Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Autodidata – Faça você mesmo

Descobertas e necessidade

Aprendizado Natural

É curioso como em pessoas, com um certo grau de formação, são verificados interesses pelo tema autodidática, também conhecido como autodidaticismo. Talvez por necessidade de continuar aprendendo, mas com liberdade de pensamento.

Esse tema, como tantos outros, apresenta muita contradição quanto a sua essência e filosofia.

Uma pessoa autoditada é aquela que aprende algo sozinha, sem formação específica na área, curiosamente, é muito mais comum do que parece.

Através da autodidática, podemos ver como as pessoas escolhem mal suas profissões, formando-se em uma área, mas atuando em outra.

Vejam bem: Em grandes centros urbanos, é possível fazer um curso técnico no colegial, isso poderia indicar a vocação de uma pessoa, mesmo antes do vestibular; em pequenas cidades isso já não é possível.

Apesar disso, mesmo em grandes centros urbanos, não é o que acontece. A busca por profissões de acordo com o mercado acaba prevalecendo.

Para se saber qual a nossa vocação, é preciso voltar no tempo: Ver quais foram os professores que mais nos elogiaram; quais foram nossas melhores notas na escola; quais foram os nossos melhores trabalhos; maior interesse, etc.

Apesar dessas regrinhas básicas, ainda tem o problema financeiro. Em algumas profissões, é quase impossível ter um rendimento satisfatório.

Por esse e por outros motivos, a lei da oferta e da procura, as pessoas não escolhem a profissão em que mais se adaptam e dominam, escolhem aquelas que tem mais retorno.

Qualquer profissão poderia ser a ideal, desde que sua educação  tornasse o processo de ensino prazerosa, compensando a baixa remuneração, o que raramente acontece.

Assim, temos fazendeiros formados em medicina, cientistas trabalhando no serviço público, políticos trabalhando no comércio, etc.

É fácil  observar notícias de pessoas que inventaram algo simples, fora de suas áreas, mas que será tão desenvolvido que dificilmente alguém notara seu princípio básico e o seu inventor.

A área de informática, por ser muito dinâmica, passou por essa fase. No início não haviam faculdades, tudo era criado por profissionais autodidatas, até hoje isso pode ser observado.

Hoje, encontramos mais informações em blogs ou pequenos portais que em sites das grandes corporações. Fica evidente que a profissionalização da informação manipulou sua essência, a de informar e mostrar a verdade.

A autodidática tem influenciado muito a própria didática, pela sua liberdade de criação, ausência de métodos e técnicas rígidos, levando a descobertas de novos rumos para o conhecimento. Se por um lado o autoconhecimento pode encontrar um limite para o seu autodesenvolvimento, por outro lado é extremamente criativo, útil e empreendedor.

O empreendedorismo possui uma relação muito direta com a autodidática, assim como possui uma certa relação com o pioneirismo também. Se o processo do pioneirismo aumenta os riscos no empreendedorismo, a autodidática diminui.

É sabido que quanto mais conhecimentos em áreas diversas o empreendedor possua, maior será a facilidade com que resolverá problemas essenciais para o seu crescimento.

Estudiosos afirmam que o autodidata deveria concluir sua formação, com a qual teria as portas abertas no mercado tradicional, onde é fundamental um título.

No mercado tradicional, os títulos são mais importantes que a ideologia, a filosofia e a capacidade de cumprir metas de um bom autodidata. Poderíamos dizer que as faculdades são centros preparatórios de empregados, profissionais que não pensam, apenas obedecem e executam suas funções com as tecnologias que lhe são passadas.

A autodidatica não deve ser confundida com ensino alternativo, também não pode ser visto como um aprendizado isolado. O autodidata se vale de livros e pessoas com sabedorias suficientes para passar algum conhecimento,  as bibliotecas são seu lugar favorito.

Um autodidata pode aprender sozinho, por tentativas e erros, mas a consulta e acompanhamento por conhecimentos externos são constantes. Autodidatas são responsáveis por esclarecer muitas teorias, ou partes delas, que não foram totalmente entendidas.

Aqui notamos, novamente, a presença do autodidata na informática. O hacker, que não deve ser confundido com lammers ou crackers, são pessoas que desafiam constantemente as estruturas de programação de sistemas, sendo responsáveis pelo sucesso da web 2.0 e a criação de vários softwares, além de sua presença frequente em fundações de tecnologia.

A autodidática promove o desenvolvimento natural do autodidata, propiciando o aprendizado natural em várias áreas diferentes.

Mesmo na informática, podemos notar que em alguns setores há profissionais que controlam suas funções, mas não dominam totalmente, muitas vezes sendo vítimas de suas próprias ferramentas. Isso acontece porque as escolas ensinaram a fazer, mas não explicaram totalmente a funcionalidade do processo aprendido.

