados a fim de de ter uma consciência de sua nova condição. assim são tratados num plano superior e podem reencarnar ou não, isto é conforme sua aceitação e evolução espiritual.

        os espíritas kardecistas baseam-se no amor e nos ensinamentos de Jesus Mediúnico.

        O 2º tópico: minha vida atual basea-se no que fui na minha encarnação anterior(este estudo nada tem a ver com allan kardec e sim, baseados no hiduísmo e nas tabelas do Rama-Mu) descobri que fui uma mulher que nasceu no séc XVII,nos E.U.A.(texas ou arizona) fui uma bruxa ou caçadora de bruxas; uma atéia ou religiosa fanática; uma amazona, espiã, aventureira, deixei meus familiares em segundo plano para seguir a minha vida pelo mundo, era uma pessoa muito convicta e sabia com a minha sabedoria e conhecimentos gerais, persuadir as pessoas. nesta encarnação vim com alguns restios da minha vida passada, sendo assim sofri e sofro muitas consequências na minha vida atual em todos os sentidos. tenho que aprimorar aquilo que fazia de bem no passado e polir a falhas para nesta vida evoluir até a minha desencarnação. o meu caminho principal, ou meta é mostrar o valor e o poder do amor e reconquistar todas as”almas” que passaram na minha vida anterior a fim de fazer um resgate de tudo que fiz de menos bom.(não sei se terei tempo para isso nesta vida, só Deus com sua Misericórdia Divina poderá decidir conforme o meu merecimento, nesta vida).

        sim, desde tenra idade que lido com o paranormal. minha 1º experiência foi um sonho que tive com +- 7 anos ,quando me foi revelado uma questão na minha vida que só fui constatar anos depois, fato que modificou todo o meu psíque. quando então comecei a entrar nos estudos esotéricos. tive sonambulismo na transição da adolencência; fatores de disrretimia cerebral, com desmaios(e isso está a voltar na minha idade madura, tenho 49 anos).sou sensitiva ou médium, se vivo num local de fenômenos paranormais. já tive experiências com a telecinésia, tenho contatos com pessoas desencarnadas em sonhos, parentes e amigos que me deixam mensagens para mim ou para outras pessoas; tenho sonhos premonitórios, já passei por algumas experiências durante o sono de espíritos tentarem me dominar, me mobilizando por completo, com o tempo aprendi a ter a consciência disto e quando me ocorria, mesmo inerte, rezava e chamava por Jesus e aquela “sensação” desaparecia imediatamente. no brasil, por algumas vezes em locais públicos conversei com pessoas que falavam muito sobre a minha vida sem me conhecer e me davam conselhos e de repente do nada desapareciam. tenho um dom que me deixa muito incomodada, consigo ver através das pessoas o que elas são, suas pretenções, com se fossem transparentes aos meus olhos. descobri que tinha o dom da cura de “doenças espirituais” através da energização das mãos. tive o dom da quiromancia(parei pois, após uma lida nas mãos ficava sempre doente) . desisti de ter meus escritório de astologia,pois além de astróloga, jogava cartas adivinhatórias e alguns clientes não aceditavam nos meus aconselhamentos e tiveram fins nefastos,isto começou a me deixar desgostosa, pois sofria muito com os acontecimentos, pois alguns clientes se tornavam amigos, quase familiares para mim. graças a Deus experimentei a alegria de ver casos solucionados também, a credibilidade de imigantes portugueses em quase todos os países da europa e dos E.U.A. que vinham a portugal ou telefonavam a pedir aconselhamentos. tive intecâmbios com alguns astrólogos portugueses. a minha maior alegria de todas. enquanto conselheira espiritual, atendia desde o mais humilde cidadão até o de maior escalão social.(todas as pessoas que conheci ligados ao mundo esotérico me diz para retornar ás minhas atividades, dando consultas, mas ainda tenho questionado muito sobre este assunto).

        uma vez procurei uma psiquiátra aqui na cidade onde vivo(bragança), em portugal, para me fazer um taque cerebral e terapia de grupo. infelizmente os pedidos me foram negados. tenho curiosidade de saber o que realmente acontece no meu cérebro enquanto ambidestra.(não revelei este fato à médica, talvez este fator seria mais relevante para que atendesse ao meu pedido(risos).

