Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Várias maneiras de utilizar o Twitter

Vantagens e Desvantagens

Ferramenta de Divulgação

A Twitter, ferramenta muito útil para pessoas físicas e jurídicas,  tem muitas utilidades atualmente. Sua função original, era acompanhar funcionários de uma empresa, controlando, gerenciando suas ações.

O anúncio de que a Skype  se unirá a Twitter, criando uma das maiores parcerias de todos os tempos, agitou o setor de tecnologia. Tanto uma, como a outra, já são muito utilizadas estrategicamente por empresas organizadas.

Devido a sua performance, a Twitter foi aberta ao público em geral, com a ajuda de um ex-sócio da Google.

Com a sua abertura ao público, via internet, a ferramenta se revelou uma grande sala de bate-papo, mas despertou também o lado mais egocêntrico das celebridades. As maiores empresas foram as primeiras a detectar o perigo, a Twitter já não tinha a mesma finalidade do início.

A possibilidade de se revelar segredos estratégicos, numa “sala de bate-papo” mundial, assustou até mesmo os próprios usuários.

Recentemente, em ferramentas para twitter, apresentei um sistema que pode transformar qualquer pessoa em um autentico espião, mostrando o que a pessoa fala, pensa, sua localidade. Para quem trabalha na área de segurança, pode ser uma bela maneira de combater o crime, o problema é que há outras funcionalidades também.

Atualmente, a twitter deixou de ser usada para o acompanhamento de funcionários, tarefa facilmente controlável por outros recursos de comunicação. Agora, a Twitter tem uma função muito mais importante, típico da internet moderna, interagir com o cliente.

A interação com o cliente, assim como o acompanhamento de funcionários da empresa, é uma tarefa moderna, sofisticada, que exige o máximo das pessoas envolvidas. Um feedback vindo da Twitter, pode ser tão, ou mais, importante que as informações vindas pelo tryvertising, a forma mais moderna de marketing que existe no mundo.

Em tempo real, a empresa pode tomar medidas de caráter urgente, como divulgar um recall aos clientes, salvando muitas vidas e evitando processos judiciais.

Cada pessoa, aos poucos, vai se adaptando a ferramenta, de acordo com a sua área. Um publicitário utiliza a ferramenta para enviar mensagens positivas.

Se havia, antes, uma desculpa para não usar um blog, usar um micro-blog, é uma tarefa extremamente simples, rápida e eficiente, ideal para relações públicas on-line.

Com o tempo, a Twitter deverá se tornar uma ferramenta sofisticada, tanto para clientes, quanto para as empresas.

O lado mais popular da Twitter, levou-a a uma aproximação com o povo em geral, primeiro como uma sala de bate-papo, depois, como acompanhamento das atividades de amigos e familiares. É evidente que deve-se tomar cuidado com o que se publica na rede, também é certo que é preciso que se tenha noção de que está em espaço público, todo mundo está lendo seu conteúdo.

Para os blogueiros, a ferramenta tem uma utilidade muito especial, a divulgação e compartilhamento de seu conteúdo: Artigos, vídeos, imagens, etc.

A WordPress foi uma das primeiras plataformas a inserir um botão de envio automático de conteúdo, o que antes era feito com uma certa dificuldade, já que era preciso encurtar a url, através de um redirecionador, agora, podemos executar essa tarefa diretamente da plataforma do blog, otimizando o tempo de um blogueiro.

Apesar da possibilidade de divulgação de conteúdo através da Twitter, o caminho das pedras ainda é duro, pelo menos para os blogueiros com poucos seguidores. A maioria dos blogueiros não tem tanto tempo para interagir na Twitter, sem interação, o resultado é muito fraco, tanto no número de seguidores, quanto em sua reputação.

Ao contrário do que fazem as celebridades, que transformaram a twitter em assessoria de imprensa,  com suas centenas de milhares de seguidores, os pobres mortais devem seguir outro caminho. Eu, particularmente, toda vez que acerto uma notícia no Ocioso, o agregador mais viral da internet, automaticamente, consigo atingir os microblogueiros também.

O usuário da Twitter não é exatamente um blogueiro, ele possui um perfil de organizador e otimizador de conteúdo. Assim como o blogueiro adapta informações exteriores, para o mundo virtual, o micro-blogueiro, além de fornecer informações, em tempo real, de sua visão do mundo, também adapta, organiza e otimiza conteúdo dos blogs.

Recentemente, eu fiquei impressionado com a capacidade dos microblogueiros. Eles identificam uma frase-chave, dentro de um blog, avaliam o seu potencial, e publicam o seu conteúdo, onde determinado texto ganha a força de filosofia, informação, conhecimento.

Assim como os blogueiros, os microblogueiros se preocupam com a sua reputação, reputação essa que é construída através de um longo tempo e interatividade. 

O microblogueiro, ao contrário do blogueiro, não pode se dar ao luxo de preparar um longo texto, precisa de bons autores, para otimizar seu tempo e melhorar a sua reputação, em tempo real.

Para campanhas, não há dúvida que é uma ferramenta extremamente eficaz, poderia até ser mais, caso tivéssemos ideologia, mas ideologia é como religião é preciso ter fé.

Para os blogueiros, além de agregadores virais de conteúdo, como o ocioso, redes sociais indexadoras, como o dihitt, são extremamente eficazes. Sites indexadores para Twitter, também são muito eficientes para blogueiros, é o caso do VQV, Migre-me, etc.

Finalizando: Gerenciadores de atividades Twitters, como o Backtweets e o topsy,  são muito importante para avaliar e acompanhar determinados perfis.

