Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Morre Franklin Brito, venezuelano que fazia greve de fome

Limite do Homem

Greve de Fome

A morte de Franklin Brito, agricultor que teve suas terras expropriadas pelo Governo de Hugo Chavez, reacende uma discussão: “Até que ponto um homem deve lutar pelos seus direitos, pela democracia de seu país?

O agricultor fez oito greves de fome em seis anos, fato que o levou a morte, num processo irreversível de seu estado de saúde. Em 2.009, a justiça revogou a decisão de expropriação de suas terras, mas ele reiniciou novamente.

Sua vida foi o preço pago por 290 hectares de terra. seus problemas começaram em 2.003.

Em 2.005 o fazendeiro chegou a costurar a boca, chegando até a cortar um dedo em  frente as câmeras de televisão.

A família recuperou as terras em 2.009, mas o fazendeiro recomeçou seus protestos por achar que a indenização não pagava suas perdas, além disso ele afirmava não ter recebido nenhum papel legalizando sua posse.

Hugo Chavez promove uma política a qual o Brasil sempre temeu, antes do golpe de 64. Naquela época, haviam idéias de reforma agrária e outras idéias mais populistas que assombravam a elite brasileira, já que o governo não tinha dinheiro para bancar essa política.

Mais tarde, os mesmos políticos, a mesma sociedade que apoiou a derrubada do poder, passou  a opor-se ao regime ao qual tinham apoiado.

A pergunta que eu faço é: Será que o homem deve usar seu próprio corpo para protestar, em defesa de bens materiais?

Há um ditado popular que diz: “Não devemos ser avarentos, pois dessa vida nada se leva.”

Sabemos que devemos lutar pelo nossos direitos, mas tudo tem um limite. Muitas vezes, é preciso pensar no que é mais importante para nossa família, nossa riqueza ou a vida de um pai de família.

Hugo Chavez é esperto e sabe como jogar com a política, já arrumou uma tremenda encrenca para o governo brasileiro e não pensa duas vezes em mudar sua postura, quando a situação fica-lhe desfavorável. Sua vítima preferida era a Colômbia, mas não era nada pessoal não, acontece que a presença dos americanos sempre o incomodava.

O fato de as terras terem sido devolvidas ao agricultor, deveram-se exclusivamente ao fato da possibilidade desse agricultor vir a morrer, o que era bem possível, visto seus atos frente a tv. 

Em Direito há um princípio que, para o bem ou para  o mal, é constantemente confundido e abre inúmeros precedentes, a supremacia do direito público sobre o direito privado.   O que possibilita à um governo a desapropriação de terras em nome de projetos que beneficiem a um número bem maior de pessoas; é claro que, nesse caso, somente o proprietário da terra irá protestar.

Outro detalhe curioso nessa situação, é que as pessoas que condenam o ato, só temem por elas mesmas, para que não venham a sentir na própria pele.

Durante muitos anos, a elite dominou o país mais rico da América do Sul, apoiada pelos Estados unidos. Nessa época, a Venezuela era o símbolo do sonho americano, um sonho que virou pesadelo quando com a chegada de Hugo Chavez ao poder.

Hoje, a bandeira que divulga o modo americano de ser é o Chile, por isso é o país sul-americano mais rico.

O agricultor estava em um hospital militar, contra sua vontade, quando morreu, no dia 30 de agosto de 2.010.

Uma coisa que os brasileiros aprenderam há muito tempo, nunca lutar contra o poder, pelo menos não de frente, sozinho. Aqui, todos nós sabemos quem são os coronéis da política que trabalham para os grandes capitalistas, isso quando os grandes capitalistas não são os próprios políticos.

Mensagem de Franklin Brito

By Jânio

setembro 6, 2010 - Posted by | Internacional | , , , , , , , ,

20 Comentários »

  1. […] * Publicado no MadeInBlog […]

    Curtir

    Pingback por Ver! | Blog | Morre Franklin Brito, venezuelano que fazia greve de fome | setembro 6, 2010 | Responder

  2. Belas colocações, caro Jânio
    O jogo do poder é muito complexo, pois reúne em torno de si os mais controverdidos interesses. Por isso sempre serão encontrados segmentos bons e maus em ambos os lados, cabendo a cada um de nós ohar com cautela onde está a real siceridade propósitos, para não assumir posições acerca das quais venhamos a nos arrepender futuramente.
    Abç

    Curtir

    Comentário por Lino Tavares | setembro 6, 2010 | Responder

    • Olá Lino:

      Você tem razão. No caso desse agricultor, ele pode ser um inocente útil ou não.

