Mineiros do Chile são regatados com festa
O resgate dos mineiros no Chile termina em festa, fiquei impressionado com a eficiência dos chilenos.
Quando começou a mobilização para o resgate, pensei que iria iniciar um novo reality, como no filme de Kirk Douglas, onde o homem soterrado é mantido vivo apenas para a reportagem do jornalista inescrupuloso.
Dessa vez eu me contive, em respeito aos mineiros, mas, como um bom brasileiro, não estava nem um pouco animado. Fazer uma previsão de três meses para um resgate, no Brasil, seria esperar pelo pior.
Parece que tudo deu certo: O acesso às tecnologias do “admirável mundo novo”, sem falar na paciência dos mineiros, que ficaram 69 dias soterrados e sem contar a forma correta como o Governo Chileno administrou a situação, o resgate foi concluído em dois meses de antecedência.
Como eu disse no início dos preparativos, haviam boas notícias e más notícias, principalmente se os mineiros ficassem mais sessenta dias soterrados. Graças a Deus as orações pelo mundo inteiro foram fortes, assim, ao invés de notícias, temos “Good News”, da Bíblia “Boas Novas”.
Cada mineiro teve sua história contada no momento do resgate, lembrando que o sensacionalismo foi contido pelo Governo chileno, impedindo o reality. Seria deprimente ficar assistindo, pelo mundo afora, uma exploração barata envolvendo 33 vidas.
Eu notei também que a maioria dos mineiros era bastante experiente, bem sucedidos em outras profissões, o que me levou a concluir que os mineiros são muito bem remunerados. A certeza dessa boa remuneração, veio quando fiquei sabendo que um dos mineiros mais experiente já ficou três vezes soterrados.
Evidentemente que nenhum dinheiro paga por uma vida, os mineiros se arriscam pela sua família. Em um país organizado como o Chile, certamente deverá ter seguros de vida, aposentadorias, seguro saúde, etc.
Se eu me lembro bem, no Chile há um seguro para mães solteiras ou separadas, com crianças pequenas, seria praticamente impossível aplicar uma lei dessa no Brasil. Esse seguro – um salário mínimo chileno – garante a educação das crianças, garantindo o seu futuro, evitando a marginalidade.
No Brasil, quando se fala em educação, ainda se pensa em escolas. Na escola, o que temos é uma formação complementar, o que deverá formar o caráter da criança será a família com a ajuda da sociedade, como um todo.
Num país como o Chile, até ficar soterrado sob setecentos metros de terra pode ser mais fácil que no Brasil, sabendo que haverá uma grande preocupação por suas vidas.
No Brasil, seria fácil transformar os mineiros em heróis, exemplos para que outros homens arrisquem suas vidas nas minas; assim como é fácil transformar criminosos em monstros, liberando banqueiros e empreiteiros da prisão. A transformação da vida em ficção é a melhor forma de fugirmos da realidade.
Haviam poucos mineiros abatidos psicologicamente, o que mostra que os operários das minas são muito bem selecionados. A parte psicológica foi fundamental para o sucesso dessa operação, tanto dentro, quanto fora da mina. Caso houvesse a necessidade de suportar mais tempo, esses mineiros estariam preparados.
Os seis resgatistas que permaneceram no interior da mina, após o termino do resgate, mostraram o preparo e a confiança que eles tinham em toda a operação.
O Chile é um pais de destaque, hoje, na América Latina. Se por um lado é o representante dos EUA no Sul, por outro lado, assume o lugar que antes era da Argentina, quando se trata de infra-estrutura como: Educação, transportes, saúde, etc.
Poderíamos dizer que, no chile, se investe no povo o que aqui no Brasil, iria para empresas fantasmas e bancos falidos.
O Chile tem tudo para crescer muito, com a parceria com os EUA e destaque na formação acadêmica, onde até brasileiros já passaram.
Como tudo começou:
https://icommercepage.wordpress.com/2010/09/03/resgate-dramatico-de-mineiros-soterrados-no-chile/
By Jânio
8 Comentários »
Deixe um comentário
-
Arquivos
- outubro 2021 (2)
- fevereiro 2021 (1)
- agosto 2020 (1)
- julho 2020 (1)
- maio 2020 (3)
- abril 2020 (5)
- março 2020 (3)
- novembro 2019 (1)
- setembro 2019 (1)
- novembro 2018 (1)
- setembro 2018 (1)
- junho 2018 (3)
-
Categorias
- Animação
- Arabic
- Arquivo X
- blogosfera
- Ciências
- Cinema
- Concursos.
- curiosidades
- divulgação gratis
- downloads
- english
- Espanhol
- esportes
- Google +
- Grandes Amigos
- Inglês
- Internacional
- internet
- Judiciário
- Música.