A internet foi um passo importante na evolução dos autodidatas, informações que poderiam levar dias, semanas ou meses para serem acessadas, hoje podem ser acessados à distância de um clique. Todas as pessoas que usam a internet, devem dar o máximo de importância a otimização.

A lincagem através dos sites, acelera muito o acesso às informações. Não se deve ter medo de incluir links de sites e portais, nem subestimar a real importância deles.

A maioria dos internautas aprende rápido; aprende a aprender rápido; desenvolve uma aptidão autoditática muito grande. Eu considero a interação uma filosofia de vida, a melhor forma de encontrar respostas que poderiam levar anos para serem encontradas.

Cada processo na rede, interativo ou não, leva a busca de autoconhecimento, força a memória. Assim como é difícil para uma pessoa adaptar-se ao computador, é difícil adaptar-se a internet, mas no fim todos aprendem, sem exceção; a dificuldade de se adaptar não implica em dificuldade de aprender.

Assim como a autoditática não contradiz a ditática, a didática não contradiz a autodidática; um Doutor pode se tornar um autodidata, tanto quanto um autodidata pode se tornar um Doutor. Qualquer forma de pensamento contrária a esse preceito, tende a retardar a evolução do conhecimento.

Motivados por descobertas constantes, os autodidatas seguem uma linha de pensamento paralela ao pensamento acadêmico, mas por incrível que possa parecer, ele sempre será muito mais crítico, não aceitará respostas fáceis, terá em seu caminho das pedras,  palavras interrogativas: Como?; por que?; onde?; quando?; quem?…

Muitas perguntas são respondidas ainda na infância de um autodidata. Experiências da descoberta do fogo, densidade da água, presença do ar e a importância da Terra, são inevitavelmente descobertas na prática.

Quando a pessoa se torna autodidata na vida adulta, a sensação pode ser como se finalmente tivesse encontrado vida inteligente na Terra, onde a vida e o aprendizado estão lado a lado, sem nenhuma regra, movidos pela necessidade de fazer, ter, viver, sentir e ser feliz.  

Dizer que um gênio da música, como Bethoven, Bach, Mozart, Vivaldi, aprenderam a tocar com quatro anos, criaram sua primeira sinfonia aos sete anos, tornando-se conhecidos mundialmente aos dez, contraria qualquer método conhecido de didática, está mais próxima da autodidática, mas também não pode ser confundida com essa.

A genialidade e a inteligência são diferentes. Ainda não foram descobertos os princípios da genialidade, só o que se sabe é que não há explicação para tamanha facilidade de aprendizado, ou assimilação de conhecimentos.

Um gênio possui conhecimentos infinitos em uma determinada área, é como se o seu cérebro encontrasse respostas imediatas para todas as perguntas cabíveis, relevantes, com o acompanhamento de um tutor. A princípio, esse tutor também encontrará suas respostas, através de seu pupilo, mas, com o tempo, o gênio estará só em busca de seu próprio aprendizado.

Naturalmente, em algumas áreas, a sociedade não vê com bons olhos esses gênios. A partir do momento em que o raciocínio de um gênio evolui acima  do conhecimento de sua época, passa a ser uma ameça ao poder, passa a representar uma espécime de animal racional superior, quase um mutante.

Contrariamente ao gênio, a inteligência segue por dois caminhos diferentes, didática e autodidática, onde ambas deverão ter controle do que fazem, não necessariamente o domínio que está presente apenas na autodidática.

Grandes nomes, como Albert  Einstein, devem ser vistos como gênios, apesar de serem também autodidatas. Autodidata no aprendizado da matemática e da física, capaz de encontrar explicações convincentes para outras áreas, mesmo sem dominá-las completamente. A bomba atômica foi consequência dessa falta de domínio.

Nostradammus pode ser considerado um homem inteligente, tanto pelas várias áreas que ele conhecia, quanto pelo domínio dessas áreas até certo ponto, suficiente para não ser desacreditado e criar sua própria lenda. Também não há evidências sobre seu aprendizado autodidata.

Mecânicos desenhistas, carpinteiros, músicos, são apenas algumas áreas onde se pode verificar a autodidática. A maioria das faculdades surgiu da autodidática, da oferta e procura.

Bill Gates é considerado um autodidata, pelo menos no aprendizado, não na filosofia, contrastando diretamente com seus inimigos mortais, os hackers.

Autodidatas famosos:

Gottfried Wilhelm Leibniz – Matemático e Filósofo alemão – Criador da Arte combinatória, precursora da computação.

Jack London – Escritor americano autor de Chamado selvagem.