      Também tem aquele ditado: “Deus escreve certo por linhas tortas”, mostrando que esse agricultor poderia se tornar um herói nacional, mas só se ele estiver do lado certo, caso contrário, só será lembrado pela elite.

      ABS

      Curtir

      Comentário por icommercepage | setembro 7, 2010 | Responder

  3. Oi Janio, mais um ótimo texto.
    realmente situação delicada que faz com que reflitamos sobre o sentido que cada um atribui à sua vida….
    abs

    Curtir

    Comentário por ana lucia nicolau | setembro 6, 2010 | Responder

  4. Olá Ana:

    A única coisa que eu não tenho a menor dúvida, sobre esse agricultor, é que ele não gostava de Chavez.

    A vida deveria valer muito mais que valores materiais, não é mesmo?

    ABS

    Curtir

    Comentário por Jânio | setembro 6, 2010 | Responder

    • ah galera na boa, olha o que vcs tao falando ´´as leis do governo devem ser respeitadas´´

      quer dizer que dps de vc lutar a vida toda pra construir seu patrimonio e um governante louco tirar isso de vc do nada vcs vao chegar e falar ´´ah paciencia, sao so bens materiais, tenho que respeitar a decisao do governo´´?

      eh facil falar quando nao vivemos na realidade oposta à nossa, aqui no brasil apesar de todos os problemas nao existe uma repressao no ponto da que existe na venezuela…

      Curtir

      Comentário por jpeque1 | setembro 13, 2010 | Responder

      • OLá Jpeque1:

        Eu concordo com seu ponto de vista, é exatamente isso que você falou. O que nós estamos discutindo aqui, é qual era o objetivo de Flanklin.

        Ele conseguiu as terras, lutando bravamente contra um governo teimoso, mas querer idenização, documentos de uma terra que já era dele …não sei não, mas morrer, nessas alturas do campeonato, não seria uma boa idéia não.

        ABS

        Curtir

        Comentário por Jânio | setembro 15, 2010

  5. Meu caro amigo Jânio, boa noite!!!
    As opiniões devem ser bem variadas… cada um pensa de uma maneira… principalmente em se tratando de bens materiais… será que vale a pena? Ou melhor, será isso um ato de heroísmo ou pura burrice? Como devemos analisar a atitude do lavrador?
    No meu modo de entender, nunca devemos colocar a nossa vida em risco em defesa de bens materiais, muito menos para mostrar a nossa indignação com atos do governo ou qualquer órgão que seja… pessoas que agem desta maneira são pobres de espírito. A vida é muito valiosa para ser trocada por uma indignação nada vale o atentado contra a própria vida, ela não nos pertence…
    As Leis e decisões de um governo valem para todos, mesmo que discorde, tenho que respeitá-las.
    Parabéns pela excelente postagem! Bom assunto para reflexão.
    Abraços e muita paz!!!

    Curtir

    Comentário por Pirollo | setembro 6, 2010 | Responder

  6. Olá Luis:

    Só mai uma observação: Essa insistência de Franklin em desafiar um governo tão teimoso como o de Hugo Chaves, deixaram-me com uma suspeita se não havia política por trás dessa greve de fome, além de busca pelos direitos.

    Raramente se vê alguém ir tão longe, por tão pouco.

    ABS

    Curtir

    Comentário por icommercepage | setembro 6, 2010 | Responder

  7. Jânio,
    Atentar contra a própria vida é lamentável. O ato isolado pode não causar efeito negativo ao governo populista do companheiro Chaves, resta-nos a esperança de não haver mais desapropriações sem uma política social adequada na Venezuela ou em qualquer lugar. Em tempo, eu não tenho companheiro nenhum.
    Abraços

    Curtir

    Comentário por Dauri Diogo | setembro 6, 2010 | Responder

  8. KKKKKKKKKK

    Olá Dauri:

    Ainda bem que você esclareceu isso, poderia ser mal interpretado rsrsrsrsrs

    No começo da greve de fome eu até entendo, mas oito greves de fome, cortar o dedo, mesmo depois de ter vencido chaves de canseira….