- Mensagens
- Migração
- oportunidades
- Otimização_
- Piadas
- Política
- Policia
- Redes Sociais
- Reflexões
- Resumos Semanais.
- Saúde
- segurança
- televisão
- Uncategorized
- Utilidade Pública
- Videos
- youtube
-
RSS
Entries RSS
Comments RSS
[…] por Mineiros do Chile são regatados com festa « Made in Blog | outubro 14, 2010 | […]
CurtirCurtir
[…] * Publicado no MadeInBlog […]
CurtirCurtir
Pingback por Ver! | Blog | Mineiros do Chile são regatados com festa | outubro 14, 2010 |
O Chile tem dado excelentes lições ao mundo, caro Jânio. Na década de 1970, reagiu energicamente contra os que tentaram em vão impor ao seu povo uma ditadura comunista, liderada por Salvador Allende. Recentemente, deu um basta na esquerda rançosa que assola a América do Sul, elegendo presidente Sebástian Piñera, opositor de Michele Bachelet. Faz pouco, enfrentou um grande terremoto, reagindo diante dos estragos provocados pelo fenômeno de forma admirável. Agora, resgata com vida, a uma profundidade de quase 700 m, os mineiros do deserto de Atacama, usando uma técnica perfeita, que resultou numa operação plena de êxito, fato que emocionou o mundo, sensibilizado com o valor e a importância que o povo andino dispensa à vida humana. Não é à toa que o Chile assume hoje o papel de país mais desenvolvido da América Latina, possuidor de uma economia forte e uma população obreira, cosciente do seu papel no pocesso de crescimento e consolidação da democracia no país.
jorn. Lino Tavares
CurtirCurtir
Olá Lino:
Obrigado pelo comentário inteligente e opinião sincera sobre sua ideologia.
Se eu não me engano. a Presidenta Michele era aliada dos norte-americanos, mesmo sendo de esquerda … ou não?
Eu diria que o chile está melhor que o Brasil até no Governo de esquerda rsrsrsrs
ABS
CurtirCurtir
É verdade. Bachelet mantinha boas relações com os Estados Unidos. Aliás, como a maioria dos de extrema esquerda, que falam mal do Tio SAM, mas vivem tentando um lugar ao sol nos States, porque sabem que lá o sol nasceu para todos. Sabe, eu não tenho ideologia. Apenas sou contra todo e qualquer tipo de ditadura, tenha ela a coloração que tiver. Reprovo a do Pinochet, por exemplo, que não deveria ter-se perpetuado no poder, depois do contragolpe necessário que evitou a comunização do Chile.
Abraço, caro Jânio. Seu texto é nota 10.
CurtirCurtir
Olá Lino:
Todas as pessoas que assumem o poder, tem medo de perdê-lo.
Enquanto Michele busca conselhos no capitalismo, Lula e FHC buscam conselhos com Fidel, aliás, Fidel entende muito de poder.
Eu acho que foi Fidel que pediu para que FHC não deixasse a Polícia Federal trabalhar, por outro lado, deve ter dado a infeliz idéia de transformar a dívida externa em dívida interna.
Só Sarney ganhou com isso: Em sua época, queriam colocá-lo no grupo dos Presidentes pobres na França, ele saiu de fininho. Hoje, ele posa de rico em toda reunião dos ricos, onde os emergentes são convidados.
Não dá para acreditar que vamos ficar no bipartidarismo, ou voltar ao governo militar, por falta de pessoas honestas nesse pais.
ABS
CurtirCurtir
Meu caro amigo Jânio, boa noite!!!
Graças a Deus que tudo terminou muito bem, sem perder nenhuma vida, que bom.
Parabéns ao Chile pelo grande empenho destinado ao salvamento desses mineiros soterrados, pela lisura como conduziu o trabalho e a mídia, mais uma vez eles mostraram a sua eficiência e grandeza ao mundo.
Será que um dia ainda vamos chegar lá? Difícil, só mostramos corrupção, falta de segurança, pobreza…
Parabéns pela excelente postagem, adorei meu amigo!!!
Grande abraço e muita paz!!!
CurtirCurtir
OlBoa Noite Luis:
Aqui no Brasil, estamos atras do chile e da Argentina há muito tempo. Com a crise da Argentina, recuperamos um pouco, mas noss IDH esse é tarefa difícil.
Como poderemos ter uma eleição justa, enquanto temos impostos altos criando corrupto, não é mesmo.
No último posto, recebi um comentário muito bom do Brazucas no Chile, mostrando que há brasileiros ajudando a construir esse pais tão sofrido, com seus terremotos, mas que não se esquece de Deus, sua crença pode ser notada no salvamento dos mineiros.
ABS
CurtirCurtir