        mas agora penso em pedir ao meu médico de família para me passar um pedido de taque cerebral, vou conta-lhe sobre a minha ambidestria, talvez desta vez consiga resultados positivos!(risos).

        atenciosamente,

        astróloga lorena de sant’anna

        Curtir

        Comentário por LORENA RAMOS | agosto 20, 2012

      • Olá Lorena:

        Então, como eu disse no outro comentário, eu escrevo mais baseado em experiências de vida, já que não sou da área. Normalmente, quando tenho tempo, faço algumas pesquisas e comparo ciências e religião e crio minhas próprias deduções que não são definitivas.

        Eu já notei que pessoas que tem algum tipo de avaria no cérebro, em certos casos, podem desenvolver certas habilidades. Uma das maiores pesquisadoras de epilepsia, depois de muito estudo, fez descobertas incríveis e elaborou o teoria “O despertar da superconsciência”.

        O despertar para a superconsciência

        Eu tenho notado que os canhotos/ambidestros também passam por isso, ou seja, eles não tem mais personalidade, ao invés disso, tem menos facilidade para fingir, interpretar, passando a ser rebeldes em relação ao sistema e isso poderia explicar muita coisa que algumas pessoas vêem e outras pessoas não, na realidade, nem todas as pessoas estão dispostas a fechar os olhos para o que acontece – algumas pessoas veem pessoas mortas, outras não.

        ABS

        Curtir

        Comentário por icommercepage | agosto 21, 2012

      • Ah! Seu comentário foi bastante objetivo e ajudou-me a tirar muitas dúvidas.

        ABS

        Curtir

        Comentário por icommercepage | agosto 21, 2012

  14. devo, fazer uma correção do que escrevi no meu comentário anterior. o blog é http://wwwastrologalorenadesantana.blogspot.com

    Curtir

    Comentário por LORENA RAMOS | agosto 18, 2012 | Responder

  15. caro, ABS:

    peço minhas desculpas se tive algum erro ortográfico na minha explanação anterior. respondi suas questões de madrugada antes de me deitar e estava um pouco cansada, tanto física quanto mentalmente.aqui em portugal é verão e não se consegue dormir cedo devido ao calor que se faz sentir. mas fiz questão de “puxar pela cabeça” para responder às questões que me solicitou. (por momentos tive que parar e colocar a mão na testa, refletir) para retroceder no tempo à fim de me recordar episódios interessantes ou relevantes e depois continuava a minha dissertação.

    obs: (pode me dizer como entro na sua página ou blog sobre os assuntos do ocultismo a que você se refere? pois sei que esta página em que estou a responder às suas questões é sobre a ambidestria)

    também gostaria de saber, por favor, se estou a me comunicar com um profissional na área médica, esótérica ou ligado em alguma área similar aos assuntos aqui abordados. grata.

    cordialmente,

    astróloga lorena de sant’anna

    Curtir

    Comentário por LORENA RAMOS | agosto 20, 2012 | Responder

    • Olá Lorena:

      Não, eu não sou da área médica e nem esotérica, tudo o que escrevo é baseado em experiências próprias e, acredite, há muta coisa que eu vivi e que ainda não tive coragem de narrar.

      Eu fiz as perguntas porque, como eu disse, eu falo por experiência própria e vejo muitas coincidências históricas, como eu relatei nos textos, epilepsia e ambidestria.

      Eu falo das ciências ocultas apenas de maneira subjetiva, ainda não escrevi nenhum texto científico, propriamente dito, até porque não sou da área.