    Na minha opinião, ou o venezuelano exagerou na manifestação por falta de conhecimento em política, ou alguém incitou ele para continuar, não faz sentido.

    ABS

    Curtir

    Comentário por icommercepage | setembro 6, 2010 | Responder

  9. eu não to gostando do governador do meu estado. vou fazer uma greve de fome aqui por mais dinheiro pra educação.

    Curtir

    Comentário por eduardo augusto | setembro 11, 2010 | Responder

  10. Olá Eduardo:

    Seria uma reivindicação justa. O problema é que os políticos corruptos sempre desviam dinheiro de um setor para outro.

    A única saída, a meu ver, é educar os políticos do futuro, e prender esses que aí estão.

    ABS

    Curtir

    Comentário por Janio | setembro 11, 2010 | Responder

  11. Lutar? Aqui no Brasil? Sonha! O tanto de imposto que se paga, a roubalheira descarada dos políticos, a impunidade, falta de: segurança-educação-saúde e tantas outras coisas pra se protestar e o que o brasileiro faz???? Só festa! Não existe manifestação popular contra esses absurdos. Pois eu entendo perfeitamente esse pobre coitado: tiraram as terras DELE na marra com a conversa de socialismo. Claro que ele ficou puto, não tem nada a ver com apego material, é a indignação do próprio ato abusivo do Estado. O problema é pq se manifestar contra governo ‘de esquerda’ a pessoa já fica estigmatizada por ser ‘sem noção política’ ou ‘de direita’ isso não tem nada a ver. Até pq quem tem noção de política sabe que ninguém quer ir morar em Cuba ou na Coréia do Norte.

    Curtir

    Comentário por Marcelo | setembro 11, 2010 | Responder

  12. Olá Marcelo:

    Nesse caso, Chaves já havia mudado de idéia, ele sabia que tinha encontrado um cara mais teimoso que ele. Chaves devolveu-lhe as terras porque sabia que não seria bom para ele, mas o homem queria indenização; num governo desses, difícil.

    Ele não morreu pelas terras, morreu pela indenização. Pode até virar um herói da resistência, mas devia ter consultado sua família.

    ABS

    Curtir

    Comentário por Janio | setembro 11, 2010 | Responder

  13. O Chile não é o país mais rico da América do Sul.

    Curtir

    Comentário por herrera | setembro 12, 2010 | Responder

  14. Olá Herrera:

    Você está falando com base no PIB, IDH ou ambiente de negócios?

    ABS

    Curtir

    Comentário por Janio | setembro 12, 2010 | Responder

  15. Se querem perceber melhor ao Homem Franklin Brito, do “agricultor” recomendo escutar a propria mensagem de ele:

    Curtir

    Comentário por aycaracha | março 27, 2011 | Responder

    • Olá Aycaracha:

      Obrigado por compartilhar o vídeo.

      Será muito importante refletir sobre isso.

      Abs

      Curtir

      Comentário por icommercepage | março 27, 2011 | Responder


Deixe um comentário

Coletivo BIL

Coletivo de Mulheres Bissexuais e Lésbicas Transexuais e Cisgêneras

Karmas e DNA.

Direitos autorais: Fernanda vaz.

Academia New Star Fitness

A fine WordPress.com site

Gramofone Lunar

Músicas, Versos e Outras Histórias

baconostropicos

Documentário "Baco nos Trópicos"

relutante

leve contraste do sentimentalismo honorário

entregue a solidão

é oque me resta falar e oque me sobra sentir

RB Solutions

Soluções em informática, comunicação e tecnologia

Bora' para Ireland

Smile! You’re at the best WordPress.com site ever

sarahrosalie

A topnotch WordPress.com site

Suburban Wars

"Let's go for a drive, and see the town tonight"

Made in Blog

Política, curiosidades, notícias, entretenimento, blogosfera,

Marca Livro

A arte de criar histórias em prosa ou verso

Literatura Presente

Leitura e Entretenimento

bastet - protetora dos gatos

todos os animais merecem o céu e os gatos principalmente

Blog CIN 5018

Informatização de Unidades de Informação

The Promise Carrier

Ebrael's official website in English.

detudosobretudoblog

Este site vai aborda todos os temas voltado para as mulheres