Bill Gates –  Americano fundador da Microsoft.

Alexander Grahan Bell –  Inventor escocês.

Stanley Kubrick – Cineasta americano.

Woody Allen – Cineasta americano.

Henry Ford  – Americano fundador da Ford,

Charles Dickens – Romancista Inglês.

Walt Disney – Cineasta americano.

Albert Einstein – Fisico alemão.

Jimi Hendrix – Músico americano.

José Saramago – Escritor português.

Machado de Assis – Escritor brasileiro.

Como podemos ver, pelo menos a metade dessa lista de celebridades, não seguia a filosofia autodidata, era sangue “ruim mesmo”.

Podemos notar os egocêntricos: Como Einstein, que queria saber o que Deus pensava; Walt Disney, que deu seu próprio nome a empresa; Grahan Bell, empresário e inventor envolvido em brigas por patentes, etc.

Fora esses, não dá para negar que há nomes consagrados, bons exemplos a serem seguidos.

Fonte: Wikipedia

By Jânio

outubro 12, 2010 - Posted by | Ciências | , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

17 Comentários »

  1. […] * Publicado no MadeInBlog […]

    Curtir

    Pingback por Ver! | Blog | Autodidata – Faça você mesmo | outubro 12, 2010 | Responder

  2. Meu caro amigo Jânio, boa noite!!!
    Excelente texto, gostei meu amigo!!!
    No interior e principalmente em cidades pequenas acontece muito isso, primeiro porque não temos escolas técnicas e nem faculdades para esta finalidade. Eu passei por isso quando quis implantar o sistema de computação em meu escritório, isso ainda no tempo que computador era um bicho de sete cabeças, o sistema operacional era apenas o DOS… tive que aprender tudo sozinho, comprei os livros e fui a luta… naquela época me taxavam de louco… acho que todos temos um pouco de autodidata pela própria necessidade.
    Parabéns pela excelente matéria, adorei!!!
    Grande abraço e muita paz!!!

    Curtir

    Comentário por Pirollo | outubro 12, 2010 | Responder

  3. Olá Luis:

    Eu me lembro do Ms-Dos, não é à toa que Bill Gates ficou rico, como você disse a oferta e procura estava meio desequilibrada.

    O fato de você sair na frente, te colocaria numa posição estratégica, além do fato de um contador ter a necessidade de estar sempre a frente.

    Bela experiência bem sucedida você teve.

    Parabéns.

    ABS

    Curtir

    Comentário por icommercepage | outubro 12, 2010 | Responder

  4. Olá,

    Eu sou autodidata em várias coisas. Aprendi inglês basicamente sozinha. Com o pouco que aprendi na escola, estudei por mim mesma e quando cheguei nos EUA os americanos elogiavam meu vocabulário e a forma de se expressar.

    Também aprendi escultura, desenho e pintura sozinha. Mais tarde fiz a faculdade de arquitetura, mas já cheguei lá sabendo desenhar bem.

    Também tocava de ouvido violão, piano, flauta, qualquer instrumento, descobria logo onde estava a escala musical e daí alguma música saberia tocar de imediato.

    Acho que isso é uma questão de querer e de iniciativa, de dar o primeiro passo, de tentar. Também os exemplos que se tem em casa influenciam. Meu pai era assim e meu filho mais velho também é.

    Curtir

    Comentário por Leila Franca | outubro 13, 2010 | Responder

  5. Olá Leila:

    Sua experiência prova a nossa teoria, não é?

    Muitos profissionais Tornam-se autodidatas depois de formados, ou ao se aposentarem. No seu caso, você aprendeu antes, aproveiou bem a vida, formando-se depois.

    Perdi até a conta de tudo o que você aprendeu. Sua família é realmente um belo exemplo.

    ABS

    Curtir

    Comentário por icommercepage | outubro 13, 2010 | Responder

  6. Muito interessante e motivador esse texto!

    Curtir

    Comentário por marcas patentes | outubro 13, 2010 | Responder

  7. Olá:

    Obrigado pelo comentário e participação.

    ABS

    Curtir

    Comentário por Janio | outubro 14, 2010 | Responder

  8. PEÇAM ao governo federal que implante ja exames supletivos de cursos superiores administrativos como ;administraçao ;relaçoes publicas ; serviço social e outros ; assim muitos autodidatas poderao obter o diploma superior apos passarem nos exames ; isto ajudaria enormemente grande parte da populaçao . JOSE FLORES SP

    Curtir

    Comentário por JOSE ALTAIR MOURA FLORES | outubro 23, 2010 | Responder

  9. Olá José:

    Concordo totalmente, a falta de diploma para muitos profissionais autodidatas, tem atrapalhado muito suas vidas.