      Olhe alguns textos aqui:

      Vida noturna

      http://icommercepage.blogspot.com.br/2012/06/espirito-da-alma.html

      Acabei de achar esse teste cerebral:

      Impressionante: teste os dois lados do cérebro

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | agosto 21, 2012 | Responder

      • olá, ABS!

        depois que perguntei qual era a sua área, resolvi ler de novo a sua história sobre canhotos e ambidestria e me parece que vc é um jogador de futebol. nada é por acaso, comecei a procurar sobre ambidestria na net, pois como já relatei, tive no inicio do mês um acidente de bicicleta que me afetou a mão direita.fiquei sem usar a mão direita devido às dores e verifiquei o quanto ela me faz falta, o quanto ela é predominante nas minhas atividades(só se percebe o valor daquilo que “se perde”)risos.

        depois de algumas pequisas, o seu relato neste site, foi o que mais gostei(o que mais me chamou a atenção, talvez o mais completo).resolvi deixar o meu relato sem a certeza que seria publicado,(pois tbm não sabia que já faço parte deste site).desde de 2009, quando fiz aqui o 12º para poder ingressar em universidades portuguesas, é que estou na net mais ativa e já estou espalhada por todo lado e nem sei a onde estou inscrita ou não(risos).

        quero encerrar este assunto sobre ambidestra e seguir com você ou abordar outros assuntos penso que já temos coisas muito elucidativas sobre este tema. antes, quero deixar mais algumas observações:

        .como ambisdestra ou falsa canhota tenho a mania de ler livros e revistas de trás para frente, (quando estes não exigem seguir uma sequência).

        .nunca tive problema de “confusões” com o que é à direita ou à esquerda.

        .não sei se é por ser esquerdina para escrever mas tenho cacografia, quando cursei o magistério minha professora de portuguès me fez fazer exercicios de caligrafia..acabei por optar a escrever com letras discursivas ou cursivas (mas, ao meu estilo próprio).

        .com a evolução dos cardenos com arames na parte esquerda, isto me incomoda muito a escrever. procuro optar por folhas de papel avulsas para arquivar.

        . tenho uma agilidade fora do comum ao “assinar” meu nome em qualquer documento. não posso sequer tentar parar e pensar quando estou à assinar ,pois posso modificar a assinatura já que já estou “registrada com a minha assinatura personalizada nos bancos e no bilhete de identidade.(procedimento normal das entidades para proteger a legitimidade do indivíduo).

        . não tenho posições estravagantes nas mãos quando estou a escrever, (como na maioria dos canhotos) escrevo de forma nomal como uma pessoa destra.

        .no teclado minha digitação predominate quando só preciso usar uma mão, é a direita.

        .sim, sermos ambidestro ou canhotos, nos fazem ter a sensação de não ser melhor do que os outros, mas pessoas diferentes em tudo. além disto, (não me conformo com os acontecimentos do mundo desde que me entendo como gente).

        .devido aos vários estudos esotéricos, aprendi a não ter medo da morte(mas este assunto, quero deixar para “as ciências ocultas”),pois quero relatar minha experiência de quase-morte em 1997).

        acredito,sem falsa modéstia, que as pessoas canhotas e principalmente as ambidestras são pessoas realmente, “especiais”.

        .o ABS, pode não ser um profissional nestas áreas,mas com certeza possui dons especiais para procurar, especular, estudar e pesquisar sobre estes assuntos. tenho a convicção de que é um ser bem elevado espirtiualmente,só poderei confirmar após um estudo astrológico, numérico e sobre a sua encarnação anterior. isto deixo ao seu quitério. estou á sua disposição e farei seu estudo gratuitamente.sou uma pessoa pública e tenho meu e-mail nos meus sites. se for do seu interesse, pode escrever para o meu e-mail, se identificando como ABS, ramos6644@hotmal.com

        .quero agradecer ao ABS por todos os esclarecimentos que adquiri sobre a ambidestria, continue neste caminho em esclarecer e abordar temas como este e muitos outros mais. penso que uma das suas missões aqui na terra é ser “mestre” ou “orientador”. todas as pessoas têm dons especiais, só que uns mais outros menos e outros nem chegam a perceber o belos dons que possuem para ajudar na evolução da humanidade!

        parabéns, ABS!

        cordialmente,

        astróloga lorena de sant’anna

        Curtir

        Comentário por LORENA RAMOS | agosto 21, 2012

      • Olá Lorena:

        Eu também tenho a mania de ler revistas de trás para frente, além de conferir tudo nesse sistema.