Através da Twitter, e dependendo da quantidade de seguidores que possamos ter, nós podemos, não só criar virais e campanhas, como dar furos de reportagens, mesmo sendo apenas algumas palavras. A mensagem na Twitter pode até anteceder a um post do blog, onde o conteúdo seria maior, portanto, melhor trabalhado.

https://icommercepage.wordpress.com/2010/08/20/top-ferramentas-para-twitter/

https://icommercepage.wordpress.com/2010/01/01/fermentas-blogueiras-para-twitter-facebook-seo/

By Jânio

outubro 7, 2010 - Posted by | twitter | , , , , , , , , , , , ,

9 Comentários »

  1. Meu caro amigo Jânio, bom dia!!!
    Que bela aula sobre o Twitter, aprendi muita coisa!!!
    Recentemente fiz o meu cadastro no Twitter, mas uso muito pouco, somente para divulgar as postagens de meus blogs. Que bom conhecer todas essas funcionalidades do Twitter, muitas nem sabia que existia. Já o Skype usei muito, hoje quase não uso, muito pouco.
    Parabéns pela excelente matéria, adorei meu amigo!!!
    Grande abraço e muita paz!!!

    Curtir

    Comentário por Pirollo | outubro 7, 2010 | Responder

    • Olá Luis:

      Eu também não estou usando tanto a Twitter, durante muito tempo eu ando estudando uma maneira eficiente de utilizá-lo.

      Muitos Dihittianos já estão com quase dez mil seguidores na rede Twitter, nesse caso valeria a pena usar, mas eu ainda vou continuar acreditando nos formadores de opinião, considero essa a melhor parceria para blogueiros.

      Quando os microblogueiros, finalmente, se unirem aos blogueiros, sem intermédio dos vampiros, então teremos atingido mais uma etapa, rumo a Xanadu, o grande sonho de Ted Nelson.

      ABS

      Curtir

      Comentário por Jânio | outubro 8, 2010 | Responder

  2. Prezados, acabei de lançar o livro “Blogs Lucrativos: Como criar um blog do zero, conquistar popularidade e ganhar dinheiro” e vamos sortear alguns exemplares. Se for do seu interesse, os detalhes estão aqui: http://bit.ly/promoblogs

    Obrigado,
    Carlos Demetrio

    Curtir

    Comentário por Carlos | outubro 7, 2010 | Responder

    • Olá Carlos:

      Acabo de ler seu post e gostei muito da sua idéia,mostra que você entende não só de blogs, mas de marketing também.

      Eu continuo interessado em formadores de opinião.

      Boa sorte em seu projeto.

      ABS

      Curtir

      Comentário por Janio | outubro 8, 2010 | Responder

  3. Dentro desta perspectiva, criei este turorial.
    Passo a passo para o TWITTER, pra quem ainda não tem.
    Com o twiter poderás “seguir” celebridades, ofertas, políticos, notícias… e receberás informações em tempo real.

    Curtir

    Comentário por COMO CRIAR UMA CONTA NO TWITTER | outubro 8, 2010 | Responder

    • OLá:

      Informação nunca é demais, não é mesmo?

      Principalmente falando de uma ferramenta que apresenta tantas utilidades, além de ser um tendência para o futuro.

      ABS

      Curtir

      Comentário por Janio | outubro 8, 2010 | Responder

  4. Jânio,
    Excelente análise sobre o Twitter e seu potencial. Com o tempo as bobagens postadas nesta importante rede social será eliminada, teremos informações inteligentes, de pessoas e empresas, não haverá espaço para post como: acordei agora.
    Abraços

    Curtir

    Comentário por Dauri Diogo | outubro 8, 2010 | Responder

    • Olá Dauri:

      Eu também acho isso.

      Pelo fato da Twitter ter sido a primeira plataforma desse segmento, acabou atraindo uma divulgação intensa, o que não quer dizer que tudo é aproveitável.

      Com o tempo, novas ferramentas parecidas deverão surgir, algumas com mais possibilidades de entretenimento, abrindo espaço para o lado mais sério da rede.

      ABS

      Curtir

      Comentário por Janio | outubro 9, 2010 | Responder

  5. […] * Publicado no MadeInBlog […]

    Curtir

    Pingback por Ver! | Blog | Várias maneiras de utilizar o Twitter | outubro 9, 2010 | Responder


Deixe um comentário

Coletivo BIL

Coletivo de Mulheres Bissexuais e Lésbicas Transexuais e Cisgêneras

Karmas e DNA.

Direitos autorais: Fernanda vaz.

Academia New Star Fitness

A fine WordPress.com site

Gramofone Lunar

Músicas, Versos e Outras Histórias

baconostropicos

Documentário "Baco nos Trópicos"

relutante

leve contraste do sentimentalismo honorário

entregue a solidão

é oque me resta falar e oque me sobra sentir

RB Solutions

Soluções em informática, comunicação e tecnologia

Bora' para Ireland

Smile! You’re at the best WordPress.com site ever

sarahrosalie

A topnotch WordPress.com site

Suburban Wars

"Let's go for a drive, and see the town tonight"

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Marca Livro

A arte de criar histórias em prosa ou verso

Literatura Presente

Leitura e Entretenimento

bastet - protetora dos gatos

todos os animais merecem o céu e os gatos principalmente

Blog CIN 5018

Informatização de Unidades de Informação

The Promise Carrier

Ebrael's official website in English.

detudosobretudoblog

Este site vai aborda todos os temas voltado para as mulheres