    Alguns cursos nem estão disponíveis em faculdades, outros como os que você citou, são teórico demais.

    Esse é um grande desafio para a pedagogia brasileira, precisamos enviar e-mails para o Ministério da Educação, para regularizar esse problema.

    ABS

    Curtir

    Comentário por Janio | outubro 23, 2010 | Responder

  10. Ei ! Esqueceu-se do Matthew Bellamy!!! Aprendeu Guitarra de forma autodidacta e hoje em dia é o melhor guitarrista do Mundo segundo vários sites e revistas conhecidas !!!

    Curtir

    Comentário por Cris Bellamy | outubro 25, 2010 | Responder

  11. Olá Cris:

    Eu ando meio desinformado do mundo da música.

    Obrigado por nos lembrar sobre esse grande autodidata, melhor guitarrista do mundo.

    ABS

    Curtir

    Comentário por icommercepage | outubro 26, 2010 | Responder

  12. Quantos e-mails o MEC já recebeu solicitando Diploma com validade aos autodidatas?Alguém tem uma estatistica?
    Há excelentes professores que cursaram o antigo Magistério que pesquisam, estudam, atualizam-se e possuem conteúdo, criatividade e paixão pela profissão e que não conseguem ter paciência para os cursos universitários recheados de matérias questionáveis de sua utilidade e aplicação e que se sobressaem na profissão.

    Curtir

    Comentário por N | janeiro 28, 2012 | Responder

    • Olá:

      Não tenho estatística não, mas se alguém tiver essa informação, por favor…

      É interessante esse seu comentário, porquê eu sempre fui um aluno curioso, autodidata, preguiçoso e brigão, mas nunca reclamei de meus professores. Se eu não gostasse de uma professora, eu mudava de sala.

      Eu nunca perguntei se as minhas professoras de primário eram formadas ou não, mas do secundário para frente, fiquei invocado, e foi no colegial que a coisa desandou. Cheguei a denunciar professores mal preparados, mas não era baseado em diplomas.

      O magistério é muito importante para as boas professoras de primário e autodidatas, eu gostaria que a educação brasileira fosse reformada pois até a ABL eu já critiquei, e continuo criticando.

      OBS: Os grandes mestres não passam pelo sistema, e isso possibilitou grandes escritores negros se destacarem, o que seria impossível em vias normais, já que quem tem vergonha na cara, nem sempre tem paciência para tolerar o racismo.

      OBS: Quando eu falo em racismo, eu falo racismo de verdade, não dessas frescuras que alguns levam a sério.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | janeiro 29, 2012 | Responder

  13. O texto é rico em conceitos concretos sobre autodidatismo, gostei. Insta consignar que a genialidade não se mensura, tampouco explica, pelo simples fato de que transcende a matéria. Uma vez já admitido a presença da alma como o princípio inteligente, nos remete a existências anteriores da mesma que com isso carrega em seu âmago conhecimentos diversos. Daí a genialidade como algo que decorre de existências anteriores.

    Curtir

    Comentário por Luís Gomes | outubro 8, 2012 | Responder

    • Olá Luis:

      Muito interessante esse novo elemento que você nos apresenta e que dá o que pensar.

      Obrigado pela participação.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | outubro 9, 2012 | Responder

  14. […] Faça você mesmo […]

    Curtir

    Pingback por Sociedade programada « Made in Blog | dezembro 12, 2012 | Responder

  15. […] Faça você mesmo […]

    Curtir

    Pingback por Caçadores de sonhos perdidos « Made in Blog | setembro 27, 2013 | Responder


Deixe um comentário

Coletivo BIL

Coletivo de Mulheres Bissexuais e Lésbicas Transexuais e Cisgêneras

Karmas e DNA.

Direitos autorais: Fernanda vaz.

Academia New Star Fitness

A fine WordPress.com site

Gramofone Lunar

Músicas, Versos e Outras Histórias

baconostropicos

Documentário "Baco nos Trópicos"

relutante

leve contraste do sentimentalismo honorário

entregue a solidão

é oque me resta falar e oque me sobra sentir

RB Solutions

Soluções em informática, comunicação e tecnologia

Bora' para Ireland

Smile! You’re at the best WordPress.com site ever

sarahrosalie

A topnotch WordPress.com site

Suburban Wars

"Let's go for a drive, and see the town tonight"

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Marca Livro

A arte de criar histórias em prosa ou verso

Literatura Presente

Leitura e Entretenimento

bastet - protetora dos gatos

todos os animais merecem o céu e os gatos principalmente

Blog CIN 5018

Informatização de Unidades de Informação

The Promise Carrier

Ebrael's official website in English.

detudosobretudoblog

Este site vai aborda todos os temas voltado para as mulheres