        Se eu tivesse que dizer o que fiz de melhor em minha vida, eu diria que foi jogar futebol. Eu era o melhor desenvolvi dribles incríveis que só eu conseguia, por ser ambidestro.

        Descobri a ambidestria justamente no futebol, quado descobri que, apesar de ter agilidade com a direita, não tinha força, além disso, dois acidentes de carro só complicaram as coisas.

        Minha careira de jogador de futebol acabou, precocemente, aos treze anos, contra a seleção brasileira de veteranos. Alguns daqueles jogadores haviam se aposentado a um ou dois anos, mas a maioria era ex-jogador da seleção tricampeão do mundo.

        A minha ambidestria foi humilhante para eles e resolveram me tirar para cristo, quase fui morto naquele jogo e encerrei a carreira. Estourei várias bolas com a perna esquerda.

        Minha formação é em contabilidade e meu nome é Jânio. Assim como você, a primeira vez que vi, confundi-me.

        ABS

        Jânio

        Curtir

        Comentário por icommercepage | agosto 22, 2012

      • ABS significa abraços aqui no Brasil

        ABS

        Curtir

        Comentário por icommercepage | agosto 22, 2012

  16. ok, jânio
    já tens o meu e-mail ,se quiser uma pesquisa astrológica completa e personalizada, é só escrever, para o meu e-mail (ramos6644@hotmail.com) vc merece isso de presente, por ter me esclarecido muita coisa sobre a ambidestria, quero ser sua amiga daqui pra frente, ok? tenho quase a certeza que terás muitas boas surpresas sobre ti mesmo. sinto isso.mas, para fazer esta pesquisa, tenho que saber o nome completo, hora, local e data de nascimento. como se trata de um estudo pessoal é claro que tem que haver privacidade. depois pode expor publicamente o que sabe esotericamente do teu estudo personalizado, mas só cabe a ti decidir e fazer isso! concorda? um forte abraço energizado com tudo de bom!

    atenciosamente,

    astróloga lorena de sant’anna

    nota:( lamento imenso, vc não ter seguido o futebol, penso que é e era a sua paixão) mas, lembre-se sempre; “nada acontece por acaso”

    Curtir

    Comentário por LORENA RAMOS | agosto 23, 2012 | Responder

    • Olá Lorena:

      Foi muito bom interagir com você e continuarei seguindo o seu blog.

      Na época em que eu joguei contra a seleção brasileira, eu pensava apenas uma coisa: “O futebol é muito violento, desleal e eu não quero ficar conhecido como jogador de futebol.”

      Por outro lado, eu cheguei a pensar em jogar para ajudar a família, infelizmente, haviam mais empresários dispostos a faturar em cima de meu nome que pessoas dispostas a ajudar. Sempre me convidavam, mas ninguém ajudava, até que vieram os problemas de saúde, agora, era eu quem precisava me ajudar.

      Continuarei seguindo seu blog.

      Foi um prazer.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | agosto 23, 2012 | Responder

      • oi, Jânio!

        grata por ser um seguidor do meu blog e recomende aos seus amigos que se interessam pelo esoterismo.

        diante daquelas preguntas que vc me fez sobre o espiritismo, envio um assunto que pode dar mais uma luz às suas indagações( conheça aqui melhor, um resumo de quem foi allam kardec).

        um abraço e fique com Deus!

        Curtir

        Comentário por LORENA RAMOS | agosto 27, 2012

      • Olá Lorena:

        Obrigado pela indicação de conteúdo.

        Não esqueça de dar uma passadinha pelos textos de divulgação, para ter uma ideia de como funcionam os mecanismos de distribuição de conteúdo pela internet.

        https://icommercepage.wordpress.com/category/divulgacao-gratis/

        ABS

        Curtir

        Comentário por icommercepage | agosto 27, 2012

  17. […] Com os dois lados do cérebro […]

    Curtir

    Pingback por As partes do cérebro são independentes « Made in Blog | setembro 30, 2012 | Responder

  18. […] Com os dois lados do corpo […]

    Curtir

    Pingback por Sociedade programada « Made in Blog | dezembro 12, 2012 | Responder

  19. Sou falsa destra. Quando eu era criança, minha mãe forçou-me a usar obrigatoriamente a mão direita. Tive muitos problemas no colégio. Quando eu estava no primário, havia educação física no meu colégio. A professora não entendia o porquê de quando ela dizia “direita volver”, eu virava para o lado esquerdo. Eu sofria muito com isso porque a professora achava que eu estava de brincadeira na aula e brigava muito comigo. Uma vez chegou a me depreciar. Também ela nunca chamou minha mãe para falar a respeito. Hoje, adulta, continuo com a mesma dificuldade, tanto assim que uso um único anel no dedo do meio da mão esquerda. Assim não me confundo no trânsito. Certa vez fiz um motorista do táxi, em que eu viajava, dobrar à esquerda, quando o certo seria dobrar à direita. Tenho habilidade para desenhar, porém todos os perfis que desenho são todos voltados para a esquerda. Quando tenho que informar a alguém se algo se encontra à esquerda ou à direita, tenho por hábito dar uma olhada para o anel da mão esquerda, antes de responder. Encontro dificuldades na hora de arrumar a mesa para as refeições, porque, com a pressa, não olho para o anel e então me engano constantemente o lado que devo colocar o garfo ou a faca, o que me leva a ficar muito irritada e “toda enrolada” com tal situação. Cabe salientar que nunca uso anel na mão direita. Meu filho não herdou meu problema, vez que é destro desde pequeno. Excelente a matéria acima. Parabéns. Nanci Sant’ Ana Ferreira.

    Curtir

    Comentário por Nanci Sant' Ana Ferreira | junho 17, 2013 | Responder

    • Olá Nancy:

      Eu também tenho muita dificuldade para identificar o que é a direita e o que é a esquerda, e isso ocorre porque todo canhoto que é criado como destro acaba por tornar os dois lados iguais.

      Eu sempre uso a mão que escrevo para identificar o lado direito, mas nem sempre isso funciona e, como você disse, quando é preciso ser rápido, a mão esquerda acaba prevalecendo.

      Esse atividade de desenhar eu ainda não tinha notado, obrigado pela informação, vou ficar atento a isso.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | junho 17, 2013 | Responder

  20. Ainda tenho duvidas!
    Não me considero ambidestro porque algumas coisas prefiro fazer com a esquerda e outras com a direta, sendo que ambidestro teria habilidade igual…
    Com o pé sou destro e com o braço sou destro por exemplo pra dar um soco.
    Agora atividades que utilizam as mãos como escrever ou escovar os dentes faço com a esquerda.
    Estou praticando truques com cartas e certas tecnicas prefiro fazer com a esquerda e outras com direita.
    Sou um ambidestro parcial ou falso canhoto??? ajudem plz

    Curtir

    Comentário por Lucas | agosto 16, 2013 | Responder

    • Olá Lucas:

      Para mim você é um grande ambidestro.

      Na minha opinião, uma pessoa não precisa fazer tudo com as duas mãos ou com os dois pés para ser considerado um ambidestro. Pela maneira que você descreveu, você pode não ter desenvolvido, entretanto, possui qualidades as quais eu nunca notei em ninguém.

      Eu fui criado como destro, mas, quando estou nervoso, o emu lado esquerdo domina completamente o direito.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | agosto 17, 2013 | Responder

      • Psostei a resposta em baixo sem querer mas ta valendo! hehe

        Curtir

        Comentário por Lucas | agosto 17, 2013

  21. Interessante…
    Sou filho de uma mãe canhota e um pai destro se é isso faz diferença.
    Nunca tive confusão entre lado direito e esquerdo.
    Tentei inverter as mãos com que faço os truques e não senti grande dificuldade de adaptação, de qualquer forma vou ter que escolher um lado só se não ficar estranho hehehe. Mesmo assim vou procurar desenvolver mais os dois lados a partir de agora 🙂
    Obrigado pela resposta
    Abraços!

    Curtir

    Comentário por Lucas | agosto 17, 2013 | Responder

  22. […] Com os dois lados do corpo […]

    Curtir

    Pingback por Caçadores de sonhos perdidos « Made in Blog | setembro 27, 2013 | Responder

  23. meu filho ele tem 5 anos ele escreve com a mao esquerda e chuta bola com a perna direita como se da o nome

    ( leandro neves de xinguara pará)

    Curtir

    Comentário por leandro neves | fevereiro 19, 2014 | Responder

    • Olá Leandro:

      Até os seis anos, segundo os especialistas, a criança ainda descobriu o lado que vai trabalhar o cérebro. Eu não concordo muito com essa teoria e acho que com o tempo você poderá descobrir se o seu filho é ambidestro ou não.

      Pelo que você relata, ele escreve com amão direita – ele é muito novo ainda e a criança costuma escrever com a mão que lhe e imposta, contudo, o fato dele chutar com a esquerda, pode indicar que ele é canhoto, ou seja, poderá vir a se tornar um falso destro, inclusive desenvolvendo a ambidestria.

      Tudo leva a crer que ele deverá desenvolver a ambidestria e se tornar um ambidestro.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | fevereiro 20, 2014 | Responder

  24. […] Com os dois lados do cérebro […]

    Curtir

    Pingback por Transferência mental « Made in Blog | fevereiro 8, 2015 | Responder

  25. ANTES PENSAVA QUE EU ERA CANHOTO MAS , NAO TENHO HABILIDADE DE ESCREVER CM A ESQUERDA DO MESMO JEITO QUE NAO TENHO HABILIDADE DE COMER CM A DIREITA E FORÇA SO CM A ESQUERDA SOU AMBIDESTRO OU CANHOTO ?

    Curtir

    Comentário por victor alves | novembro 23, 2015 | Responder

    • Olá Victor:

      Eu também sou falso destro. Fui educado para ser destro, mas para jogar futebol tive de desenvolver o lado esquerdo, já que o direito sempre se contundia.

      Acredito que você tem dificuldade para identificar o lado certo, já que isso está em conflito em sua mente, por isso, muito cuidado ao dirigir.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | novembro 24, 2015 | Responder

  26. uso o lado direito pra escrever mas quase tudo faço cm a esquerda so nao escrevo e coisas cm facas sou ambidestro ou canhoto ?

    Curtir

    Comentário por Victor Alves Simplicio | novembro 23, 2015 | Responder

    • Olá Victor:

      Você é canhoto, educado como destro. Repare que a etiqueta faz parte da educação familiar e a escrita faz parte da educação escolar.

      Como todo bom canhoto, você tende a desenvolver um pouco de ambidestria. Capacidade é que não falta, prova disso é que você escreve com a mão direita, isso é raro em um canhoto.

      A ambidestria pode ser desenvolvida na infância, apesar dos professores não gostarem muito.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | novembro 24, 2015 | Responder


Deixe um comentário

Coletivo BIL

Coletivo de Mulheres Bissexuais e Lésbicas Transexuais e Cisgêneras

Karmas e DNA.

Direitos autorais: Fernanda vaz.

Academia New Star Fitness

A fine WordPress.com site

Gramofone Lunar

Músicas, Versos e Outras Histórias

baconostropicos

Documentário "Baco nos Trópicos"

relutante

leve contraste do sentimentalismo honorário

entregue a solidão

é oque me resta falar e oque me sobra sentir

RB Solutions

Soluções em informática, comunicação e tecnologia

Bora' para Ireland

Smile! You’re at the best WordPress.com site ever

sarahrosalie

A topnotch WordPress.com site

Suburban Wars

"Let's go for a drive, and see the town tonight"

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Marca Livro

A arte de criar histórias em prosa ou verso

Literatura Presente

Leitura e Entretenimento

bastet - protetora dos gatos

todos os animais merecem o céu e os gatos principalmente

Blog CIN 5018

Informatização de Unidades de Informação

The Promise Carrier

Ebrael's official website in English.

detudosobretudoblog

Este site vai aborda todos os temas voltado para as mulheres